Fundulopanchax spoorenbergi ??? Preciso de ajuda


paulotosador

Recommended Posts

Ola Amigos,

 

Bom recebi ovos de Fundulopanchax spoorenbergi do criador Manuel Jurado Fdez-Delgado - Cartagena (Murcia)

España

 

E o peixe esta está bonito mas não esta com aparência do spoorenbergi que costumo ver em fotos.

 

Será que esse meu peixe não uma outra população de spoorenbergi ?

 

spoorenbergxamieti005sc8.jpg

 

 

O que esta Dentro do Saquinho é um Fundulopanchax amieti

spoorenbergxamieti002fk8.jpg

 

 

spoorenbergxamieti009db8.jpg

Paulo Tosador - www.paulotosador.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo. :D

 

Pois o macho que eu cá tinha de Spoorembergi não tinha nada haver com esse dessa imagem!!!!

 

Acho que aí houve uma grande troca ;).

 

Estou completamente de acordo com o Ruben ;).

 

Abraços,

 

Miranda-228apk.

 

 

 

Pelas fotos não dá para ver muito bem mas o teu amigo não terá trocado esses ovos com uns Fundulopanchax amieti que tenha lá por casa?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O da esquerda é muito parecido com o macho de spoorembergi que tenho.

O da direita, tal como o Ruben disse, parece mesmo um Fp. amieti... ou estão trocados ou é um híbrido.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O da esquerda é muito parecido com o macho de spoorembergi que tenho.

O da direita, tal como o Ruben disse, parece mesmo um Fp. amieti... ou estão trocados ou é um híbrido.

 

Abraço.

 

 

Bom pessoal

 

O peixe da Direita veio para mim como Fund. spoorenbergi

 

O Peixe da esquerda é Amite.

 

 

 

Bom outra coisa que reparei, os Fund. amieti não tem faixa amarale na nadadeira caudal, todas as população ções que eu vi nenhuma tem o amarelo.

 

Nesse fund. spoorenbergi que esta na foto esta começando a crescer a lira na nadadeira caudal

e o formato das nadadeira anal e dorsal, são muito diferente do Fund. amieti

 

bom me ajundem ai galera, eu já tentei entrar com contato com o Manuel e ate agora não cosiguie falar com ele.

 

 

abraço

Paulo Tosador - www.paulotosador.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiveste uma mistura de ovos. Espero tenha sido só ovos... que não haja também mistura de genes.

 

Não existe "outra" população de Spoorenbergi. Só há população de spoorenbergi no mundo - mas ninguém sabe onde fica ;)

 

Esta especie chegou uma vez à Europa numa importação comercial de peixes selvagens, vinda da Nigéria com destino à Holanda. Descobriu-se então que os peixes eram diferentes de tudo o que se conhecida. A nova especie foi cientificamente descrita, a partir dos exemplares dessa importação.

 

Desde então o spoorenbergi tem sido mantido no Hobby. Só que ninguem sabe exactamente qual é o seu local de origem... algures na Nigéria, um dos maiores paises de áfrica... Com excepção dessa exportação, já lá vão mais de 30 anos, nunca mais ninguém viu um spoorenbergi selvagem! Até pode ser que a especie esteja extinta na natureza.

 

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Miguel,

 

Bacana essa História do fund. spoorenbergi.

 

Bem como havia citado recebi esses ovos como esporenbergi, e como estou com dúvida postei aqui as fotos dos meus peixes.

 

Os peixes estão com 3 a 4 meses de idade, e em inicio de reprodução, já andei coletando alguns ovos, mais como são peixes muito jovens esta fungando.

 

Espero que este peixe seje fertil, pois ele é muito bonito e possui uma coloração muito diferente e seu porte é grande.

 

 

Vamos lá galera que pode dar uma ajuda.

 

Ceraunius você poderia tirar uma foto do seu spoorenbergi para poder comparar com o meu ?

E se igual ao meu, gostaria saber com quem conseguiu a espécie para podermos identificar corretamente a espécie.

 

 

Obrigado

Paulo Tosador - www.paulotosador.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Penso que o que tens aí é mesmo um F. spoorenbergi. Apesar de algumas diferenças (sobretudo o padrão das manchas vermelhas nos flancos) esse peixe é bastante semelhante ao da fotografia seguinte, um dos muitos spoorenbergi que existiram em Portugal há 5 ou 6 anos atrás.

 

Fund_spoorenbergi_4.jpg

 

Estive a ver todas as outras fotografias de Fundulopanchax que tenho (prácticamente todas as espécies do género com excepção de gularis, schwoiseri e ndianus mas essas espécies não são de certeza) e a única que remotamente se assemelha (e apenas pelo tal padrão nos flancos) é o F. kurup:

 

Fund_spec_Kurup_Kurup_M_2.jpg

 

Que não é, de todo, o que tens. Daí a minha conclusão que são mesmo F. spoorenbergi.

 

Abraços

 

Vasco

 

PS1 - Paulo, desculpa não ter ter respondido a isto quando me enviaste uma MP mas nessa altura não tive possibilidades de ver a coisa com atenção.

 

PS2 - Miguel, magnífica resposta. Já tinha ouvido essa história mas, lá está, caiu no esquecimento. Acho que vou criar uma rubrica no BAPK para pequenas pérolas como essa ficarem registadas em permanência (e não ser preciso ir ao killi-data online).

Editado por Vasco Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as fotos não estão abrindo

 

Não sei qual a razão para isso. No meu computador as fotos aparecem sem problemas, são fotografias que estão disponíveis no site da APK. Ficam os links:

 

http://www.apk.pt/upload/imagens/Fund_spoorenbergi_4.jpg

 

http://www.apk.pt/upload/imagens/Fund_spec...p_Kurup_M_2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Desde já peço desculpa ao Paulo Miranda pela qualidades das fotos, mas aqui ficam 2 fotos do macho de Fp. Spoorenbergi, mantido pelo Paulo, espero que ajude.

 

Pic_1609_199.jpg

 

Pic_1609_11.jpg

 

Rui Choças

APK 258

 

Peço desculpa, mas devidos a erros tecnicos, não é possivel apresentar neste momento as fotos , vou tentar remediar o mais prontamente possivel

Editado por rchoças
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Rui Choças

 

Vasco Gomes as fotos agora estão abrindo normal !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

 

 

é parecido com o esporenbergi sim só o desenho do corpo que muda um pouco !!!!!!!!!!!!!!

 

Alguém tem mais foto ????

 

 

abraço

Paulo Tosador - www.paulotosador.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Penso que o que tens aí é mesmo um F. spoorenbergi. Apesar de algumas diferenças (sobretudo o padrão das manchas vermelhas nos flancos) esse peixe é bastante semelhante ao da fotografia seguinte, um dos muitos spoorenbergi que existiram em Portugal há 5 ou 6 anos atrás.

 

Fund_spoorenbergi_4.jpg

 

Estive a ver todas as outras fotografias de Fundulopanchax que tenho (prácticamente todas as espécies do género com excepção de gularis, schwoiseri e ndianus mas essas espécies não são de certeza) e a única que remotamente se assemelha (e apenas pelo tal padrão nos flancos) é o F. kurup:

 

Fund_spec_Kurup_Kurup_M_2.jpg

 

Que não é, de todo, o que tens. Daí a minha conclusão que são mesmo F. spoorenbergi.

 

Abraços

 

Vasco

 

PS1 - Paulo, desculpa não ter ter respondido a isto quando me enviaste uma MP mas nessa altura não tive possibilidades de ver a coisa com atenção.

 

PS2 - Miguel, magnífica resposta. Já tinha ouvido essa história mas, lá está, caiu no esquecimento. Acho que vou criar uma rubrica no BAPK para pequenas pérolas como essa ficarem registadas em permanência (e não ser preciso ir ao killi-data online).

É Vasco, desculpa lá....

Mas tu achas mesmo que este peixe (o que está de lado para a câmara):

 

spoorenbergxamieti002fk8.jpg

 

é um spoorenbergi?

 

Tá bem que já não crio killis há algum tempo, mas este peixe em nada se parece com nenhum dos spoorenbergis que o resto das pessoas já colocaram aqui.

Eu em tempos também tive spoorenbergi e como podes ver pela foto não é em nada igual aquele peixe da 1ª foto.

Ora vê:

spoogenbergi.jpg

este foi o macho de spoorenbergi que comprei na convenção da APK há 2 ou 3 anos atrás...

 

Achas que este peixe é igual?

Ou minimammente parecido.

 

Eu olho para o 1º e vejo uma mancha amarela ventral, que não existe em nenhuma das fotos que mesmo tu mostraste e que mais gente já pos aqui.

 

Na minha modestíssima opinião, aquilo é um híbrido...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

spoorenbergxamieti002fk8.jpg

 

A qual dos peixes te referes nesta imagem, o da direita ou o da esquerda?

 

Se o "que está de lado para a câmara" (dá para os dois :o ) for o da direita, então esse é um F. amieti, como o Paulo referiu.

 

Se for o da esquerda, verifica-se que ele difere de todos os outros apresentados como F. spoorenbergi pelo padrão do flanco entre a dorsal e a anal. Mas os outros também diferem entre si o que demonstra alguma variabilidade do fenótipo da espécie. No entanto, os padrões que se vêem nas barbatanas (apesar do da fotografia do Paulo ter a dorsal e a ventral encolhidas) parecem bastante semelhantes em todos e não vejo nada parecido nas outras espécies de Fundulopanchax que observei. O padrão da cabeça em todos os ditos F. spoorenbergi, incluindo o do Paulo, também é quase igual (compara a cabeça do peixe da tua fotografia com a do peixe na foto do Paulo). Quanto à cor do fundo, mais amarelada ou esverdeada, isso depende muito das condições em que as fotografias foram tiradas, creio que não dá para comparar.

 

A possibilidade de ser um híbrido não é de excluir mas a variabilidade em muitos killies pode ser elevadíssima. Basta ver os casos dos A. bualanum, A. primigenium e A. herzogi só para te referir os que estudei com mais algum detalhe. Penso que o Paulo deverá seguir as indicações dadas pelo criador original (identificá-los como F. spoorenbergi) e procurar reproduzi-los (de preferência pelo menos duas gerações). Se o conseguir é porque os peixes não devem ser híbridos e não sendo híbridos ou são F. spoorenbergi ou são uma espécie nova (pouco provável).

 

 

Abraço

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda sou um aprendiz no assunto mas depois de tanto comparar fotos e de olhar para o meu casal de Fund. spoorenbergi, acho que esse macho é hibrido, é cruzamento de especies, pois não tem semelhança com nenhum dos das fots.

 

cumps

 

Carlos Dourado

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola amigos,

 

 

Bom Carlos, é complicado querer comparar os peixes por foto, pois é muito dificil tirar boas fotos dos peixes .

 

Mas como Ruben comentou, realmente acontece variaveis na coloração de alguns killies mesmo sendo de mesma população. Se pesquisar na internet você vai achar várias fotos de Fund. spoorenbergi com várias tipos de coloração.

 

segue aqui algumas

Algumas fotos de Fund. spoorenbergi

 

Fundulopanchax%20Spoorenbergi.jpg

 

tn_Apspo_u1.jpg

 

8009.jpg

 

 

Vejam esse link

http://koti.phnet.fi/monea/fp_spoorenbergi.htm

 

Isso é para ver que há várias populações no hobby !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

mas vou tentar tirar mais fotos desse meu fund. spoorenbergi para poder mostra aos amigos !!!!!!!

 

 

valeu e um forte abraço a todos

Paulo Tosador - www.paulotosador.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá

 

Inclino-me fortemente para se tratar de um hibrido, aí uns 80% de certeza. Os restantes 20% vão para a possibilidade de ser uma variação cromatica do F. spoorenbergi, não esquecer que a especie já cá anda há mais de 30 anos o que é tempo mais do que suficiente para aparecerem variações de coloração. Portanto não tenho certezas absolutas sobre o assunto mas há qualquer coisa no corpo, na parte posterior, combinado com a coloração anormal que me faz crer que se trata de um hibrido e provavelmente com F. amieti.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem como vocês todos sabem eu não percebo nada de Killis, mas se estão a querer identificar espécies ou populações pela sua coloração, estão a olhar para o sitio errado…normalmente os peixes da mesma espécies mesmo que sejam de populações diferentes e com padrões na coloração individualizados, há sempre uma zona de coloração onde o padrão, é muito semelhante, que é a mascara facial característica de cada espécies o tom/cor até pode ser um pouco diferentes, mas o desenho tende a ser igual, e isto aplica-se a um grande numero de famílias de peixes, …posto isto e tendo observado todas as fotos com alguma atenção para mim esses exemplares são todos da mesma espécie…mas claro que isto não passa da minha opinião, e este critério não é aplicado pelos “ictiólogos” nos seus estudos…pelo menos é um factor muito pouco importante…mas eu como não sou ictiólogo, nem pretendo ser, continuo a usar este método como “fiável”…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais