carência de...


patilas

Recommended Posts

estes teus ou seja, estão incorrectos...não são propriamente causa efeito obrigatoria, mas sim facultativa...ter um desiquilibrio metabólico não significa obrigatoriamente camarão doente e camarão a morrer...pode levar a muitos outros caminhos...

Que caminhos? Recuperar um camarão doente não é impossivel,mas muito dificil. O caminho correcto é fazer tudo para não deixá-lo adoecer.

 

são mesmo tratadas com um acondicionador de água? tens a certeza? olha que se calhar não é bem assim...

Então é como?

 

e quais são essas consequências? tanta gente que mantem aquarios sem trocas de água... ou com trocas de água muito esporádicas... posso-te citar o Tom Barr nos plantados , o Nielsen nos aquarios de recife, enfim...há tantos exemplos... manter aquarios com trocas de agua minimas ou esporádicas hoje em dia já é uma realidade, e não, não são aquários com problemas...

 

pode ser feito a nível profissional como amador, e até te digo mais, é mais fácil não as fazer a nível amador do que a nível profissional onde por vezes as condicionantes são muito maiores... e a troca de água se torna uma "muleta" fundamental para corrigir problemas

Menosprezar as trocas de água é algo errado,perigoso até se lido e levado em conta por pessoas menos experientes.E todos nós sabemos que era usual não à muito tempo fazer-se uma troca de água de 6 em 6 meses...3 em 3 era um luxo! E isso porque as pessoas pensavam que os filtros eram milagrosos.

 

Porque um aquário só necessitaria de trocas de água mais espaçadas sendo densamente plantado e estando num estado de maturação apropriado,e mesmo assim seria ideal que não tivesse peixes... Pois mesmo sendo plantado, no inicio as trocas de água são ideais para retirar nutrientes da coluna de água e afastar as algas.

 

Num aqua sem plantas, mais importantes são as tpa's, pois não há plantas que absorvam Nitratos,etc. Num aquário de criação, as tpa's são importantissimas, num aquário de água salgada também o serão.

 

Agora pergunto-te: que tem aquários sem trocas de água e sem nenhum sistema de conta-gontas e afins,em que entre alguma água e saia outra? Tom Barr e outros são nomes que eu leio e levo em conta,mas muito mais em conta levo os meus aquários e o comportamento dos meus peixes. Num aquário de invertebrados faço trocas de água semanais,acho que são importantissimas, e nos plantados no minimo de 15 em 15 dias faço uma tpa.

 

E já agora em termos temporais,concretos, quais são essas trocas de água minimas ou muito esporádicas? Em tempo concretamente?

 

é uma escolha tua...pode não ser totalmente informada...mas é uma escolha tua... não sou eu que te vou obrigar a nada...

O que é para ti uma escolha informada? As escolhas que faço são mediante o sucesso ou o fracasso dos meus aquários.

 

deixaste foi muitas perguntas sem resposta...

É em tua solidariedade...eu também te fiz algumas perguntas agora...responderás?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 105
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Que caminhos? Recuperar um camarão doente não é impossivel,mas muito dificil. O caminho correcto é fazer tudo para não deixá-lo adoecer.

 

corrigir o problema é normalmente um bom inicio, o dificil é identificar o problema e qual a sua origem. Porque dizes que é dificil? são todos os problemas iguais?

 

as vezes basta modificar a temperatura, outras adicionar comida que vai trazer o que estava em falta...

 

estas generalizações perigosas e tão constantes...

 

QUOTE(Just_me @ Jul 30 2008, 10:15 PM)

são mesmo tratadas com um acondicionador de água? tens a certeza? olha que se calhar não é bem assim...

 

Então é como?

 

perceber a sua origem e evitar que entrem, ou fazer com que sejam removidos, biologicamente ou não... agora dizer que um acondicionar trata de metais pesados...é como varrer a porcaria para debaixo do tapete...eles estão lá...mais cedo ou mais tarde podem-se revelar.

 

não conheço nenhum acondicionador que transforme um elemento metálico noutro elemento...

 

Menosprezar as trocas de água é algo errado,perigoso até se lido e levado em conta por pessoas menos experientes.

 

tipico discurso comodista, encontrei uma solução, até funciona...não vamos experimentar melhorar... afinal se errar, as trocas de água corrigem, por isso mesmo se estiver errado, nunca se vai ver, ou será que vai?

 

E todos nós sabemos que era usual não à muito tempo fazer-se uma troca de água de 6 em 6 meses...3 em 3 era um luxo!

 

desde o principio da aquariofilia que se usam as trocas de água...é um dos truques mais antigos... mas lá porque no caminho de um aquariofilista se começa de 6 em 6 meses, se passa para 3 em 3, 1 em 1 semana, 2 em 2 dias, não quer dizer que o caminho seja sempre a diminuir...pode ser voltar a aumentar? já consideraste essa hipotese?

 

pelo teu discurso neste e noutros posts parece que não...

 

E isso porque as pessoas pensavam que os filtros eram milagrosos.
isso acontece em aquas com e sem filtro...a razão pelo qual acontecia chama-se preguiça e comodismo...que não é a mesma razão que leva no sentido inverso da curva... que é principalmente melhorar, saber mais, perceber os erros que as trocas de agua disfarçam.

 

Porque um aquário só necessitaria de trocas de água mais espaçadas sendo densamente plantado e estando num estado de maturação apropriado,e mesmo assim seria ideal que não tivesse peixes... Pois mesmo sendo plantado, no inicio as trocas de água são ideais para retirar nutrientes da coluna de água e afastar as algas.

 

eu aconselho-te a ler um pouco mais...a tua conjectura está afastada da realidade.

 

Num aqua sem plantas, mais importantes são as tpa's, pois não há plantas que absorvam Nitratos,etc.
correcto...mas será um aquario sem plantas uma boa aproximação? quantos lagos, rios, oceanos, poças, conheces sem vida vegetal e que tenham vida animal?

 

Num aquário de criação, as tpa's são importantissimas,
será verdade, em todos? talvez não...

 

aquário de água salgada também o serão.
podes discutir isso com o Nielsen, já veio a um aniversario do forum, o email dele é publico podes sempre mandar um email, é uma pessoa simpatica e que gosta de beber uns copos, já escreveu uns quantos livros sobre aquarios de agua salgada, curiosamente da ultima vez, fazia uma troca de agua por ano...

