[FICHA] Labeotropheus fuelleborni sp.


Recommended Posts

Labeotropheus fuelleborni

 

Esta espécie faz parte dum grupo de M’bunas considerados de “grande porte” onde normalmente são incluídos os seguintes grupos: Petrotilapia, Pseudotropheus crabro, Grandes Melanochromis (chipokae, parallelus, vermivorus), Pseudotropheus elegans, "Melanochromis" labrosus, Maylandia zebra, Maylandia lombardoi, Maylandia hajomaylandi,etc.

Habitat natural: espécie endémica do lago Malawi, encontrado em quase todas as zonas superficiais e rochosas do lago, é encontrado somente até aos sete metros de profundidade.

Tamanho e forma do corpo: o seu tamanho varia desde a população maior que é encontrada em Chirwa Island na parte Sul de Chilumba na qual os machos podem atingir os 18 cm, até à população originária de Selewa na costa Noroeste, na qual os machos atingem somente os 10 cm. As fêmeas são cerca de 25% mais pequenas.

O corpo é alongado e moderadamente comprimido sobre os flancos, ligeiramente mais alto que o do seu aparentado Labeotropheus trewavasae. A boca é muito aberta a toda a largura da cabeça. O lábio superior é hiper-desenvolvido e o nariz é carnudo a cai sobre a boca. Este formato da boca permite que ele consiga “ripar” as algas das rochas sem precisas de se colocar na posição vertical como acontece com os restantes M’bunas.

Coloração e diferenças sexuais: as fêmeas de todas as populações são praticamente da mesma cor, ou seja, são todas castanhas acinzentadas com uma dezena de riscas transversais ao longo do corpo.

Fora deste padrão de cor, existem as variedades “OB” (Orange blotch) e/ou as “O” (Orange). Em certas populações a percentagem de OBs e Os atingem os 50%.

A cor dos machos varia em função das populações, mas a sua cor de base é o azul mais ou menos intenso e com reflexos amarelos. Podem também ser encontrados na sua variante OB. Em função das variedades geográficas uma cor particular pode ser encontrada sobre os flancos e barbatanas.

Obviamente, é muito simples de distinguir os machos das fêmeas no seu tamanho adulto, no entanto poderá ser mais difícil nas variantes “O” e “OB”, mas mesmo nestas os machos têm normalmente reflexos azuis.

Comportamento e alimentação em aquário: como quase todos os M’bunas são muito agressivos perante os da mesma espécie mas bastante tolerantes para as outras. Dado o seu tamanho normalmente dominam o aquário se este for relativamente pequeno.

Quanto à sua alimentação, devemos administrar muita quantidade de matéria vegetal, dado que esta espécie e principalmente herbívora alimentando-se no seu meio natural de algas de pequenos invertebrados que nelas se encontram. (Aufwuchs).

Reproduz-se praticando o ritual do acasalamento em T, como já referido e como todos os outros M’bunas.

Aquário: devemos providenciar um aquário bastante grande, sempre que possível acima dos 300l, com uma decoração rochosa. As condições da água devem ser o mais próximas das do seu meio ambiente (pH >7,5; GH 4 a 5; temp.: 24 a 28 ºC).

 

Algumas fotos do macho (de população indeterminada):

 

Labeotropheus_fuelleborni_011.jpg

 

Labeotropheus_fuelleborni_021.jpg

 

Labeotropheus_fuelleborni_010.jpg

 

Labeotropheus_fuelleborni_014.jpg

 

Labeotropheus_fuelleborni_018.jpg

 

Abraço

Editado por João Magalhães

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.