KoD

Membro
  • #Conteúdo

    173
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    4
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por KoD

  1. KoD

    ... Em Construção

    Sim, pensei no mesmo, dá para cortar e plantar novamente, mas, os peixes pequenos "dormem" por ali, e deixei estar assim, apenas porque sim. Dou com 3/4 deles ali sossegados.
  2. KoD

    ... Em Construção

    Boa tarde... Um pequeno update fotográfico... está tudo normal, umas plantas maiores, outras a crescer por trás, mais uns quantos peixes bebés... de resto é TPAs e comida.
  3. Está muito Bonito... Parabéns! O que parecia um excesso de pedras ao inicio, tornou-se num belo aquário.
  4. KoD

    Flow

    Muitos Parabéns!!! 3.º 💪 o trabalho e as voltas que deste com isso… foi de facto merecedor. Agora… Rumo ao 1.º… é já ali ao lado.
  5. KoD

    ... Em Construção

    Boas, isto tem andado devagar, mas tem andado... Após a substituição das esponjas do filtro e troquei o tronco o odor desapareceu e fui então aos poucos fazendo as coisas. Arranjei um tronco. Fui tentando inventar e esta foi a maneira que consegui que ele ficasse no fundo. Ajustei e meti uns "travões" nas mangueiras porque troquei os Lily Pipe para os de aço inoxidável, sem esses "travões" as mangueiras ficavam tortas e estavam a dobrar junto ao movel. Entretanto arranjei umas plantas, algum musgo e umas flutuantes... quando fiz uma TPA tentei prender aquilo a areia e constatei de poderia ter areia mais alta que era muito mais fácil para as prender... após alguma luta... já está... e constato tambem que nao tenho jeito nenhum. Depois disto, fiz análises a agua e estava tudo ok para a introdução de peixes, sinceramente, não tinha nada em mente porque não os conheço, apenas escolhi 2 Ancistrus Albinos e deixei a minha filha de 5 anos escolher os outros... São 4 dos Laranjas e 10 dos mais pequenos para fazer cardume... não fixei os nomes deles... Com as plantas, apareceu-me um Caracol e depois mais outro e outro... e agora já deve ir em mais de 10... Já falei onde comprei os peixes e para a semana vou buscar um Caracol Helena... E também já nasceram 3 peixinhos pequenino dos Laranjas, mas, andam escondidos pelo tamanho deles e a forte agitação da agua na parte frontal do aquário E assim está o Aquário.. Ainda vou arranjar mais umas quantas plantas para a parte de trás... mas... sempre pressas... Desejos de um Bom Ano a todos com muita Saúde... Abraços.
  6. Boas... Gosto muito do resultado, admiro a vossa imaginação para essas pedras todas. Tem tudo para sair dai um excelente aquário
  7. KoD

    ... Em Construção

    Bom dia… não sinto nada, as vezes parece que sinto… não sei se já tenho o cheiro no nariz… mas as antigas espumas que agora estão secas cheiram bastante… o tronco noto um leve odor… já tenho o cheiro baralhado…
  8. KoD

    ... Em Construção

    Está tudo normal… pelo menos assim me parece… só tenho 1/2 dedos de areia em maior parte do aquário… consigo mexer e cheirar a areia… enchi tudo sem o tronco e as espumas antigas… vamos ver como está amanhã de manhã.
  9. KoD

    ... Em Construção

    Se tivesse a água a 30° e se baixasse para 28° ainda dava para ver… agora a água está a 24° não sei se com as ventoinhas iria baixar… mas nada como testar sim… quando ficar 3/4 dias sem trocar a água… ponho a ventoinha durante a tarde para ver se desce. Esvaziei o aquário todo e tirei os troncos… andei a snifar tudo parece-me tudo normal… cheirei a areia as pedras e de facto o tronco tinha ali um piquinho de cheiro… Abri o filtro despejei água andei a cheirar tudo e as espumas também estavam com cheiro e havia numa delas uma pequena mancha mais escura… do tamanho de uma moeda de 2€. Já comprei espumas novas da Eheim, já sabia de uma loja ao pé de mim que as tinha para o meu filtro, fui lá buscar… Quando chegar a casa encho tudo mas não ponho o tronco para ver como corre. Obrigado.
  10. KoD

    ... Em Construção

    Só devo experimentar para o ano que vem quando voltar a subir as temperaturas… Hoje quando entrei na sala a ir para a zona do aquário senti um leve mau odor, nem sei o que seja, a minha mulher diz que não cheira a nada, que cheira a aquário… mas não… não me parece que seja… Filtro Eheim Professionel II, faz 950L/h… o aquário tem 150L faz 6x a litragem do aquário… apesar de não ter aquela movimentação de água a superfície, acho que movimenta bem a água… Areia nova, nunca usada, pedras apanhadas, algumas fervidas, tiveram debaixo de água e foram escovadas com uma escova de aço… Resta-me pensar no tronco, tirei da outra montagem e ficou uns 2/3 meses no terraço e estava seco… agora… poderá estar a apodrecer. Vou esvaziar o aquário e cheirar o tronco.
  11. KoD

    ... Em Construção

    Boa noite... Na 2ª feira já enchi o aquário... e ja esvaziei 2x porque a agua estava turva da areia mas e agora já tirei mais 50% e ficou limpa... deixar mais uns dias e depois volto a tirar ai uns 80%... vou baixar para meter umas plantas e depois volto a encher. Entretanto ainda com o aquário antigo, mandei vir 2 ventoinhas de 12cm, daquelas que se usam para dissipar o calor dos PCs ... andava já a pensar no calor do verão, entretanto quando chegaram já andava com ideia de esvaziar o aquário e as ventoinhas ficaram de lado. Recebi também os apoios em acrílico para vidro de 10mm numa eventualidade de não usar as tampas de vidro e fazer uma em policabornato, como os apoios trazem 2 a mais, usei esses para o apoio das ventoinhas. Vi um video homemade de ligar umas ventoinhas a um carregador de telemóveis Nokia, e como tenho uns em casa... bora la testar isso... cortar e desfiar fios, unir e aplicar fita... tudo a funcionar... experimentei e deixei ali de lado, não testei se baixa temperatura, até porque tinha enchido o aquário e a agua estava a 24º... Mas... para o ano se for preciso está cá. Atenção: Não percebo nada de electricidade... apenas uni cabos e elas rodam 😇
  12. Eu não tenho isso tudo... mas ainda tenho pedras e areia espalhadas pelo terraço... um dia tiro fotos para o pessoal vir cá buscar o que quer.
  13. Para mim está impecável… ficarei à espera de mais fotos.
  14. KoD

    ... Em Construção

    Obrigado pelo comentário… só vou logo à noite pela fresca… Nem me lembrava de tal coisa… obrigado.
  15. KoD

    ... Em Construção

    Ontem comprei 6kg de areia branca e arranjei 1kg da areia WIO Ibon e misturei 1 kg da areia branca à WIO para depois meter por cima... e ficou assim o resultado... andei a apanhar tudo o que era pedras pretas pequenas e depois fui basicamente "atirando" para dentro do aquário, a que a areia da WIO trazia eram as pequenas ou as lasquinhas que vemos. ficou muito fixe. Tive que meter ali atrás da pedra do lado direito 2kg de areia para subir e depois espalhas as pedras pretas Hoje a noite vou de ferias e só volto para a semana e so quando voltar é que vou encher o aquário e dar inicio aos procedimento para as trocas de aguas iniciais. Vou vendo algumas plantas e pensar que peixes posso por aqui e que combinem.
  16. KoD

    ... Em Construção

    Boas... Sim, não digo ansioso, mas aquela rotina de chegar a casa e ficar uns minutos no sofá a olhar para o aquário... faz-me falta... Em relação as tampas... o aquário já vinha com isso tudo, e estava por estrear, montei tudo, nem sabia que tinha tampas e em vidro e as calhas, só as vi quando fui la a casa do rapaz buscar o aquário e quando estava tudo montado não havia espaço para os tubos, mandei cortar, assim já cabem os 2, mas não as vou usar, só no Inverno. Por acaso no outro aquário não reparei nelas, neste chamou mais atenção porque andei a ver se tinha fugas. Em relação a areia, sim, vou buscar uns 10kg e ali daquele lado vou ter de meter mais areia, vamos ver como corre. Andei a pensar e a pesquisar e estava virado para os Ciclídeos africanos mas o resultado dessa pesquisa é que eles requerem aquários com mais volume de agua e os 160L ou menos possivelmente serão curtos. Ando a ver os Cilídeos Anões e possivelmente faço um aquário comunitário. Não sou fã de aquário muitos plantados, gosto deles mais simples, possivelmente porque ainda tenho medo de me aventurar num, portanto, areia, pedras, troncos e algumas plantas... Está perfeito para mim. Basicamente é isto... Pesquisar peixes que se adequam ao que tenho e plantas que não precisem de solos férteis.
  17. KoD

    ... Em Construção

    Quando enchi o aquário até a cima... apareceu-me esta marca na zona da cola. Tentei pesquisar sobre o assunto e nao encontrei nada... passei numa vidrilica e perguntei o que era... É uma marca de tensão porque o aquario está cheio... Se não tem fuga, em principio estará tudo ok... Ja vos apareceu alguma marca destas?
  18. KoD

    ... Em Construção

    Boas a todos.... Após desmanchar o outro aquário por motivos de alteração da disposição da sala e os peixes já estavam um bocado grandes, arranjei um lar para eles e desmontei tudo. Este novo aquário, ligeiramente maior que o anterior, tem as medidas de 80x40x50 com vidro de 10mm, sendo o anterior 80x30x40, tive de alterar o tampo no móvel e meti um tapete em neoprene de 5mm em cima... e com os restos meti por baixo na estrutura metálica. Passamos à lavagem do aquário, com agua e limão e meti logo o fundo em preto E foi já para o sitio direitinho, verificado com o nível, tudo certo. Passei ao enchimento para ver se tinha fugas ou algo do género esteve durante 3 dias cheio e andei a fazer testes para ver onde iria ficar as tubagem e a entrada e saída do filtro, uma vez que o aquário tem a calha e as tampas. Eu comprei o aquário em 2ª mão, mas fiquei com a impressão que ele nunca tinha sido usado, pelo menos a calha e as tampas estava embaladas de origem. Após as medições, pedi para me cortarem uma tampa de maneira a que coubessem as tubagens e conseguisse ter acesso ao interior do aquário, isto apenas para usar no inverno. Depois de o ter esvaziado... comecei algumas experiencias... Inicialmente queria fazer algo só com areia e pedras, tentar simular lagos africanos, gosto muito de ciclídeos, mas também queria aproveitar o que tinha aqui em mão. tinha os troncos do aquario anterior, andei a serrar e a tentar fazer deles alguma coisa diferente e foi o que saiu. Acabei assim e depois imaginar com 2-3 dedos de areia. Aguardo o vosso feedback... Obrigado.
  19. KoD

    Início do 2º Aquário.

    Obrigado, espero que o que tenha em mente com pedras que conseguir arranjar/apanhar faca alguma coisa em condições. Volto a dizer que tenho o aquário disponível para quem o quiser vir cá buscar. Obrigado. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  20. KoD

    Início do 2º Aquário.

    Bom dia... dou por finalizado este aquário ontem já os desmontei todo e os peixes já foram para uma nova casa. Deixo uma foto de ontem. Este fim de semana vou começar as alterações para receber o novo aquário que é maior em profundidade. Obrigado a todos que direta e indiretamente me ajudaram e até ao próximo aquário.
  21. Boas... Como já foi falado, há coisas que podes ir melhorando para dares qualidade aos peixes mas o aquário tem de estar sempre ao teu gosto. Não precisas de um aquário maior? 80x30x40... só te custa vires a Amadora buscar... Deixas esse como está e começas do inicio com um aquário de 96L com calma, vais lendo e tirando as tuas duvidas e montado o aquário com tudo do mais natural possível.
  22. Olá, em relação a temperatura, no verão do ano passado, nos dias mais quentes, tive o aquário a 31º... e hoje ele e está nos 26/27º e tenho a casa quente. Estou a ponderar comprar umas ventoinhas ou reduzir a luz ou até mesmo não a ligar 1 ou 2 dias para ver se não chega as temperaturas do não passado, quando faço as TPA todas as semanas, a temperatura desce para os 22/23 e quando ligo a bomba já sei que vai subir para a temperatura e não posso fazer mais porque tenho terraço em casa e os miúdos quando vão brincar para o terraço, nunca fecham a porta, entrando assim o calor da rua para a sala.
  23. KoD

    Início do 2º Aquário.

    Ainda ando a visualizar aquários atrás de aquários a absorver a informação e tentar ver as configurações… Ando a apanhar umas pedras… mas vi que alguns usam umas pedras Serpentine… basicamente pedras e substrato para aumentar o PH até 8 e depois controlar… ainda a pesquisar Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  24. KoD

    Início do 2º Aquário.

    Vou mudar de aquário, uma vez que não consigo ter mais comprimento, aumentei a largura e altura, passando de 80x30x40 para 80x40x50. vou fazer umas alterações no móvel e vou muda-lo de sitio, vou tirar o aquário de ao pé da lareira. Com estas alterações preciso de ter tudo vazio e não consigo manter dos peixes a espera do novo aquário, posso demorar 1 ou 2 meses a tratar dele. Sendo assim, uma vez que me foi oferecido o aquário, obrigado @JoseCarlosMarques, se aqui alguém quiser um aquário 80x30x40 pode vir a Amadora, sem medo 🙂 mas a combinar porque ainda está tudo em funcionamento. Tenho também umas Anúbias, que em principio vou fazer um aquário só com pedras e areia, ainda estou a fase de pesquisa e a recolher informação e apontar e depois faço a pesquisa na net.
  25. KoD

    Início do 2º Aquário.

    Boas... Vou começar a desmontar este aquário, ainda não sei quando, porque primeiro tenho de arranjar "casa" para os 3 Ciclídeos e 1 ancistrus e só depois o começo a esvaziar. São 3 Neetroplus Nematoplus, devem ter pouco mais de 1 ano e meio e o maior deve ter uns 6/7cm possivelmente, é medida a olho.