Aquário DIY


burriex

Recommended Posts

Boas malta.

 

Bem, eu sou um rapazola normal, e como muitos outros aquáriofilistas não tenho nem tio nem pai nem um avô que trabalhe numa vidraria.

Eu realmente à uns tempos pensei, "então e se eu fizesse o meu próprio aquário?". Então à pouco tempo pus mãos à obra e pedi informação de preços..... tal não é o meu espanto que ao pedir 2 placas de 80x40 e 2 placas de 40x40 com vidro normal de 6mm me pediram cerca de 60€ pelo vidro. Pensando eu que seria aquela vidraria que seria cara, dirigi-me a outra....o mesmo orçamento e pediram-me 59,45€.

 

Agora pergunto eu, como é que é possível haver tanta malta a fazer o seu próprio aquário? contando que eu nem sequer inclui no orçamento vidro para fazer uma possível tampa, nem tou a contar com o silicone, como é possível conseguir-se ter vantagem em fazer um aquário em casa?

 

Pelas minhas contas um aquário feito por mim com aquelas medidas ficaria por: 60€(aquario)+10€silicone+10€tampa+tempo+risco de não ficar bem feito......

 

Este tópico não tem de forma alguma a finalidade de criticar quem faz aquários DIY, pelo contrário, admiro muito quem se aventura em qualquer tipo de DIY. Este tópico tem sim a função de pedir informação a todos os que se aventuram a fazer aquários, onde comprar vidro a preço que seja realmente compensador, e já agora quanto vos fica a custar um aquário com determinadas medidas, para curiosidade?

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas burriex

 

Não sei a que vidreira é que pediste o orçamento mas tenta a vidreira de Santa Iria ou

a J.M. Fernandes na Lapa Cartacho A nivél de vidros para carros e camiões a vidreira de Santa Iria

costuma ter bons preços

Cumps

Délio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

mandei fazer um dos meus na vidromuldura e ficou em conta ,mas isto foi a cerca de uma ano atrás , agora faço-os eu , pede orçamentos a várias vidreiras porque existe um grande diferença de preços , por aqui existe .

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

é como o José disse, tens que procuras em mais vidrarias... eu por exemplo, à um ano atrás conseguia 3 placas de 80 x 40 (frente, trás e fundo) e 2 placas de 40 x 40 (lados) em vidro de 6mm por menos de 40€. Se bem que como eu não gosto de meter travamentos nos aquas, para essas medidas usava vidro de 8mm

 

Por vezes aparecem kit's a preços que realmente não compensa fazer o aqua, mas são casos raros... Em geral compensa fazê-los em casa, supondo que fica bem feito e temos tempo para o fazer...

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não esqueçamos q o aumento de combustíveis fez subir o preço das matérias primas como o ferro, vidro, cereais,....

Só mais uma variável para essa equação.

Abraços

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acredito que ainda consigo poupar alguns trocos a fazer os aquas... Dos três que tenho e que fiz, todos me ficaram mais baratos, bem mais que numa vidraceira!

 

O vidro para eles ficou pelo seguinte preço para terem uma ideia:

 

75x40x40, vidro 6mm: 35€

100x45x50, vidro 8mm: 75€

60x30x30, vidro 3mm: 15€

 

Por enquanto, continua a compensar...

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, realmente aos preços indicados já é possível que compense realmente, é provável que tenha batido às portas erradas. Vou continuar a procura, de qualquer forma continua-me a parecer que para uma pessoa sem experiência (que é o meu caso) talvez seja uma melhor opção preço-qualidade comprar aquários em 2ª mão aqui pelo forum por exemplo.

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora nem mais, de uns para os outros é que vais aprendendo e corrigindo os erros!

 

Eu no primeiro optei por uma estratégia que não me pareceu má. Nas juntas, onde um vidro cola ao outro, abusar no silicone. Deixa o gajo espirrar à vontade, e não toques!! No dia seguinte com um X-acto tiras tudo o que estiver a mais, e sai parece manteiga... Se fores mexer, tipo a querer fechar alguma junta, vais sujar o vidro com o silicone e depois custa mais a tirar.

 

Falo nesta forma para inexperientes, como eu me posso considerar, porque assim não corres o risco de ficar com locais em que hajam bolhas de ar por falta de silicone. Com o tempo e aquários, começas a ver melhor as coisas... :D

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é, no primeiro é normal sair algo mal... eu com o meu primeiro tive de o descolar e voltar a colar... o segundo foi um aqua de 120 x 50 x 50 e ficou porreiro... quanto ao problema de borratar com o silicone, o truque da fita cola de papel resolve isso e fica a parecer feito por um profissional :D.

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é, no primeiro é normal sair algo mal... eu com o meu primeiro tive de o descolar e voltar a colar... o segundo foi um aqua de 120 x 50 x 50 e ficou porreiro... quanto ao problema de borratar com o silicone, o truque da fita cola de papel resolve isso e fica a parecer feito por um profissional :twisted:.

 

Olha, boa ideia, parece-me muito bem. Assim já se pode passar o dedo de modo a não ficar o silicone amontoado.

 

E já agora, o que vocês usam para segurar as placas de vidro enquanto estão a ser coladas? garrafas de 1,5L a amparar?

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, boa ideia, parece-me muito bem. Assim já se pode passar o dedo de modo a não ficar o silicone amontoado.

 

E já agora, o que vocês usam para segurar as placas de vidro enquanto estão a ser coladas? garrafas de 1,5L a amparar?

 

eu coloco umas garrafas de agua cheias ,só até colar o ultimo vidro ,depois não é preciso.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, boa ideia, parece-me muito bem. Assim já se pode passar o dedo de modo a não ficar o silicone amontoado.

 

E já agora, o que vocês usam para segurar as placas de vidro enquanto estão a ser coladas? garrafas de 1,5L a amparar?

 

eu uso garrafões de 5L para o primeiro vidro a colar, ponho 2 garrafões de cada lado... são mais seguros... os vidro restantes o silicone já os segura põe um pouco de fita cola de papel por fora a ajudar a fazer pressão... Caso te caia silicone em alguma parte dos vidros sem quereres limpa logo com papel de cozinha molhado em diluente que sai tudo :twisted:.

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também estou a pensar num aquário DIY .

De momento estou com um de 100 litros, mas quando os ciclidios crescerem mais vou apostar num de 180cm de largura.

Acham que vidro de 8 mm chega ? Estou a pensar em 50 cm de altura.

 

Ja vi um aquario com vidro duplo que tinha pelicula entre ele. Acham que compensa caso o vidro seja mais barato ? Tipo 4mm + 4mm ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também estou a pensar num aquário DIY .

De momento estou com um de 100 litros, mas quando os ciclidios crescerem mais vou apostar num de 180cm de largura.

Acham que vidro de 8 mm chega ? Estou a pensar em 50 cm de altura.

 

Ja vi um aquario com vidro duplo que tinha pelicula entre ele. Acham que compensa caso o vidro seja mais barato ? Tipo 4mm + 4mm ?

 

boas,

 

eu pessoalmente acho vidro de 8 fino para um aqua 180 x 50 x 50 ... no minimo usava vidro de 10mm e com travamentos. usar dois vidros mais finos fica feio esteticamente falando... em termos de segurança é provavel que fique mais resistente (pelo menos já fiz essa experiênca com duas tabuas de pinho de 5mm pregadas uma na outra e uma de 10mm e as duas suportaram melhor o peso), neste caso acho mais seguro colar um ao outro com silicone em vez de pelicula (pois a pelicula pode deixá-los deslizar um sobre o outro)

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá 8mm é MUITO pouco! A menos que carregues bem nos travamentos, mas dos transversais! O meu de 1m, é de 8mm. Ao início tinha dois travamentos longitudinais, um em cada vidro dos mais compridos. Ainda na fase em que estava cheio para ver se estava estanque, um dos travamentos rebentou e o aquário estava a ganhar cada vez mais barriga.

Resultado: Pus duas travessas transversais e está porreiro.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também estou a pensar num aquário DIY .

De momento estou com um de 100 litros, mas quando os ciclidios crescerem mais vou apostar num de 180cm de largura.

Acham que vidro de 8 mm chega ? Estou a pensar em 50 cm de altura.

com essa altura eu apostava em vidro de 12mm e fazia na mesma as travessa francesas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu fui mais um que resolvi aventurar-me a fazer o aqua em casa, depois de ver preços de aquas ja feitos resolvi ir ver os preços do vidro para decidir o que fazer, e optei mesmo por ser eu a fazer :-D

 

para terem um pequena ideia das diferenças de preço que encontrei aqui em Évora, fui a 3 vidreiras pedir orçamento de vidros de 10mm para um aqua de 100x50x45, na 1ª onde fui demoraram 3 dias para me dar o orçamento (quando me deram o orçamento ja tinha o vidro em casa :P) e pediram-me 250€ só pelo vidro fora o silicone, na 2ª pediram-me 130€ e na 3ª vidreira onde fui pediram-me 120€ mais 10€ por cada bisnaga de silicone, mas depois acabaram por me oferecer o silicone :roll:

 

comprei 2 bisnagas de silicone com medo de fazer caca e voltar a ter que colar o aqua, mas não foi preciso, ficou um pouco esborratado que deu um trabalhão desgraçado a limpar mas ficou porreiro ::D:

 

cumps

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais