...::Nano Reef Passo a Passo::.. ACTUALIZADO 21 NOVEMBRO


Recommended Posts

Olá,

 

Realmente a tua explicação é muito boa, o que prova que até percebes um pouco da poda!! É pena serem todos tão teimosos! A pedra veio do meu aquário e ainda sei distinguir um Acticnodiscu de uma Ricordea... :wink: :D :D

 

Garanto-Vos que é um Actinodiscu e que está apenas encolhido - percebo no entanto a Vossa confusão, pois se não os tivesse visto abertos teria a mesma reacção - logo procuro uma foto e coloco aqui.

 

Abraço,

Diogo

 

PS - Rui - quando estiveres bom, reúne o membros todos da BAD pois temos que ter uma conversinha... eu levo os cães!!! 8)8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 154
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá a todos. Cá estou eu de volta depois de umas curtas mini-férias :?

 

Quanto à vossa discussão ricordea x actinodiscu, a qual agradeço :D , coloco aqui mais 2 fotos (peço desculpa pela foto lateral mas com esta lente pouco mais consigo) que espero que venham a aclarar a questão

 

uat_frente.jpg

 

Frontal

 

uat_lateral.jpg

 

Lateral

 

Em menos de 2 semanas cresceram bastante.

 

Aproveitei também para fazer uma visita ao Marco Madeira, que agradeço novamente a total disponibilidade e os esclarecimentos que me prestou, transpira reef este homem 8) . Logicamente que não podia vir de mãos a abanar, para além de xénias com fartura, lapas, estrelas e as famosas worms trouxe mais alguns corais para o nano.

 

turbinaria.jpg

 

Corais a começar por esta Turbinaria, que o amigo Marco se dava ao luxo de a ter por lá a "ocupar espaço", ele é da opinião que se calhar com 2x36 PC de 10000k a irei conseguir manter, eu espero sinceramente que sim, a par das não colocáveis neste aquário montiporas, é dos meus corais favoritos.

 

colt.jpg

 

Trouxe também uma muda de Colt.

 

zoanthus_orange.jpg

 

Uns Zoanthus laranjas

 

sarco.jpg

 

E a finalizar mais um Sarcophyton verde :) que a par dos outros corais ainda não revela nem 10 % do esplendor que vi nos "pais" no aquário do Marco.

 

Já coloquei também os últimos kilos de RV, de modo que a título de curiosidade o total da mesma anda à volta de 12-13 kg para cerca de 50 litros de água.

 

Aproveitei também estes dias para iniciar (já vou quase no fim) a leitura do "The Modern Coral Reef Aquarium" do Fossa e do Nilsen e realmente mete a milhas o primeiro livro que li sobre o assunto e que coloquei na 1ª mensagem, para todos os que se iniciam como eu nesta área é uma obra muito rica sobre vários pontos de vista. Recomendo vivamente.

 

Espero que gostem das novidades

 

Abraço

 

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte,

 

O aquário parece estar no bom caminho.

 

Em relação à questão Actinodiscus vs. Ricordea diria que o teu coral é um Actinodiscus. O género Ricordea pertence a uma família diferente (Fam. Ricordeidae) do género Actinodiscus (Fam. Discosomatidae). Através das tuas fotos consegue-se com alguma imaginação visualizar uma boca redonda (oval em Ricordea), um género de pé que fixa o coral à rocha (raramente visível em Ricordea) e uma consistência mais mole. Nas fotos onde o coral está encolhido pode-se confundir com uma Ricordea.

 

Outro coral resistente que podes colocar são os Alcyonium do Daniel Teixeira.

 

As fotos dos sarcophyton estão fabulosas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez, Muitos Parabens Duarte!

 

Cada vez mais vai parecendo um verdadeiro Reef. :)

 

Quanto á disposição das RV, parece-me bem, acho que ficou muito bem conseguido. Só uma coisa, tem atenção se todas essas rochas estão bem "seguras" umas ás outras para não teres problemas de alguma cair mais tarde...

 

Agora que já mostraste a todos que estás no bom caminho, é só continuar... a colocar mais uns corais e uns pexinhos.

 

Abração.

kumanomi-01.gif

 

Abraço

Carlos Nascimento

 

|---> CjBorn <---|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Duarte,

espero que as mudas vinguem, crescam bastante e fiquem como os pais. ;)

 

Em relacao a disposicao da rocha, acho que podias dar um jeitinho. De facto nao esta mau, mas o tipico paredao reef fica igual a muitos outros. Tenta se puderes usar um pouco a imaginacao e fazer algumas cavernas, ravinas, pontes ou ainda pontos de perspectiva. Eu sei que e complicado num mini, alias, nanoreef mas vais ver que pode ficar um pouco melhor.

 

Quando o pessoal dos doces (plantados principalmente) diz que um reef e tudo igual que e so colocar as rochas todas uma em cima das outras esta-se a referir aos paredoes de pedras e de facto o pessoal dos reefs pode comecar logo de inicio a criar landscapes engracados, de modo a ser um pouco mais original que os habituais paredoes...

 

De qualquer maneira continua pois esta bem fixe... vais ver que com o tempo cada vez ficara melhor!! :)

Nao vi as xenias ?? ;)

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parabéns - está a ficar porreiro.

 

O Marco tem razão quanto ao landscape! Penso que, uma vez que tens materiais para tapar dos dois lados, seria engraçado fazeres dois "montes" por forma a tapar esses mesmos equipamentos e depois eventualmente conseguires ligá-los com uma rocha maior, fazendo assim um túnel.

 

É apenas uma sugestão!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto reconheço ,é um Discossoma = Actinodiscus porque aberto não tem de facto os tentaculos tão juntos e salientes como uma Ricordea .

Ok Diogo leva os teus cachorrinhos que eu levo a minha Bull Terrier ;);):)

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Desde já os meus parabéns pelo aquário! Conseguiste num mês fazer o que eu estou a tentar há dois... tens um aquário saudável, dentro do que é possível num mês. Isso deve-se, na minha opinião, ao facto de teres tido um excelente arranque com a água natural, bem como a disposição gradual da RV e a população de starters.

 

Tenho uma questão a colocar-te: onde compras o hidróxido de cálcio? E ao certo, para que é que serve? Peço desculpa pela ignorância... :idea: sei que através do vulgarmente chamado "Kalk" se consegue manter o nível de Cálcio, mas serve para quê mais? O doseamento de Kalk afecta o KH da água? E o pH? E já agora, que quantidade é que se dissolve, e a que ritmo se goteja a solução de Kalk no aquário?

 

Quanto à disposição da RV, concordo com o Diogo Lopes. Já vi num site um aquário não muito maior que o teu com a rocha disposta em duas colinas. O efeito, para além de diferente e muito original, era muito agradável, e ao mesmo tempo conseguem-se esconder os componentes feios do aquário. Assim que me lembrar do site onde vi o aquário coloco aqui o endereço! :roll:

 

Cumprimentos a todos! :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Quanto ao landscaping que desde já agradeço as vossas sugestões fiz o possível tendo em conta o formato das rochas que tinha e a pouca profundidade do aquário, penso que consegui dar-lhe outro aspecto, mais logo quando chegar a casa tiro umas fotos e meto online. Mas não esperem grande coisa :idea: já fiz a alteração no sábado e mesmo assim ainda não me convenceu. Também tenho um certo receio de andar sempre a mexer na RV e a mudar corais de um lado para o outro.

 

Cedric obrigado pelas tuas palavras. Quanto ao hidróxido de cálcio a maioria das lojas de aquariofilia que tem parte de salgados têm disponível sob a designação de Kalk. Kalkwasser traduzido à letra é água de kalk e grosso modo serve para aumentar os níveis de cálcio e para manter a dureza elevada (kH). O ritmo a que se goteja no aquário pela minha experiência é ires vendo consoante a tua taxa de evaporação, porque ao fim ao cabo também estamos a repor a água evaporada. A quantidade que se dissolve no que uso é 1 a 2 colheres de chá para cada lt de água de osmose.

 

Tens aqui um bom tópico onde isso já foi discutido

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ight=kalkwasser

 

Esse aquário é muito bonito de facto, mas a minha RV não é minimamente parecida com esses blocos maciços (ou interligados) da foto.

 

Fiquem bem

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme prometido aqui vão as fotos mais recentes do aquário depois da remodelação.

 

xenia.jpg

 

Aqui estão as xénias Marco, parece que desta vez vingaram. Talvez fosse mesmo falta de nutrientes dado que as coloquei numa posição idêntica às que vinham na rocha do Diogo. Desculpem o estado da foto mas a esta hora não dá para mais.

 

perling.jpg

 

Um engraçado efeito de pearling na macro alga que vinha na turbinaria.

 

cyano.jpg

 

Está a aparecer esta mancha no substracto, serão cyanobactérias? Já encontrei na parte superior junto ao vidro uma "gosma" de cor idêntica que removi facilmente com o dedo.

 

lysmata.jpg

 

Introduzi mais um invertebrado um Lysmata amboinensis que convive actualmente com 3 camarões da nossa costa.

 

geral_02_08.jpg

 

Por fim o aspecto do aquário após a sua remodelação.

 

Um abraço

 

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim sim :smilecolros:

 

Devem realmente ser cyanobacterias (Estou com uma praga disso... :smilecolros: ) vai removendo assim que vejas o mínimo foco. Elas retiram-se muito facilmente.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Duarte...

Ficou muito bom o landscape. Assim sim, realmente esta muito bom e muito original.

quanto as cyano, nao te preocupes, estas numa altura do aquario em que e normal teres algumas oscilacoes na qualidade e equilibrio da agua do aquario. Vai continuando com as TPA's e sinfonando esses focos de cyanos... mas apenas as das rochas e a superficie do substracto. Aquilo que dizes ser pearling da macroalga, e mais o pearling de cyano. Retira as cyano que estao por cima da macroalga vermelha. Nao mexas nas cyano que estao no nivel intermedio do substracto. :smilecolros:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja sei o que quero . vou mesmo montar um aquario de agua salga (reef).depois de ver as fotos e ideias de todos nao vou esperar mais tempo quinta feira vou ja tratar de tudo depois coloco as fotos aqui .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem duvida ao ver estes posts, fico com cada vez mais vontade de fazer um reef... :D e tenho um aqua igual a esse ()mesmas dimensões :wink: )

Vamos a ver se se torna no meu projecto de Verão....

Continua o bom trabalho e parabens pelo excelente aqua!

 

 

Marco over and out.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Amigos! Obrigado pelos comentários e ajudas que têm dado.

 

Aqui fica mais uma actualização do meu nano-reef.

 

actino.jpg

 

Actinodiscus verdes

 

sarcophyton.jpg

 

Mais um sarcophyton...estou a ficar grande fã desta família :roll:

 

sargaco.jpg

 

Sargacos em desenvolvimento. Vieram do aquário do Diogo Lopes

 

zoanthus.jpg

 

Os zoanthus laranjas. Muda by Marco Madeira.

 

camarao.jpg

 

O lysmata já faz uns truques engraçados, em cerca de 1 semana habituou-se a comer à mão. Peço desculpa pela fotografia mas era com a máquina numa e a outra no aquário

 

bangaii.jpg

 

Um belissimo par de Cardinais bangaii do casal do Ricardo Rodrigues. Obrigado Ricardo!! Espero que se adaptem bem. Tirei a fotografia com eles no saco porque optei por os ambientar sem a luz ligada.

 

geral.jpg

 

Por fim o aspecto geral de momento.

 

Espero que continuem a acompanhar este post com gosto, porque a mim está a dar-me um gozo tremendo a montagem deste aquário :roll:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.