PROJECTO NOVO


Recommended Posts

Bom dia a todos,

 

Tenho à cerca de 1 ano um aqua de 60x30x30, e como todos os principiantes falhei redondamente no que diz respeito ao substrato e à luz. Agora estou a planear o meu próximo aqua, com 100x40x50, e gostava de confirmar se estou certa ou não com aquilo que pretendo comprar para ele.

 

Antes de mais tenho a dizer que gostava de ter um plantado, a experiência é pouca, mas com aquilo que tenho lido por cá e com a ajuda dos mais experientes espero conseguir ter algo de jeito (nada que se compare com os aquas que vejo por cá claro, mas com o tempo talvez chegue lá perto 8) )

 

Outra questão importante : eu adorava ter apistos e ramirezis. Já vi que para ter um biotopo deveria ter um aqua muito "carreca" com raizes, terra no fundo, folhas e etc... mas como gosto mais de ver um aqua verde, vou tentar misturar as duas coisas, restringindo-me a peixes e plantas unicamente sul-americanas acham correcto? Estou a pensar em Valisnérias, Rotola (rotundifolia, wallichii, Nanjenshan) Limnofila aquatica, Heteranthera zosterifolia, talvez um pouco de glosso ou cuba, ou algo desse genero.

 

 

Agora aqui vão as perguntas a sério :

 

1) Uma vez que a agua sai com um Ph de 8 da torneira, vou tentar juntar troncos, injectar Co2 (ainda não decidi se caseiro ou pressurizado, tudo vai depender dos €€€€ que sobrarem no fim) e se necessário turfa no filtro para baixar isso para valores compativeis com os apistos e ramirezis. Li algures que o ADA AQUA SOIL ajuda a baixar o Ph, é verdade?????? A nível de substrato fertíl para plantas julgo que também não é nada mau. Estou certa? Valerá a pena tentar? Inicialmente eu estava a pensar no JBL AQUABASIS PLUS, mas se o ADA me ajudar mesmo a baixar o Ph valeria a pena o investimento.

 

2) Tal como já disse, não sou nenhuma pro, quero um plantado mas não estou a contar com um aqua digno de concorrer na ADA Contest, agora gostava de saber até que ponto um aquecedor de substracto me ajudaria a obter melhores resultados?? Ou é algo reservado para outro nível????

 

3) Para um aqua de 100x40x50, uma calha de 4 T5 x 39W deve chegar não??? Sei que devo ter lampadas entre os 4500 e os 6500 (falta-me a palavra :-D) Como é que acham que devo combinar as lâmpadas???

 

4) Quanto ao filtro estou a pensar comprar um Eheim 2215, chega não???

 

5) Quanto ao aquecedor fico na dúvida : é preferível 2 ou 1?? 1 seria mais fácil de esconder com plantas, mas se ele colar ou pifar e não me aperceber disso lá vão os peixes à vida. Com 2 não é tão ariscado. Ou será que estou enganada?

 

6) O que me preocupa mesmo é a parte da fertilização. Quando leio por cá que fazem testes todos os dias a tudo e mais alguma coisa, deitam 1mg disto + 2 mg daquilo + 3 gotas doutro, compra isto na farmácia, aquilo na loja, e mais outro que vem de fora, até fico tonta :? . Não haverá uns fertilizantes jeitosos para eu começar, e depois com o tempo aprendia a fazer os ajustes??? Falaram-me dos produtos da Ocean nutrition (TRACE+ : The most important trace elements contained in Trace+ are Manganese (Mn), Iron (Fe), Zinc (Zn), Copper (Cu), Boron (B), Molybdenum (Mo) and Vanadium (V). ///// FERTIL+ : The product contains Potassium (K), Magnesium (Mg), Sulphur (S) and Calcium (Ca). //// IRON+ : Iron+ contains chelated iron that is stable at a pH range of 4 to 8.) Alguém conhece ou recomenda? Alguém me aconselha outra coisa???

 

 

 

Lamento o testamento, mas acreditem que é o resultado de muita pesquisa, e no fundo é mais para me confirmarem se entendi bem ou não aquilo que li.

 

Agradeço desde já toda a ajuda que me possam dispensar.

 

Um bom dia para todos

Isabel "Zabou"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zabou,

 

Pelos vistos tens estudado muito. Creio que o principal factor para o sucesso em aquariofilia é mesmo paciência e muita pesquisa.

 

Relativamente ao CO2 é evidente que um sistema de botija não tem comparação com um de fermento. O que eu estou a fazer é começar com um sistema caseiro com reactor externo DIY e conta bolhas, mas mai tarde sei que vou ter de investir numa coisa a sério. Podes ver o reactor externo neste tópico

 

Pelo que tenho lido (e chamo a atenção que nunca experimentei) é que o aquecedor de substrato tem vantagens, pois cria uma corrente de convecção na água, o que permite que haja uma circulação de nutrientes para as raízes. Apesar de ser um investimento ligeiramente maior acaba por compensar em consumo de energia.

Contudo se quizeres optar pelos termostatos vulgares o ideal é usar dois porque:

- Se um deles não desligar, dificilmente tem potência para "cozer" os peixes;

- O aquecimento da água é mais rápido e mais homogéneo pelo que a temperatura será mais estável;

- Se um deles deixar de funcionar o outro vai mantendo a temperatura mais tempo.

Mas contudo esta não é a opção mais estética e mais económica.

 

Relativamente à iluminação que estás a pensar em usar, não tenho a certeza se não deverias usar HQI para um aquário de 50cm. Na minha opinião devias consultar o Ramirezi, que de certeza que te dá uma boa opinião de quem tem experiência neste assunto.

 

O Filtro que estás a pensar usar também nunca o sei pessoalmente, mas se estás a pensar a pensar numa aqua densamente plantado podes sempre poupar um pouco no caudal da filtragem.

 

Para a fertilização, o que eu acho preferível é a fertilização em componentes separados. É mais económico e podes controlar cada componente individualmente. Lê este artigo do Zogli que me parece que está muito claro.

 

Bom estudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Rui,

 

Relativamente à iluminação que estás a pensar em usar, não tenho a certeza se não deverias usar HQI para um aquário de 50cm. Na minha opinião devias consultar o Ramirezi, que de certeza que te dá uma boa opinião de quem tem experiência neste assunto.

O aqua tem 50cm de altura, mas temos que nos lembrar de que com a altura do substracto e da areia por cima, fica com uns 45-40cm. Será assim tanto?

 

 

O Filtro que estás a pensar usar também nunca o sei pessoalmente, mas se estás a pensar a pensar numa aqua densamente plantado podes sempre poupar um pouco no caudal da filtragem.

Lamento não percebi bem, queres dizer que o 2215 é demasiado potente para um plantado????

 

 

Para a fertilização, o que eu acho preferível é a fertilização em componentes separados. É mais económico e podes controlar cada componente individualmente. Lê este artigo do Zogli que me parece que está muito claro.

Pois é muito claro, já o li, alias foi o tal que me deixou tonta :? . Mas se tiver que ser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Rui,

 

 

O aqua tem 50cm de altura, mas temos que nos lembrar de que com a altura do substracto e da areia por cima, fica com uns 45-40cm. Será assim tanto?

Em princípio não, mas de qualquer forma acho que deves confirmar com o Ramirezi que é um patrocinador do forum. Ele indíca-te a melhor opção.

 

 

Lamento não percebi bem, queres dizer que o 2215 é demasiado potente para um plantado????

Não estou a dizer que o filtro é demasiado potente. Eu nunca usei Eheim, mas sempre ouvi dizer que são muito bons. Eu só tenho experiência com Fluval. O que eu quero dizer é que se o aquário for densamente plantado, o filtro não é o mais importante porque a maior parte da "filtragem" será feita pelas plantas. Em princípio deverás acabar por usar mais filtragem mecânica do que biológica. Também deves evitar um caudal elevado porque aumentas as trocas gasosas o que não é desejável num aquário plantado.

 

Pois é muito claro, já o li, alias foi o tal que me deixou tonta :D . Mas se tiver que ser.

Não tem de ser. O que eu acho é que fica muito mais barato se usares os fertilizantes como estão descritos nesse tópico. Eu comprei todos os fertilizantes para +/- 1,5 anos de um aquário de 550l plantado e ficou-me por 70 euros (Cloreto de potássio, Fosfato mono-potássico, Nitrato de potássio, Ferro da HA e micros da HA). Se comprares os fertilizantes já feitos ficam-te muito mais caro.

De qualquer forma se tiveres dúvidas podes perguntar nesse tópico que o Zogli é muito simpático e percebe muito de plantados e fertilização.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém me sabe dizer nada da ADA AQUA SOIL????

 

Obrigado Rui pela tua participação, vou ver isso da fertilização de novo com calma.

 

Fico a espera de mais opiniões/conselhos/dicas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém me sabe dizer nada da ADA AQUA SOIL????

 

Obrigado Rui pela tua participação, vou ver isso da fertilização de novo com calma.

 

Fico a espera de mais opiniões/conselhos/dicas

 

 

 

Boas, os substratos da ADA dispensam apresentações, sao o topo dos substratos que se vendem por aí, para mim so têm um grande senao...o preço!

 

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia William,

 

No que diz respeito à qualidade dos produtos ADA não ponho isso em questão de forma alguma, nem pensar :oops: , apenas queria saber se acham que combinar AQUA SOIL + Troncos + Co2 + Turfa + plantas + peixes seria o suficiente para baixar um Ph de 8 para 6,8/7? Duvido, mas quem sabe.

 

 

 

Hoje fui a 2 sítios que me tinham recomendado. Num falei com uma menina/Sra que me desaconselhou tentar. Segundo ela ou arranjo agua de poço/mina, ou uso químicos. Falei-lhe do poço do meu irmão cuja agua não é própria pra consumo e disse-me que mesmo assim talvez dê para os peixes (disse-me para lá levar uma amostra para analisar) será possível :-D ??? Não sei bem o que acusaram as análises para ser declarada imprópria, tenho de perguntar, mas será??? Acabei por lhe falar de agua engarrafada, pois no trabalho temos garrafões de 20L com Ph7 Kh1. Ela diz que seria óptimo! Perguntei-lhe como seria depois com TPA's feitas com agua PH8, disse-me não haver problemas, são doses pequenas que depois de se misturarem com a agua a Ph7 acaba por ficar tudo a 7, nem que volta e meia faça TPA de garrafão. Será???

 

Questão 2 : no que diz respeito ao plantado em si um aquecedor de substrato seria uma ajuda para uma principiante como eu, ou nem por isso e mais vale guardar o dinheiro para outras coisas??? Se comprar, de quantos metros????

 

Questão 3 : O Ramirezi confirma a minha ideia, 4 x 39W T5, esqueci-me foi de lhe perguntar que lâmpadas meter :oops: , alguma sugestão?

 

Questão 4 : acho que vou mesmo para o filtro 2215, se for preciso há sempre forma de diminuir um pouco o fluxo da agua com curvas, esponjas e tal.

 

Questão 5 : 2 aquecedores é melhor não é??? De quanto watts cada?

 

Questão 6 : lá terei de fertilizar com gotas disto e daquilo :-D . A ver vamos no que isto dará.

 

Mais uma vez obrigado por me ajudarem, ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola sou o novo forista de Setubal, como tal, tambem sou novato...

Semi-novato, passo a explicar:

ha uns anos comprei um aqua, que hoje estou muito arrependido de o ter feito, com 55 de fundo, 65 de comp. e 60 de altura, um quadradão enorme, aqua esse que nunca consegui por a funcionar por varias razoes; ainda hoje parece que esta vazio (Despido de decoraçao), pois é muito alto.

tem 2 lamp. de 18 W e um filtro interno inserido numa caixa preta "agarrada" ao vidro traseiro o qual refere a marca "HVDOR - 7 W - 550 L/hcl Q Max, o qual já vinha de fabrica

Gostava de o por a funcionar com talvez uma especie unica de peixes... não tenho plantas, mas sim troncos e pedras (xistos)

o que me sugerem para um aqua destas dimensoes?

as lampadas são suficientemente fortes?

 

PS: o meu braço esticado não chega ao fundo do aqua... :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.