...::Nano Reef Passo a Passo::.. ACTUALIZADO 21 NOVEMBRO


Recommended Posts

Cá estou eu a dar os meus primeiros passos práticos no mundo do Aquários de Recife :wink: .

 

Vou tentar com este tópico descrever o que tenho feito e utilizá-lo simultaneamente para colocar dúvidas, o que me leva a duvidar a respeito de onde o colocar, se aqui se nos equipamentos e manutenção. Se estiver no sítio errado agradeço a algum Mod ou Admin que o mude sff.

 

A minha primeira abordagem a este mundo para além das observações nas lojas e em casas de amigos foi essencialmente a leitura de algum material :

 

Natural Reef Aquariums do John Tullock

Muitos tópicos do nosso forum com particular incidência no do HugoRSF

 

Em seguida já com algumas dúvidas em mente martelei alguns de vós e também alguns lojistas, facto pelo qual desde já agradeço a todos a paciência ;)

 

Depois decidi que antes de avançar para um aquário maior que iria tentar a minha sorte com um nano reef e no dia 10 meti as mãos à obra

 

Pic_1702_2.jpg

 

Aquário 60x30x35

 

Pic_1702_7.jpg

 

Material utilizado -Escumador - Bomba 1000 l/h e 600 l/h - Termostato 50 w - Iluminação 2x36 W - Densímentro - Bomba de Ar

 

Pic_1702_3.jpg

 

Aragonite para substracto

 

Pic_1702_4.jpg

 

Já com algumas lavagens em cima, mas mesmo assim ainda provocou o belo espetáculo que podem ver no aquário já depois de cheio

 

Pic_1702_1.jpg

 

Nesta altura senti logo algo de mau cá dentro, o espaço útili pareceu-me minimo no entanto quem sabe se não o consigo estabilizar de forma a retirar o escumador :bad-words:

 

Pic_1702_8.jpg

 

Depois uma viagem ao Cabo Raso para recolher água

 

Pic_1702_9.jpg

 

Cá está ela 8)

 

Pic_1702_5.jpg

 

Material para reposição de água e kalk. Adaptador de Soro e garrafa de água de 1.5 lt com tampa furada. Atenção! Este sistema presupõe a sua activação através da tradicional chupadela na mangueira, no entanto não utilizem a boca uma vez que o hidróxido de cálcio é tóxico. Suguem com uma seringa sem agulha p.ex.

 

Pic_1702_6.jpg

 

Esquema provisório. Não é bonito mas posso garantir que não cai e de momento dadas as condicionantes em elevar algo acima do aquário penso que me servirá.

 

Reparem também no meu primeiro erro. Subestimar a sujidade da aragonite. A água está turvissima.

 

Adicionei também 2 kilos de rocha viva da indonésia e agora tenho uma dúvida relacionada com o facto de a água turva "estorvar" de algum modo o espectro luminoso. Devo esperar pela água completamente cristalina para adicionar mais rocha?

 

Obrigado desde já :bad-words:

 

Um abraço

 

Duarte da Conceição aka shiva_skunk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 154
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Sim senhor. Os meus parabéns :wink:

 

Aguinha natural e kalk. Mais nada! É assim mesmo!

 

A turvação da água é mesmo assim quando se usa dessa areia. Terás de ter mais paciência, mas podes adicionar rocha viva.

 

P.S.:Não te dou nem 6 meses para mudares para um maior ;)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos PARABENS Duarte!!! :wink:;)

 

Está a ficar um ESPECTACULO!!

 

Aguardamos novos desenvolvimentos!!

 

 

 

 

P.S. - A calha ficou muito bem aí... :bad-words: ... e não te esqueças que tens as xénias para vir buscar quando isso estiver ok.

 

Abraço

kumanomi-01.gif

 

Abraço

Carlos Nascimento

 

|---> CjBorn <---|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Duarte,

 

Bem-vindo a este fascinante mundo! Penso que está tudo bem, no entanto talvez seja melhor desligares as bombas até essa turvação passar (se é que já não o fizeste).

 

Prepara-te para umas TPA´s valentes... e muito boa sorte. Faço questão de te oferecer o teu primeiro coral - tenho algumas rochas pequenas com pólipos que te ofereço assim que tudo estiver ok.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem concordo com os restantes membros, acho que estas a ir no bom caminho :wink:

Ao contrario do Diogo, não concordo muito, em relação a desligares as bombas, pois o mais certo é quando as voltares a ligar as bombas a agua fique de novo toda turva.

Tenho um Nano com as mesmas dimensões que o teu e tambem tive o mesmo problema ao inicio... tinha tal como tu, uma bomba de 1000l/h e outra de 600l/h, mas rapidamente cheguei a conclusão que agitava e turvava demasiado a agua, acabei por trocar por uma de 600l. No momento tenho 2 de 600l/h e acho que é bem melhor.

 

Continua o bom trabalho ;)

 

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está mto bem este topico, vais conseguir tirar tu duvidas e tb mtos outros que queiram-se iniciar nos Reefs ( que é o meu caso ).

 

Uma duvida para os experts :

E se ele utilizasse um Filtro interno para tornar a água turva em água limpa ??

Será possivel, ñ é recomendado ou nunca por motivo de ......??

 

Para o shiva_skunk :

 

Onde arranjaste essas calha de iluminação, marca e preço ??

Um abraço,

 

Guilherme Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se ele utilizasse um Filtro interno para tornar a água turva em água limpa ??  

Será possivel, ñ é recomendado ou nunca por motivo de ......??

 

Essa poderá ser uma boa solução! Quem diz um filtro interno diz um externo. Não tem problema desde que seja utilizado apenas até a água ficar cristalina. Digo eu de que...!!!

 

Ao contrario do Diogo, não concordo muito, em relação a desligares as bombas, pois o mais certo é quando as voltares a ligar as bombas a agua fique de novo toda turva.

 

Pois!!! Tens toda a razão.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos vossos comentários !

 

Quanto à água turva já tinha experimentado deixar de Domingo para Segunda as bombas desligadas e aconteceu de facto o que o HJSantos referiu. Provavelmente a bomba de 1000 l/h seja muito forte dado que levanta aragonite no extremo oposto do aquário e não está apontada para baixo.

 

A ideia do filtro também me parece boa, porém se vocês têm dúvidas eu ainda mais. Como não tenho grandes pressas vou ver se isto assenta por si e vou deixar a bomba de 600 l/h ligada.

 

@Hugo RSF - Segui todos os bons conselhos do teu post :D 6 meses não digo...aponta lá para 1 ano :arrow:

 

@cjborn - Guarda-me bem essa linda :D Os desenvolvimentos irão certamente acontecer e vou postando. Também concordo com a calha :D

 

@Diogo Lopes - Muito obrigado pelas boas vindas ao darkside :wink:

Quanto À oferta tenho todo gosto em recebê-la quando tiver condições para tal. Quanto falas em TPA's refereste às normais semanais ou achas que posso fazer com mais frequência nesta fase? É contraditório há quem diga que não tem problema e há quem diga que não faz mal nenhum ao ciclo. É que ainda tenho aqui um restinho de água do mar :D

 

@HJSantos - Conforme referi acima...se calhar 2 de 600 l/h talvez sejam uma boa solução. Vou esperar que isto assente e depois testar a de 1000 se persistir lá vou ter que trocar isto.

 

@Gpires - Comprei-a usada ao cjborn. Faz uma pesquisa rápida que encontras o tópico com as caracteristicas ;).Mesmo não sendo HQI são excelentes na relação qualidade preço.

 

@Oblivion - Está aqui em baixo :P

 

@Luis Rodrigues - Porque é que achas que não tenho aparecido? Sei que me queres malhar ehehehehhehe. Só te posso dar um conselho...avança não é assim tão dispendioso quanto parece. Há coisas que até se arranjam usadas a bom preço e em boas condições.

 

Por fim cá está a Rocha Viva e a água um pouco mais transparente hoje ao fim do dia

 

Pic_1702_10.jpg

 

A título de curiosidade vou colocar aqui alguns dos parâmetros que tenho testado.

 

pH - 8,00

kH - 9

Densidade - 1027

Temperatura - 25ºC

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a gostar estou. Mesmo com nevoeiro nesse dia no banco de coral.

Shiva, comecaste a adicionar o kalk com a agua dentro da garrafa ainda turva ou e' impressao minha. Nao ponhas a entrada do tubo muito perto do fundo da garrafa pois tu queres e' adicionar a agua cristalina e nao o po'. E fizeste bem em por a saida do tubo perto da saida da bomba.

Parabens.

 

Antonio Paes aka Saulosi32

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António.

 

Realmente a fotografia pode induzir em erro. O Kalk na altura da fotografia ainda não estava completamente dissolvido.

 

De acordo com as instruções da embalagem apenas lhe abri a torneira quando a água ficou quase cristalina.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Duarte.

 

Boa sorte com o teu nano reef. Parece estar a correr muito bem.

Qualquer dia sou eu, e so arranjar um dinheirinho ja que o meu vai quase todo para a papa e fraldas...

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fantástico este post!!!

 

Era disto que eu estava à espera para começar a pensar num nano reef!

 

E tenho lá em casa um aquário igualzinho a esse à espera!!!

 

Já agora, tenho um outro de aproximadamente 100 litros brutos (80x40x30) que se calhar se adequa melhor a um projecto destes, mas a dúvida é se com este volume já é necessária a sump?! Ou TPA's ainda resolvem?!

 

Quanto tempo poderá aguentar em garrafões / bidons a água natural sem que se deteriore?!

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva :D

 

Parabéns Duarte pela iniciativa, e que tenhas muito sucesso :D

 

Acredita que vou estar de olho (em ti) no tópico é claro :?

 

Vai ser para mim, o B-A BA dos reef`s

 

Acho que neste momento, será um dos tópicos mais interessantes para mim, por isso vê lá... não me desiludas :roll:

 

Não quero ficar com as aulas a meio bowdown

 

Boa sorte bigsmile

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Intrust, segundo julgo saber a sump é sempre opcional, e embora seja sempre recomendada pelas mais diversas razões, não creio ser obrigatorio ter uma.

 

Pelo menos temos aqui vários exemplos de reefs de sucesso sem sump.

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, tenho um outro de aproximadamente 100 litros brutos (80x40x30) que se calhar se adequa melhor a um projecto destes, mas a dúvida é se com este volume já é necessária a sump?! Ou TPA's ainda resolvem?!

 

Olá,

 

A resposta está no aquário do Marco Madeira - tem cerca de 300 litros e não tem sump!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Intrust

 

Quanto tempo poderá aguentar em garrafões / bidons a água natural sem que se deteriore?!

 

Pelo que tenho lido se for bem armazenada (i.e. local escuro) pode durar até alguns meses.

 

@ Jorge e Samuel

 

Obrigado :?

 

Neste momento já adicionei mais 2 kilos de RV e a água já está a normalizar. Logo à noite ponho fotos.

 

Como se aproxima a data em que o aquário faz 1 semana será conviniente efectuar uma pequena TPA no fim de semana ou deixo o ficar assim mais umas 2-3 semanas? Alguém??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

No início do meu aqua fiz TPA´s semanais de cerca de 20% - ao fim de 6 meses tinha o aqua equilibrado - acredito que a este processo seja o mais indicado, mas há correntes de opiniões contrárias. Comigo funcionou e por isso, este é o meu conselho.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Shiva...

Parabens, bom trabalho... apenas umas dicas...

mantem apenas 2 bombas de 500 / 600 litros chega perfeitamente...

estou de acordo com o Diogo nas trocas, talves 10% cheguem, 20% melhor ainda (pelo menos nesta fase... depois podes diminuir o volume das trocas).

Se puderes acrescenta ja umas macroalgas para te ajudar com a instabilizacao inicial. Coloca uns 2 nassarios, 2 ermitas e uns 5 turbos e esta a andar...

Boa sorte !!

Parabens mais uma vez... :shock:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo e Marco obrigado pela dica das TPA's. Vou então efectuar uma TPA de 20 % no dia em que o aquario fizer uma semana de vida.

 

As bombas também me quer parecer que a de 1000 l/h é excessivo, vou tentar trocá-la por uma de 600.

 

Marco no que respeita às macroalgas já introduzi alguma caleurpa.

Agora nassarios, ermitas e turbos não será demasiado cedo para o fazer? O aquário ainda não tem algas (sem ser a coralina que vem na RV) e detritos também julgo que não terá muitos, como tal temo não ter alimento para as espécies que me sugeres.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

nao te preocupes com isso.... rapidamente teras a fase de algas, e se os puseres ja melhor...

Em relacao aos nassarios, coloca ja alguma comida para eles (pouca) porque assim e uma maneira de ciclares o aqua. :shock:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A titulo de curiosidade - e que também pode ser bem util a quem se quer iniciar nos salgados mas tem receio - podias postar aqui o preço do variado equipamento, peixes, corais, etc.

 

Uns dizem que salgados é hiper-mega-giga caro, outros dizem que é mais barato do que imaginamos, mas ao fim ao cabo os preços não estão assim tão à vista :shock:

 

É só uma ideia... seja como for, o aqua está a ficar com bom aspecto! :wink:

 

 

Boa sorte e continua a postar fotos!!! :lol::oops::wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco.

 

Ainda batendo na mesma tecla :) Um pouco de artémia chegará para os nassários certo? E não havendo algas do que se alimentarão os ermitas e os turbos? Eu sei que disseste para não me preocupar porém ainda tenho estas dúvidas

 

Wahit

 

Não vou postar aqui o preço do material individualmente, se quiseres envio-te um documento de excell que estou a fazer com os custos, parâmetros e evolução do aquário.

 

A título de curiosidade e tendo em conta que já tinha algum material como o aquário e o termostato, incluindo os 4 quilos de rocha viva que já contêm gastei até à data 220 euros. Tive a sorte de conseguir água de osmose de forma gratuita, porém este investimento inicialmente poderá ser substituído pela compra da dita em lojas da especialidade (a título de curiosidade 5 litros custam +- 75 cents - 1 euro).

 

Se tivesse adaptado uma calha de iluminação que aqui tinha poderia ter poupado uns cobres, mas também o risco de aquecer demasiado o aquário. Assim só teria gasto 145 euros. Recordo-me de em um post se falar se seria possível montar um aquário de reef com menos de 150 euros é dificil, mas com calma consegue-se ir poupando uns trocos...devagarinho custa menos ehehheeh :)

 

Aproveito também para mostrar o meu contentamento dado que a água parece estar a melhorar de dia para dia. Deixo-vos aqui 2 imagens.

 

Abraço

 

Pic_1702_12.jpg

 

Pic_1702_11.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.