Vitor Hugo

Membro
  • #Conteúdo

    38
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    1
  • Country

    Portugal

Posts publicado por Vitor Hugo

  1. há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Não Vitor! O JBL Proscape funciona como a Power Sand, da ADA. Não é propriamente um substrato. Como disse a @Sofia Correia, e bem, serve para ser usado por baixo do mesmo, para ajudar a criar altura (em alguns aquários) e para cultivar mais bactérias no tanque. Não liberta nutrientes. Dito isto, pode ser usado como um substrato inerte (tipo areia ou cascalho), mas nunca fará a mesma coisa que um Neo Soil (ou outro de outra marca). 

    Entendi,obrigado!

    • Gosto 1
  2. On 26/04/2023 at 09:08, Sofia Correia disse:

    Eu só usei Volcano Mineral por baixo do Neo Soil para dar altura às pedras. Não sei se consegues lá plantar o que quer que seja...Mas espera que pessoal mais experiente responda.

    Esclarecido!

  3. Boas pessoal alguém já usou o JBL proscape volcano mineral, não encontro muitas reviews desse substrato, eu ia comprar o neo soil mas na loja que ia comprar tá esgotado, esse da jbl tem em stock acham que faz o mesmo papel para um plantado low tech?

    Fauna: ancistrus, red cherrys

    Flora: Musgo de java, Ludwigia repens, Elodeas,Fox tail,Red Root floaters

  4. há 4 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Isso não é problema. Ainda por cima nesta altura. Se fosse no Inverno, numa zona mais fria do país, podia ser, mas quase todo o nosso território tem uma temperatura amena a partir destes meses e até chegar o Inverno. Para já não falar que as plantas suportam bem temperaturas frias.

    Não. Nunca arranjei teste de Amónia por isso nunca a medi. Podes ir lá pela lógica... a Amónia transforma-se em Nitritos, que depois se transformam em Nitratos (espero não estar a trocar os dois). É o ciclo do aquário. Os Nitratos vão acumulando e quando fazes as trocas de água baixam e o ciclo começa todo outra vez. Se estiveres bem de Nitritos e Nitratos, o resto (supostamente) também está.

    Mas acho que o processo todo que descreveste pode funcionar. Não te esqueças de criar um tópico para o aquário, com algumas fotografias. O pessoal por cá gosta de espreitar para a casa dos outros 😉 .

    Ok ok , quando começar a jornada vou criar, Muito obrigado mesmo pela ajuda!!!

    • Gosto 1
  5. há 57 minutos, JoseCarlosMarques disse:

    O de 27 litros já está ciclado? Se não estiver, o que te aconselho é passares tudo o que tens no de 60 para o de 27, e trabalhares no de 60 até o teres pronto, sem pressa. O problema que tens é o filtro. Se usares o mesmo filtro para os dois, vai haver sempre uma altura em que o filtro será necessário no de 60 e no de 27 ao mesmo tempo. Tens uma alternativa que, não sendo perfeita, pode resultar. Passas tudo para o de 27 e montas o de 60. Durante umas semanas vais fazendo as trocas de água sem o filtro e sem luz no de 60... só para retirar da coluna de água os nutrientes em excesso que o substrato vai libertar e evitares o aparecimento de algas. Depois pegas na água do de 27 e metes no de 60, junto com o filtro e os vivos. Não é perfeito, mas julgo que pode resultar... o filtro já vai estar ciclado e o substrato já não vai estar a libertar muitos nutrientes.

    Ideal mesmo seria montares um aquário de transição no de 27, com um filtro mais fraquinho, que podes até comprar numa Loja China. Mas aí todo o processo ia demorar cerca de 8 semanas. Montar o de 27, esperar que o ciclo termine, passar os vivos para lá, começar a montar o de 60 com o filtro actual, fazer as 4 semanas com as mudanças de água e só depois passar os vivos para esse.

    Em relação aos testes... eu uso esses que falaste... 7 em 1... mas os kit de líquidos são mais fiáveis. Muito mais caros também!

    Pois mas a minha ideia é fazer isto no verão ( sou universitário deslocado) e então não consigo ciclar o de 27 e depois o de 60 que já tenho q ir embora. Acho que vou montar o de 60 pôr as plantas todas e não vou ciclar o de 27,o substrato vai ser inerte o 2° filtro posso usar no de 60 durante uns tempos antes de chegar lá sempre vai sendo colonizado por bactérias.Dps o meu tidal 55 fica no cubo o outro q tenho vai para o de 27 , o cubo faço as alterações que tenho a fazer e ponho lá as plantas e a luz , no de 27 fica só o meu acistrus e os camarões, o meu problema é mesmo o termostato, que não tenho para os dois e não sei se as Ludwigias, anubias se aguentam sem o termostato. E a amonía você não mede?

  6. há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

    Bom dia Hugo. O que estás a dizer é que queres alterar praticamente toda a estrutura do teu aquário, logo, acho que devias reiniciar o ciclo do azoto e isso implicaria algumas semanas sem vivos dentro do tanque. Tens outro em casa onde os possas colocar enquanto esperas que esse fique em condições para os voltar a receber? Caso contrário sugeria uma remodelação mais simples, trocando apenas a areia por um substrato inerte da cor que queres. Nesse caso, deves retirar a água para garrafões - para a voltares a utilizar depois, e fazer a coisa o mais rapidamente possível - no máximo, 3 horas, para não perderes as bactérias que tens dentro do filtro. Também podes adicionar o tal tronco de que falas, se quiseres... só não te aconselho a trocar o substrato para um fértil porque (seja ele qual for) nos primeiros tempos vai libertar grandes quantidades de nutrientes na coluna de água e isso implica mudanças de água drásticas (1 vez por dia na primeira semana, de dois em dois dias na segunda, três em três na terceira e uma vez por semana a partir da quarta) que podem por em causa todo a tua montagem.

    O teu objectivo é utilizar plantas? Caso não seja, não vejo necessidade de mudares para um substrato fértil. Caso queiras utiliza-las, e mesmo com substrato inerte, podes sempre optar por plantas mais "fáceis", que se alimentem mais pelas folhas, como Anubias, Bucephalandras e Fetos de Java, presos ao tal tronco. 

    Boas, eu tenho um de 27 litros vai ficar cheio mas sempre é melhor q nada, agora não sei se é boa ideia deixa los no aquário de 27 durante 4 semanas esse aquário também não vai estar ciclado tendo, a minha ideia era, tranferi los para lá enquanto monto o aquário e depois voltar a pó-los no cubo de 64 já com tudo feito, e como disseste ir fazendo tpa todos os dias. Até começar a estabilizar, o que achas? Outra dúvida há algum teste que recomendes? Queria comprar strips por serem mais acessíveis já que vou gastar um bom dinheiro mas não pelo que tive haver tinha que comprar aquelas 7 em 1 e comprar também o teste de amonia o que secalhar é melhor comprar um kit de líquidos. E sim o meu objetivo é o plantado já tenho 3 anubias algumas elodeas,musgo de java, e várias Ludwigias repens ( venderam me cono low tech) mas a minha ideia é ter um aquário plantado.Obrigado pela ajuda!!

  7. Boa tudo bem com vocês? Eu atualmente tenho areia de sílica como substrato no meu cubo de 60 litros mas queria trocar para algo escuro como tenho red cherrys o contraste é maior e queria aproveitar e talvez pôr um substrato fértil(se alguém souber de algum bom) e também adicionar um tronco, acham que dá para fazer estas alterações retirando os camarões e um ancistrus que tenho e depois adiciona-los novamente ou vou ter picos de amonia por estar a retirar o substrato e consequentemente parte das bactérias do aquário?

  8. Boas,eu já algum tempo que tenho um aquário e já devia ter comprado algum teste de água, é algo que evitei e que provavelmente deveria ter comprado antes de sequer ter peixes, entretanto o meu filtro foi ao ar entretanto já pus outro , queria testar a água mas muitos dos testes de fitas medem cloro,carbono, nitrito,nitrato,ph,dureza mas não medem a amonia alguém conhece alguma marca que a fita dê para nitrito nitrato amonia e ph ou será melhor poupar e investir num kit de testes líquidos tipo os da jbl? É que se for para comprar fitas para amonia e fitas para outros compostos acaba por sair perto do preço dos kits acho eu.

  9. Tenho dois kinguios num aquário de 30 litros, apesar de ter um aquário que é meu de guppies e ter pesquisado e avisar e falar com o meu pai, ele comprou este aquário e enfiou dois kinguios ali e pronto sem ciclar, nem ter cuidado nenhum, ele diz que estes são os peixes de poço e aguentam com tudo, à uns dias este oranda red cap ficou com as veias da cauda vermelhas e sempre encostado ao filtro e termómetro na posição da foto, hoje quando voltei a casa a cauda dele estava assim 

    https://drive.google.com/file/d/1fJvnT05CeIknTfvEQIAVk2VWoCnqmPW3/view?usp=drivesdk alguém sabe o que pode ser? Duvido de intoxicação da amónia e tou a pensar em removê-lo deste aquário pô lo num igual de 30 litros que tenho em casa mas não tenho nem filtro mas pensei em fazer trocas diárias mesmo sem o filtro não sei se não seria melhor, nem vou poder ciclar a água, meu pai tá sempre a dizer que vai deitar o peixe fora para não contaminar o outro porque este está podre... Custa me ver um peixe a ser tratado como um objeto e não como um ser vivo... Se alguém souber como tratar é a razão pelo qual está assim e o que devo fazer perante a minha situação ficava muito agradecido! obrigado 

    • Gosto 1
  10. Tinha 3 guppies macho 1 swellia 1 Ancistrus e vários Red cherries que se estavam a dar bem, porém quis ir comprar fêmeas, ao não fazer quarentena por falta de material uma das fêmea devia estar doente e acabou por matar todos os guppies, resta me apenas um alevino. Os guppies morriam com os olhos meios esbranquiçados e com tufos de algodão parecia até um ferida infectada mas não era uma ferida, sabem o que pode ser? 

  11. há 9 horas, Rui Assunção disse:

    Em todo o lado vejo que a Limnophila aquatica precisa de substrato fértil. As fezes dos peixes, embora possam ser "ricas" em nutrientes, não me parece que sejam ricas nos nutrientes certos, nem no formato correto.

    E com o uso de fertelizante líquido não seria o suficiente? 

  12. Fui a uma loja de animais e um dos funcionários disse que está planta precisa de substrato fértil e outro disse me que não era preciso que era para levar a planta e um frasco com fertilizante. Já tenho um aqua de 64 litros à uns meses a areia da parte de baixo está cheia de porcaria dos peixes já se deve ter tornado fértil. Acham que é preciso substrato fértil? Ou fertilizante para a planta? 

  13. há 12 horas, Alvaro Silva disse:

    Boas Vitor Hugo

    Já vistes como esta a água,deves ter para ai ou Amónia e Nitritos,o filtro esta limpo,acho que para já devias fazer uma TPA,e veres se os parâmetros estão bem.

    Saudações 

    Tenho que comprar os testes, o filtro está limpo. Não percebo é pq que só as fêmeas é que morrem, os machos tão empecaveis. 

  14. Agora mesmo, Vitor Hugo disse:

    Comprei 6 guppies fêmeas, e 2 delas morreram no dia asseguir ambas sem cor, e eu fui à loja para me informar e deram me mais duas de oferta, mal as ponho no aquário ficam muito paradas e acabaram por morrer as duas, hoje chego a casa e tenho mais uma morta. Todas as que morreram ficaram a boiar e sem cor. 

    Alguém sabe me dizer se isto é uma doença e se devo ir à loja?

  15. Comprei 6 guppies fêmeas, e 2 delas morreram no dia asseguir ambas sem cor, e eu fui à loja para me informar e deram me mais duas de oferta, mal as ponho no aquário ficam muito paradas e acabaram por morrer as duas, hoje chego a casa e tenho mais uma morta. Todas as que morreram ficaram a boiar e sem cor. 

  16. On 22/09/2021 at 22:59, Alvaro Silva disse:

    Boas Vitor Hugo

    É um macho para três fêmeas,portanto terias que ter nove fêmeas,mas aqui vais criar um problema,as guppys a terem filhos são pior que coelhos,e num aquário de 60 litros muito rapidamente vais ficar com o aquário super lotado,e se não tiveres um filtro que consiga dar conta do recado,vais teres muitos problemas.

    Tens que ver muito bem pelo que vais optar,ou poucos peixes e tudo a correr bem,ou muitos com problemas.

     

    Saudações 

    Eu estava a pensar comprar apenas 6 fêmeas 2 para cada macho acha que me irá dar problemas? Tenho um filtro de 400l/h

    Mas não estava a pensar separar os mais pequenos dos maiores ou seja os que conseguirem sobreviver bom os que não conseguirem é a natureza, dos que sobreviverem quando estiverem grandes estava a pensar vender para lojas ou para alguém. Esqueçamos os Mollys então, adotando este método acha que irei ter problemas? 

  17. Tenho um um cubo de 64 litros com 3 guppys machos 1 Ancistrus e 1 swellia lineolata e vários Red cherries, ainda está semana vou comprar 6 guppies fêmeas, e gostava de comprar Mollys, mas não sei se já são muitos peixes para o aqua e se se vão dar bem com os guppies. Acham que iam se adequar bem ou não? Se sim quantas fêmeas preciso para 1 macho? 

  18. On 05/09/2021 at 22:20, Alvaro Silva disse:

    Boas Vitor Hugo

    É isso que disse o JUCAmeiloco,de resto se a cauda foi desfiada por lutas de machos ela acaba por ir ao normal sem muita preocupação,agora há que ter atenção se há outros peixes com a coração a desaparecer então ai sim há que ver o que se trata.

    Sobre o guppy que esta na maternidade eu acho que sim deves soltar o bicho,ele com certeza vai aprender a defender-se.

    Saudações 

    Comprei um aqua de 64 litros, mas o guppy já não foi a tempo de experimentar a sua nova casa, morreu hoje de manhã ele não estava a comer e mal se mexia, em relação ao outro não tem perda de coloração, só mesmo a cauda desfiada 

    • Gosto 1
  19. há 12 horas, Alvaro Silva disse:

    Boas Vitor Hugo

    Ter as caudas roidas,pode ser que seija lutas entre eles,digo eu,não sei,teres o guppy preso só esta a criar stress ao peixe o que pode levar há morte do peixe.

     

    Saudações 

    Então devo tirá-lo da maternidade? Eles não lhe vão atacar ainda mais? 

  20. Tenho um aqua com 4 guppies machos uma swellia,um Ancistrus e vários Red cherries. O aqua tem à volta de 26 litros, um dos guppies machos ainda é pequeno e está na maternidade. Portanto são só 3 que contam, um deles tem a cauda desfiada não está toda junta mas está a agir naturalmente mas já o outro que é daqueles mais pequenos com uma cauda bastante longa está com a cauda roida, pus lhe na maternidade separado dos outros, ele não come e fica parado no fundo. A cauda regenera? Demora muito? E o que tem a cauda desfiada tem alguma causa do tipo stress ou algo do género? 

  21. há 10 minutos, Alvaro Silva disse:

    Só por si o musgo tem microrganismos que dá para os camarões pequenos se alimentarem,e não só,também os grandes,por isso a minha opinião é não deixa a natureza fazer o que tem que ser feito,atenção esta é a minha opinião,há e tens outra coisa os red cherrys a criar são como os coelhos.

    Saudações  

    Secalhar é a melhor opção vou deixar a natureza fluir e quando tiver em excesso provavelmente vou vender ou dar depois vejo. Obrigado pelos conselhos. 

    • Gosto 1
  22. há 9 minutos, Alvaro Silva disse:

    Boas Victor Hugo

    Epá ,se tiveres muitas plantas e musgos no aquário,acho que não há necessidade de colocares as guppys na maternidade,é claro que alguns camarões pequeninos serão comidos,mas vão sempre escapar outros,é como se fizesses uma selecção dos mais fortes escapam,os fracos são comidos.

     

    Saudações  

    E pôr as duas fêmeas dos camarões na maternidade com musgo não será melhor? Eu tenho bastante musgo num canto do aquário mas tive a ler que a comida tem que ser dada no local onde eles nascem porque não se conseguem mover isso é verdade? Daí eu estar a perguntar se não é melhor pô-las na maternidade 

  23. Tenho duas fêmeas de Red cherry grávidas, só tenho um aquário com 1 Ancistrus, 1 swellia, 3 guppies e uma colónia de 10 camarões. Fui a uma loja e disseram me que tinha que tirar os guppies e perguntei se não podia pôr na maternidade as 2 fêmeas, disseram me que não escapavam, mas na maternidade coloquei um pouco de musgo e uma moss Ball, o que faço? Tendo em conta que só tenho este aquário, devo deixá-las na maternidade ou livres no aquário?