Duvida TPA


Recommended Posts

Boas! tenho por habito fazer pelo menos duas TPA por semana num aquario com capacidade para 120l. Tenho tres discos e 5 escalares e outros mais pequenos. Para eliminar o cloro uso um produto q compro na loja local. A minha duvida é a seguinte: em vez de usar o produto que me pesa no bolso para eliminar o cloro nao existira outro metodo? ouvi falar em deixar repousar a agua com uma pedra difusora, por quanto tempo?

 

Obrig cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

acho que basta deixar a água repousar um dia ou dois, mas para ter a certeza uso sempre o produto.

 

Esse aquário é demasiado pequeno para esses peixes, pelo o que eu li é necessário cerca 50 litros para 1 disco e uns 40 ou 35 para os escalares.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Basta deixares por exemplo água num garrafão sem tampa durante uma noite, desta forma, penso que o cloro se evaporiza, ficando só agua sem cloro.

 

Hummm...esta técnica confirma-se? É assim que costumam fazer as vossas TPA's?

É que ainda se poupa uns trocos, além de que é menos química na agua que vai para o aqua, correcto?

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas:

Como já aqui dito basta deixares repousar a agua 24 horas.

 

Mas e os metais pesados?? Esses nao evaporam, pelo que não são neutralizados, correcto?

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm...esta técnica confirma-se? É assim que costumam fazer as vossas TPA's?

É que ainda se poupa uns trocos, além de que é menos química na agua que vai para o aqua, correcto?

Boas,

O metais são químicos e perigosos.

 

 

Mas e os metais pesados?? Esses nao evaporam, pelo que não são neutralizados, correcto?

Boas,

Pois é. Não são menos químicos. Os metais pesados são letais a longo prazo e nunca evaporam.

 

P.S: esta é uma "luta" que tenho vindo a perder à medida que o tempo passa e se vê cada vez mais escrito para deixar evaporar o cloro.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S: esta é uma "luta" que tenho vindo a perder à medida que o tempo passa e se vê cada vez mais escrito para deixar evaporar o cloro.

 

Parece-me que o deixar evaporar o cloro não é mau, mas não vai permitir que não se use neutralizante de metais pesados, pois parecem-me coisas completamente distintas...mas.... os mais experientes que se pronunciem!

 

Também estou curioso para saber qual a melhor solução! :?

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo na minha,

 

Deixas uma noite, o cloro (principal quimico) evapora-se. Os metais as vezes até podem ajudar o "metabolismo" do aquário, depende do aquário e do seu ponto de vista, no entanto não deixam de ser perigosos. Mas há anos, que eu e MUITA gente faz como eu faço, alias, eu faço assim porque me ensinaram a fazer assim, e nunca tive problemas, aliás, tenho orgulho nos meus aquários.

 

Mas de qualquer forma, tudo depende da agua da tua zona, e cada caso é um caso, por isso mais vale prevenir.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo na minha,

 

Deixas uma noite, o cloro (principal quimico) evapora-se. Os metais as vezes até podem ajudar o "metabolismo" do aquário, depende do aquário e do seu ponto de vista, no entanto não deixam de ser perigosos. Mas há anos, que eu e MUITA gente faz como eu faço, alias, eu faço assim porque me ensinaram a fazer assim, e nunca tive problemas, aliás, tenho orgulho nos meus aquários.

 

Mas de qualquer forma, tudo depende da agua da tua zona, e cada caso é um caso, por isso mais vale prevenir.

 

 

 

eu nem isso faço!

 

é directo da torneira para o aqua dos discus!

 

peixes doentes = 0

 

mortes = 0

 

 

tantos anos assim é foi apenas sorte? n me parece...;)

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nem isso faço!

 

é directo da torneira para o aqua dos discus!

 

peixes doentes = 0

 

mortes = 0

 

 

tantos anos assim é foi apenas sorte? n me parece...;)

 

 

Confirmo, de vez em quando tambem vai assim, e nada.

 

Somos uns sortudos william ;) ou não

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo na minha,

 

Deixas uma noite, o cloro (principal quimico) evapora-se. Os metais as vezes até podem ajudar o "metabolismo" do aquário, depende do aquário e do seu ponto de vista, no entanto não deixam de ser perigosos. Mas há anos, que eu e MUITA gente faz como eu faço, alias, eu faço assim porque me ensinaram a fazer assim, e nunca tive problemas, aliás, tenho orgulho nos meus aquários.

Mas de qualquer forma, tudo depende da agua da tua zona, e cada caso é um caso, por isso mais vale prevenir.

Boas,

Há um factor que será sempre uma incógnita: os metais diminuem a esperança de vida dos peixes ou não?

 

Confesso que não conheço a resposta e não descubro nada na pesquisa. É cada um continuar a fazer como fez e faz até agora.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Há um factor que será sempre uma incógnita: os metais diminuem a esperança de vida dos peixes ou não?

 

Confesso que não conheço a resposta e não descubro nada na pesquisa. É cada um continuar a fazer como fez e faz até agora.

Cumps.

 

Pois...entao e quem vai começar a fazer dentro em breve, mas nunca fez!?!?!? :)

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem é directo da torneira e normalmente semi fresquinha.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Continuo sem perceber como é que os metais pesados se "evaporam", e se não acontecer, até que ponto são prejudiciais.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O facto de meter água directa da torneira e não ter mortes não é uma questão de sorte e sim de probabilidades, como sabemos o cloro é usado na rede doméstica para eliminação de certo tipo de micro-organismos, bactérias, na àgua, sendo que a sua dosagem está directamente relacionada com a concentração destes seres nocivos aos humanos. Normalmente, eu arriscaria 99% das vezes, o cloro presente na àgua é em tão baixas concentrações que não afecta os seres no aquário, no entanto, sobretudo em alturas de proliferação bactereológica elevada, como é o caso dos dias de maior calor, pode haver necessidade de aumentar a quantidade de cloro na rede. É nestes casos que pode haver problemas.

 

Quanto aos metais pesados a probabilidade de os encontrar na rede em concentrações nocivas é ainda menor, mas pode acontecer. Evitem é usar por exemplo água quente, pois esta aumenta a probabilidade da àgua vir com metais pesados quando em contacto com canalizações mais antigas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu tb faço a TPA directamente da torneira e até hoje não tive nenhum problema.

 

pelo pouco que percebo penso que até 20% de agua nova não provoca nenhum impacto devido ao cloro.

 

abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu tb faço a TPA directamente da torneira e até hoje não tive nenhum problema.

 

pelo pouco que percebo penso que até 20% de agua nova não provoca nenhum impacto devido ao cloro.

 

abc

JJ

Boas,

Até 1% provoca. Acontece é que os peixes, apesar de sensíveis, não são flores de estufa e lá vão aguentando, até verem a sua esperança de vida diminuída.

Cumps.

 

P.S.: lê link do Dianam.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Até 1% provoca. Acontece é que os peixes, apesar de sensíveis, não são flores de estufa e lá vão aguentando, até verem a sua esperança de vida diminuída.

Cumps.

 

P.S.: lê link do Dianam.

 

Boas,

 

sim, eu falava de um impacto prejudicial que leva-se os peixes a morte.

 

De qq modo mais vale deixar a agua em repouso 24 horas do que gastar dinheiro nestes produtos.

 

Cumprimentos

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A isto chama-se um mal-entendido. Referias-te à morte instantânae e eu à morte a mais ou menos longo prazo.

 

Desendimento desfeito.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes.

 

eu sou de opiniao que a longo prazo o cloro e os metais danificam ,levando

mesmo a morte prematura dos peixes,apesar de estes hoje em dia serem reproduzidos

em cativeiro, nem a agua nem os valores quimicos desta sao os encontrados

na natureza no seu habitat.

e nem estou a falar de discus oriundos do rio negro(ou outras especies) porque

para esses é impensavel agua com cloro e metais.

 

 

mlaurisoa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.