Ajuda para criacçao.


sotsabs

Recommended Posts

Eu gostaria de saber quando se deve colocar a femea avistar o macho.

Uma das duvidas é a seguinte,coloco a femea dentro do aquario do macho num vidro quando o macho tem ninho ja feito?ou coloco-a sem ele ainda ter feito o ninho?

E gostava tambem que me ajudem-se a perceber onde verifico se ela ja tem o tal ponto branco ou as tais listas verticais, para a depois soltar junto com ele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

em primeiro lugar deves alimentar bem o casal, ou todos os intervenientes para a criação. A alimentação será mais eficiente com seres vivos. quando verificamos que estão gordinhos e as femeas com o ponto branco no ventre, metemos a femea no mesmo aqua do macho. colocamos um copo, eu uso os de plastico da cocacola com um furo no fundo , invertido, de modo que o macho acelere a construção do ninho. passados dois dias estarás pronto para retirar o copo e verificar se o macho faz a corte ou dá porrada. se começar a andar em volta dela é bom sinal. È só esperar que apareçam ovinhos brancos no ninho de bolhas.

Depois faz uma leitura aqui no forum , que há muita a respeito da matéria.

ler faz muito bem.

antes de perguntar pesquiza.

se não ajudei, diz ok?

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

vou fazer um resumo de como eu faço e ate agora tem resultado .

1- meto o macho num aquario de 60 litros , mas só meto 4 dedos de agua ( uso um grande ,por 3 motivos , 1º é mais confortavel para os peixes , 2º depois da postura é melhor para a femea fugir e se esconder , 3º escuso de estar a trocar os alevins de sitios com eles ainda pequenos ) .

2- meto a femea numa maternidade dentro do aquario ( meto os dois ao mesmo tempo , o macho na parte de fora e a femea na maternidade )

3-espero ate o macho ter um ninho razoavel feito e a femea ter o ovipositor a vista ( aparece o ponto branco entre aqueles dois "braços " e a barbatana de baixo) , isto as vezes é coisa de algumas horas .

4- nessa altura solto a femea e o resto é com eles ( costumo deixar a maternidade no aquario , para a femea ter mais um sitio para se esconder depois da postura )

5- depois da postura , tiro a femea .

6- quando os pequenos ja nadarem na horizontal , tiro o macho e começo aos poucos a acrescentar agua no aquario até encher ( tiro +/- 10% e meto 20% por dia ).

espero ter sido util

Link to comment
Partilhar nas redes sociais