carência de...


patilas

Recommended Posts

Não me queria meter onde nao sou chamado..

Admiro bastante as discussões deste dois users do forum visto terem muito conteudo...

Mas, se teem tantas ideias por discutir acho que o deveriam fazer pessoalmente(so tinham a ganhar com isso) Ou abrir um topico de discussão de ideias e nao baralhar outros users com os seus "Off topics" sim pk as vezes nao são off mas como disse ali outro user, julgo que o user que tinha o problema da echinodorus ou aprendeu tudo duma vez ou ficou na mesma.

 

Se ofendi alguem apresento desde ja as minhas descultas.

Claro que não ofendeste, tens toda a razão. Eu é que tenho de pedir desculpa ao patilas, por monopolizar o tópico dele com um assunto que não diz respeito ao tópico.

 

Mas neste caso...

 

É que eu andei às voltas com esta questão e ainda não percebi como é que se consegue estar um ano inteiro sem fazer tpa's. Será que há parâmetros que nós aquariofiliatas amadores não conhecemos?

 

Eu gostava que pensassem comigo: porque razão aquariofilistas mais experientes poderão não fazer tpa's e outros amadores já não podem? O que fazem os aquariofilistas profissionais que os amadores não conseguem?

 

Ora temos o PH, Gh e KH. Um aquário sem tpa's, tende a ficar com o PH cada vez mais ácido, fruto da descida gradual do GH e KH ao longo do tempo, pois não existem tpa's.

 

Ora se no nosso aqua sem tpa's viver Fauna que goste de PH alcalino teremos de adicionar à água elementos que equilibrem o GH e Kh, carbonatos e bicabornatos, Calcio e magnésio.E não só ,também para manter o PH e KH estáveis.

 

Depois temos os Nitratos,Nitritos,Amonia e Fosfatos. Se o aqua tiver plantas temos de fertilizar com cautela,pois não há ''reboot'' da tpa.Se houver um pico natural de Nitrato ou qualquer outra coisa, lá vamos nós para os quimicos,pois jurámos que num ano este aquário não via a cor cristalina da água da torneira!

 

Ora acham que isto é saudável? A água vai perdendo propriedades com o tempo, propriedades que ficam muito além da quimica básica da água e que apenas uma tpa pode repôr. Para mim, um aquário 1 ano sem tpa's não é profissionalismo é preguiça e desleixo.

 

Gostava de saber a vossa opinião sobre isto.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 105
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Caros Zogli e Just me

 

É sempre um prazer ler as vossas 'discussões' de onde tiro bastante proveito em termos de conhecimento, mas concordo com a ideia de abrirem um tópico com referência ao que originou a discussão inicial.

 

Estou certo que muitos de nós seguiriam na mesma e com todo o interesse a conversa entre os dois!!

 

Abraço

 

JT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao contrário do jotaT eu não aprendo nada nas vossas discusões, porque cada um diz uma coisa completamente oposta e nunca concluem nada, nem chegam a um concenso.

 

Quanto as TPAS, ou falta delas, não me faz assim tanta confusão.

Não existem TPA mas existem reposições de água. Os lagos/lagoas, por exemplo são águas estagnadas, so existe reposição de água pela chuva. Perto da minha casa existe uma lagoa, tem várias especies de peixes e rãs e so vê água nova quando chove.

 

Se as coisas estiverem estabilizadas e conheceres bem o teu aqua e respectivas necessidades, acredito que seja possivel manter sem TPA durante bastante tempo.

Tenho um familiar que tem um aqua com aproximadamente 200L com peixes de água fria e ele NUNCA faz tpa's

Faz reposição e nada mais, e os peixes não morrem!

[url="http://www.neobux.com/?r=zykon"]http://www.neobux.com[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas reposição é praticamente o mesmo que tpa. Na tpa a água sai do aquário na forma liquida, na reposição a água sai do aquário através da evaporação, vai dar o mesmo, ou seja entra água nova.

 

A questão da reposição de água através da evaporação prende-se é com o facto do aquário estar destapado ou tapado.

Caso o aqua esteja tapado, eu penso que repôr a água apenas quando o nivel desta desce é manifestamente pouco, pois demora muito até se notar que falta água.

 

Num aqua destapado, principalmente no Verão, até é rápida a evaporação e por isso entra minimamente rápido água ''nova'', desde que mantenhamos o aquário sempre cheio.

 

A minha opinião é que no minimo de 15 em 15 dias deve entrar água ''nova'' em qualquer aquário, entre essa água através de tpa ou reposição. O unico problema da reposição é que esta seja feita num intervalo de tempo demasiado longo.

 

E Zikon a aquariofilia não deve ser só a manutenção dos peixes vivos...a aquariofilia não se prende com a mera sobrevivência dos peixes, mas com a sua manutenção num espaço fechado nas melhores condições possiveis, nas melhores condições que lhes possamos oferecer.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Mas reposição é praticamente o mesmo que tpa. Na tpa a água sai do aquário na forma liquida, na reposição a água sai do aquário através da evaporação, vai dar o mesmo, ou seja entra água nova.

Isto está completamente errado...

 

Tu quando fazes uma TPA, a água que retiras do aquário não é destilada. Então não compares uma TPA com uma reposição. São coisas completamente diferentes, e que nem no caso mais absurdo da aquariofilia se podem comparar, pois implicaria que os peixes estivessem em água destilada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zogli, e porque dizes que fazer TPAS é dar as melhores condições aos peixes??

Se amanha aparecer um biologo qualquer e disser porA+B que as TPA's não fazem assim tão bem?

Quando falamos de vida, não existem verdades absolutas, existem sim teorias que não passam disso mesmo. há uns anos era normal não haverem TPA's, agora é obrigatorio porque senão somos logo crucificados que estamos a matar os peixes, daqui a uns anos vão dizer que afinal as TPA's não são assim tão benéficas.

 

Os seres vivos tem capacidade de habituação. Imagina os tais 15 dias que falas entre TPA, ao longo desses dias as condições da água vão alterando.

Quando tiras metade da água e pões nova, completamente diferente os peixes se calhar ficam malucos, porque alteraste repentinamente as condições...

 

Mas por sorte nossa e azar deles, eles não se queixam. Porque ai sim, podiamos evoluir melhor.

 

Mas pronto, eu nem percebo nada disto. Mas existem muitas ideias pré concebidas e estériotipos nestas águas, mas isso é como em tudo.

 

O que hoje é o mais certo amanha é reprovável.

[url="http://www.neobux.com/?r=zykon"]http://www.neobux.com[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Isto está completamente errado...

 

Tu quando fazes uma TPA, a água que retiras do aquário não é destilada. Então não compares uma TPA com uma reposição. São coisas completamente diferentes, e que nem no caso mais absurdo da aquariofilia se podem comparar, pois implicaria que os peixes estivessem em água destilada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Eu fiz a comparação no sentido que numa tpa retiramos água do aquário e colocamos água nova, numa reposição apenas colocamos a água nova. Nos dois casos há ''água nova'' que entra. Foi só isto que quis comparar. Será que é assim tão absurdo, ou será que deste um empurrãozito, ou seja contornaste a questão de modo a que eu parecesse absurdo?

 

Os seres vivos tem capacidade de habituação. Imagina os tais 15 dias que falas entre TPA, ao longo desses dias as condições da água vão alterando.

Quando tiras metade da água e pões nova, completamente diferente os peixes se calhar ficam malucos, porque alteraste repentinamente as condições...

 

Mas por sorte nossa e azar deles, eles não se queixam.

Zycon quando fazemos uma tpa devemos certificar-nos que a água que colocamos tem condições próximas das que o aquário tem. Falo pelo menos em temperatura e PH, e para sermos meticulosos GH também.

 

Em muitos dos casos isso não é fácil de se conseguir, mas se pensarmos bem, imaginemos um aquário de 100L, se fizermos uma simples tpa de 25% de 15 em 15 dias, esses 25% de água que entram,mesmo que tenham uma tempuratura, um PH e um GH bem diferente do que o aquário tem, não vão alterar significativamente as condições existentes no aqua, de modo a pôr em perigo a Fauna deste.

 

Mas perigo poderá alguém pôr a Fauna se pensar, por um minuto que seja que as tpa's são algo descartável. Principalmente quem tem aquários pequenos.

 

Eu não gosto de criar inimizades com ninguém, sempre que criei um tópico aqui no fórum fi-lo para ajudar quem tem menos experiência que eu, apesar de apenas ter começado na aquariofilia apenas à uma dúzia de anos. Tudo o que sei está neste fórum, e tudo o que escrevo aqui, vai no sentido de ajudar no que possa em relação à Fauna dos aquários de pessoas menos experientes. Digam-me uma frase minha que não vá nesse sentido.

 

Se calhar expus-me demasiado(não o irei voltar a fazer), e por isso tantas vezes participei em discussões, algumas que eu pensei que não pudessem sequer existir. Esta é uma delas.Uma coisa é não concordar com o que digo e aceito,outra é subverter as minhas palavras de modo a pôr em causa tudo o que aprendi e me foi passado pelos meus familiares.

 

Pôr em causa o valor das tpa's é algo que me intriga.Lembro-me que já discuti aqui neste fórum sobre vários temas, eu tive a opinião que se deve ferver e tratar os troncos antes de se colocar no aqua (parece que não é preciso), eu tive a opinião que não se deve desligar os filtros durante a noite (parece que não faz mal), eu tive a opinião que em aquários com camarões não se deve usar fertilizantes que não são próprios para aquariofilia mas para plantas de vaso (parece que não faz mal).

 

Em todas estas discussões eu bati-me por ideias que penso serem as mais correctas de modo a proteger a Fauna. Nunca esperei por ninguém a concordar com as minhas opiniões,também nunca ninguém o fez sequer. Muitas por não concordarem com o que digo, outras se calhar até concordavam mas não falaram para não ferir susceptibilidades, visto que a maior parte das discussões eram com pessoas que parecem intocáveis, e há uma imagem a manter...

 

Este tópico para mim fica encerrado, façam o que a vossa consciência vos disser que é melhor. Uma nova era da aquariofilia está a chegar, em que os filtros não são necessários, os troncos e pedras vão directamente do mato para dentro do aquário e onde as tpa's são meramente pormenores descartaveis, onde é bem mais saudável para a Fauna estar 1 ano e picos sem uma troca de água.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas tu pedes para discutirem a questão e depois vais embora??

 

Haja paciencia...

 

 

Em relação a questão levantada pelo Luís, tens razão quando dizes que nos dois casos existe água nova que entra, mas a água que sai por evaporação é diferente daquela que tiras à baldada.

 

Depois dizes

Zycon quando fazemos uma tpa devemos certificar-nos que a água que colocamos tem condições próximas das que o aquário tem.

Se assim é, para quê trocar, se a água vai ser parecida.

 

Quanto à questão dos troncos, pedras mato, etc e tal que falas é só para fugires com o rabo à seringa. Não tem nada a ver com o assunto em discussão.

enfim...

 

Acho que quem quer permanecer intocável es tu...

 

the end...

[url="http://www.neobux.com/?r=zykon"]http://www.neobux.com[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

imaginemos que tenho um aquario com discos e as plantas sao de metabolismo lento e de baixa manutençao

 

dirívado a alimentaçao e as fezes e orina que esses animais produzem tenho sempre o no3 e o po4 altos.

 

 

tenho duas ipoteces:

 

fazer uma tpa..

 

fazer uma filtragem quimica/biologica...

 

 

o que me sai mais barato a longo prazo??

 

ao fazer essa troca de agua o que estou a fazer ??

 

o que estou a repor ??

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu fiz a comparação no sentido que numa tpa retiramos água do aquário e colocamos água nova, numa reposição apenas colocamos a água nova. Nos dois casos há ''água nova'' que entra. Foi só isto que quis comparar. Será que é assim tão absurdo, ou será que deste um empurrãozito, ou seja contornaste a questão de modo a que eu parecesse absurdo?

Aqui, se há alguém a contornar a questão és mesmo tu...

 

Claro que o que disseste é absurdo. Ao evaporar a água, vais estar a aumentar a concentração do que estiver dissolvido no teu aquário... eles não desaparecem pura e simplesmente.

 

Ao repores a água evaporada, bem pelo contrário, ainda vais é aumentar mais a quantidade das substâncias que lá tinhas. Uma coisa é concentração, outra é quantidade de substâncias. São coisas completamente distintas e que não podem ser 'comparadas'.

 

Por isso, e mais uma vez, eu não estou a contornar nada. Eu estou a explicar que são processos distintos e que nunca podem ser equiparados. Tu é que ao queres comparar ambos estás a ser absurdo, como dizes.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que o que disseste é absurdo. Ao evaporar a água, vais estar a aumentar a concentração do que estiver dissolvido no teu aquário... eles não desaparecem pura e simplesmente.

Eles quem?

 

Ao repores a água evaporada, bem pelo contrário, ainda vais é aumentar mais a quantidade das substâncias que lá tinhas.

Que substâncias tinha? São más? Se vou aumentar vai ficar pior é isso? Não devo repôr?

 

O que é mais saudável um aqua com tpa's de 25% de 15 em 15 dias ou um ano sem elas?

 

boas

 

imaginemos que tenho um aquario com discos e as plantas sao de metabolismo lento e de baixa manutençao

 

dirívado a alimentaçao e as fezes e orina que esses animais produzem tenho sempre o no3 e o po4 altos.

 

 

tenho duas ipoteces:

 

fazer uma tpa..

 

fazer uma filtragem quimica/biologica...

 

 

o que me sai mais barato a longo prazo??

 

ao fazer essa troca de agua o que estou a fazer ??

 

o que estou a repor ??

 

abraços.

Primo! Como vai isso! :D

 

Eu acho que a questão não se prende tanto com o que sai mais barato. Num aqua com Discus, derivado à sua alimentação,e à sua sensibilidade temos mesmo de fazer trocas de água bastantes regulares.Os Discus são um caso particular, num aqua com outros peixes não seria necessário fazer tpa's com a regularidade de um aqua de Discus. Mas de 15 em 15 dias é o bastante para manter o aqua saudável, pelo menos é a minha opinião... A não ser que tenhas um surto de algas,em que tpa's 2x semana ajudam bastante, e os peixes adoram claro. Num aqua plantado as tpa's também ajudam a repôr calcio, magnésio e minerais que são usados pelas plantas e pela Fauna, sobretudo se tiveres caracois.

 

Até pelo facto dos criadores de Discus fazerem tpa's muito regulares, se pode depreender que quanto mais água for trocada, mais saudável e mais receptivos à reprodução e a não ficarem doentes ficam os Discus. Os Asiaticos trocam a água dos Discus 100% diariamente.

 

Imaginem um aquário onde por um lado entra água devidamente acondicionada e com o PH/GH certos para as espécies envolvidas, e por outro lado sai. Isto, num ritmo lento, seria fantástico para ter peixes lá dentro, uma tpa continua!

 

Digo ritmo lento,pois pensa-se que uma tpa de grandes proporções não é bom para a Fauna. Porém isto é partindo do principio que os parâmetros da água que entra são diferentes da água do aquário.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nao era suposto nem preciso teres respondido tu.

 

apenas foi umas das poucas e muitas perguntas e exemplos que existe para o ar de certas pessoas comentarem sem antes primeiro pensar.

 

mas já que encestiste pelo menos uma delas foi respondida e um pouco esclarecida.

 

as tpa's também ajudam a repôr calcio, magnésio e minerais
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ao fazer essa troca de agua o que estou a fazer ??

 

Acho que muitas das discussões a que se assistem por aqui acabam por pecar em quererem generalizar demasiados processos que se passam nos aquários. Isto quando na realidade todos sabemos que cada aquário é único.

 

Só para ficar esclarecido: Deu para perceber o que o Zogli quis dizer com a comparação entre TPAs e reposição não era para levar à letra. É importante que os mais inexperientes percebam bem a diferença. Tal como o Luís Fortunato explicou, a não ser que se adicione água destilada na TPA, estaremos a introduzir substâncias no aquário.

A TPA pode ser usada para: 1) fornecer nutrientes/ compostos químicos que se encontram em maior concentração na água que se adiciona do que na água que se tira; ou 2) retirar (diluir) nutrientes/ compostos químicos que se encontram em menor concentração na água que se adiciona do que na água que se tira.

Por outras palavras a TPA tanto pode retirar como fornecer compostos, dependendo das quantidades na água que se tira e da água que se põe.

 

Como o Luís Fortunato disse, uma reposição só conduz a um aumento da quantidade de substâncias dissolvidas no aquário. Com reposições (e no caso de não se fazerem TPAs e apenas reposições), as concentrações de substâncias que não forem "consumidas" irão aumentar continuamente ao longo do tempo. Basta pensarem no exemplo das marinhas de sal: o sal é obtido por evaporação da água, juntamente com adições de mais água salgada. Que ao longo do tempo conduz a um aumento da quantidade de sal que ultrapassa a sua solubilidade.

Não quero deixar a ideia que as reposições são desaconselhadas. São imprescindíveis para repor o nível de água no aquário (muito importante em aquários sem tampa).

 

Resumindo: As TPAs são ferramentas muito úteis para corrigir "problemas" níveis/concentrações indesejadas no aquário (sejam elas baixas ou altas).

Na minha opinião, é possível conseguir um aquário saudável sem TPAs: basta conseguir (o que é difícil!!...) atingir um equilíbrio dos níveis de compostos no aquário. O que na prática equivale a existirem fontes de nutrientes equivalentes às quantidades consumidas. Os parâmetros que podemos testar são muito poucos quando comparados com as quantidades de espécies químicas dissolvidas no aquário. NINGUÉM pode assegurar que não faz TPAs e que essa é a melhor solução. Pode perfeitamente estar a contribuir para uma acumulação de alguns composto no aquário e quem sabe nos peixes (no caso de compostos bioacumuláveis). Até pode nem causar grandes danos aos peixes. Mas nalguns caso até pode causar. Neste caso já se está a entrar na questão que o Zogli colocou de sobrevicência vs. bem estar dos peixes.

Editado por pmartins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

concordo

 

por isso nao intervi em certas discuçoes e cada caso é um caso

 

por isso as minhas 3 perguntas para o ar para certas afirmaçoes.

 

no caso das tpás dizerem que apenas servem como uma muleta e que existe outros metodos para o mesmo é verdade.

 

mas dai a minha pergunta:

 

imaginemos que tenho um aquario com discos e as plantas sao de metabolismo lento e de baixa manutençao

dirívado a alimentaçao e as fezes e orina que esses animais produzem tenho sempre o no3 e o po4 altos.

 

ora derivado as plantas nao assimilarem totalmente o excesso de nutrientes.

 

tenho duas ipoteces:

 

fazer uma tpa..

 

fazer uma filtragem quimica/biologica...

 

o que me sai mais barato a longo prazo??

 

 

segunda pergunta:

 

ao fazer essa troca de agua o que estou a fazer ??

 

a retirar os excessos de nurientes porque me sai mais barato que a primeira pergunta. correcto ???

 

 

Se assim é, para quê trocar, se a água vai ser parecida.

 

esta entao deixou-me ::D:

 

dai a

 

terceira pergunta:

 

o que estou a repor ??

 

ao que parece que já respondeste e bem.

 

A TPA pode ser usada para: 1) fornecer nutrientes/ compostos químicos que se encontram em maior concentração na água que se adiciona do que na água que se tira; ou 2) retirar (diluir) nutrientes/ compostos químicos que se encontram em menor concentração na água que se adiciona do que na água que se tira.

Por outras palavras a TPA tanto pode retirar como fornecer compostos, dependendo das quantidades na água que se tira e da água que se põe.

 

Resumindo: As TPAs são ferramentas muito úteis para corrigir "problemas" níveis/concentrações indesejadas no aquário (sejam elas baixas ou altas).

Na minha opinião, é possível conseguir um aquário saudável sem TPAs: basta conseguir (o que é difícil!!...) atingir um equilíbrio dos níveis de compostos no aquário. O que na prática equivale a existirem fontes de nutrientes equivalentes às quantidades consumidas. Os parâmetros que podemos testar são muito poucos quando comparados com as quantidades de espécies químicas dissolvidas no aquário. NINGUÉM pode assegurar que não faz TPAs e que essa é a melhor solução. Pode perfeitamente estar a contribuir para uma acumulação de alguns composto no aquário e quem sabe nos peixes (no caso de compostos bioacumuláveis). Até pode nem causar grandes danos aos peixes. Mas nalguns caso até pode causar. Neste caso já se está a entrar na questão que o Zogli colocou de sobrevicência vs. bem estar dos peixes.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem mais Pmartins, uma intervenção coerente enfim!

 

Só uma observação Pmartins: quando dizes que é possivel ter um aqua sem tpa's apenas tentando atingir um equilibrio nos niveis de compostos do aqua(o que é correctissimo), eu penso que só isso não chega, pois a tpa também dilui possiveis substâncias nocivas que se acumulam naturalmente por causa dos dejectos dos peixes.

 

Portanto quanto a mim a tpa repõe substâncias necessárias (que estão presentes na água da torneira) e dilui possiveis substâncias que com o passar do tempo podem chegar a niveis perigosos.

 

Eu acho que esta história das tpa's começou por se dizer que é possivel ter um aquário sem tpa's. É possivel, como é possivel ter um aquário sem filtro, como é possivel muitas outras coisas. Mas por ser possivel não quer dizer que seja a forma mais correcta de se fazer as coisas de modo a assegurar o melhor nivel de vida para a Fauna envolvida.E quando a maior parte das pessoas que visitam este fórum são pessoas inexperientes que vêm à procura de respostas...

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma observação Pmartins: quando dizes que é possivel ter um aqua sem tpa's apenas tentando atingir um equilibrio nos niveis de compostos do aqua(o que é correctissimo), eu penso que só isso não chega, pois a tpa também dilui possiveis substâncias nocivas que se acumulam naturalmente por causa dos dejectos dos peixes.

Concordo. E nem é preciso pensar-se em substâncias muito estranhas. Basta pensar nos nitratos. É muito frequente os teores de nitratos aumentarem no aqua (se as plantas não consumirem tudo o que é produzido no aquário através do ciclo do azoto) e as TPAs podem ter um papel importante para os reduzir (isto se a água usada para a TPA tiver niveis de nitratos inferiores); caso contrário é pior a emenda que o soneto. A água da torneira de Aveiro chega a ter 40 ppm de nitratos... :D Neste momento tenho os nitratos a 20 ppm. não vai ser com TPAs que vou diminuir os nitratos. Aqui está uma demonstração concreta que as TPAs devem atender às concentrações relativas entre a água que se tira e a que se adiciona.

 

(...) começou por se dizer que é possivel ter um aquário sem tpa's. Mas por ser possivel não quer dizer que seja a forma mais correcta de se fazer as coisas

Não é de certeza a mais fácil. Pode parecer muito prático não se fazerem TPAs, mas é preciso saber muito, muito bem o que se está a fazer para que corra bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao repores a água evaporada, bem pelo contrário, ainda vais é aumentar mais a quantidade das substâncias que lá tinhas.

 

há aqui algo que nao bate certo :D

 

entao como é possivel ter um aquario sem trocas de agua mais de um ano ??

durante um ano temos que ir repondo a agua se nao os peixes nadavao na areia.

 

 

eu sei que nao foste tu que afirmaste isso mas juntado as peças do puzzle as pessoas que vao lendo acho que ficarao bem confusas.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há aqui algo que nao bate certo :D

 

entao como é possivel ter um aquario sem trocas de agua mais de um ano ??

durante um ano temos que ir repondo a agua se nao os peixes nadavao na areia.

 

 

eu sei que nao foste tu que afirmaste isso mas juntado as peças do puzzle as pessoas que vao lendo acho que ficarao bem confusas.

 

abraços.

 

Boas

 

É perfeitamente possivel ter um aqua sem trocas de água por mais de 1 ano, basta efectuarmos a reposição da que evapora :x

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É perfeitamente possivel ter um aqua sem trocas de água por mais de 1 ano, basta efectuarmos a reposição da que evapora :D

 

 

nao deves de ter lido bem o quote e o post de aonde ele provem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carissimos

 

É sem duvida uma discução muito interessante, TPA ou não TPA, a questão de s/ TPAs, é que para um aquariofilista expert, saliento expert e muito conhecedor do seu aquario em que este cconsegua atinguir um nivel de equilibrio em que não tenha de recorrer ao TPA, somente repor a água libertada por evaporação.

 

O problema gerador desta questão é a falta de conhecimento e de sensibilidade sobre o nosso aquario, pois certamente 99% de nós não consegue criar um aquario onde este consiga quase por si só se auto-manter e de se auto-regular em quase todos os sentidos, em que nós como aquariofilistas consigamos criar um exemplo perfeito da natureza em pequenos metros cubicos...

 

Pois vejam por exemplo e é so um pequeno exemplo, se o problema é o exesso de nitratos podemos ter mais plantas para os consumir, se temos mais plantas estas requerem mais peixinhos ou geradores de nitratos e isto para outras situações, que no meu entender faz com que tudo gire numa grande cadeia de factores todos interligados, logo se conseguirmos achar o ponto de equilibrio desta cadeia, deverá conseguir-se auto manter quase sem a nossa intervenção, pois há que alimentar os peixes e repor a agua perdida, corrigir pequenos desiquilibrios, mas tudo isto pode ser conseguido sem o TPA, se é para todos ou para a maioria NÃO É, pois para isso é necessário um nivel de conhecimento e pesquisa intenso e para não falar daquela pontinha de sorte.

