Bolas de substrato


Recommended Posts

Olá, sou novato nisto, tenho areao sem substrato, e coloquei 2 anubias, com uma bola de substrato por baixo de cada uma delas, é viavel?

É que o aqua tem 215 L e 60 cm de altura, o que tona muito complicado retirar tudo outra vez...

o homemda loja disse que as ditas bolas, são boas, uma por cada planta dá?

um obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

 

As bolas da JBL foram pensadas para quem não tem substrato rico em nutrientes.

Se estivesses a montar o aquário de novo esta marca oferece um substrato rico em forma de areia que é muito mais barato, por isso não me parece que ao desfazeres as bolas consigas um bom substrato (pelo menos barato não é).

Só deves usar essas bolas se apenas tiveres areão como substrato ou se quizeres dar mais um "emporrão" na fertilização de uma planta específica.

Contudo, não te esqueças que deves enterrá-las e não deixá-as por cima do substrato.

Eu aconselháva-te a usar antes o ferropol que é um fertilizante líquido rico em ferro. Se tiveres peixes no aquário este fertilizante deve chegar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

 

As bolas da JBL foram pensadas para quem não tem substrato rico em nutrientes.

Se estivesses a montar o aquário de novo esta marca oferece um substrato rico em forma de areia que é muito mais barato, por isso não me parece que ao desfazeres as bolas consigas um bom substrato (pelo menos barato não é).

Só deves usar essas bolas se apenas tiveres areão como substrato ou se quizeres dar mais um "emporrão" na fertilização de uma planta específica.

Contudo, não te esqueças que deves enterrá-las e não deixá-as por cima do substrato.

Eu aconselháva-te a usar antes o ferropol que é um fertilizante líquido rico em ferro. Se tiveres peixes no aquário este fertilizante deve chegar.

 

Obrigado Rui.

Era só para evitar "desmontar" o aqua todo, (è grande...) para colocar o substrato por baixo...

ah... e ainda não me decidi pelo biotipo...

Tenho troncos e xistos, gosto de plantados...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato fértil serve para ajudar a arrancar um aquário. Tudo irá depender do tipo de plantas que quizeres pôr. Contudo, se ainda não tens peixes e quizeres colocar muitas plantas exigentes aconselháva-te a usar um substrato fértil.

Se não quizeres ter plantas exigentes não precisas do substrato fértil, mas deves ter sempre atenção a fertilizar convenientemente.

Tudo depende da flora e fauna que estiveres a pensar usar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais