Osmose inversa. excelente!!!


Recommended Posts

Oi pessoal. Vejam isto:

 

http://www.stores.ebay.com/id=70548722

 

Comprei a AQUA 75GPD REEF REVERSE OSMOSIS WATER FILTER

 

Ficou tudo com portes e taxas alfandegárias em.... 149 eur!!!!!! (285 litros/dia!!) E não comprei em leilão. Paguei o preço do "buy it now". Nem sequer usei o ebay, falei directamente com o Ed o dono da aquasafe e paguei com o mbnet.

 

Ainda não a montei porque só vou ter tempo para isso daqui a duas semanas mas estou muito impressionado. Como é possivel ser tão barata???

 

O único problema foi o tempo que demorou a chegar, 3 meses! É obra!

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O transporte do Canadá para cá foi feito por via marítima e o prazo de entrega previsto era de 6 a 8 semanas.

 

Este é o prazo previsto para a Europa e o dono da loja disse-me que esses prazos eram sempre respeitados.

 

O que ele não sabe é que o nosso país é um atraso de vida... calculo que o facto de o mês de agosto estar metido nisto tenha atrasado a entrega.

 

Se a maioria (há excepções) dos nossos lojistas não fossem uns gatun... eu escusava de passar por isto. Comprava-a cá e pronto! Querem é ganhar muito dinheiro de uma vez.

 

Pesquisei muito antes de comprar a osmose. Uma loja em Leiria, onde costumo comprar as resinas de desmineralizãção, pediu-me por uma de 30L/dia só com dois prefiltros, mais de 100cts!!!

 

Houve uma empresa que até me propôs uma demonstração em casa eu só tinha de pagar 200 e tal contos!!! por uma de 100L/dia. Nenhuma das que encontrei vinha com resina de desmineralização.

 

Isto é tudo assim em Portugal. Podia escrever aqui um testamento com as situações parecidas com esta que já me aconteceram.

 

Enfim, é uma tristeza...

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Exacto... tens razão.... :?::?:

vemo-nos forçados a comprar do estrangeiro, porque o pessoal cá é a força toda, mas começam a aparecer excepções !!!

de qualquer maneira, acho que a nivel de água salgada no ultimo ano houve um salto muito positivo. Vamos ver como é que isto vai ficar !!

Excelente compra, mais uma vez os meus parabens...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Gostaria de colocar aqui uma questão relacionada com osmose inversa, que embora seja um pouco basica está a ser um entrave para a aquisição deste aparelho.

Segundo lí, este aparelho aproveita uma quantidade muito reduzida da água utilizada para a filtragem. Segundo lí, alguns aparelhos apenas proveitam 5% da água utilizada, o que quer dizer que para encher o aquario de 300 l que vou adquirir, necessito de 6000 litros de água. Como não tenho nenhuma piscina, nem nenhum jardim para regar a água não aproveitada será simplesmente para mandar fora. Isto é verdade? Como fazem para encher um aqaurio destas dimensões? Gastam os 6000 litros de água? Se isto for verdade não será uma causa evidente para um problema conjugal? :wink::roll::roll:

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

a maneira + rapida para encheres o aquario e ires a praia buscar a agua , mas se por acaso estas longe da praia tem mesmo que ser com a de o.i.

 

mas com a agua da praia estabilizas + rapidamente o aquario e podes intruduzir os peixes um pouco + cedo.

 

alem de poupares um pouco de agua e quem sabe evitar o tal problema conjugal.

 

depois usas a agua de o.i para reposiçoes.

 

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manklit

Podes explicar melhor o pagamento pois queria comprar alguns livros e mais algum material mas tenho medo dos portes e alfandegas e sei lá que mais.

Pagás-te tudo ao vendedor ou depois para receber cá ainda pagas-te mais alguma coisa?

Obrigado

 

Miguel antunes

Os estragos de água de qualquer osmose inversa anda na média de 2/3 ou seja em cada 30 litros aproveita 10 e regeita 20.

No teu caso para fazeres 300 l precisas de 900 l (600l vão fora).

 

Um abraço

Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes;

cada um deles tem também uma vida que contar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

Também tenho essa curiosidade em relação a taxas alfandegarias, tenho visto preços excelentes em sites dos EUA mas estou com receio das taxas.

Qual será a percentagem destas taxas?

 

Obrigado,

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zé desculpa mas ´so agora reparei na tua pergunta. Paguei tudo ao vendor com o mbnet. Recebi um postal em casa e fui levantar aos correios onde não paguei um tostão.

 

No entanto já comprei outro material dos states e de facto tive que pagar taxas alfandegárias e IVA!!! Um roubo mas mesmo assim mais barato do que cá senão não mandava vir.

 

Já soube o valor dessas taxas todas mas não sei onde pus essa informação. Na altura telefonei para a alfandega de lisboa e depois ouvir três ou quatro vezes a frase "aguarde um momento que vou passar a sua chamada" lá falei com um senhor muito simpatico que me disso tudo o que queria saber. Não se esqueçam que as taxas variam com o tipo de produtos.

 

Ao vendedor nesses casos paga-se o produto e os transportes. Cá pagam-se as taxas e os impostos. No caso da osmose não paguei nada cá.

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também adequiri uma Unidade de RO e como tenho lido que as mambranas são muito frageis, gostaria de saber o que se pode fazer para minimizar isso. Assim seguem algums questões:

 

Um dos problemas é o cloro, certo? Por isso se em vez de ligar a RO directamente à torneira, a ligar a uma bomba que "envia" água de um recepiente com água sem cloro pode ajudar, não sei é que desta forma consigo ter a pressão necessária e recomendada.

 

Outra questão é o facto da membrana ter de estar sempre molhada, ou seja, com água, como se pode resolver isto?

 

Um filtro de carvão activo (apesar da RO já ter um) na entrada da RO ajuda? Segundo sei o carvão activo para fazer efeito tem de reagir algum tempo com a água o que neste caso não aconteceria...

 

Que outros cuidados/dicas devemos ter?

 

Obrigado!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim podes usar uma bomba para enviar água sem cloro.

 

Há bombas próprias para isso pois há pessoas que não têm pressão suficiente à saída da torneira. Com uma bomba normal de aquario não consegues.

 

Antes de comprar a minha osmose pesquisei ainda algumas coisas em relaçãoa isso e lembro-me de ver bombas dessas na sewatec a +/-200 eur. Se calhar com esse preço compravas mais umas osmoses.

 

Sim a membrana tem que estar sempre com água e não percebo o que queres dizer com o resolver isso....

 

O cravão está lá para tirar o cloro. Dois pré-filtros de carvão não prejudicam em nada. A minha já trazia dois.

 

Não deves ligar a osmose naquele dias de verão em que a água aquece nos canos. Abre primeiro uma torneira que tenhas perto da osmose até vir água fria. O ideal é teres um "T" antes da OI.

 

Outra coisa que se deve fazer é a lavagem mensal à membrana que consiste em deixar passar a água pela membrana sem restrição. É o que os americanos chamam de "flush". Para isso tens que abrir totalmente a válvula constritora ou de restrição que está à saída do tubo de rejeição de água "suja" e deixar correr assim por um bocado (30 min no meu caso, acho...).

 

Normalmente estas válvulas já têm a posição indicada para o flush.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde foi mesmo que compras-te o medidor de pressão?

 

A minha dúvida em relação à membrana poder ficar seca é como é que consegues que ela fique molhada quando não está em uso. Ou a RO tem torneiras e assim podes fechar o fluxo de água para ela não deitar fora a água que tem dentro dela, ou então os tubos de saida (de água "boa" e "ruim") têm de estar acima do nível da RO.

 

Está-me a escapar alguma coisa?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha osmose tem torneira. A torneira que alimenta a OI está sempre aberta por isso tenho sempre água na membrana. A torneira que abro para produzir água está à saída da água "boa". A tua não tem esta torneira?

 

Não convém deixar passar muito tempo sem que a OI produza. Pelo menos duas vezes por semana parece ser o consenso entre os americas.

 

Nas férias é melhor ter um aqua-sitter :wink: ou então automatizar o processo com uma electroválvula à entrada da osmose, ligada a um temporizador.

 

O medidor de pressão comprei numa loja de tubagens mas já vi no AKI ainda mais barato que o meu, 3€.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha osmose tem torneira. A torneira que alimenta a OI está sempre aberta por isso tenho sempre água na membrana. A torneira que abro para produzir água está à saída da água "boa". A tua não tem esta torneira?

Não :wink: !!! não tem nehuma torneira em lado nenhum. Apenas os tubos de saida da água "boa" e "ruim".

Mas tens sempre água a entrar para a RO? :) e depois fechas a torneira de saida da água boa, é isso? Mas por onde sai a água então? Ou não sai e fica penas em pressão. Em pressão, boa dica. A membrana deve ter sempre água, ou deve ter sempre água a uma pessão superior a 3Bar(o mínimo recomendado pela minha)?