 

Na minha opinião está-se a debater o ideal (s/ TPA) com a praticado (c/ TPA) isto porque nem todos tem os conhecimentos e a sensibilidade de criar e gerir um aquario na sua plenitude, todos nós infelizmente cometemos erros seja com a fauna escolhida, com a flora, com mais ou menos comida, por não termos todas as condições a 100%, existe uma imensidão de erros ou falhas possiveis, e para isso temos de nos valer da nossa melhor arma de acção imediata que é o TPA, só que também não podemos nos esquecer que o equilibrio pode ser sempre atingido, se é dificil é e muito, se é impossivel não é.

 

Contra mim falo pois tenho que realizar TPAs no mínimo de duas em duas semanas, sim porque sei que não tenho todas as condições reunidas no meu aquario para que este esteja em cadeia de simbioses perfeita, mas gostaria de conseguir atingir um nivel de conhecimento e saber o que é necessário para criar e manter um aquario em equilibrio quase perfeito, mas infelizmente nem todos nós temos tempo e disponiblidade para tirar um "mestrado" em aquariofilia, mas podemos aprender ao poucos e ir adquir conhecimentos, e não recusar e tentar descredibilizar situações só porque nos parecem irreais, irreal era dizer-se no passado que iria-mos estar a voar ou ir as profundezas do oceano e hoje nos dias de hoje são coisas quase banais....

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao repores a água evaporada, bem pelo contrário, ainda vais é aumentar mais a quantidade das substâncias que lá tinhas.

 

 

É sem duvida uma discução muito interessante, TPA ou não TPA, a questão de s/ TPAs, é que para um aquariofilista expert, saliento expert e muito conhecedor do seu aquario em que este cconsegua atinguir um nivel de equilibrio em que não tenha de recorrer ao TPA, somente repor a água libertada por evaporação.

 

 

afinal em como é que ficamos ??

 

 

É perfeitamente possivel ter um aqua sem trocas de água por mais de 1 ano, basta efectuarmos a reposição da que evapora :D

 

 

é possivel é possivel mas ninguem explica como.

 

mais uma vez a reposiçao parece nao ser a melhor opçao uma vez que estamos a aumentar a quantidade de substancias que la tinha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois vejam por exemplo e é so um pequeno exemplo, se o problema é o exesso de nitratos podemos ter mais plantas para os consumir, se temos mais plantas estas requerem mais peixinhos ou geradores de nitratos e isto para outras situações, que no meu entender faz com que tudo gire numa grande cadeia de factores todos interligados, logo se conseguirmos achar o ponto de equilibrio desta cadeia, deverá conseguir-se auto manter quase sem a nossa intervenção, pois há que alimentar os peixes e repor a agua perdida, corrigir pequenos desiquilibrios, mas tudo isto pode ser conseguido sem o TPA,

 

como por exemplo??

 

atençao que um aquario equilibrado nao sao só nitratos fosfatos amonia e nitritos existe muito mais factores até a ter em conta e equilibrio

 

dizerem que se consegue espassar um pouco mais as trocas de agua é uma coisa, agora menosprezalas e adia-las por mais de um ano....

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como por exemplo??

 

atençao que um aquario equilibrado nao sao só nitratos fosfatos amonia e nitritos existe muito mais factores até a ter em conta e equilibrio

 

dizerem que se consegue espassar um pouco mais as trocas de agua é uma coisa, agora menosprezalas e adia-las por mais de um ano....

 

 

E quem te garante que com as TPAs consegues equilibrá-lo?

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quem te garante que com as TPAs consegues equilibrá-lo?

 

entao explica-me essas formulas secretas...

 

 

mais uma vez as duvidas expostas e afirmaçoes que nao condizem umas com as outras sao sempre postas de lado e contornadas as situaçoes.

 

eu penso que isto vai mesmo ficar em aguas de bacalhau e nem me devia de ter metido na converça.

 

mas o que é certo sacrificar todos sacrificao mas respostas concretas com logica e objectivo nao as fazem.

e o mais certo é daqui a bocado estarem todos a fazer uma troca de agua lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais