Born to be wild III


Recommended Posts

Olá,

 

Mantive o Xiphophorus montezumae há uns 6 anos atrás, numa altura em que ainda não me tinha apercebido da extraordinaria riqueza biológica dos viviparos (dá Deus as nozes...!).

 

Nessa altura foi-me oferecido um casal F1 por amigos espanhois que os tinham capturado no Mexico. Segundo eles, num rio onde fizeram mergulho, encontraram a 30 metros de profundidade (!) X. montezumae cujo corpo era tamanho de um palmo e a cuja espada era do tamanho de outro palmo! Trouxeram então alguns peixes para a Europa.

 

Lembro-me de ter olhado para o casal de juvenis que me foi entregue e ter pensado "ah pois, mais uns espadas". Só que não eram apenas mais uns espadas... passado algum tempo tive que mudar o casal para um aquário comunitário, bastante maior, porque o macho começava a ter dificuldade em virar-se no aquário de 50 cm com o tamanho da espada! Infelizmente o macho morreu pouco depois. A femea estava grávida e ainda nasceram 7 ou 8 alevins. Porém nenhum chegou a adulto, morreram vitimas de doença. Os espanhois disseram-me que o mesmo sucedeu com os peixes deles, esta estirpe era particularmente sensivel a doenças de aquario.

 

Foi um erro tê-los colocado em aquário comunitário. Hoje em dia lamento profundamente não ter prestado mais atenção a estes peixes e não lhes ter dado um tratamento realmente VIP, com isolamento da restante peixaria!

 

Ainda não perdi a esperança de voltar a ter o X. montezumae. De facto, na Europa, são mantidas diversas populações de montezumae em cativeiro, embora provavelmente não sejam tão espectulares como aquela que me veio parar às mãos.

 

Algumas fotos tiradas da net para dar uma ideia sobre o peixe:

 

Xmontezumaemalewebcopy.jpg

 

Xiphophorus_montezumae.jpg

 

xiphophorus_montezumae.jpg

 

montezuma-swordtail-500px.jpg

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais