Com "ar" de Amazonico


fabio_TMR

Recommended Posts

Gosto do 6. Mas também depende muito das espécies que vais manter... se for peixes granditos eu mantinha assim para ganhar espaço livre de natação.. Agora se for para espécies pequenas eu mantinha o aspecto mas metia os troncos na regra do ouro..

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voto claramente no 6! Deixa-te bastante espaço livre para os discus nadarem, e também permite esconderijos para eles. Já para não dizer que é o mais equilibrado ;) kryptical a dar cartas :oops:

Ao contrario do que muitas vezes se pensa, o aquario mais bonito não é aquele que está cheio de hardscape e plantas, mas o que consegue o equilibrio entre completar os espaços e deixar espaço livre :-D

 

Apesar de estar excelente gostava de te dar uma ultima sugestão na colocação do hardscape: na opção 6 virar os troncos 180º e coloca-los sobre a esquerda. Esta sugestão vem porque me parece que os troncos estão todos a "apontar" para o fundo do aquario, e acho que ficam muito melhor se estiverem com as pontas para fora ;)

 

E li agora o comentario do godlike sobre a regra de ouro... ele tem razão no facto de termos de itensificar o ponto 1:1,618 mas acho que mesmo deixando os troncos como estão podes itensificar depois com plantas. Uma grande blyxa ali naquela zona ficaria :wink:

 

Vai dando novidades ;)

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

virar os troncos 180º e coloca-los sobre a esquerda. Esta sugestão vem porque me parece que os troncos estão todos a "apontar" para o fundo do aquario, e acho que ficam muito melhor se estiverem com as pontas para fora ;)

A olhar para as fotos não dá para perceber bem, mas os troncos estão a apontar para fora no layout (6), isto é, o maximo que consegui ;) (aliás, tentei fazer isso em todos). Vê la se dá para perceber melhor nesta foto: :)

DSC04146.jpg

 

Ainda niguem tinha sugerido isso, mas ja ontem me tinha lembrado do mesmo, e hoje fui experimentar fazer o (6) mas do lado esquerdo... :)

Então aqui ficam algumas fotos:

 

(7)

DSC04153.jpg

DSC04157.jpg

(Um tronco esta mal posicionado, isto é, não está na posição que está em (6), porque a agua ja estava quase a ferver e tive de me despaxar... Então ja não me lembrava como era... :wacko: )

 

Como podem reparar, os troncos ficaram mesmo muito escuros, porque será? Será que foi de estarem em agua muito quente durante muito tempo? E ficaram queimados... :( Ou tinjiram por a aqua ter ficado tão escura e vão acabar por ficar bons no fim?

 

Ontem e hoje fiz assim: 3 panelas de agua com muito sal, o que significa que a agua quando entra em contacto com os troncos esta a mais de 100ºC... Quando deito a 1a panela no carro de mão, ja la estão os troncos. A 2a "dose" vem subir o nivel da agua e aumentar novamente um pouco a temperatura da que ja la estava. O que quer dizer que os troncos ficam aí 3h mergulhados em água á volta dos 100ºC, e continuam sempre la dentro ate esta arrefecer...

 

O que acham disto?

Amanha ja deixo de por sal na agua...

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

os troncos já estao mais que bons ;)

 

daqui a pouco nao se conseguem comer de tanto salgados :)

 

bota areao nisso e tanto do lado esquerdo como do lado direito fica á maneira :)

 

epá isso do 1.1 9367 tira tira mete mete, epá isso bai dar uma granda bolta :wacko::(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os troncos já estao mais que bons :)

 

daqui a pouco nao se conseguem comer de tanto salgados :)

 

bota areao nisso e tanto do lado esquerdo como do lado direito fica á maneira :wacko:

 

epá isso do 1.1 9367 tira tira mete mete, epá isso bai dar uma granda bolta :(;)

Lool :lol:

Os troncos bons p comer, mas por enquanto é só sopa de tronco, que com a cor que eles dão á agua... #food

Mas na 2a ja devem tar bons, e aí sim, de manha compro o substracto e as plantas e á noite mostro-vos aqui as 1as fotos... ;)

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, era dessa opção 7 que eu estava a falar, embora não estejam tão bem encaixados como tinhas no 6... depois quando fores montar o layout testa as duas, que ao fim ao cabo so muda o lado dos troncos que fica virado pro vidro, entre a 6 e a 7 agora é o teu gosto a trabalhar (embora eu pusesse tipo a 7 :)).

 

PS: Os troncos ficam castanhos porque tão ensopados em agua.... :D

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, era dessa opção 7 que eu estava a falar, embora não estejam tão bem encaixados como tinhas no 6...

(...)

PS: Os troncos ficam castanhos porque tão ensopados em agua.... bigsmile

Pois, os troncos nessas fotos não ficaram mesmo nada bem arrumados, foi mesmo tudo á pressa e não conseguia fazer nada com jeito assim com aquela pressão... :wink:

 

Lol, estão mais castanhos porque estão molhados, mas referia-me ás partes que ficaram mesmo pretas... :happy: Ha partes que ficaram muito claras na mesma, mas a maioria escureceu mesmo muito, e alguns bocados estão pretos... :huh:

Hoje quanto troquei a agua ainda tive a passar com a escova de aço nas partes pretas, mas continuaram iguais...

 

A agua é que continua parece café, e café forte... cabecadura Espero que isso mude rapidamente! :onfire:

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tenho acompanhado a montagem e parece que agora sim ,com o 6 acertaste !!! cabecadura

 

Tem o espaço necessario para os discus,para as plantas e tens layout porreiro !

 

Agora queremos continuação !

 

TCHAU

Editado por ARCOBALENO

Arcobaleno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem tava a queichar-me da agua dos troncos estar tipo café, então quando cheguei hoje de manha para fazer a troca de agua ja se viam os troncos... Assim tipo descafeinado... :tongue: A pouco fui ver como eles se estavam a portar e a agua continua transparente! ;)

Isto está a compor-se, se assim continuar, na 2a feira vou monta-lo e á noite vão sair aqui as 1as fotos! :)

 

Fiquem bem, obrigado por estarem a comentar e a acompanhar o projecto. cheers

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Estou a acompanhar este projecto e estou a gostar, está a ser bem pensado!

 

Quantoa o tronco, uma corzinha amarela até ia ficar bem no aqua estilo Amazónico, os Discus não se importam nada!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

bora lá com isso.... passa á montagem porraaaaa!!!!!!!!!!!

claramente 6 ;)

 

 

cumps

Manu33.

__________________

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=58358

Editado por manu33
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tenho acompanhado a evolução do teu projecto e até agora o layout do 6 é mesmo o melhor, agora tens de de montar isso e colocar mais umas fotos.

 

Com isto tudo estou seriamente a pensar alterar um aquario que está mas ou menos parado... vamos ver se o teu projecto activa o meu. :)

 

Bom trabalho.

Luis

"You're not your job.

You're not how much money you have in the bank.

You're not the car you drive.

You're not the contents of your wallet. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindos ao tópico! cheers

Este aquario é o seguimento deste topico, e aqui pretendo mostrar o processo de montagem e toda a sua vida no futuro... ::D:

Basicamente, quero um Amazonico mas não um biotopo 200% fiável, como vão perceber... Isto é, quero iniciar-me nos Discus e ter um aquario com um layout adequado a eles. :P

 

O setup previsto para o áqua:

 

SETUP

 

Aquario: Hagen 120(comp)*50(alt)*40(larg)

Filtragem: Fluval 305

Aquecimento: termostato 300W fluval

Temperatura: 28º

 

Substrato: (o mais provavel, mas ainda em meditação sobre o investimento... :roll: )

ADA Power Sand Special M

ADA Aquasoil

 

CO2: Caseiro (talvez ate ao natal, ou mais ainda... :-D )

 

Iluminação: calha dupla GLO com reflector e duas lamapadas T5 (life glo 55 watts e power glo 55 watts)

 

Fertilização: ADA ou Tropica, mas deve ser Tropica...

 

Flora:

De certeza:

Echinodorus bleheri

Fetos de Java

Musgo X-mas

 

As outras estão por decidir, mas para a parte de tras quero umas que fiquem com folhas fora de agua, e para a frente penso em Echinodorus mais pequenas (ou algumas do género).

 

 

Fauna:

Pitbull Pleco (LDA25) - Parotocinclus Jumbo

Otocinclus sp.

Neritina natalensis

Crossocheilus siamensis

DISCUS :wub:

Corydoras

 

Cardume de:

Cardinais

ou (ou ambos, mas com menos exemplares de cada)

"Olho de fogo"??? (agora não me lembro do nome deles... :dry: )

 

Decoração / Hardscape: troncos ramificados de videira

 

Depois de colar o vinil preto, ficam os primeiros ensaios de layout (todos eles são combinações de varios troncos, 2 a 2, não tenho nenhum que goste de ver sozinho):

 

(1)

DSC04088.jpg

 

(2)

DSC04079.jpg

 

(3)

DSC04083.jpg

 

(4)

DSC04085.jpg

 

(Resta dizer que as arestas e pontas dos ramos vão ser passadas a lixa de modo a não ferirem os peixes no futuro, e na 2a feira espero começar o tratamento dos troncos...)

 

Estes foram os que gostei mais depois de escolher entre muitas fotos com varias combinações de troncos em todas as posições...

Ainda assim, devo confessar que ao vivo gostei bem mais que nas fotos, fiquei um pouco desiludido... :huh: Ao ver as fotos, o que gosto mais ainda é o (1) ou o (2)...

 

O que acham? Qual gostam mais? Sugestões?

 

 

 

Boas,

 

Depois de devidamente "trabalhado" o 3º também fica espectacular!

 

3.ª Feira vou dar uma espreitadela à loja. Tenho andado "arredado" do fórum e só agora li as novidades sobre a loja. Até que enfim que vamos ter alguma coisa de jeito aqui na zona.

 

Continua com o teu aquário que isso tem potencial. Tenho que arranjar uns troncos idênticos, mas isso dá um trabalhão a preparar...!!!

 

Abraço.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com isto tudo estou seriamente a pensar alterar um aquario que está mas ou menos parado... vamos ver se o teu projecto activa o meu. :wub:

Espero que active o teu, queria dizer que o meu ate nem tinha ficado mau de todo... :roll:

 

Continua com o teu aquário que isso tem potencial. Tenho que arranjar uns troncos idênticos, mas isso dá um trabalhão a preparar...!!!

Se estiveres interessado em alguns dos troncos que não vou usar não hesites em enviar MP, posso dar a quem quiser, porque caso contrario vão ter de ir para a lareira no inverno... cheers

Realmente dão um bocado de trabalho a preparar, é uma chatice, mas também se poupam uns trocos... ::D: E o maior trabalho é a parte de os andar a ferver e a ver se não flutuam, mas isso também se tem de fazer com os que se vendem nas lojas... :huh:

 

Em relação á loja, uma palavra: FINALMENTE!!! :dry:

 

Bem pessoal, agora vou dormir que as 10h30 vou comprar o substracto e as plantas para montar o aquario! Logo á noite posto as fotos da montagem... :P

Para criar suspense, não vou dizer qual vai ser o layout escolhido... lol :-D

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Finalmente ja tenho o aquario montado e venho aqui mostrar as fotos em 1ª mão! :morning:

Custou mas foi... Na segunda ja não vim ca mostrar fotos porque estive a montá-lo ate ás 5h30 da manha, e acabou por não ficar bem como queria, então hoje (terça-feira) é que tudo foi posto no sítio e acabada a montagem que durou toda a tarde...

Mas vamos ao que interessa, FOTOS:

 

Mesa de apoio... :P

DSC04161.jpg

 

A distribuir Aquasoil e Power sand

DSC04166.jpg

 

Os troncos foram para o sitio deles ja com o musgo e os fetos

DSC04176.jpg

 

A deitar um pouco de agua para começar a plantar

DSC04177.jpg

 

Depois de plantado e cheio de agua

DSC04179.jpg

 

No outro dia mudei algumas plantas de sitio e plantei as plantas "rasteiras", despejei a agua e voltei a encher

DSC04186.jpg

 

Depois de cheio...

DSC04191.jpg

 

Passadas 3h, ja tinha passado o nevoeiro e com o CO2 caseiro ja a trabalhar :happy:

DSC04195.jpg

 

Mais uma foto, agora so da parte mais plantada e para mostrar o CO2 (fiquei mesmo orgulhoso de ter resultado, só falta um difusor de madeira...) :shock:

DSC04204.jpg

 

 

E pronto, aqui está a minha nova montagem, agora espero os vossos comentarios. Bons ou maus, venham eles sempre construtivos! :happy:

 

Obrigado por tudo, tenho muito a agradecer a todos voces que me ajudaram. Em especial, aqui fica a homenagem ao krypticall (que sugeriu este layout) e ao Marco (da loja In Aqua) por todos os "ensinamentos", truques e algumas plantas oferecidas! ;)

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem que honra vou ser o primeiro a comentar o aquario heheh

 

Gostei tinha alguma curiosidade em relação ao teu aquario (apesar de nem apreciar muito os discos) e posso dizer que o resultado final ficou bastante bom.

Vou apenas fazer um reparo e claro a minha opinião vale o que vale mas eu usaria mais alguns xistos pois um pro aqua que tens aqueles xistos pareçem-me que vao deixar de ser ver mal as plantas se desenvolvam, mas claro é so a minha opinião lol

Vamos deixa-lo crescer para ver hehehe mas certamente é mais um daqueles que vamos querer que postes muitas fotos pois bem o mereçe.

 

 

Boa sorte!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Está agradável, só tenho três pormenores a assinalar tens o lado do aquário muito vazio ainda leva ali umas plantitas, tens o lado cheio de plantas que se podiam algumas posto do outro lado e é xistos podias te los colocado do outras formas ou ter colocado de outra forma ou por outra coisa em vez dos xistos.

Mas pra já deixa a flora crescer de resto está agradável.

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sim senhor belissimo trabalho fabio ;)

 

de momento agora deixa crescer sem fazeres grandes alteraçoes so quando as plantas começarem a ganhar volume e se apoderarem do aquario é que vais ter a percepçao do que poderás melhorar e corrigir para que fique ainda mais bonito.

 

os discos vao adorar esse lado esquerdo para nadar e esse lado direito para descansar á sombra ;);)

 

agora uma sugestao para mais tarde corrigires

 

a desposiçao dos troncos está optima, mas como encostaste muito os troncos ao vidro trazeiro do aquario, e deveria de ter sido ao canto a apanhar mais o vidro lateral direito para que ficasse mais visivel com a flora por tras e algumas mais baixas á sua frente.

 

assim vai acabar por ser um pouco comido pelas plantas mas em contra partida está super natural e bonito.

 

a sugestao acaba por nao mexeres nisso e deixares estar exactamente como esta, mas adicionares mais uma ramificaçao neste sentido:

 

dsc04176st9.jpg

 

o que achas ???

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio,

 

muitos parabéns, tenho seguido o teu tópico desde o inicio, e de facto estás de parabéns, pois conseguiste fazer tudo com muita calma e ponderação, o que é de louvar.

 

Agora as perguntas, e estas mais em relação ao setup, pois no que respeito diz ao Layout, não tenho nada a apontar.

 

A tua água está bastante cristalina, passadas 3 horas de encher, no meu aquário com os mesmos substratos que usas-te, a diferença é que usei Amazónia e tu Africana. No meu foi ao contrário, quando enchi ficou sempre cristalino, e depois turva, até agora e com Tpas de 10% diárias durante mais que 1 Mês.

A pergunta que tenho para te fazer é a ordem de montagem das massas filtrantes no filtro, pois também aqui usei Fluval (2xFluval 205). As esponjas que montas-te foram as que o filtro trás? Já coloquei a hipotese de estas serem muito "abertas", não sei até que ponto possa ganhar com a inclusão de uma malha mais fina na estação mais a baixo do filtro, em substituição do carvão, que ao fim de 1 Mês já não faz nada.

 

Peço desculpa estar a colocar esta questão aqui, mas acho que a tua opinião pode ajudar.

 

Força com isso e dá tempo ás plantas para se desenvolverem, depois vais compondo o layout conforme o desenvolvimento das mesmas.

 

Abraço

Editado por MeMySelfAndI

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal! E obrigado pelos comentarios, ainda bem que gostaram! #cool

Depois de tanto tempo a projectar tudo com calma e depois de finalmente o montar posso dizer que fiquei satisfeito... ::D: Agora só me apetecia era pôr ja os discus la para dentro... :wub: Mas isso só quando tiver mais maturado...

 

Como vim só mostrar o tópico á pressa não tive tempo de dizer duas coisas:

1º- Aqueles xistos não são para ficar, ainda ando á procura de umas pedras de xisto ou basaltos para finalizar o layout. E naquele sitio quero uma assim grande, isto é, com o volume certo para "equilibrar o layout" (como me disse o "sr." Marco) :) Aquela está só para ver como ficava, provisoriamente.

2º- A parte esquerda está um pouco vazia, tem as blixas a ver se crescem para tapar a linda esponja que pus no tubo do filtro ( :silly: ) e falta plantar encostado atrás, na zona entre as blixas e a ponta do tronco, umas Echinodorus palaefolius var. latifolius para ver se consigo que elas fiquem com folhas fora de agua... ::D:

 

o que achas ???

 

Acho que sim! lol bang Nessa foto que editas-te o tronco mais pequeno ainda não estava na posição final, mas se reparares na ultima foto, em que mostro o lado direito em pormenor, esse espaço ja esta preenchido +/- como sugeres... ::D: Ja não posso por assim mais troncos aí, para os discus poderem depois visitar esse canto quando forem maiores... biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' /> Depois tiro uma foto de lado para se ver melhor como está.

 

Boas Fábio,

A tua água está bastante cristalina, passadas 3 horas de encher, no meu aquário com os mesmos substratos que usas-te, a diferença é que usei Amazónia e tu Africana. No meu foi ao contrário, quando enchi ficou sempre cristalino, e depois turva, até agora e com Tpas de 10% diárias durante mais que 1 Mês.

A pergunta que tenho para te fazer é a ordem de montagem das massas filtrantes no filtro, pois também aqui usei Fluval (2xFluval 205). As esponjas que montas-te foram as que o filtro trás? Já coloquei a hipotese de estas serem muito "abertas", não sei até que ponto possa ganhar com a inclusão de uma malha mais fina na estação mais a baixo do filtro, em substituição do carvão, que ao fim de 1 Mês já não faz nada.

 

Peço desculpa estar a colocar esta questão aqui, mas acho que a tua opinião pode ajudar.

 

Estás a vontade para colocar questões, se souber responder tenho todo o gosto em ajudar!

 

Ao fim de um mês ja devias ter tirado o carvão, porque está a consumir-te os nutrientes das plantas. Vou deixar o meu apenas uma semana e pouco para consumir os que estão em excesso para ver se não aparecem algas, mas depois tiro e ponho mais "pedras", esponjas ou turfa (se precisar)...

 

Não sei como é o 205, mas deve ser igual ao 305 mas com menos vasos,certo? Para começar tenho uma espoja a "forrar" o tubo onde entra a agua (vê-se bem nas fotos, só arranjei azul... :wink: ), assim ja evito a entrada de folhas velhas, peixes mortos, etc, para o filtro. Depois pus lã de vidro por cima das esponjas verticais do filtro. Quando a agua entra passa logo pela lã de vidro, depois esponjas, tenho o carvão nos 3 primeiros vasos e nos restantes a filtragem biologica (ainda comprei "bioareia" para enxer um vaso e atestar os vasos do carvão, porque o filtro trazia poucas pedras rugosas para encher tudo) e por cima dos ultimos vazos pus mais lã de vidro. Para a agua sair limpinha para o aqua... :happy:

Deu para perceber?

 

Quando acabei de montar o aqua a agua estava mesmo cartanha e "turva" de andar a mexer, saí de casa e também fiquei surpreendido quando cheguei 3h depois e a agua estava tão cristalina... :mrgreen: Pensava que so iria ficar assim no dia seguinte...

 

EDIT: Como deu para reparar, a 2ª vez que enchi o aquario a aqua ja não ficou tão escura. A agua castanha saiu quando o despejei. Este foi um dos truques que o Marco (da In Aqua) me sugeriu, encher, tirar essa 1a agua e encher novamente. Assim eliminamos a agua que está carregada de nutrientes em excesso para as plantas que o poderoso substracto forneceu, e que as algas agradecem... Para além de depois a agua ja não ficar tão escura. (Foi o que ele me explicou e parece que resultou! Vamos la ver agora se foi suficiente para a parte das algas...)

 

Espero te ajudado. "GRANDA POST!!!" Não devem ler nem metade :laugh:

Editado por fabio_TMR

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.