Marco Monteiro

Membro
  • #Conteúdo

    1066
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Marco Monteiro

  1. Serve este tópico para anunciar a todos os membros do fórum que o 2º encontro de aquariofilistas em Salvaterra de Magos vai se realizar entre os dias 14 e 15 de Maio 2011, mais uma vez teremos concursos, palestras, convivio, todo o que este hobby merece. O evento do ano passado foi um sucesso e esperamos que o de este ano tenha ainda mais sucesso, iremos uma vez mais contar com corcurso de Discus, de Peixes de Água doce, de Escalares, Plantados e Marinhos, para consultar as regras dos concursos podem ver aqui o link do evento:

     

    http://eventosalvaterra.no.comunidades.net/index.php?pagina=1669185040

     

    A pagina do evento vai sendo actualizada, á medida que os concursos e o programa estiverem definidos.

    Qualquer duvida postem aqui, que as mesmas serão esclarecidas.

     

    Boas,

     

     

    Desejo que corra tudo às mil maravilhas nesse encontro, que desdo já felicito.

     

     

    Um abraço,

  2. boas pessoal tenho um principio de algas no meu aqua do malawi...sabem me dizer k limpa vidros e fundo usar para combater isto???

     

    um abraço e obrigado!!!! ;)

     

     

    Redução de fotoperíodo e TPA's semanais, é o melhor limpa vidros para Malawi....

     

     

     

    Abraço,

  3. Se a comida que estás a dar tem spirulina, pode ser spirulina spots (até com fotos não será fácil garantir, quanto mais sem elas...)

     

    Tinha ideia que o melhor "tratamento" para as spirulina spots seria reduzir a quantidade de comida com spirulina.

     

    Cumps

     

    Exactamente, reduzir a quantidade de spirulina é o mais indicado.... Os químicos deverão ser sempre em ultimo recurso, principalmente quando se conhece bem a causa-efeito!

     

    Um abraço,

  4. Boas,

     

     

    tem piada! Eu por acaso gostava de ver o aquaclear limpar essa água toda e livrá-la de toda a matéria verde!!! ehehehehe Não pode passar de uma piada, certamente....

     

     

    Bom, relativamente à solução, a incidência de luz natural associada à ausência de plantas é o factor mais negativo e que levou a esse alguedo todo, pelo que o ideal (na impossibilidade de retirares o aquário para longe dessa luz natural) será optares por um filtro UV (mas sendo um aquário para a escola, não sei se estás disposto a investir). Para já, a solução passa mesmo por limpares o máximo que conseguires e efectuar algumas trocas de água.... Todavia, as constantes trocas de água em percentagens muito elevadas, não será de todo uma mais valia para esse aquário.

     

    Arranja umas série de plantas, as egérias densas (os ciclídeos vão adorar, mas não te preocupes porque ainda aguentam algum tempo) por exemplo, de fácil manutenção e que ajudem ao consumo de fosfatos nessa água. Dessa forma consegues diminuir um pouco a propagação de algas.

     

    Um abraço,

  5. Com que idade os Tetra BA começam a reproduzir? tenho lido sobre a reprodução prolifera deles. Mas os meus nada, se calhar por serem novinhos. Mas nunca referem a idade, tenho 4 BA com 5 cm (sem contar cauda), uma femea pelo menos, e uns 6 meses de idade.

     

     

    Boa,

     

     

    a partir dos 7/8cm atingem a maturidade sexual. Dá-lhes mais um tempinho e boa sorte....

     

     

     

    Um abraço,

  6. Boas,

     

     

    o nome científico é Gymnocorymbus ternetzi.

     

     

    É de facto injectada com essa cor, é vergonhoso mas verdade. O pior é que muita gente compra e acha piada, grande parte por desconhecimento.

     

     

     

    Mas obviamente, tem o nome científico que lhe compete.... e na cor original!

     

     

     

    Um abraço,

  7. Boas.

     

    Há cerca de uma semana, ao fazer uma TPA reparei que havia nas plantas e num elemento decorativo do meu aquário algumas manchas acastanhadas (que calculo que fossem algas). Fiz a TPA normalmente e limpei as plantas e a decoração com a porção de água que retirei do aquário.

     

    Hoje reparei que as tipas são resistentes e já estão a aparecer de novo. :)

     

    O que aconselham?

     

    Obrigada.

     

     

    Características do aqua? Qual o fotoperíodo a que está sujeito?

     

     

    Um abraço,

  8. Boas a todos

    Tenho neste momento 1 aqua de cerca de 200lts -120 cms panoramico- que comecei a ciclar à 2 meses e tal,etc, e de todos os peixes existentes (21) tudo pekenada entre 2 e 4cms apenas 1 femea de minus reef começou a refugiar-se no topo das vallisnerias e de inicio apareceu quase junto à barbatana caudal 1 pouco branco (pensei ser ictio) fiz mudança de água e mesmo outro membro que tinha 1 ou 2 pontos brancos claros ficou sem eles. a femea em questão ficou então com a barbatana dorsal baixa e no meio do corpo parecia ter 1 contorno irregular laranja(tipo mini derrame) e abaixo essa zona ontem tinha tipo filamentos e estava muito pior tirei-a p/ 1 aqua de 20cms com 4 ancistrus a crescer mas hoje tinha morrido.

    Terá sido o afamado Bloat!!???

    Cumps

     

     

    Boas,

     

     

    uma foto ajudava e bastante... Ela aceitava comida?

     

    A explicação não é muito elucidativa!

     

     

    Um abraço,

  9. Tanganyika não se trata propriamente de um "RIO AFRICANO" ou "OUTRO LAGO" que não os grandes, por isso vou mover este tópico para a área correcta.

     

     

    Respondendo à tua questão:

     

    qualquer areia ou areão que não seja devidamente aspirada e ligeiramente revolvida, irá acumular carga orgânica prejudicial aos aquários!

     

     

    De resto, um pouco de dedicação e não descurando a manutenção semanal, esse problema fica excluído...

     

     

     

    Um abraço,

  10. Boas,

     

     

    atenção que os Synodontis não são propriamente "limpa fundos", nem "limpa vidros", aliás, se alguém apenas os adquire com esse objectivo, esqueçam!

     

     

    Relativamente à questão que foi colocada: a areia mantém-se limpa e branca com a devida manutenção semanal ao aquário. Bem revolvida e devidamente aspirada, está sempre impecável... Milagres não existem, sem muito trabalhinho.

     

     

     

     

    Um abraço,