Tristeza de viúva?


Icurto

Recommended Posts

Boas,

 

Depois de muito lutar para salvar o meu ramiro macho, que vinha muito magrinho, debilitado e cinzento da loja, ele não resistiu e morreu há 2 dias.

A fêmea sempre esteve bem de saúde, aparentemente, e comia bem, mas agora está sempre escondida e parada.

 

Será pela morte do macho ou terá alguma coisa?

 

Aparentemente não tem outros sintomas, mas esconde-se tanto que eu nem consigo ver...

 

Está cá em casa há 3 semanas.

 

Aqua de 40 litros só com ela e 8 neons. Esses estão sempre 5*.

 

PH 6.8 - Nitratos, Nitritos e Amónia 0

Dureza média

 

Temperatura 26º

 

PS - Fiz montes de TPAs por causa do tratamento com flagyl ao macho.

 

Obigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

porque não lhe compras um macho ?

 

Cpts

 

Eu tenciono fazer isso, mas vou mudar de casa para a semana e não queria sujeitar o bicho a 2 mudanças quase seguidas.

 

Eu depois até os vou passar para um aqua maior.

 

Espero que ela dure até lá. :D

 

Ontem ela ainda comeu bem, hoje nem tanto.

 

Está tão escondida que nem lhe consigo ver as barbatanas e isso... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz tudo para que ela coma. Se comer safa-se tens e de fazer o tratamento se tiver parasitas. Flagyl e o melhor ;).

Eu ja cheguei ao ponto de como o meu macho A. Trifasciatta nao comia tira-lo da agua e darlhe comer com seringua. Mesmo assim morreu, foi dos peixes que mais me custou...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não me parece que seja pela falta do macho. Sempre que separei por algum tempo casais ou mesmo da experiencia que tive ha bem pouco tempo em que o macho morreu, o comportamento da femea é completamente diferente. Juntava-se ao vidro e nadava para cima e para baixo constantemente como se tivesse a tentar sair dalí. Quando o macho morreu comprei outro macho e mal o puz no aqua a femea parou de nadar para cima e para baixo junto ao vidro. Morreu uns dias depois sem causa aparente e acabei por devolver o macho mais recente. Eu no teu lugar tentaria observar bem a femea, ser se não está magra se come bem ou mesmo se não tem danificações exteriores como pontos brancos ou buracos. Podem ter vindo com parasitas da loja.

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem consegui vê-la bem.

 

Não tem feridas nem pontos brancos nem nenhum desses sinais, e as barbatanas estão intactas.

 

Come, mas só se a comida lhe cair em cima, não sai do seu esconderijo para comer.

 

Está com as riscas pretas bastante acentuadas, mas cores (a barriguinha rosa, o amarelo e os pontos azuis) quase desapareceram.

 

Não está magra, nem tem a barriga metida para dentro.

 

Parasitas não deve ter, porque fiz 2 semanas de tratamentos de flagyl, por causa do macho.

 

Hoje de manhã não a consegui ver :( , mas não tive tempo de procurar.

 

No fim de semana faço a mudança do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem consegui vê-la bem.

 

Não tem feridas nem pontos brancos nem nenhum desses sinais, e as barbatanas estão intactas.

 

Come, mas só se a comida lhe cair em cima, não sai do seu esconderijo para comer.

 

Está com as riscas pretas bastante acentuadas, mas cores (a barriguinha rosa, o amarelo e os pontos azuis) quase desapareceram.

 

Não está magra, nem tem a barriga metida para dentro.

 

Parasitas não deve ter, porque fiz 2 semanas de tratamentos de flagyl, por causa do macho.

 

Hoje de manhã não a consegui ver :( , mas não tive tempo de procurar.

 

No fim de semana faço a mudança do aquário.

 

Hum... pois nem sempre é facil perceber o que se passa com os peixes. A minha femea quando veio cá para casa fez logo uma postura no proprio dia que o macho comeu imediatamente. Entao a fema também teve um comportamento identico. Estava muito escura e muito muito quieta... também tive medo de a perder mas ao fim de uma semana estava melhor. Como dizes que a tua estava bem quando foi para tua casa... não me parece que seja da ambientação mas pode ser stress provocado por outra coisa qualquer. Até pode mesmo ser pela falta do macho... cada animal reage à sua maneira. O mais importante agora é ires garantindo que ela come! Entretanto podes esperar para ver se ela muda de comportamento ou então comprar um macho e ver como ela reage. Ah já agora reparaste se ela come mesmo? É que eles as vezes bicam a comida mas depois cospem. Certifica-te que ela come mesmo!

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já é tarde.

Tanto se escondeu que morreu.

 

Estava entalada num buraquinho entre uma rocha e a parede do aquário.

 

Não sei se morreu entalada ou se se entalou porque estava a morrer, só sei que estava presa.

 

Tive que desmontar o aqua todo para a encontrar.

 

:puppydogeyes:

 

Tou mesmo triste.

 

Fiz tudo o que pude e sei para os salvar.

 

O macho já estava à espera, foi estupidez minha ter comprado um animal naquelas condições, mas ela contei que se safasse.

 

Agora vou fazer as mudanças e depois logo vejo o que faço. :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinto muito! Também perdi o meu casal de ramirezis em circunstancias identicas... o macho doente e a femea uma semana depois sem razoes aparentes quando eu estava bastante convencida que ela se ia safar. Os ramirezis são muito sensiveis. Morrem muito facilmente. Mas como são lindos nos arriscamos sempre. Eu decidi dedicar-me a apistogramas por uns tempos. São mais resistentes e ha uns lindissimos. Depois quando tiver as coisas mais controladas arrisco-me outra vez nos rams.

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais