André_89

Membro
  • #Conteúdo

    59
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por André_89

  1. André_89

    Novo Aquário

    Foi precisamente essa a minha ideia, as Buce são plantas muito bonitas mas de crescimento lento, como tal vou deixar assim para já e vou propagando as de crescimento médio/rápido.
  2. André_89

    Novo Aquário

    Quero multiplicar as Buce, mas quero deixalas crescer mais um pouco, tenho receio de matar ao cortar para já.
  3. André_89

    Novo Aquário

    Obrigado pela fica @JoseCarlosMarques! 👍🏼 Para já vou deixar as duas fast grow da direita crescerem, depois logo vejo como corre com fertilizante.
  4. André_89

    Novo Aquário

    Talvez a qualidade da foto não seja a melhor, mas algumas folhas das Echinodorus, buce e Anubia, têm algas, poucas mas têm. Adicionei uma comunidade de camarões que têm feito um excelente trabalho para combater as algas. Aproveito e deixo uma questão. Pelo que me tenho apercebido, quando adiciono fertilizante liquido (Seachem Flourish), há tendência para essas malditas aparecerem, daí raramente utilizar, isto deve-se à fraca absorção por parte da flora?
  5. André_89

    Novo Aquário

    Boa tarde, Hoje foi dia de TPA, primeira poda, alteração de alguns elementos e um stress gigante para os pequenos 🤦🏻‍♂️ Eu sei, ainda não tenho carpete, falha gigante!! Lanço uma questão, devo fazer a poda às Echinodorus rose? Julgo que a Anubia não necessita.
  6. André_89

    Novo Aquário

    Sim, ainda tive a monte carlo no carrinho de compras, mas no fim a rapariga não concordou e acabei por retirar. Não gosta da ideia do aquário densamente plantado. Vou fazer uma pesquisa para perceber o que se adequa melhor para o meu caso. Alias, o Garra Flavatra foi a pensar nisso, mas preferem ficar escondidos dentro das rochas. Obrigado pelas dicas 👍🏼
  7. André_89

    Novo Aquário

    Ainda tentei convencer a minha cara metade para colocar a monte carlo, agora quando adquiri a buce, mas a consegui convencer (para já). Vou pesquisar um pouco sobre os camarões e perceber se os posso integrar na fauna que tenho atualmente, caracóis também sei que são excelentes mas não não interessantes. Vontade não me falta, mas lá está, mais uma vez temos que encontrar um ponto de equilíbrio.
  8. André_89

    Novo Aquário

    Será por o difusor de CO2 estar demasiado perto da planta? De facto já pensei nos camarões mas ainda não dei esse passo, na minha fauna penso que a problemática para eles (camarões) seriam os Mollys pelo seu maior porte. Engraçado que nunca mais toquei nas pedras, estão mesmo impecáveis! Parece que é mesmo um ataque de algas, a Anubia também já está com indícios. Em baixo deixo mais umas fotos do aqua.
  9. André_89

    Novo Aquário

    Boa tarde, Hoje venho deixar aqui mais uma questão. A minha LUDWIGIA, está a ficar com este aspeto, será ataque de algas? como devo proceder? Deixo alguns dados que talvez possam ajudar: Temperatura da água 24º C02 + iluminação ligados durante 7h Como fertilizante uso Seachem Flourish 1x por semana Esta semana fiz um TPA de cerca de 40% e os diversos fatores da qualidade da àgua estão ok. Fauna: Guppys, Mollys, Comedor de algas chinês, Corys e Garra Flavatra
  10. André_89

    Novo Aquário

    Comprei na pro aquarium. Vinha tudo muito bem acomodado! Impecável! 👍🏼
  11. André_89

    Novo Aquário

    Obrigado JoseCarlosMarques, de fato não voltou a aparecer algas! Quanto ao sistema, optei pelo mesmo que tem com botija de 2Kg.
  12. André_89

    Novo Aquário

    UPDATE: Aqui fica o último grito no "Tropical Disaster" Penso que coloquei pouco "material" no drop checker. 😅 Ainda assim penso que atingi o ponto certo no CO2. Agora as plantinhas têm melhores condições! Espero que prosperem!
  13. André_89

    Novo Aquário

    Bem, não é bem, bem assim, a antiga que tenho foi esse valor, na loja do Chinês e coitada nem que desse o litro conseguia fazer o trabalho. Já está é dimensionada para o aquário, na altura pensei que fosse a melhor solução. Quanto ao aquário antigo, para já está de parte sim, pode ser que um dia me dê jeito. 👍🏼
  14. André_89

    Novo Aquário

    Poderia ser uma solução, mas não tenho espaço para tal, o móvel está pelas águas da amargura. A bomba foi cerca de 27€ 🤦🏻‍♂️, é uma Tetra APS 300.
  15. André_89

    Novo Aquário

    JoseCarlosMarques, és o perfeito exemplo DIY, já eu apesar de toda a curiosidade sou um bocado medroso e "lasy", mas fica anotado, grande esforço da tua parte para perceber exactamente como tudo funciona. Vou conversar com a minha cara metade para fazermos este investimento do CO2, quando lhe disser que temos de retirar a bombar de ar nova até se passa!! 😅 Bem, dos fertilizantes não percebo ponta, comprei o Seachem Flurish porque me pareceu abrangente, para já utilizo este e vou vendo se resulta. Entretanto vou googlando algo sobre o assunto.
  16. André_89

    Novo Aquário

    Infelizmente não tenho conhecimentos suficientes para argumentar este tema contigo hehe. De todos os modos, nesse sistema que leva o ácido cítrico, usam sempre duas garras com soluções diferentes. Naturalmente que um sistema artesanal nunca vai ser tão eficaz nem duradouro como um sistema profissional, ainda assim, deixa-me um pouco mais descansado quando afirmas que a probabilidade de afetar a fauna é reduzida. Mas bem, no fim do dial, é um pouco como dizes, aprendes sempre mais qualquer coisa sobre este tema e é muito mais gratificamente fazeres "a tua cena" e colocares em funcionamento do que, chegares à loja, largares a nota num sistema plug in e "já está", apesar de que também tem as suas manhas e terás sempre que aprender a trabalhar com este, mas diria que é bem mais simples. Se p.e. comprar um kit com uma botija de 2Kg, sistema de uma gota por seg. ligado durante 8h, esta botija vai ser uma duração útil talvez de 6 meses ou mais, não tenho bem noção. Pelo que tenho investigado nas lojas online consegue-se um kit bem jeitoso por mais ou menos esse valor. (https://www.proaquarium.net/product-page/kit-co2-silverline-ii) E acabo é de perceber que já fiz uma má compra com a bomba de ar, independentemente do valor que tenha sido, se optar por este sistema, irei remover a bombar de ar, pois não faz sentido ter os dois em funcionamento, enfim viver e aprender! 😅
  17. André_89

    Novo Aquário

    JoseCarlosMarques, bem foste mesmo ao detalhe, fico muito agradecido!! De facto essa solução ainda não tinha encontrado, a mais comum é a que deixei em cima, achei interessante por ter a válvula selenoide, contudo não me ocorreu essa questão da garrafa poder rebentar, e de fato faz todo o sentido, seria bastante desagradável isso acontecer. O problema deste sistema que falas, é, sem duvida o facto de não poder controlar a quantidade de CO2 (função On/Off), mas enfim, não existem mundos perfeitos. Entretanto já andei a fazer mais um pouco de pesquisa e li que este método só com uma garrafa pode ser prejudicial para a fauna do aquário, pois o CO2 não é filtrado, por esse motivo é que se usam as 2 garrafas, uma com a solução para gerar o CO2 e a outra com água filtrada para filtrar as possíveis toxinas do CO2 evitando assim que passem para dentro do aquário, de todos os modos vou arriscar. (https://www.youtube.com/watch?v=GkeV6CM1GdA) -> Considerando o tamanho do aquário, é errado ponderar em utilizar um garrafão de p.e. 5L e adequar a solução que indicaste em cima, ou não faz qualquer sentido? Isto para evitar a tal questão de ter sempre as duas garrafas prontas.
  18. André_89

    Novo Aquário

    Bem ainda estou pasmado com a espetacularidade este aquário! Impressionante! Parabéns! De facto ainda não me tinha vindo ao pensamento as Bucephalandras, mas são claramente uma boa opção! 👍 Ficaria impecável na rocha! Anotado! Quanto à Monte Carlo, apesar de ser uma planta categorizada de "medium" (provavelmente associado à poda da mesma), pelo que parece é muito famosa até entre os mais inexperientes. Blyxa Japónica é, também muito bonita, requer algum cuidado pelo que me estou a aperceber. Em relação ao CO2, vou investir no Kit DIY, e ver como corre a experiência. 😅 Deixo aqui em baixo uma foto do kit que devo encomendar em breve, pareceu-me bem pois este kit contem: -> Barómetro -> Válvula de Segurança -> Contador de bolhas -> Válvula de ajuste fino -> Válvula selenoide
  19. André_89

    Novo Aquário

    Compreendo perfeitamente o que me queres dizer. No que diz respeito ao CO2, vou averiguar melhor esses DYI para já e vou fazendo update. É um facto que não estou satisfeito com o estado atual, tenho visto alguns setups e procuro beber um pouco deles para me inspirar no meu projeto. Procuro essencialmente plantas para fazer um tapete (não muito generoso, mas penso que isso é controlável) e de facto a Monte Carlo é um bom exemplo, quero ainda pelo menos mais uma planta para a rocha que está à esquerda, já ponderei mais uma Anubia e talvez até vá por esse caminho. Muito obrigado pelas tuas observações, sempre construtivas! 👍
  20. André_89

    Novo Aquário

    UPDATE: Hoje deixo o update do meu aquário. Estou aberto a sugestões de plantas "easy" para colocar. Não tenho sistema de CO2 nem iluminação XPTO. JoseCarlosMarques, agradeço a tua gestão, mas para já vai ficar assim, tenho receio de fazer pior e para ser honesto, também não me faz confusão, mais tarde poderei arriscar. 👍🏼
  21. André_89

    Novo Aquário

    Sim, permitem, o que me dá a entender que foram feitos propositadamente para passar os equipamentos e cabos necessários.
  22. André_89

    Novo Aquário

    Este mês vou investir um pouco mais em plantas é uma verdade, daí o aquário ter este aspeto "pobre". Quanto ao nível da água, o tanque tem uns rasgos na traseira e isso por si só já é uma limitação. Já agora deixo uma questão, em relação às portadas, devo deixar sempre descobertas? Sempre que vejo aquários estes não as têm montadas, deve-se à condensação e trocas gasosas?! Ainda não entendi muito bem.
  23. André_89

    Novo Aquário

    Update: Este fim-de-semana tive a desagradável surpresa, quando me deparei que o meu aquário antigo estava com uma fuga na parte de trás que acabou por danificar o chão flutuante. Apesar de previamente saber que não deveria, acabei por fazer uma intervenção urgente, passando os inquilinos para a nova morada. Eu sei, é uma asneirada daquelas gigantes, mas não quero comprometer mais a condição do flutuante. Adicionei também as peças de barro por serem uma fonte de bactérias polonizadas. Enfim, deixo aqui uma foto do update e rezo para que não tenha muitas baixas 😔
  24. André_89

    Novo Aquário

    Bem e hoje tive mais uma desagradável surpresa, uma das rochas estava completamente carregada de algas. Retirei-a de imediato, lavei e removi as algas, voltei a ferver, ainda aproveitei para fazer o teste que o Alvaro Silva recomendou e confirma-se, são calcárias. Pelo que entendo estas rochas têm tendência a aumentar o Ph e KH, contudo já estão no aquário há quase 1 semana, Ph mantem-se baixo (6,4) e o KH também não está alto. Será que estou a fazer uma conclusão prematura?
  25. André_89

    Novo Aquário

    Ainda tentei remover as algas com agua oxigenada e algodão como me foi sugerido em outro aficionado mas sem sucesso. Depois de a inspecionar com mais atenção o cale da planta reparei que já lhe tinham removido outras folhas, então acabei por retirar as mais afetadas. Bem, é uma situação bastante chata mas acontece, vamos ver se esta menina se aguenta depois da cirurgia.