 

 

Agora pergunto-te: que tem aquários sem trocas de água e sem nenhum sistema de conta-gontas e afins,em que entre alguma água e saia outra? Tom Barr e outros são nomes que eu leio e levo em conta,mas muito mais em conta levo os meus aquários e o comportamento dos meus peixes.

 

é o chamado aprender á cabeçada...aprendes com os teus erros em vez de com a experiência de outros...

 

quem tem aquários sem trocas de água regulares, muitos... tenta informar-te existe ai fora um mundo cheio de informação...e hoje mais do que anteriormente muito disponivel, é melhor do que olharmos para o nosso umbigo (aquario).

 

Num aquário de invertebrados faço trocas de água semanais,acho que são importantissimas, e nos plantados no minimo de 15 em 15 dias faço uma tpa.

É uma escolha tua, não te vou obrigrar a parar de o fazer... mas que há mais realidades do que a tua, há... e quem sabe alguns deles talvez percebam mais disto que tu...

 

E já agora em termos temporais,concretos, quais são essas trocas de água minimas ou muito esporádicas? Em tempo concretamente?
varia de pessoa para pessoa, de aquário para aquário, do nivel de confiança que se tem nos conhecimentos, mas há pelo menos aquarios de sucesso sem trocas de agua durante 2 anos...

 

O que é para ti uma escolha informada? As escolhas que faço são mediante o sucesso ou o fracasso dos meus aquários.

 

o sucesso de 2 ou 3 (ou 5 ou 10 ou 20) aquários que tens não te parece pouca informação comparada com milhoes de aquarios pelo mundo fora, com milhares de pessoas a ler, discutir, comparar resultados, com milhares de biólogos e outras pessoas dedicadas profissionalmente a perceber como funcionam as coisas?

 

Se achas que meia duzia de aquarios que tens em casa são a compilação de conhecimento do mundo....a mim parece-me que basear todas as teorias nesses 2 ou 3 aquarios...é uma escolha não informada...

 

É em tua solidariedade...eu também te fiz algumas perguntas agora...responderás?

eu normalmente respondo mais as perguntas do que tu o fazes... no entanto não tenho que revelar tudo o que sei...ainda não assinei aqui nenhum contrato que me obrigue a responder a tudo...ou a pesquisar pelos outros...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu normalmente respondo mais as perguntas do que tu o fazes... no entanto não tenho que revelar tudo o que sei...ainda não assinei aqui nenhum contrato que me obrigue a responder a tudo...ou a pesquisar pelos outros...

Já reconheci o teu grande problema: pesquisas demais na net à procura da pesquisa dos outros, enquanto devias,se calhar, olhar mais para os teus aquários, para o comportamento dos peixes por ex.

 

Olha um dia fui de férias 1 mês e tal para o Alenteja e nesse mês não foram feitas tpa's. Lembro-me perfeitamente de registar o comportamento das minhas Viuvas Negras no dia da minha chegada, e compara-lo com o dia seguinte,dia esse que fiz uma tpa de 40%.A mais velha tem uns 6 anos, se calhar ,para inovar, ser pro e tal e melhorar a qualidade de vida delas,vou começar a não fazer tpa's...

 

corrigir o problema é normalmente um bom inicio, o dificil é identificar o problema e qual a sua origem. Porque dizes que é dificil? são todos os problemas iguais?

 

as vezes basta modificar a temperatura, outras adicionar comida que vai trazer o que estava em falta...

 

estas generalizações perigosas e tão constantes...

Dizes que esta minha afirmação é perigosa:''Recuperar um camarão doente não é impossivel,mas muito dificil. O caminho correcto é fazer tudo para não deixá-lo adoecer.'' Consideras perigoso fazer tudo para não deixar os camarões adoecerem? Consideras então menos perigoso deixá-los adoecer por desleixo e depois conseguir brilhantemente uma cura?

 

E esta tua afirmação,não achas perigosa?:

varia de pessoa para pessoa, de aquário para aquário, do nivel de confiança que se tem nos conhecimentos, mas há pelo menos aquarios de sucesso sem trocas de agua durante 2 anos...

2 anos sem uma tpa? Um aquário com Fauna? E ainda por cima disseste isto:

pode ser feito a nível profissional como amador, e até te digo mais, é mais fácil não as fazer a nível amador do que a nível profissional onde por vezes as condicionantes são muito maiores... e a troca de água se torna uma "muleta" fundamental para corrigir problemas

Então quer dizer quanto mais inexperiente és,mais capacidade tens de não fazer tpa's! Pois dizes que:''é mais fácil não as fazer (as tpa's) a nivel amador do que a nivel profissional''...Pudera,só mesmo alguém que chegou à aquariofilia ontem é que põe em consideração não fazer uma tpa durante 2 anos...

 

Não percebes que isso é perigoso,que a realidade é outra? Que a tua afirmação pode fazer com que alguém mais inexperiente pense:'' Bem,se o Just Me disse que se pode ter um aqua com sucesso sem fazer tpa's durante 2 anos, então pronto,este mês não faço,faço daqui a 2 meses que é o bastante...o tipo até diz palavras caras!''

 

Mas melhor,o contra-senso dos contra-sensos,note-se que tu estavas a falar da minha negação em colocar a hipótese de se ter um aqua saudável sem tpa's!

tipico discurso comodista, encontrei uma solução, até funciona...não vamos experimentar melhorar... afinal se errar, as trocas de água corrigem, por isso mesmo se estiver errado, nunca se vai ver, ou será que vai?

Encontras-te uma solução? O quê deixares os peixes viverem na imundice? Ou melhor sobreviverem,porque por estarem vivos não quer dizer que estão bem,mas sim que são resistentes! Se errar as trocas de água corrigem? Corrigem o quê? Se estiver errado nunca se vai ver o quê? É mau? Então optimo que não se veja! ;)

 

Preferes então fazer experiências e ver até onde os peixes aguentam sem uma tpa? Isso é que é saudável? Nesse caso,se estiveres errado vai mesmo se ver...os peixes todos mortos!

 

desde o principio da aquariofilia que se usam as trocas de água...é um dos truques mais antigos... mas lá porque no caminho de um aquariofilista se começa de 6 em 6 meses, se passa para 3 em 3, 1 em 1 semana, 2 em 2 dias, não quer dizer que o caminho seja sempre a diminuir...pode ser voltar a aumentar? já consideraste essa hipotese?

Mas essa hipotese era ideal! Eu sou um ecologista praticante (quanto possivel) e das coisas que mais me fazem pensar é todo o funcionamento e desperdicio praticado pela aquariofilia! Se houvesse um filtro ou qualquer coisa que me deixasse seguro que ao não fazer tpa's durante 2 anos a minha Fauna continuaria feliz e saudável,meu amigo,não pensava duas vezes!

 

Mas não sejas ingénuo,o que dizes não é praticável,pelo menos nesta realidade. É isso sim perigoso!

 

é o chamado aprender á cabeçada...aprendes com os teus erros em vez de com a experiência de outros...

Tu não? Tu aprendes com os erros dos outros? E se os erros dos outros forem as tuas soluções, ou os erros dos outros não se enquadrem com a tua realidade? Procuras os erros na net? E esses erros conseguem fazer com que ao colocares as mãos dentro de água consigas saber o PH da água,sem testes? Não,isso só com aquários, com vontade de fazer bem e aprender com os erros,que te fazem ficar fulo da vida.

 

Aprender à cabeçada...é que os que dão a cabeçada não se esquecem do erro, mas aqueles que vêem o outro a dar a cabeçada não tarda esqueçem-se...não lhes doeu!

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já reconheci o teu grande problema: pesquisas demais na net à procura da pesquisa dos outros, enquanto devias,se calhar, olhar mais para os teus aquários, para o comportamento dos peixes por ex.

 

no comments... fala do que sabes...

 

Olha um dia fui de férias 1 mês e tal para o Alenteja e nesse mês não foram feitas tpa's. Lembro-me perfeitamente de registar o comportamento das minhas Viuvas Negras no dia da minha chegada, e compara-lo com o dia seguinte,dia esse que fiz uma tpa de 40%.A mais velha tem uns 6 anos, se calhar ,para inovar, ser pro e tal e melhorar a qualidade de vida delas,vou começar a não fazer tpa's...

 

lá está...eu nem disse que todos podiam...disse que quem souber pode fazer...claramente não parece ser o caso. Melhorar a qualidade de vida delas era melhorar o aquário para não teres de fazer tantas TPA's...mas lá esta o facilitismo e comodismo...é mais fácil deixar como está...

 

QUOTE(Just_me @ Jul 31 2008, 12:23 AM)

corrigir o problema é normalmente um bom inicio, o dificil é identificar o problema e qual a sua origem. Porque dizes que é dificil? são todos os problemas iguais?

 

as vezes basta modificar a temperatura, outras adicionar comida que vai trazer o que estava em falta...

 

estas generalizações perigosas e tão constantes...

 

Dizes que esta minha afirmação é perigosa:''Recuperar um camarão doente não é impossivel,mas muito dificil. O caminho correcto é fazer tudo para não deixá-lo adoecer.'' Consideras perigoso fazer tudo para não deixar os camarões adoecerem? Consideras então menos perigoso deixá-los adoecer por desleixo e depois conseguir brilhantemente uma cura?

 

lê novamente...o que eu disse foi que as generalizações são perigosas, mas pelos vistos devia ter dito:

 

generalizações e verdades deturpadas das palavras dos outros são perigosas, na realidade a generalização a que eu me estava a referir era:

Recuperar um camarão doente não é impossivel,mas muito dificil.
claramente uma generalização, e claramente falsa.

 

E esta tua afirmação,não achas perigosa?:

 

QUOTE(Just_me @ Jul 31 2008, 12:23 AM)

varia de pessoa para pessoa, de aquário para aquário, do nivel de confiança que se tem nos conhecimentos, mas há pelo menos aquarios de sucesso sem trocas de agua durante 2 anos...

 

não, não é uma generalização...é um constatar de factos...

 

ou todas as pessoas devem sempre fazer TPA's de 15 em 15 dias? ou vais dar mais uma lei para o periodo ideal entre TPA's como fizeste para a iluminação ideal?

 

2 anos sem uma tpa? Um aquário com Fauna?

 

é verdade..e muito saudável... com bons crescimentos e com taxas de problemas muito menores do que mais de 90% dos aquarios de recife, lá está...quem sabe...sabe...

 

E ainda por cima disseste isto:

 

QUOTE(Just_me @ Jul 30 2008, 10:15 PM)

pode ser feito a nível profissional como amador, e até te digo mais, é mais fácil não as fazer a nível amador do que a nível profissional onde por vezes as condicionantes são muito maiores... e a troca de água se torna uma "muleta" fundamental para corrigir problemas

 

Então quer dizer quanto mais inexperiente és,mais capacidade tens de não fazer tpa's! Pois dizes que:''é mais fácil não as fazer (as tpa's) a nivel amador do que a nivel profissional''...
porque é que um profissional é mais experiente que um amador? basta olhares para a maior parte (há excepções) das lojas em Portugal para verificares que é ao contrário.

 

o que te esqueceste de citar foi que o que eu disse é que as condicionantes são maiores...um profissional por exemplo quando faz manutenção a um aquário num cliente, não vai lá todos os dias, não alimenta á mão todos os dias, não vê o comportamento dos peixes todos os dias, e portanto a capacidade de adaptar a resposta ao comportamento do aquario é mais limitada, dai que a TPA seja uma grande "muleta"... um profissional pode tambem ter mais aquarios para tratar, pode ser mais economico efectuar trocas de agua, pode ter sistemas mais complexos para gerir, etc... eu falei de condicionantes, tu falas de experiencia... e depois confundes ser profissional =>ganhar dinheiro com uma coisa , com ser experiente...

 

Não percebes que isso é perigoso,que a realidade é outra? Que a tua afirmação pode fazer com que alguém mais inexperiente pense:'' Bem,se o Just Me disse que se pode ter um aqua com sucesso sem fazer tpa's durante 2 anos, então pronto,este mês não faço,faço daqui a 2 meses que é o bastante...o tipo até diz palavras caras!''

 

lá está...eu não disse isso, disse que algumas pessoas conseguem ter um aquário sem TPA's durante mais de 2 anos...

 

Encontras-te uma solução? O quê deixares os peixes viverem na imundice?

 

não, lá está... mais uma extrapolação TUA...porque o que eu disse é que a solução é melhorar

 

Ou melhor sobreviverem,porque por estarem vivos não quer dizer que estão bem,mas sim que são resistentes!

 

Também não disse isso...

 

Se errar as trocas de água corrigem? Corrigem o quê? Se estiver errado nunca se vai ver o quê? É mau? Então optimo que não se veja!

 

eu disse que se está errado, que se melhore... porque se o erro continua... se um dia as TPA's falham (alguem pode ir por exemplo 1 mês e tal para o Alentejo, por exemplo)o erro aparece com a força toda... e lá porque não se vê não quer dizer que não esteja lá...pode é estar a matar devagarinho... ou como diz o ditado " O pior cego é aquele que não quer ver"

 

Preferes então fazer experiências e ver até onde os peixes aguentam sem uma tpa? Isso é que é saudável? Nesse caso,se estiveres errado vai mesmo se ver...os peixes todos mortos!

 

onde é que eu disse isso?

 

QUOTE(Just_me @ Jul 31 2008, 12:23 AM)

desde o principio da aquariofilia que se usam as trocas de água...é um dos truques mais antigos... mas lá porque no caminho de um aquariofilista se começa de 6 em 6 meses, se passa para 3 em 3, 1 em 1 semana, 2 em 2 dias, não quer dizer que o caminho seja sempre a diminuir...pode ser voltar a aumentar? já consideraste essa hipotese?

 

Mas essa hipotese era ideal! Eu sou um ecologista praticante (quanto possivel) e das coisas que mais me fazem pensar é todo o funcionamento e desperdicio praticado pela aquariofilia! Se houvesse um filtro ou qualquer coisa que me deixasse seguro que ao não fazer tpa's durante 2 anos a minha Fauna continuaria feliz e saudável,meu amigo,não pensava duas vezes!

 

 

há...mas não é um filtro ou qualquer coisa... chama-se saber e trabalho

 

Mas não sejas ingénuo,o que dizes não é praticável,pelo menos nesta realidade. É isso sim perigoso!

 

QUOTE(Just_me @ Jul 31 2008, 12:23 AM)

é o chamado aprender á cabeçada...aprendes com os teus erros em vez de com a experiência de outros...

 

Tu não? Tu aprendes com os erros dos outros?

 

aprendo com os meus...mas prefiro aprender com os dos outros...que são mais, aprendo como reagir antes de me acontecerem, aprendo a evitar.

 

como disse, há mais realidades sem ser os teus aquários... onde isso já acontece, é praticável, e onde os aquarios até não precisam de tantas TPA's...

 

Procuras os erros na net?
é brutal o que se pode aprender na net...desde que se saiba filtrar, saiba identificar fontes de confiança... cruzem a experiência de muitos... mas também há os livros, a conversa com outras pessoas...

 

 

E esses erros conseguem fazer com que ao colocares as mãos dentro de água consigas saber o PH da água,sem testes?

 

eu disse isso? mas olha que em alguns casos, sim (se estás a falar de testes comerciais, colorimétricos) mas por exemplo consigo olhar para uma planta e saber o que lhe pode estar a causar muitos problemas sem testes (colorimétricos, há outros testes que acontecem sem nós querermos e que podemos visualizar)

 

Aprender à cabeçada...é que os que dão a cabeçada não se esquecem do erro, mas aqueles que vêem o outro a dar a cabeçada não tarda esqueçem-se...não lhes doeu!

 

isso é capaz de ser um problema de memória...

 

Mas eu prefiro saber que um tiro na cabeça me vai fazer mal do que dar um tiro na cabeça, acredito que vá doer, e muito provavelmente não me vai servir no futuro essa aprendizagem.

 

afinal, a maior parte do conhecimento que tens...foi-te transmitido por outros...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu disse que se está errado, que se melhore... porque se o erro continua... se um dia as TPA's falham (alguem pode ir por exemplo 1 mês e tal para o Alentejo, por exemplo)o erro aparece com a força toda... e lá porque não se vê não quer dizer que não esteja lá...pode é estar a matar devagarinho... ou como diz o ditado " O pior cego é aquele que não quer ver"

Just Me,vamos lá ver que eu não estou a perceber. Digamos que um aqua tem um erro que pode matar devagarinho os peixes, e vamos falar de aquários de água doce,que de água salgada nunca tive(já agora dissetes 2 anos sem tpa's mas de um recife...e de água doce quanto tempo sem?). Então mesmo que o aqua não tenha erro nenhum, só por si, por não fazer tpa's ,não leva a que o aquário mais cedo ou mais terde tenha...erros?Isto não é ...lógico?

 

Ora um tipo tem um aquário com peixes e plantas vá.Monto o aquário. Faço a ciclagem. Fiz a ciclagem mal feita e ponho os peixes --Problema 1-- Há amonia no aquário e os peixes começam a adoecer. Este problema não conta,pois não mata devagarinho,mata rápido.E é o mais comum, devido à falta de paciência da generalidade das pessoas.

 

Depois 2/3 dos peixes morrem porque o tipo não conseguiu trata-los. Compra novos peixes, que por o aquário já estar mais maduro,cheio de bactérias por todo o lado, safam-se.Então aqui temos um aquário ciclado com peixes e plantas.

 

--Problema 2 e 3 e 4-- Excesso de alimentação ; excesso de Fauna no aquário ; aquário pequeno para as espécies mantidas. Estes problemas podem matar devagarinho,deteriora lentamente as condições da água. Solução: tpa's. As trocas vão ''remediar'' este problema, problema esse claramente de ''amadores''.

 

--Problema 5-- Excesso de fertilizante para as plantas ou envenenamento por quimicos. Este problema também pode matar devagarinho. A solução passa por fazer um ''reboot'' ao sistema, ou seja uma boa tpa semanal.

 

--Problema 6,7,8,9,20,11,12-- Excesso de CO2.; Temperatura errada para as espécies; Incompatibilidade entre espécies; fraca alimentação da Fauna ; falta de oxigénio ; PH incompativel com uma ou várias espécies envolvidas ; dureza inapropriada para a Fauna.

 

Ora em 12 problemas que me lembrei neste momento, em 5 o seu unico remédio(ou solução mais evidente) são as tpa's, os outros 6 tem de claramente ser solucionados à partida, e quem se aventura na aquariofilia tem de os saber. Claro que falo de aquários de amadores, porque 90% dos aquários existentes são de amadores,como eu.Tipos que gostam apenas de ficar a olhar para os peixes,sem interesse de ser um dia o Takashi Amano.

 

Depois, tens as doenças: Ictio; Hidropsia; Oodiniose, Putrefacção da boca, Lesões da pele, doença dos buracos, problemas nas guelras; parasitas,etc,etc. A grande maioria das doenças ataca os peixes, simplesmente porque eles estão em stress, e o seu sistema imunitário está fraco. Algo que a falta de tpa's e consequente declinio na qualidade da água potencia. E não interessa apenas ir colocando o que vai faltando devido à ausência das tpa's,nada substitui uma troca de água.

 

afinal, a maior parte do conhecimento que tens...foi-te transmitido por outros...

Sim...pelo meu pai primeiro,porque tenho aquários muito antes de haver internet. Questões acerca de como fertilizar as plantas sem gastar muito dinheiro é que o devo à net,e várias outras questões devo a este fórum.

...no entanto não tenho que revelar tudo o que sei...ainda não assinei aqui nenhum contrato que me obrigue a responder a tudo...ou a pesquisar pelos outros...

Mas se todos pensassem como tu, este fórum estaria infinitamente mais pobre. Porque para uma pessoa revelar tudo o que sabe não precisa de ser paga com nenhum contrato, precisa apenas de gostar de ensinar e não crer que o conhecimento é algo que tem de ficar só para nós.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just Me,vamos lá ver que eu não estou a perceber. Digamos que um aqua tem um erro que pode matar devagarinho os peixes, e vamos falar de aquários de água doce,que de água salgada nunca tive(já agora dissetes 2 anos sem tpa's mas de um recife...e de água doce quanto tempo sem?).

 

vamos então só falar de agua doce... quanto ao tempo sem TPA's podes ler coisas do Tom Barr, diana walstad por exemplo...

 

 

Então mesmo que o aqua não tenha erro nenhum, só por si, por não fazer tpa's ,não leva a que o aquário mais cedo ou mais terde tenha...erros?Isto não é ...lógico?

 

é intuitivo, lógico não...se não tem erros, não tem erros... na realidade os erros acontecem, e devem ser tratados...não obrigatoriamente com TPA's.

 

 

Ora um tipo tem um aquário com peixes e plantas vá.Monto o aquário. Faço a ciclagem. Fiz a ciclagem mal feita e ponho os peixes --Problema 1-- Há amonia no aquário e os peixes começam a adoecer. Este problema não conta,pois não mata devagarinho,mata rápido.E é o mais comum, devido à falta de paciência da generalidade das pessoas.

 

O erro, como disseste foi colocar peixes sem o aquario estar ciclado. solução para o problema imediato, pode ser a TPA, solução para não acontecer de novo, não colocar peixes (ou numero de peixes) que a biologia do aquario não aguente. esta solução não implica TPA's.

 

Depois 2/3 dos peixes morrem porque o tipo não conseguiu trata-los. Compra novos peixes, que por o aquário já estar mais maduro,cheio de bactérias por todo o lado, safam-se.Então aqui temos um aquário ciclado com peixes e plantas.

 

já resolveste o problema sem TPA's, deixaste o aquario maturar...era claramente falta de informação. e na realidade TPA's depois de um pico de amónia, podem apenas amenizar o problema, já que os danos por uma intoxicação aguda ficam lá...é como ter um AVC (acidente vascular cerebral), podes sobreviver, sem sequelas é que é dificil.

 

--Problema 2 e 3 e 4-- Excesso de alimentação ; excesso de Fauna no aquário ; aquário pequeno para as espécies mantidas. Estes problemas podem matar devagarinho,deteriora lentamente as condições da água. Solução: tpa's. As trocas vão ''remediar'' este problema, problema esse claramente de ''amadores''

 

eu diria que a solução é informação para perceber que se está a colocar comida a mais, que se tem peixes a mais no aquario, que o aquario é pequeno demais para a fauna, e corrigir, se reparares deste quase a solução para todos os problemas.

A solução da TPA não faz com que entre as TPA's a comida a mais não mantenha a agua num estado sofrivel, não faz com que os peixes a mais não tenham comportamentos alterados por isso, não faz com que o aquario seja maior do que é para as espécies em causa... ou seja, a TPA não é uma solução...é um remendo que não resolve por completo o problema...estás a mata-los devagar mas sem ver tanto o problema.

 

não concordas?

 

--Problema 5-- Excesso de fertilizante para as plantas ou envenenamento por quimicos. Este problema também pode matar devagarinho. A solução passa por fazer um ''reboot'' ao sistema, ou seja uma boa tpa semanal.

 

excesso de fertilizantes... bem, fertiliza menos... envenenamento por quimicos? quais quimicos? os que metes? ou surjem no aquario naturalmente? no aquario naturalmente...só os azotados (normalmente devidos a excesso de comida ou de animais -> tratado acima), sulfito de hidrogénio -> criado em bolsas anaerobicas devido a má circulação no substrato...

 

a resolução é mesmo corrigir as causas e não aliviar os sintomas...afinal, fazes a TPA e voltas a fertilizar mal...a fauna e flora sofrem com isso até á próxima TPA (se lá chegarem). Novamente a informação resolvia o problema, a TPA alivia o mesmo-> muleta.

 

--Problema 6,7,8,9,20,11,12-- Excesso de CO2.; Temperatura errada para as espécies; Incompatibilidade entre espécies; fraca alimentação da Fauna ; falta de oxigénio ; PH incompativel com uma ou várias espécies envolvidas ; dureza inapropriada para a Fauna.

 

Excesso de CO2
-> promover trocas gasosas -> mais saudavel do que uma troca de agua que vai trazer um choque de pH, e em seguida baixar a injecção do mesmo

 

Temperatura errada para as espécies
-> baixar ou subir a temperatura do aquario -> Ventoinhas, termostatos, refrigeradores. Agora TPA? não me parece... ou é crónico e a agua vai continuar com temperatura errada até á próxima TPA, ou é um pico, que tem de ser percebido e corrigido, mas que um choque de temperatura também não vai ajudar.

 

Incompatibilidade entre espécies
-> também não vai ser a TPA a resolver isto, mas sim a informação de que não deviam estar juntas, ler na net antes de adquirir os peixes, ou depois de dar a cabeçada, ir ler ou perguntar no forum, porque aconteceu...

 

fraca alimentação da Fauna
-> a TPA em principio tambem não vai ajudar a não ser em casos pontuais e mais em agua salgada do que doce...

 

falta de oxigénio
-> também não me parece ser a TPA o mais indicado...

 

PH incompativel com uma ou várias espécies envolvidas
-> também não é a TPA

 

dureza inapropriada para a Fauna.
-> também não é a TPA

 

por isso não vi nenhum que se resolva com TPA's mas sim alguns que podem beneficiar pontualmente com uma TPA, mas que nunca resolve o problema.

 

Ora em 12 problemas que me lembrei neste momento, em 5 o seu unico remédio(ou solução mais evidente) são as tpa's, os outros 6 tem de claramente ser solucionados à partida, e quem se aventura na aquariofilia tem de os saber.

 

como disse atrás..não vi nenhum que se resolva com TPA's, todos eles se resolviam com mais informação e com o procedimento adequado. A "muleta" serve para quem fez escolhas pouco informadas...

 

Claro que falo de aquários de amadores, porque 90% dos aquários existentes são de amadores,como eu.Tipos que gostam apenas de ficar a olhar para os peixes,sem interesse de ser um dia o Takashi Amano.

 

o meu objectivo é sempre melhorar e não continuar a fazer os mesmos erros, quando respondo a coisas no forum é para ajudar as pessoas a melhorar, e obviamente a terem mais prazer porque ao fazerem as coisas melhor...vão ter menos trabalho e melhores resultados...

 

podem continuar a fazer TPA's... como diz o outro ditado "quem não tem cabeça, tem pernas" (é um ditado, não estou a dizer que não teem cabeça, apenas que quem não tenta fazer melhor, tem normalmente de fazer várias vezes)

 

Depois, tens as doenças: Ictio; Hidropsia; Oodiniose, Putrefacção da boca, Lesões da pele, doença dos buracos, problemas nas guelras; parasitas,etc,etc. A grande maioria das doenças ataca os peixes, simplesmente porque eles estão em stress, e o seu sistema imunitário está fraco. Algo que a falta de tpa's e consequente declinio na qualidade da água potencia.

 

concordo com a primeira parte, quando dás o salto para as TPA's é que fazes o erro. o que causa a má qualidade da agua, o stress, o sistema imunitário fraco, são :

 

-más condições a vários niveis, muitas delas faladas atrás, e que como vimos não se resolvem com TPA's, atenuam-se com TPA's.

 

É como dizer: fumar faz mal, o fumo que os outros respiram á pala dos fumadores faz-lhes mal.

 

fumar numa sala arejada ajuda a minimizar o problema (TPA-> Troca parcial de AR :wink: ), a resolução para o problema era deixar de fumar ou de estar na mesma sala com fumadores.

 

a TPA( ar) resolve? não, ajuda? sim... a probabilidade de dizeres á outra pessoa para não fumar na mesma sala diminui se a sala for arejada porque te causa menos incomodo, sim!

 

transpondo, as TPA's levam a que não resolvas o problema o mais rápido possivel? sim...

 

(Eu sou fumador!)

 

 

E não interessa apenas ir colocando o que vai faltando devido à ausência das tpa's,nada substitui uma troca de água.

 

porque? ainda por cima a maior parte das bactérias patogénicas, virus, parasitas não andam livres na coluna de água...estão no hospedeiro, ou nas superficies...

 

porque é que a troca de agua não é substituida por nada? então vamos todos deixar os filtros, e todas as outras parafernálias...e só fazer trocas de agua...uma torneira com pinga pinga e uma saida para o esgoto... o dinheiro que se poupa em equipamentos, electricidade, consumiveis, etc...de certeza que fica mais barato em agua... experimenta fazer as contas...

 

Sim...pelo meu pai primeiro,porque tenho aquários muito antes de haver internet. Questões acerca de como fertilizar as plantas sem gastar muito dinheiro é que o devo à net,e várias outras questões devo a este fórum.

 

exacto, a maior parte do conhecimento é ensinado e não aprendido sem contacto com as outras pessoas...há que aproveitar! afinal temos um cerebro tão desenvolvido por causa da linguagem...

 

Mas se todos pensassem como tu, este fórum estaria infinitamente mais pobre. Porque para uma pessoa revelar tudo o que sabe não precisa de ser paga com nenhum contrato, precisa apenas de gostar de ensinar e não crer que o conhecimento é algo que tem de ficar só para nós.

 

faz uma pesquisa por posts e na pesquisa seleciona por membro e mete o meu nick... vais encontrar muito mais partilha de informação do que perguntas, se não gostasse de partilhar...não seria assim... mas como te disse... não tenho que dizer tudo o que sei. E se eu não partilhasse, nem tinhamos estas discussões nem tinha gasto tanto tempo a escrever esta resposta.

 

no entanto se eu tiver conhecimento que penso que pode valer dinheiro...tenho o direito de o vender... ou de o guardar e usar, podes sempre ir perguntar á eheim como fazem os filtros porque gostavas de fazer igual, á seachem como faz os produtos deles, à intel onde podes ir comprar um cpu mais barato que os deles, etc...etc...

 

como não vivo de subsidios, e tenho de trabalhar para ganhar dinheiro...se considero uma pesquisa e um estudo como trabalho...posso querer dinheiro pelo meu trabalho ou não?

 

Não sei como é o teu modo de vida...(nem tens de dizer, nem estou a perguntar) mas de certeza que não passas as 24horas dos teus dias a ajudar os outros, eu opto por ajudar os outros em parte do meu tempo sem receber nada...não dou é tudo...

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

até te digo mais...

 

faz umas contas...

 

imagina que num aquario sem mercurio ao inicio é colocado todos os dias 1mg de mercúrio (é um erro)

todas as semanas fazes uma tpa de 70% e vamos assumir que com isso limpas 70% do mercurio existente

 

fazendo umas contas:

 

ao fim de uma semana tens 7mg de mercurio no aquario- fazes a tpa e ficas com 30% do mercurio: 2,1mg

ao fim da semana seguinte tens 9,1mg de mercúrio

fazes a tpa e ficas com +-2,7mg de mercurio

ao fim da semana seguinte tens 9,7 mg de mercurio

fazes a tpa e ficas com +-2,9mg de mercúrio

como vês vai sempre aumentando qualquer que seja a percentagem inferior a 100% de TPA que faças.

Se TPA é parcial, então é sempre menor que 100%

logo o mercurio vai sempre aumentado qualquer que seja a tpa que faças...

 

solução:

1-Evitar a entrada de mercúrio

2.Conseguir eliminar o mercúrio biológicamente ou não

 

podes substituir o mercúrio por outro elemento, ou molécula qualquer... nitrato, fosfato, cobre, etc...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

logo o mercurio vai sempre aumentado qualquer que seja a tpa que faças...

Just Me eu não acredito que tu não compreendas isto... Ora o mercurio vai sempre aumentando mesmo fazendo tpa's...e se não as fizeres???? O mercurio vai acumulando sem a redução que tem com a tpa,não é obvio? É logico que devemos evitar a entrada de mercurio...

 

Porque a realidade é que as tpa's são para a maior parte das pessoas a diferença entre os peixes estarem vivos e estarem mortos! Se lhes tiras isso,ou se as induzes com o temivel erro que as tpa's são descartaveis vai haver muito peixes mortos! Isto porque as pessoas cometem erros,muitos.

 

Porque tu estás a ver mal a coisa,as tpa's não são um remendo para o que possamos fazer mal, as tpa's são base vital de toda a aquariofilia! Hoje em dia simplesmente ainda não existem filtros que façam as tpa's descartaveis. No futuro será possivel, um filtro que elimine todas as substâncias tóxicas acumuladas com o tempo e a par da adição de certos componentes tornar as tpa's incrivelmente espaçadas.

 

Hoje e no mundo real,nos pequenos mundos que temos nas casas das pessoas,onde a maior parte dos aquários tem erros de casting,ou por terem peixes a mais, ou por haver aquas pequenos,etc, uma tpa de 15 em 15 dias é i m p r e s c i n d i v e l.

 

Se me disseres que a par das tpa's há todo um mundo de sabedoria, que nós que mantemos peixes temos de saber, de modo a tornar a vida dos peixes mais saudável, e para o caso de alguém ir para o Alentejo 1 mês quando voltar ter os peixes todos vivos,isso é outra coisa que concordo. Um aquário não é só tpa's,nem estas solucionam tudo como é obvio.

 

Mas são uma ferramenta que não podemos menosprezar.

 

Just Me, tens aquários de água doce? Se tens qual a frequência com que fazes tpa's? (isto se quiseres responder)

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just Me eu não acredito que tu não compreendas isto... Ora o mercurio vai sempre aumentando mesmo fazendo tpa's...e se não as fizeres???? O mercurio vai acumulando sem a redução que tem com a tpa,não é obvio? É logico que devemos evitar a entrada de mercurio...E escusavas de colocar à frente do mercurio (é um erro),,, :wink:

 

Porque a realidade é que as tpa's são para a maior parte das pessoas a diferença entre os peixes estarem vivos e estarem mortos! Se lhes tiras isso,ou se as induzes com o temivel erro que as tpa's são descartaveis vai haver muito peixes mortos! Isto porque as pessoas cometem erros,muitos.

 

Porque tu estás a ver mal a coisa,as tpa's não são um remendo para o que possamos fazer mal, as tpa's são base vital de toda a aquariofilia! Hoje em dia simplesmente ainda não existem filtros que façam as tpa's descartaveis. No futuro será possivel, um filtro que elimine todas as substâncias tóxicas acumuladas com o tempo e a par da adição de certos componentes tornar as tpa's incrivelmente espaçadas.

 

Hoje e no mundo real,nos pequenos mundos que temos nas casas das pessoas,onde a maior parte dos aquários tem erros de casting,ou por terem peixes a mais, ou por haver aquas pequenos,etc, uma tpa de 15 em 15 dias é i m p r e s c i n d i v e l.

 

Se me disseres que a par das tpa's há todo um mundo de sabedoria, que nós que mantemos peixes temos de saber, de modo a tornar a vida dos peixes mais saudável, e para o caso de alguém ir para o Alentejo 1 mês quando voltar ter os peixes todos vivos,isso é outra coisa que concordo. Um aquário não é só tpa's,nem estas solucionam tudo como é obvio.

 

Mas são uma ferramenta que não podemos menosprezar.

 

Just Me, tens aquários de água doce? Se tens qual a frequência com que fazes tpa's? (isto se quiseres responder)

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então agora faz estas contas: sem querer entornavas 1mg de mercúrio no aqua (é um erro) :wink: .Mas não entornavas mais nenhum mercurio.

 

Se fizesse uma tpa de 50% ficavas com menos mercurio e à medida que fosses fazendo tpas semanalmente ias ficando sem mercurio.

 

Se não fizesses tpa's...o mercurio ficaria sempre no aquário!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É do estilo: Para quê tomar banho? A solução passa por não nos sujarmos! Se não sairmos à rua e nos enfiarmos numa redoma de vidro não há necessiade de tomar banho! :wink:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just Me eu não acredito que tu não compreendas isto... Ora o mercurio vai sempre aumentando mesmo fazendo tpa's...e se não as fizeres???? O mercurio vai acumulando sem a redução que tem com a tpa,não é obvio? É logico que devemos evitar a entrada de mercurio...

 

solução:

1-Evitar a entrada de mercúrio

2.Conseguir eliminar o mercúrio biológicamente ou não

 

 

 

Porque a realidade é que as tpa's são para a maior parte das pessoas a diferença entre os peixes estarem vivos e estarem mortos! Se lhes tiras isso,ou se as induzes com o temivel erro que as tpa's são descartaveis vai haver muito peixes mortos! Isto porque as pessoas cometem erros,muitos.

 

lá estás tu a generalizar...eu nunca disse que era para todos, é para quem sabe...mas todos deviam querer saber, ou não é o que estamos todos a fazer no fórum? a aprender? eu desde o principio que estou contra é ser impossivel manter um aquario sem TPA's...não é!

 

Porque tu estás a ver mal a coisa,as tpa's não são um remendo para o que possamos fazer mal, as tpa's são base vital de toda a aquariofilia! Hoje em dia simplesmente ainda não existem filtros que façam as tpa's descartaveis. No futuro será possivel, um filtro que elimine todas as substâncias tóxicas acumuladas com o tempo e a par da adição de certos componentes tornar as tpa's incrivelmente espaçadas.

 

quanto a serem a base vital de toda a aquariofilia...não concordo...quem não sabe ou não quer...faz tpa's...quem sabee quer...neste momento já consegue manter sem tpa's...

 

a solução nao é um filtro milagroso...a solução é conhecimento...

 

Hoje e no mundo real,nos pequenos mundos que temos nas casas das pessoas,onde a maior parte dos aquários tem erros de casting,ou por terem peixes a mais, ou por haver aquas pequenos,etc, uma tpa de 15 em 15 dias é i m p r e s c i n d i v e l.

 

tens razão...podem contiinuar com todos os erros desde que façam TPA está tudo bem...não percebi foi se leste tudo o que disse em cima...

 

Se me disseres que a par das tpa's há todo um mundo de sabedoria, que nós que mantemos peixes temos de saber, de modo a tornar a vida dos peixes mais saudável, e para o caso de alguém ir para o Alentejo 1 mês quando voltar ter os peixes todos vivos,isso é outra coisa que concordo. Um aquário não é só tpa's,nem estas solucionam tudo como é obvio.

 

lá está...pode nem ser a par... eu não gosto de generalizar... pelos vistos só trabalhas com generalizações... ou é para todos ou não é...

 

Mas são uma ferramenta que não podemos menosprezar.

 

para muita gente sim, nunca disse o contrário...para todos não..logo não é correcto afirmar que não é possivel manter aquarios sem TPA's...

 

Just Me, tens aquários de água doce? Se tens qual a frequência com que fazes tpa's? (isto se quiseres responder)

 

neste momento não... no ultimo que mantive...esteve sem TPA's durante 1 ano...depois...depois mudei de casa tive de desmontar...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então agora faz estas contas: sem querer entornavas 1mg de mercúrio no aqua (é um erro) :angel: .Mas não entornavas mais nenhum mercurio.

 

Se fizesse uma tpa de 50% ficavas com menos mercurio e à medida que fosses fazendo tpas semanalmente ias ficando sem mercurio.

 

Se não fizesses tpa's...o mercurio ficaria sempre no aquário!

 

solução:

1-Evitar a entrada de mercúrio

2.Conseguir eliminar o mercúrio biológicamente ou não

 

É do estilo: Para quê tomar banho? A solução passa por não nos sujarmos! Se não sairmos à rua e nos enfiarmos numa redoma de vidro não há necessiade de tomar banho!

 

Também posso extremar a tua solução para...vamos todos saltar para os maiores montes de esterco que encontrar-mos, fossas sépticas, experimentar toda a porcaria que encontrar-mos no chão, vamos esquecer os medicamentos, a alimentação sudável,exercicio,etc...depois tomamos um banhinho e pronto estamos todos saudáveis outra vez...ou não...

 

como pelos vistos não aceitas os meus argumentos e como não há mais ninguem a participar acabo esta minha "discussão" contigo com:

 

tens razão..boa sorte...

 

mas o interessante é que quando escrevo, na realidade...o que eu escrevo não é para ti, nem para me justificar perante ti, nem para discutir contigo, nem para que tu concordes com o que eu escrevo... é para ensinar a todos os outos que leem isto e outras coisas que escreves...

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou acrescentar nada ao assunto em sim mesmo a não ser que existem pessoas perfeitamente capazes de manter aquários com TPA's muito espaçadas (anos? possivelmente) mas não são os normais aquariofilistas.

 

 

Quem me dera ser um deles, mas tb acho que apesar do Just me ter muita razão no que escreve e tenho tido cuidado a ler os tópicos todos dele, muita coisa acaba por me passar ao lado, não será possível indicares umas literaturas (sites) para o pessoal? ;p

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens razão...podem contiinuar com todos os erros desde que façam TPA está tudo bem...não percebi foi se leste tudo o que disse em cima...

Não é isso Just Me, imagina que tomo vacinas,não me sujo, alimento-me bem,sou um tipo saudável,continuo a ter que tomar banho.

 

O mesmo se passa com o aqua. Acho que mesmo fazendo tudo correctamente uma tpa nem que seja de 15% de 15 em 15 dias é essencial na minha opinião.

 

Existem aquários com vários sistemas, por exemplo os sistemas gota-a-gota,em que por um lado sai a água do aqua e por outro entra água limpa, gota-a-gota.

 

Num aquário destes não é necessário tpa's no sentido que lhe chamamos,ou seja retirar tantos litros de água e colocar outros tantos,porque o próprio sistema é uma tpa continua.

 

Na aquariofilia como tudo na vida não existem impossiveis.Se é possivel ter um aqua com Fauna sem tpa's? Claro que é possivel,basta não fazer tpa's. Agora um aqua sem tpa's é a melhor maneira para manter os peixes o mais saudável possivel? Não.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a questão é mais do genero:

 

TPA Imprescindivel?- Não de todo (mantive um nano de 10 litros com apenas camaroes sem qualquer TPA apenas com reposiçao de agua evaporada)

Agora que a TPA em muitos casos é uma ajuda preciosa, isso sim, agora uma solução, nem pensar.

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me queria meter onde nao sou chamado..

Admiro bastante as discussões deste dois users do forum visto terem muito conteudo...

Mas, se teem tantas ideias por discutir acho que o deveriam fazer pessoalmente(so tinham a ganhar com isso) Ou abrir um topico de discussão de ideias e nao baralhar outros users com os seus "Off topics" sim pk as vezes nao são off mas como disse ali outro user, julgo que o user que tinha o problema da echinodorus ou aprendeu tudo duma vez ou ficou na mesma.

 

Se ofendi alguem apresento desde ja as minhas descultas.

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me queria meter onde nao sou chamado..

Admiro bastante as discussões deste dois users do forum visto terem muito conteudo...

Mas, se teem tantas ideias por discutir acho que o deveriam fazer pessoalmente(so tinham a ganhar com isso) Ou abrir um topico de discussão de ideias e nao baralhar outros users com os seus "Off topics" sim pk as vezes nao são off mas como disse ali outro user, julgo que o user que tinha o problema da echinodorus ou aprendeu tudo duma vez ou ficou na mesma.

 

Se ofendi alguem apresento desde ja as minhas descultas.

 

boas

 

quanto ao user em questao acabou por saber qual era o problema desde o inicio. :D

 

mas se regressou para ler o topico ai ja deve de ter ficado baralhado com muitas das coisas que leu por ser amador e nem saber metade do segnificado das coisas ;)

 

mas para quem já aqui anda há mais tempo sao sempre boas leituras para se ler e as tentar meter em practica e se resultar corrigir certos erros que se vao cometendo. ;)

 

as trocas de ideias sao saudaveis e aproveitando as opnioes dos dois user em questao e fazendo-lhes uma metamorfose acho que encontramos um equelibrio perfeito para fazer as coisas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais