KoD

Membro
  • Posts

    117
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    3
  • Country

    Portugal

Posts posted by KoD

  1. Acredito que também já tenhas experimentado, mas, a minha App é a Smart Life e da para emparelhar tudo e mais alguma coisa, Luzes, aspiradores, tomadas e há outras tipo a Tuya.

    Talvez se conseguires emparelhar isso com outra App possa funcionar. Acabei de pesquisar isto sobre a tua Calha.

     
    • Controlador Bluetooth embutido:

    Com o controlador que vem embutido na calha pode conectar o seu telemóvel à calha por bluetooth e, com a ajuda da app Week Aqua (disponível para iOS e Android), pode "brincar" com as cores: ajustar as cores de forma a intensificar mais umas cores que outras e configurar o seu horário de funcionamento, criar o efeito nascer e por sol.

  2. Se permite regular a intensidade, não podes ir adicionando "ordens" com cada intensidade?

    É assim que eu tenho na minha Twinstar.

    A 1ª ordem é Turn on and dim 1% as 14h

    2ª ordem é Turn on and dim 5% as 14h10

    3º ordem é Turn on and dim 10% 14h20

    cada ordem aumento 5% ate chegar aos 50% e ai fica umas 6h e depois faço o contrario a reduzir até Desligar.

  3. Eu todos os dias antes de sair de casa limpo as ranhuras por baixo, mas, eles estão sempre a esgravatar tudo e acaba por entupir a parte de baixo. E sim, foi isso que aconteceu. Quando abri o filtro ele já estava morto. 
    Da última vez que limpei o filtro num período de 2 meses e ele estava razoavelmente limpo, então queria ver como ele estaria com 6 meses, mas com isto do peixe abri com 4 meses, e, sim, já estava a precisar, talvez aguentava mais 1 mês, porque a lã de algodão não estava em mau estado.

    Pequenas distrações e nem sempre conseguimos dar a volta.

  4. Boas… Ontem tive de fazer o velório de um peixe. 
    Estes animais, que não tem outro nome, andam a arrancar o musgo do tronco e vai tudo tapar a entrada do inflow, fazendo com que a parte do Skimmer comece a puxar ar. A minha mulher está em tele-trabalho e liga-me a dizer que o filtro está a fazer barulhos e que está a sair sempre ar pelo outflow e foi quando me disse que a parte de baixo está cheia de “cenas” verdes. Pedi-lhe para remover o skimmer assim já não entra ar.

    As 13h eram 4… as 19h eram 3…

    Procurei por todo lado… no chão, atrás do móvel e por fim… dentro do filtro e la estava ele, já sem vida… 

    Ainda me passou pela cabeça está situação… mas pensei… eles andam sempre no fundo a “escavar” a areia e o tubo tem 1,6cm de diâmetro… e é um canto onde eles não ficam… nem as flutuantes vão para o skimmer… mas este peixe foi.

    E já estava grandito, era o 3.º na linhagem do tamanho… tinha uns 5/6cm mas foi sugado. 

    RIP 3.º

     

    • Sad 2
  5. Infelizmente em nada do meu conhecimento que consigo ajudar. Mas, pelas ajudas que te estão a dar vou aprendendo muita coisa.

    Espero que tudo se resolva e fiques com o aquário como sempre idealizaste. 

  6. Eu que não percebo nada... Já me ri aqui sozinho várias vezes e é o que fazemos melhor. Acho que devia fazer mais comentários/descrições... o que me ri.

    Desejo o melhor para a tua família e que tudo se recomponha.

    Em relação ao Aquário, está impecável e quando fazemos as coisas a "correr" tem tendência a sair melhor.

    Tenho pena de não ter ido a FIL.

     

  7. Em relação a calha escolhi a 90b porque já tenho o controlador vai de 80 a 100cm apenas por isto… nem vi outra marcas e preços…

    Todos os dias chego a casa e ando uns minutos de volta dele a ver se está tudo no sítio… não faço mais nada de especial… tirar as flutuantes todas ratadas e sem raiz e limpar a entrada do filtro… ver o nível e vou a minha vida.

    Obrigado pelas dicas.

    • Like 1
  8. Sim, também uso a técnica de meter ar debaixo do skimmer com uma seringa… Não me importava que quando a parte de baixo está suja ele puxe o skimmer para baixo… assim não entrava ar… mas não, fica a entrar ar por cima e a sair pelo outflow… Houve um dia que me minha mulher ligou-me a dizer que estava a sair ar… apenas lhe disse para puxar o skimmer para fora, que quando chegasse a casa via o que se passava, os peixes arrancaram tudo e tinha tudo entupido. Foi só limpar em baixo e tudo se resolveu.
    E fiquei preocupado que com a quantidade de ar o filtro deixasse de puxar água.

  9. Boas... Está a andar... à sua velocidade.

    Vou trocar a calha para uma maior, noto que só as plantas centrais estão a desenvolver melhor. Vou mudar para a twinstar 90b, assim aproveito o controlador wifi que tenho da 45b. 

    Em 1 mês os peixes dão cabo daquilo tudo, vejo tudo ratado, simplesmente rataram tudo e vejo tudo preso a entrada do inflow, não há uma que se safe e todos os dias vou retirando as piores...  Até oiço eles de volta delas e fico com a parede molhada dos esticões que dão. Já ralhei com eles, mas não obedecem a ninguém. 

    Aparecem algumas manchas na areia, que quando vou aspirar dou uma mexida na areia e a coisa vai andando...

    Alterei algumas pedras porque estavam a alterar a direção da corrente ao pé da areia e fazia acumulação de porcaria, assim, já passa para o filtro.

    De resto o normal.

    Estas fotos foi depois da TPA e tinha ainda algum ar a sair pelo filtro.

    Q13zPPZ.jpg

    aNYK7St.jpg

    81CrCbs.jpg

    • Like 1
  10. O pouco conhecimento que tenho do Skimmer do inflow... o meu antes de o pôr no sitio tenho de molhar a parte de cima, porque se estiver seco a agua não passa ou tem mais resistência.

    Depois de molhar em minutos limpa esse gordura toda. Outra coisa que tenho de ter em atenção é o nível de agua do aquário, com a evaporação ela vai descendo, o skimmer também desce e começa a entrar ar por cima por causa da força do filtro, tenho de ir ajustar o nível da agua para ele subir e deixar de entrar ar.  As vezes basta 1/2cm e já está a entrar ar.

  11. Era isso… mas as minhas estavam com menos, e quando as mudei de sítio ainda demorou a desaparecer…
    Há um produto que metes nas folhas, não me recordo o nome, tens de desligar o filtro. Esperar que esteja sem corrente… e pões ao pé da planta/folhas aguardas um bocado e depois podes voltar a ligar o filtro.
    Acredito que alguém aqui saiba o nome do produto.

    • Like 1
  12. Sim, uma Foto ajudava. Tive umas Anúbias assim, passava o dedo e não saia. foi-me dito que possivelmente estaria assim porque estavam a "levar" com a corrente a saída do filtro, mudei-as de sitio e desapareceram.

  13. Se fizeres uma pesquisa sobre esse peixe, vais ler que são peixes que crescem muito e que para 1 só peixe dessa espécie são precisos +/- 60 litros de água…  mas, claro, por enquanto é pequeno e vai crescendo aos poucos… se forem 2 ja precisa de mais litros de água e um bom filtro para manter a água em condições.

    Penso que será mais ou menos estás as razões, porque ele vai crescer e precisa de espaço. 

    Mas, há Pastores Alemães e Huskies que vivem em apartamentos no 6.º andar muitos anos… 
     

  14. Boas... Fui lendo o tópico e de uma forma geral tudo isso se passou comigo, Não comecei num Globo mas num pequeno de 14L que rapidamente passei para um de 40L que é igual a esse, o meu é da Aquapor e agora tenho um de 90 e poucos Litros... e passei e estou a passar por essas etapas todas e parei num aquário de 80cm porque a casa não é grande e não tenho espaço para meter um maior. Digo isto porque possivelmente vais ter passar pela mesma situação. 

    Como todos já te disseram em relação ao filtro, compra o melhor que puderes em relação a filtragem por hora ser maior de no mínimo x5 os litros que tens, se for x10 melhor ainda, porque melhor vai funcionar o teu aquário, e pondera na possibilidade de depois teres um aquário maior já tens um filtro razoável para começares. Eu tive sorte de me darem o filtro Eheim professionel 2 2026, porque de certeza que não iria procurar por algo assim, por falta de conhecimento meu e hoje estou bastante satisfeito. 

    Com te disse o @Alvaro Silva melhor será entregares esse peixe, porque só te vai fazer pressão em teres o aquário pronto para o pores la dentro e mesmo assim esse aquário será pequeno. Contra mim falo porque da espécie que tenho só posso ter 2 e tenho 4, futuramente terei de os dar por falta de espaço para eles.

    Tudo o resto vais aos poucos fazendo com paciência e registando os passos que vais dando e que nós vejamos esse aquário ganhar forma e vida.

     

  15. Bem... Como já tinha mencionado mais a cima... Sou um elefante numa loja de loiças...

    Não reparei e ao mexer na tampa, penso que ela tenha ficado presa no skimmer e ao mexer... partiu um bocado do tubo onde entra no skimmer, consegui recuperar o vidro no meio da areia e certifiquei-me que era peça unica e era... 

    Quando encaixo o skimmer ele agora baixa com a força a sucção do filtro e nao queria deixar aquilo aberto até resolver o caso.

    Recordei-me que há aquelas esponjas que o pessoal mete nos filtros por causa dos camarões e alevins e fiz um com uma esponja que tinha la em casa. 

    BR6yMn7.jpg

    uVW6Jkh.jpg

    Bonito não está... mas foi o que me lembrei... Até podia ter ir buscar o verde da Eheim que tenho... mas por agora ficou assim.

     

  16. Bons dias... Eu pareço um elefante numa loja de loiças... Não tenho jeito nenhum para andar a a por plantas no aquário... mas deixo aqui 2 fotos do resultado.

    Não pensei que as raízes já viessem compridas, tive de dar uns cortes... e vamos ver se não precisam de mais. Colar o musgo então... Não tenho mesmo jeito... mas vamos la ver como se aguentam.

    O peixes adoraram... não os vi stressados ou escondidos... pelo contrario, raízes é com eles e pareciam que estavam em casa.

    AvtrlWr.jpg

     

    FtX3UmO.jpg

     

    • Like 2
  17. Obrigado, de facto, isso já vai para fora de pé… e um gajo depois não sabe nadar… Vou meter o musgo e vou vendo como se porta.
    Obrigado pelas explicações… é verdade que vemos vídeos e parece tudo fácil e bonito e nem sempre é tudo tão simples.

    Obrigado.


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk