mdepina

Membro
  • #Conteúdo

    99
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por mdepina

  1. oi, exprimentei a tua técnica e coloquei lá 5 ovos que tinha no aquário, já lá tenho 4 alvelins de panda, nasceram os 5 mas um morreu, vamos ver se estes sobrevivem.... entretanto já tenho mais uma postura em cada aquário, amanhã já passo os ovos para o taparowere... achas mal colocar os novos ovos com os alvelins con 3 ou 4 dias?... essas plantas de que falas pode ser musgo de java? ou se sinplesmente não acendermos as luzes não precisamos das plantas?
  2. pois, eu com as fotos também tenho problemas, não tenho jeito para a máquina nem tenho máquina de jeito, ainda por cima os bichos não param quietos.... um dia que passes por aqui diz... já tinha desistido mas se calhar vou arriscar outra vez com essa técnica do taparowere.... mas tenho uma dúvida, li aqui algures que os ovos das coridoras e os alvelins nos primeiros dias eram fotosensiveis, e por isso devia-se ter a luz apagada... com esta técnica que desceveste, tiveste a luz do aquário sempre apagada??
  3. oi, eu já tenho cerca de umas 14 pandas nascidas em minha casa, e já tentei de tudo para ter maior numero de nascimentos por postura, deixo-te aqui um conselho não fassas nada, mais vale nascer só uma ou duas por postura do que separares os ovos e não sobreviver nenhuma. já tentei tirar os ovos e deixar numa maternidade ou criadeira dentro do mesmo aquário, já tentei noutro aquário separado, etc... pocas vezes os ovos eclodem e quando acontece acabam por morrer os alvelins ao fin de pouco tempo. neste momento o que fasso é ter dois grupos reprodutores, o primeiro começou com um trio que comprei e o segundo começou com um grupo de 4 filhas do primeiro trio, em aquarios separados de 60 litros só com red's, para que os ovos e os alvelins não sejam comidos. Já quanto ao tempo entre posturas, as minhas quase todas as semanas fazem posturas, mas os grupos podem ter mais que uma femea, visto que algumas pandas cresceram sem eu as ter tirado do aquário e agora tenho medo de não conhecer as novas e tirar do grupo os machos ou as femeas que formaram casais. Quanto hà consanguinidade, também estou preocupado, mas não é facil encontrar pessoal com criação de pandas para trocar, pricipalmente na minha zona. Se algum dia vieres para a zona da Guarda podiamos trocar algumas. se alguma vez descobrires um truque para ter maior taxa de nascimentos diz alguma coisa, como já me morreram muitas posturas com tentativas já desisti de tentar. abraço e boa sorte
  4. mdepina

    Cory

    oi, as coridoras de vez en quando nadam até à superficie da agua para respirar e depois voltam para o fundo, quando o fazem, pode ficar uma bolha de ar na agua que rebenta passado alguns segundos. se o que te está a acontecer é isto não te preocupes pois é um comportamento normal, se este comportamento é repetido constantemente, tipo a coridora passa o tempo todo nisso, podes estar com pouco oxigénio na agua, se for assim tenta por uma pedra difusora ou por a saida de agua do filtro o mais á superficie para agitar a agua.
  5. oi ainda que já estão bem, podiam estar só a ambientar-se agora quanro ao tamanho delas não contes que cresçam mais, a maior que tenho te 3/3,5 cm é uma femea que já esta em minha casa à mais de 2 anos, quanto ao machos não pasam dos 2,5 quando muito 3cm são bem bonitas as tuas trata-as bem
  6. Fàcil e barato, arame, normal mas não muito grosso, esfregão "scotchbrit" daquele verde. o esfregão deve ser novo, sem nunca ter utilizado detergentes. corta-se uma ripa do esfregão e prende-se numa ponta do arame com um alicate dobrase a ponta do arame para que o esfregão fique bem preso. e depois é só limpar.
  7. oi, não conheço essa do "Pinheirinho", mas pelas fotos parece muito com a cabonda caroliniana. eu acho que tenho essa cabomba caroliniana, pelo menos parece-se muito com a imagens que vi na net. se for mesmo essa, cresce muito rápido e é facil de manter, fica muito bem. no meu caso tinha-a a fazer a parede no fundo do aquário. se precisares posso arranjar-te um pé ou dois, mais não porque utilizei-a toda numa nova montagem e por enquanto não tenho mais. abraço.
  8. oi antes de mais essa panda parece-me que já tem o tamanho adulto, as pandas ficam cerca de metade do tamanho das outras coridoras, e pelas cores parece-me adulta. normalmente elas andam muito escondidas no fundo, as minhas só saem do fundo do aquário em duas situações: 1ª para acasalar, e quando é assim andam sempre em grupo de 3 pelo menos, a nadar umas atras das outras e encostadas aos vidros do aquario. 2ª para vir respirar á superficie, mas nesse caso vão até a superficie e voltam logo para baixo. o video que mostraste é curto e não me pareceu nenhum destes casos, mas pelo sim pelo não verifica se a agua está bem oxigenada. o teu aquáqrio pareceu-me um bocado escuro, isso também pode levar a que as pandas não se tornem tão timidas, passeando mais à vontade pelo aquário. como só estão à um dia nesse aquário, verifica se os parametros da agua estão bons e espera para ver se esse comportamento se mantem.
  9. oi, eu comprei já à mais de um ano uma rede no brico-mache boa para esse efeito, mas era cinzenta e era de plastico. essa rede era vendida ao metro. a minha experiencia não resultou, o musgo nunca prendeu á rede.
  10. mdepina

    turfa fertilizada

    Bem, para já acho que tenho o problema resovido. 15 litros de humus de minhoca e 20 litros de argila expandida, tudo produtos biológicos sem nenhum acescento de quimicos, ficou a 9,77€ e acho que dá para colocar na parte do aquário onde quero plantar +\- metade da área.
  11. mdepina

    turfa fertilizada

    Obrigado pelas respostas Sim, preciso de substrato porque vou ter algumas plantas apesar de não serem muito exigentes, e o aquários leva à volta de 700l de àgua o que para fertilizar só com liquidos ia-se tornar bastante exigente em termos de dinheiro. Ok, então nada de fosfatos, nem mesmo uma quantidade minima, tipo 0,05%? A ideia é mesmo para essas plantas que tu deste como exemplo. Vou ver se encontro alguma coisa sem fosfatos, ou esperimentar humus de minhoca como já aqui falaram no forum se conseguir encontrar á venda.
  12. mdepina

    turfa fertilizada

    Boa tarde estou a montar um aquário novo e gostava de aplicar substrato fertil. mas a aquario vai ser enorme, 2m por 0,55m. logo substrato fertil para isso tudo vai ficar caro. recentemente vi á venda num supermercado turfa fertilizada, para ser utilizada como substrato para plantas normais. será que pode ser utilizada em aquário? à tempos vi um tópico em que falava de substrato de plantas normais para aquário, que alguns poderiam ser utilizados mas teriamos de ter em conta os componentes destes. já tentei a procura mas não encontro esse tópico. poderiam dizer-me se esta opção é boa? e quais os componentes prejudiciais para o aquário assim como a quantidade máxima que o substrato pode ter. desde já obrigado pela ajuda.
  13. desculpem desenterrar este tópico, mas precisava de mais informação sobre este peixe, nomeadamente sobre a sua reprodução, mas este link não está a funcionar. se alguém me puder ajudar agradecia.
  14. oi, eu já consegui criar algumas vezes pandas, mas sempre sem remover os ovos do aquário onde estão os pais. comprei 3 à cerca de 1 ano e meio e já tenho 14 ou 15 adultas, mais 3 pelo menos com algumas semanas. sempre que removo os ovos para uma maternidade ou aquário separado acabam por morrer. o problema é que n os aquários onde são feitas as posturas estão red's e alguns alevins como gupies, espadas e danios zebra. No meio disto a comida que coseguem deve ser pouca e só sobrevivem emtre 1 a tres de cada postura, só os começo a ver quando já `têm cores de pandas. as tuas pandas puseram os ovos todos juntos como as outras coridoras? é que as minhas quando desovam os ovos ficam espalhados pelo musgo de java, vidros e até no areão!! será normal?
  15. oi eu alinho e também solu fumador em dezembro não posso nos fins de semanas de 8 e 16, no fim de semana de 2 acho que também não. por mim o ideal era no fim de semana de 24, 25 deste mez.
  16. mdepina

    Red´s

    oi é mais ou menos o seguinte as femeas começão por "criar" os ovos nas costas fazendo essas manchas. Quando os ovos estiverem "maduros/prontos" eles descem para as "patas" que têm no "abdomen", onde os seguram. se existir algum macho, ou vários com capacidade para fecundar os ovos, vai fazelo, se não a femea acaba por largar os ovos pasados poucos?? dias. se os ovos forem fecundados a femea vai comtinuar a guardalos com as "patas" durante algum tempo, não sei exatamente quanto, até estes eclodirem e nascerem red's com fartura e tão pequenos que não os vais conseguir ver facilmente. Coloquei as aspas porque não sei se são os termos correctos, mas assim deve perceber.
  17. mdepina

    Escalares Com Red's

    Poi, concordo plenamente, apesar disso eu não os crio para alimentar os escalares, crio red's porque gosto deles e fazem parte das equipes de limpesa dos aquários onde não ha escalares. O que aconteçe é que num desses aquários tenho bastantes, tipo praga. Assim aproveito de vez em quando e dou um petisco aos escalares. Também compreendo a opinião do membro trocado, pois se falrmos em gupies, eu era incapaz de os tornar comida viva para outros peixes, como algumas pessoas fazem. (se bem que deve acontecer no comunitário com os alevins, mas só quando não posso evitar)
  18. mdepina

    Escalares Com Red's

    oi, eu faço isso, o aquário com red's não é só para alimentar os escalares, mas 1 vez por semana mais ou menos alimento-os com red's e eles adoram. até se passam quando veem os reds a sair da rede. Os outros peixes é que não gostam muito, pois os escalares à cassa stressam o aquário todo.
  19. mais a minha namorada, se eu fosse a um jantar destes sem a levar estava lixado, nunca mais a aturava e punha-me os aquários á porta de casa.
  20. oi Antes de mais desculpa utilizar o teu tópico. Dizes que largaste os bótias quando colocaste red's no aquário, eu estava a pensar controlar uma praga dessas com um botia emprestado, mas o aquário está cheio de red's. Será que o botia vai acabar com os red's? Pois queria acabar com a praga de caracois mas não com a praga de red's. obrigado
  21. oi antes de mais acho esta ideia excelente. Quanto ás fotos, de certeza que entre o pessoal do forum se arranjam algumas. Eu não tenho nenhuma, mas está aqui um tópico com algumas e procurando mais se encontrarão, como as fotos dos panfletos distribuidos na pet show, acho que neste casos os autores das fotos não se importaram de que sejam utilizadas (quanto ás fotos do forum basta uma MP p+ara saber), e o mail para a SIC sempre ficava mais completo.
  22. Conta comigo, tem é de ser um fim de semana :!: secalhar era melhor pores aqui uma votação com 3 ou 4 datas e logo se via quando dava mais jeito ao pessoal. ps: já tive mais uma postura no aquário que montei este fds :!: mas só encontrei um ovo
  23. o meu adora artémia congelada, anda sempre escondido mas quando percebe que vem artémia aparece logo á frente do aquário. Também gosta muito das pastilhas para peixes de fundo que costumo dar, não me lembro na marca mas são pastilhas normais para pexes de fundo. Junto com a artémia também costumo dar espinafres que triturei e congelei. Também come granulado mas só quando não deito outra coisa.