Ajuda na identificação de Peixes


Recommended Posts

Olá boa tarde,

 

tenho um "aqua" de 20l de água fria, com quatro peixinhos. Este têm-se mantido estável e sem problemas ao longo dos últimos 2 anos e meio.

 

Actualmente estou a montar um novo de 60l, sendo que para iniciar o ciclo estou a pensar comprar dois peixinhos resistentes, pois não queria que nada de mal acontecesse a estes meus companheiros.

 

E são precisamente eles que me levam a escrever. Foram a minha segunda tentativa de montar um aquário, dado que os outros antes morreram com Ictio. Quando comprei estes confesso que foi por achá-los bonitos, sendo que pedi ajuda na loja para ver se seria compativeis de acordo com os requisitos: aquário de agua fria, e aquário de 20l, e lá vieram eles. Hoje confesso que não sei o nome das espécies, e como tenciono aumentar a comunidade do novo aquário gostava de saber o nome, para o que peço a vossa ajuda. Assim sendo passo a apresentá-los.

 

 

"O Amarelo"

 

Cresceu imenso, sendo que neste momento deverá ter uns belos centimetros. Era um pequeno peixe, mas julgo que devido á temperatura do aquário tenha crescido tanto. Movimenta-se neste aquário de 20 L com alguma dificuldade já, e essencialmente é por ele que se equacionou a mudança várias vezes.

 

Perdeu já algumas escamas coloridas, mas é um peixe bastante activo, sendo que sempre que se coloca a comida no aquário adora vir para a superficie devorar.

 

amarelo.jpg

 

"O Laranja"

 

O segundo maior peixe cá no aqua. Mais timido e reservado que o amarelo, mantêm-se longe da confusão.

 

laranja.jpg

 

"O Capuchino"

 

Penso que o nome da sua espécie seja mesmo capuchino pelo que me lembro quando os comprámos. Essencialmente branco, têm a parte da cabeça laranja.

 

capuchinho.jpg

 

"O preto"

Julgo que o nome da espécie era "tubarão qualquer coisa", mas não me recordo bem.

 

Simplesmente fascinante. Perdeu contudo alguma da sua cor na parte de baixo da barriga.

 

preto.jpg

 

Têm todos uns nomes originais confesso, no entanto é bem mais simples assim apresentar a quem está a ver o aqua pela primeira vez.

O resultado final destes pequenos todos juntos é o abaixo. Nada muito impressionante, mas um festival colorido, e que dá bastante prazer.

 

aqua_20l.jpg

 

Agora é tempo para evoluir, não só quantativamente, mas sim qualitativamente também. Assim por isso no novo aqua estou a planear algumas plantas naturais, e possivelmente expandir a "colónia" até dez peixitos. Quem sabe, mas devagar...

Tenho o aqua já montado (um kit Tetra Aquaart de 60L) , com o substrato paras as plantas, areão, agua, o filtro: EasyCrystal® FilterBox, sendo que o aquecerdor um Tetratec® Heater HT 50 não vou instalar, pelo menos para já, dado ser um aquário de água fria.

 

Assim sendo, queria pedir a vossa ajuda no sentido de identificar as espécies em causa.

 

Gostava também de saber a vossa opinião relativamente aos chamados aquários de água fria/aquários tropicais.

Apesar de saber que existem diferenças, não me parecem haver muitas de temperatura (verão), sendo que os meus estão por exemplo nesta altura do verão a 26º / 30º.

Posso misturar com peixes tropicais salvaguardando que no Inverno devo manter uma temperatura semelhante usando o aquecedor ?

 

Obrigado,

 

Edgar Durão

Editado por edgardurao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o preto é um peixe telescópio,

o amarelo pareceme que é uma carpa,

o que tu chamas de capuchinho é um Oranda de Boné Vermelho,

e o laranja acho que é um Kinguio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o tgageiro já identificou as espécies...

Apenas tenho a dizer que um aqua de 60 lts é mt pequeno para esses 4 peixes, quanto mais um de 20lts.

se realmente um deles é uma carpa ( não dá para ver bem na foto) vai crescer muito, e já tens um bastante grande....

Imagina... as carpas precisam de 1000 lts de agua e os kinguios de 100 lts para o primeiro e 40 lts para os próximos...e tu tens um aqua de 60lts para montar...

era a mesma coisa se tu próprio vivesses dentro de uma arrecadação com mais 3 amigos teus!!!!!!!!!!

 

Embora não me pareça uma carpa mas sim um cometa, já começa a ser grande demais para esse aqua, nem no meu lago tenho um cometa tão grande, e tens q começar a pensar em dar uma nova "casa" ao teu peixe.

 

tirando o kinguio e o cometa/carpa, os outros não são tão resistentes para serem mantidos num lago, mas podias tentar dar um pouco mais de espaço para eles.

 

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o preto é um peixe telescópio,

Eu conheço este peixe por Moor Japonês ou Telescópio-Negro

o amarelo pareceme que é uma carpa,

Se reparar bem na foto este é um Carassius Auratus (Kinguio)

o que tu chamas de capuchinho é um Oranda de Boné Vermelho,

Tambem é conhecido por Oranda de Barrete Vermelho

e o laranja acho que é um Kinguio

 

Espero ter ajudado um pouco mais na identificação dos peixes.

cpts

 

carpakoy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após uma melhor visualisação das fotos irei corregir-me:

 

O amarelo é um Carassius Auratus (Kinguio, peixe dourado, Watonai)

O preto é um Telescópio-Negro, Moor Japonês ou Demekin

O branco com vermelho na cabeça é uma Oranda de Barrete ou Boné Vermelho

O laranja é uma Sarasa ou Calda-de-Véu (se não estou enganado ele tem a calda em forma de V invertido como a Oranda)

 

Caso alguem não concorde com o que eu escrevo, que faça o favor de responder, espero ter ajudado e não confundir ainda mais.

 

Carpakoy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esses peixes são todos kinguios(carassius auratus) e dentro dos kinguios tens varias variedades

 

O amarelo é um kinguio cometa e não uma carpa pois não tem bigodes, o preto é um kinguio telescópio, os outros dois parecem ser da variedade oranda

 

Meu amigo os kinguios crescem muito, e esses teu quatro amigos no mínimo presisavam de um aquário de 240 litros com um filtro bem potente(sendo o ideal que faça 10 x a litragem do aquario)

 

Calcula-se 120 litros para o primeiro kinguio e 40 litros para cada adicional

 

Podem ser pequenos mas presisam de espaço para crescer

 

Portanto um aquário de 60 litros não é sitio para eles , já pensaste num aquário maior, ou mesmo num lago de jardim?

 

Cump e boa sorte

Editado por pedromelao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esses peixes são todos kinguios(carassius auratus) e dentro dos kinguios tens varias variedades

 

O amarelo é um kinguio cometa e não uma carpa pois não tem bigodes, o preto é um kinguio telescópio, os outros dois parecem ser da variedade oranda

 

Meu amigo os kinguios crescem muito, e esses teu quatro amigos no mínimo presisavam de um aquário de 240 litros com um filtro bem potente(sendo o ideal que faça 10 x a litragem do aquario)

 

Calcula-se 120 litros para o primeiro kinguio e 40 litros para cada adicional

 

Podem ser pequenos mas presisam de espaço para crescer

 

Portanto um aquário de 60 litros não é sitio para eles , já pensaste num aquário maior, ou mesmo num lago de jardim?

 

Cump e boa sorte

 

 

Obrigado pelas dicas e identificação dos peixinhos ! omg

Passei pela loja em Almada onde os comprei porque precisava de comprar uns kits de testes e de facto andei lá a ver e o amarelo é um Cometa, e não uma carpa como se diz acima.

 

Efectivamente um aquário maior está fora de planos, sendo que o de 60l está já montado.

Saliento que estes peixinhos têm 2,5 anos, sendo que o Amarelo foi o que cresceu mais. No entanto espero que não cresça mais já, mas no novo aquário vai ter muito mais espaço (o peixe têm 7/8 cm).

 

Vou investigar mais um pouco acerca dos mesmos, apesar de que pelos vossos conselhos será dificil colocar mais peixes no aquário, pelo que eventualmente apenas considero mais 2/3 para o inicio do ciclo.

 

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas e identificação dos peixinhos ! :twisted:

Passei pela loja em Almada onde os comprei porque precisava de comprar uns kits de testes e de facto andei lá a ver e o amarelo é um Cometa, e não uma carpa como se diz acima.

 

Efectivamente um aquário maior está fora de planos, sendo que o de 60l está já montado.

Saliento que estes peixinhos têm 2,5 anos, sendo que o Amarelo foi o que cresceu mais. No entanto espero que não cresça mais já, mas no novo aquário vai ter muito mais espaço (o peixe têm 7/8 cm).

 

Vou investigar mais um pouco acerca dos mesmos, apesar de que pelos vossos conselhos será dificil colocar mais peixes no aquário, pelo que eventualmente apenas considero mais 2/3 para o inicio do ciclo.

 

Obrigado a todos.

 

Para alem desses quatro ainda vais por mais 2 ou 3???... desnecessário e se achas q o cometa cresceu num de 20 lts imagina num de 60...imagina o q os outros irão crescer....

 

aconselho-te a não pores mais peixes . aproveita a agua do aqua de 20 lts e tens o ciclo feito, afinal de contas são apenas + 40 lts de agua q irás dar aos teus peixes.

 

mesmo num aqua de 60 lts e com um bom filtro (para essa litragem) terás sempre que fazer mudas de água e o equilibrio do aqua nunca irá ser mantido, mesmo que penses o contrario por teres tido um de 20 lts por 2.5 anos.

Essa litragem n dá qualidade de vida aos teus peixes..

 

Cumprimentos

 

 

 

P.S. Devo acrescentar que os peixes estão muito giros principalmente o cometa!!!

Editado por Bill_Clinton
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente tens razão!

Deveria ter aproveitado a água e fazer a mudança dos peixitos, sendo que bastaria apenas depois acrescentar mais.... em vez de começar tudo de novo!

Já não o vou fazer dado que nos próximos dias é-me completamente impossivel tal, mas irei fazer a mudança dessa forma: mudar os 20 litros de aquário, mudar os peixes, e depois gradualmente ir acrescentando água!

 

Achas que cometa crescerá muito mais? Segundo percebi isto é mais peixe de lago, sendo que no entanto são os banais peixinhos dourados vendidos a todos os iniciantes... Ora pelo que encontrei dele, tipicamente podem ter até 20-30 cm, sendo que se têm 8/9 posso esperar então que cresça ainda mais... certo?

 

Tinha pensado em mais uns peixes, mas pronto, tendo em conta os vossos conselhos acho que me vou "habituar" a estes no novo aquário....

 

Um que tinha pensado seria um "limpa vidros" que me disseram que até sobreviveria em água fria, sendo que no inverno deveria usar o termostáto para manter um nivel minimo no aquário.......

 

Tks,

 

EDurão

 

 

Para alem desses quatro ainda vais por mais 2 ou 3???... desnecessário e se achas q o cometa cresceu num de 20 lts imagina num de 60...imagina o q os outros irão crescer....

 

aconselho-te a não pores mais peixes . aproveita a agua do aqua de 20 lts e tens o ciclo feito, afinal de contas são apenas + 40 lts de agua q irás dar aos teus peixes.

 

mesmo num aqua de 60 lts e com um bom filtro (para essa litragem) terás sempre que fazer mudas de água e o equilibrio do aqua nunca irá ser mantido, mesmo que penses o contrario por teres tido um de 20 lts por 2.5 anos.

Essa litragem n dá qualidade de vida aos teus peixes..

 

Cumprimentos

 

 

 

P.S. Devo acrescentar que os peixes estão muito giros principalmente o cometa!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, como já aconselharam, não ponhas mais peixes, pois se presisavas de o volume desse aquario a quatriplicar para manter só esses com qualidade, então imagina por mais peixes aí

 

E aposta num filtro bem potente, recomenda-se 10 vezes o volume do aquario para kinguios, então tantos em tão pouca água recomendo mesmo!

 

E pensa a longo prazo a arranjar outro sitio para eles, o local ideal seria um lago, no inicio daria trabalho a contrtuir etc, mas depois disso irias ver como é mreconfortante e como valeu a pena...experiência própria :D

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

mais uma vez obrigado pelas dicas. Infelizmente num apartamento um lago não é viável, e um aquário maior só daqui a uns anos ;)

 

Assim penso que vou ficar com as vossas recomendações, e relativamente ao cometa se crescer muito mesmo terá de ser doado.

 

É de facto curioso que seja do grupo das carpas, tendendo a crescer muito, e pelo que li é o tipico peixinho dourado que as lojas de peixes vendem aos iniciantes, e depois dá nestas coisas.

 

obrigado,

 

EDurão

 

Boas, como já aconselharam, não ponhas mais peixes, pois se presisavas de o volume desse aquario a quatriplicar para manter só esses com qualidade, então imagina por mais peixes aí

 

E aposta num filtro bem potente, recomenda-se 10 vezes o volume do aquario para kinguios, então tantos em tão pouca água recomendo mesmo!

 

E pensa a longo prazo a arranjar outro sitio para eles, o local ideal seria um lago, no inicio daria trabalho a contrtuir etc, mas depois disso irias ver como é mreconfortante e como valeu a pena...experiência própria ;)

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

outra hipótese é a doação dos 4 e a iniciação a agua quente...

 

no fundo é o melhor que tens a fazer...

 

cumps

 

 

é uma boa ideia.... contudo infelizmente sinto-me muito ligado a estes peixinhos e tenho alguma pena de fazer isso.

 

Uma pic nova do meu novo aqua já com os peixinhos. Segui a sugestão dada no post e aproveitei a água do antigo aqua, completando com a do actual, que esteve seis dias em maturação.

 

 

abcd0001.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque nao compra outro aqua maior e usa esse para pequenos peixes de agua quente?

 

é so uma ipotese..asim nao se separará deles e se gosta deles como diz pasará a notar los mais felizes, outra ipotese é oferecerme dois ou tres cabecadura (estou a brincar obviamente) bigsmile eu aos meus nem os vendia quanto + oferecer :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

carpakoy e beny têm razão custa um pouco ver peixes já granditos num aqua pequeno.

Lembra-te que todos estes coments não são para desmoralizar mas para alertar e ajudar a ti e aos peixes.

Esse cometa e o cauda de veu já deveriam estar num aqua de pelo menos 160 lts ou melhor ainda num belo lago onde pudessem "correr" à vontade, o telescopio e o oranda (pelo que tenho lido) penso que não são tão resistentes aos lagos, como já disse não sou nenhum expert na materia!!!!

Sei que tens estima pelos teus peixes e é nesse sentido que todos aqui nop forum te estão a alertar eles podem parecer bem no aqua mas é como te digo tenta viver dois ou tres anos com 3 amigos teus num quarto ;) amigos ou amigas hehehe.

Tens que pensar que irás dar mais qualidade de vida aos teus peixes.

 

Tens o exemplo do Marco Monteiro que tem uma lago na varanda ;) Daqueles lagos prefabricados da gardena.

 

Faz uma pesquisa no forum e irás ver q tens várias hipóteses de dar mais qualidade de vida aos teu meninos.

 

Fica bem

Editado por Bill_Clinton
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Outra coisa, vi umas conchas fora do aqua, vais po-las?

 

Não ponhas porque faz subir o pH a pique e isso pode ser prejudicial

 

Além disso conchas são de água salgada e em água doce não fica bem

 

Pensa no que te disseram porque já vi que mesmo esse aqua está muito pequeno para eles, especialmente para o cometa...era a mesma coisa que tu viveres numa divisão de 6 x 3 x 3 metros!

 

Uma sujestão que já te deram e concordo era da-los a um amigo que tivesse a um lago ou vendia e punhas aí peixes de água quente pequenos

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Outra coisa, vi umas conchas fora do aqua, vais po-las?

 

Não ponhas porque faz subir o pH a pique e isso pode ser prejudicial

 

Além disso conchas são de água salgada e em água doce não fica bem

 

Pensa no que te disseram porque já vi que mesmo esse aqua está muito pequeno para eles, especialmente para o cometa...era a mesma coisa que tu viveres numa divisão de 6 x 3 x 3 metros!

 

Uma sujestão que já te deram e concordo era da-los a um amigo que tivesse a um lago ou vendia e punhas aí peixes de água quente pequenos

 

Cump.

 

Obrigado pela dica, mas não, as conchas são elementos decorativos do exterior, não vão para dentro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostava de saber porque apenas respondeu ao pedro quando eu, o carpakoi e o bill_Clinton tambem tentamos ajudar. penso que nenhum de nos o quis ofender e nao mentimos dizendo que esta peqeno o aquario, ;)

Editado por beny
Link to comment
Partilhar nas redes sociais