 

O que eu penso fazer é instalar a RO por cima do distribuidor da banheira e ligá-la na torneira, à rosca do chuveiro. depois instalo umas torneirinhas aquelas de tubo de ar pequenas (verdes normalmente :P). Uma torneira dessas em cada tubo (um na saida da agua "boa" outro na da "má"). Depois quando quero colocar a coisa a funcionar, abro essas torneiras de plástico e abro a água da torneira da banheira, direccionada para o chuveiro (a torneira da banheira já me serve de "T" :oops: ). Desta forma a membrana fica sempre com água, agora a pressão é que não é 3Bar, nem coisa que se pareça, mas também o que tenho lido é que tem de ficar molhada e não molhada com pressão.

 

Que te parece?

 

Tenho de adequirir esse medidor então. Assim garanto mais a pressão, mas calculo que a pressão seja maior em horas de pouco "movimento" tipo 4 da manhã a dias de semana :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tens sempre água a entrar para a RO?  e depois fechas a torneira de saida da água boa, é isso?
É.

 

Mas por onde sai a água então? Ou não sai e fica penas em pressão. Em pressão, boa dica. A membrana deve ter sempre água, ou deve ter sempre água a uma pessão superior a 3Bar(o mínimo recomendado pela minha)?  

 

 

Se a torneira está fechada a água não sai :) Fica apenas em pressão.

Não sei se deve ter sempre água a um adada pressão. Sei que há quem use apenas a osmose quando produz água, retirando-as da torneira depois disso :wink: . Neste caso não ficam em pressão. E há quem use como eu, sempre com pressão.

 

Não sei o que é melhor nem qual a membrana que dura mais.

 

 

O que eu penso fazer é instalar a RO por cima do distribuidor da banheira e ligá-la na torneira, à rosca do chuveiro. depois instalo umas torneirinhas aquelas de tubo de ar pequenas (verdes normalmente :P). Uma torneira dessas em cada tubo (um na saida da agua "boa" outro na da "má"). Depois quando quero colocar a coisa a funcionar, abro essas torneiras de plástico e abro a água da torneira da banheira, direccionada para o chuveiro (a torneira da banheira já me serve de "T"  ). Desta forma a membrana fica sempre com água, agora a pressão é que não é 3Bar, nem coisa que se pareça, mas também o que tenho lido é que tem de ficar molhada e não molhada com pressão.  

 

Que te parece?  

 

Então e não tomas banho??? :):oops::P:lol::lol:

 

Se um dia te enganas e abres a torneira da água quente... adeus osmose!

 

Não ponhas nada no tubo de água suja. Provavelmente já deve ter algum tipo de restrição lá dentro.

 

Na saída de água suja tenho uma válvula (torneira) com duas posições: flush - totalmente aberta para lavar a membrana e a outra "semi aberta" para o normal funcionamento. Esta válvula varia de acordo com o caudal produzido/dia da membrana. Não podes ter uma válvula de uma membrana de 50L/dia para uma membrana de 100L/dia. Tens que arranjar a válvula correspondente à tua membrana. Além disso, como disse atrás, no tubo de descarga (suja) da tua OI já deve haver qualquer tipo de restrição, por isso, a não ser que o removas, não podes usar uma válvula destas.

 

 

Essas torneiras de ar estão preparadas para aguentar tanta pressão? Dúvido muito. A minha torneira de saida de água pura está preparada para funcionar com pressão de 0 a 10.34 bar!!!!

 

Deves usar material apropriado que seja inerte e esteja preparado para este tipo de aplicações.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de ver melhor a coisa então...

 

A minha RO o que tem na saida da água "suja" é uma valvula qualquer de fluxo, mas que não dá para alterar :wink: . Pelo que li apenas se deve retirar para fazer o flush :)

 

Sempre em pressão é uma hipótese, mas teria sempre de arranjar uma mangueira própria então. Acontece que os meus tubos de saida (e de ligação também) são muito finos (iguais aos que usa nas bombas de ar) e duvido que haja torneiras para tão pequeno diâmetro... :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu tubo também é fino e deve ser "igual" ao teu.

 

O que vi em todas as osmoses é tubo de Polietileno de 1/4".

 

Há torneiras para esse tamanho pois eu tenho uma. Aliás até tenho duas pois a minha OI trazia tubo e algumas peças sobressalentes, entre as quais uma torneira dessas.

 

Numa casa que venda tubo de polietileno (baixa densidade - LDPE) devem vender disso. Procura casas que vendam produtos de laboratório. Acho que há uma casa em Alcantara a Omniplás??? que deve ter.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manklit,

 

estou a pensar adquirir uma unidade OI e a tua opção foi bastante interessante. Tens os contactos da aquasafe ?

 

Como fazes com a manutenção, possíveis avaria, substituição de filtros etc ? a Aquasafe tem cá representante? mandas vir ?

 

 

 

Saudações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Manklit,

fui ao AKI e realmente existem lá dois manómetros de pressão. Um axial e outro radial. Penso que o efeito é o mesmo, só a posição dele é diferente. Mas aquilo tem de ter uma outra peça, correcto?

 

Como se liga aquilo à torneira? Não será preciso uma espécie de T, onde colocas uma entrada na torneira, outra na mangueira e outra no manómetro?

 

Essa peça não encontrei lá :wink: Aquilo tem uma rosca muito pequena...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, os contactos só te posso dar no fds. Se fores ao ebay faz uma busca por reverse osmosis ou aquasafe e tens lá os contactos.

 

A aqua safe não tem representante cá mas podes comprar filtros, membranas, tubos, adaptadores, etc, em qualquer parte. Podes tu próprio montar um osmose. O único problema é que cá os filtros custam 4x mais, mesmo contando com o preço dos portes. Além disso os "tubos" onde entram esses filtros e as membranas, são caríssimos no nosso país.

 

Ponderei seriamente essa hipotese antes de comprar a minha OI e só para teres um ideia, pediram-me 60eur só por um desses porta-filtros de 10" com conecções de 1/4" em plástico. Os porta-filtros que se vêm à venda nos hipermercados têm um adaptador (rosca) em latão e são muito mais baratos mas eu prefiro tudo em plástico.

 

A única peça que não consegui encontrar na altura, foi a válvula de saída no tubo de descarga do concentrado (agua suja). No entanto a maior parte das osmoses que se vendem cá nem isso trazem.

 

Conclusão, sai muito mais barato se mandares vir como eu.

 

 

hugo, tens que ter um T pois claro. A rosca do meu manómetro é 1/4". O T´tem 1/2"...é só comprar um adaptador.

 

Já expliquei isto tudo num tópico atrás. Faz uma busca.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manklit,

bom fui ao ebay já contactei o Sr. Ed e a resposta foi boa:

 

"Hi...the RO (AQUA 100GPD REEF REVERSE OSMOSIS WATER FILTER)+DI system plus a case of pre-and post filters plus a case

of DI filters is $154.00 via UPS Air...ed"

que achas ?

tudo o que chega para por a RO a funcionar ? ou precisaste de mais alguma adaptação?

Acho que vou avançar.

 

------

Editei a mensagem para corrigir a primeira informação que recebi do Sr. Ed. Agora, depois de o questionar sobre se era mesmo esse o preço informou:

"Pedro....the system and filters is $110 + $75 (filters) plus $25 for

the TDS meter...(you need one) plus $154for the UPS Air...sorry for the

error...Euro cards usually do not process...we can try, however if you

are going to buy things from E-bay, then usePay Paly...you get free

insurance..."

 

O que já é um bocadinho diferente... Sendo assim vou aguentar os cavalos.

 

Saudações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal "I need help".

 

Tenho uma aquamedic standart 90.Ontem pus a funcionar pela 1ª vez...e espanto total...ela produz +/- 8 l / hora!!!!!ora se no manual diz que produz 3,5 a 5 l /hora !!!!o que se passa????

A valvula de flush(áída de agua suja) deve estar totalmente fechada????

Cumps,

 

Paulo Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Paulo, também já tenho a minha osmose igual a essa, embora ainda não a tenha testado.

 

Mas aproveito para te perguntar uma coisa: A valvula que chamas de flush pode ser regulada? Ao ler o manual fiquei com essa ideia, ao ler o teu post ainda mais com essa ideia fico, mas não vejo como regular essa valvula. Ou a tiro, quando é para fazer flush, ou a coloco, quando é para produzir água de RO...

 

De qualquer das formas, e se leres o manual que vêm com a unidade, ela pode pode produzir até 100 e tal litros/dia, quando nas condições ideais.

 

Pressão acima dos 5 (acho) e temperatura perto dos 25º (acho). Será que é possível teres estas condições?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma torneirinha? :arrow:

 

Não, tenho apenas uma válvula com 3 aneis (se bem me lembro), mas que não vejo como regular...

 

A tua para além desta valvula de 3 aneis, também tem uma torneira?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais