Ricardo PCorreia

Membro
  • #Conteúdo

    97
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    3
  • Country

    Portugal

Posts publicado por Ricardo PCorreia

  1. Bom dia.

     

    há 38 minutos, JoseCarlosMarques disse:

    Não é, de todo, o meu objectivo, até porque os peixes não são nativos do Rio Alto. Só por aí já não se pode considerar um Biotopo!

    loool bem sei. Depois dos Biotopos do Rio Negro, tens o do Rio Alto 😅

     

    há 39 minutos, JoseCarlosMarques disse:

    Achas que um filtro de esponja seria mais adequado?

    Só por causa de ficar melhor fechado o aquário. Fica tudo dentro do aquário. Se bem que, qualquer um dos dois é indicado. A questão é só mesmo a movimentação da água que, na espécie é questão deve ser mínima. 

     

    há 42 minutos, JoseCarlosMarques disse:

    A ideia seria recriar um ambiente natural, logo, não sinto uma necessidade muito grande de retirar toda a casca do tronco. O que pode acontecer de pior? A casca soltar-se, ou apodrecer dentro de água? A minha ideia é mesmo essa... colocar lá elementos que se desfaçam com o tempo. Será que estou a pensar de forma errada?

    É esse o efeito que pretendo nos meus.

    Aquilo está de molho nos meus pais. Depois posso-te mandar umas fotos dos troncos e escolhes o que mais te agradar. Acho que já estão todos submersos. 

    Bom trabalho!

  2. Olá boa tarde.

    A madeira, o aconselhável e recomendável é utilizar sempre seca. Pode utilizar não resinosas, nomeadamente da família quercus: carvalho, sobreiro; videira, macieira, laranjeira, oliveira e por aí além. A ideia do chá é porreira. Quando ferveres as madeiras e/ou folhas, podes usar essa água. Eu pessoalmente não uso mas há malta que o faz. Folhas de castanheiro, magnólia, carvalho, bananeira. Sweetgum, pinhas de amieiro (em relação ao tamanho, creio que são as que mais mancham a água.

    há 19 horas, C Mocho disse:

    PS: Não acredito que resistas a colocar umas flutuantes para os betas ancorarem o ninho! 😇

    São incubadores vocais 😅.

    Ia dizer que tinha ali uns troncos de videira, que deixei de molho e pensei: Não são tão bonitos como aquele, não vou dizer nada. Embora refiras que vais dar uma polidela àquele. Os de videira, eu deixo mesmo com casca. Só que ao olhar para o aquário com o ramo a sair veio-me a questão: como é que ele vai tapar aquilo?! Os bettas, principalmente os selvagens, são campeões mundiais de salto em altura e comprimento 😅

    Acho que deverias ter isso em atenção. Já tive vários dissabores e em situações que não era suposto tal acontecer. Serem capazes de passar pelo espaço por onde passava a bomba de ar e o cabo do termostato. 

    De resto, estou curioso para perceber o percurso até ao próximo BAC2024 😅

    Cumprimentos,

     

  3. Olá boa tarde.

    Malta dos camarões, 

    O vídeo não é famoso mas foi o possível de momento, esta fêmea duns 3cm, é de um tom castanho, mais claro nas costas e mais escuro no ventre.

    Eu gostaria de perceber se há malta com algo parecido. Gosto do padrão e queria manter.

    Grato pela v/ ajuda.

    Ricardo Correia

     

  4. há 3 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Parece muito porreiro. Vais comprar 🙂 ?

    Queria ver se controlava o impulso de o fazer....lool

    É muito provável. Até porque estranhamente, não encontrei online semelhante (estranhamente) nos aliexpresses desta vida. Vou procurar com paciência.

    Se o fizer entretanto, também aqui aviso.

    Se bem que, da Póvoa aqui a distância não é muita 😅

    Grande abraço,

  5. há 21 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Isso seria perfeito para mim. Parece-me uma opção muito bem desenhada. Não anda muito longe do que tenho agora, mas tem já o encaixe para o tal tubo que falei mais atrás e que resolveria muitos problemas. Quer dizer... neste momento o problema não é assim muito grande porque a verdade é que o aquário está em Dry-Start portanto não me incomoda ter lá o recipiente, mas se já estivesse com o tanque cheio, não teria maneira de colocar o fogger lá dentro 🙂 .

    Caro @JoseCarlosMarques

    large.IMG_20240111_172844.jpg

    Seria isto. Afinal bem mais perto dos 70 do que dos 60...

     

    Cumprimentos,

  6. Certo.

    Eu também gostei desse seu. Mas quando vi o outro era fabuloso. Só o facto de não teres de ter (😅) de carregar num botão para ligar e desligar, já vale de muito. Mesmo colocando um temporizador, se tiveres de carregar num botão, não vale de nada. Em relação ao primeiro que colocou, o meu comprei por 2,5€ na net. Esse sim pode estar ligado a um temporizador. Mas acho que quanto maior a coluna de água sobre ele, maior dificuldade o gajo tem em fazer o "fuminho". Por isso deduzo que maior dificuldade tenha ainda em mandar o vapor por um tubo.

    Eu vou ver se faço uma pesquisa melhor. Estava a pensar (já é uma ideia com algum tempo) montar um terrário. Já mo ofereceram há algum tempo e a maneira de o manter húmido sempre me inquietou. Estar a borrifar aquilo uma duas vezes ao dia não é solução. (Além de que o efeito do fuminho manda outra pinta) E o aparelhinho do link parece ser excelente. Com 4l de reservatório tenho água para uns bons dias...

    Tenho de ver no do link se se consegue baixar o preço de envio...por 12 merreis parece porreiro. Mas também não parece ter as funções do que vi na loja....qualquer coisa eu passo por aqui e dou feedback.

  7. Olá bom dia.

     

    Malta mais experiente com os lagostins, adquiri já há uns meses um trio de Cambarellus Diminutus. Já lá tenho F1 e F2 desses.

    Entretanto troquei um trio por uns jovens de cambarellus patzcuarensis orange e, numa pesquisa já nem sei bem porquê, os Cambarellus Diminutus que me surgiram tinham uma coloração azulada e os meus são mais escuros. Feios mesmo 😅

    large.Capturadeecr2024-01-11120625.png

    E os meus:

     

    Por isso, a minha questão para a malta mais vivida dos lagostins é se me sabem dizer se são a mesma espécie ou uma espécie diferente. Não queria estar a induzir ninguém em erro.

    Um forte abraço,

    Ricardo Correia

     

  8. On 04/01/2024 at 20:02, JoseCarlosMarques disse:

    Ah... quase me esquecia de deixar aqui o vídeo do segundo fogger em funcionamento. Só para referência, este custou-me apenas 7,5€!!!!

     

    Olha que coisa engraçada. Mesmo com os inconvenientes que refere.

    Vou dar uma visita às lojas daqui a ver se encontro isso.

    Obrigado pela partilha!

    • Gosto 1
  9. Olá. 

    Não será o ovopositor?! Se for entre as barbatanas Ventral e Anal, poderá ser o ovopositor - orgão sexual da fêmea. Mas sem foto não é fácil ajudar. Poderá ser velvet, poderá ser outro fungo.

    Mas poderá ser só o ovopositor 🙏

     

    Cumprimentos,

    Ricardo Correia

     

     

  10.  

     

     

    Olá boa tarde.

     

    Deixo aqui uns vídeos de um macho Betta Albimarginata Sebuku com dois alevins da sua prole. Para terem noção da escala, a planta na superfície é Lemna minor. O número de crias varia. Poderá incubar dez a trinta. Não sei se a restante prole andará pelo aquário ou se foram comidos pelo progenitor.

    Para já vou deixar juntos e ir vigiando. Vou alimentar com artémia recém eclodida os alevins e com daphnias e larvas de mosquito o progenitor.

    Cumprimentos,

     

    Ricardo Correia

    • Gosto 2
  11. Olá bom dia.

    É verdade, algumas fêmeas são mais agressivas do que os machos. 

    E antes de continuar, os bettas não morrem de tristeza. (os domésticos) São animais territoriais e agressivos entre elementos da mesma espécie. Por isso se diz que apenas se devem juntar para acasalar. O facto de ele andar a fazer bolhinhas, quer dizer que estaria a atingir a maturidade sexual e tentou investir e a fêmea, não se encontrando preparada, ripostou. Perfeitamente normal.

    Ou o aquário tem vegetação suficientemente abundante e esconderijos para ambos viverem sem se verem (ou o mínimo possível) ou então deve-os colocar em aquários separados.

    Boa sorte,

     

    Ricardo Correia

  12. Olá a todos.

    Hoje só venho aqui mesmo deixar um vídeo de um casal (neste vídeo, apenas o macho visível) de betta api api. Mas se calhar, aproveito e digo que são bubblenester, pertencentes ao complexo coccina, 4/5cm e são fabulosos!!!!!

     

     

    Obrigado pela atenção,

    • Obrigado(a) 1
  13. Olá boa tarde.

    Hoje vou dar a conhecer uma das espécies de bettas selvagens que mantenho e tenho conseguido reproduzir.

    Relativamente a esta espécie, possuo ainda outra população e aguardo uma terceira.

    https://youtu.be/BferxyUiFHo

     

     

    Resumidamente: paternal mouthbrooder - que é como quem diz o macho é um incubador bocal (é o que se vê no vídeo - macho a incubar os ovos). Cerca de 5/7cm de comprimento. Machos mais coloridos, embora no vídeo não se veja toda a sua beleza, dado estar numa parte escura do aquário e ele querer passar despercebido. O tempo de incubação será de 10/15 dias e as crias saem já com um tamanho de 5mm. Relativamente a isto, deixo aqui este outro vídeo abaixo onde se pode ver um macho que apanhei para separar do aquário dos pais sem reparar que estava de boca e ele liberta os alevins.

    https://youtube.com/shorts/rVwyT21y66k?feature=share

     

     

    As fêmeas são dominantes e podem ser mantidos em grupo. Aquários com muitos esconderijos, coluna de água de 5/10cm - os meus estarão nuns 15cm, blackwater. Aliás, o aquário dos pais deste tem tantos esconderijos que só dei pelos F1 quando estes já tinhas uns 4cm.

     

    Cumprimentos,

    Ricardo Correia

     

     

  14. há 13 minutos, evellyn cristie disse:

    Vou tentar comprar uma planta  artificial de vidro pra ele repousar perto da superfície, pois não sei manusear muito bem quando tem muitas plantas

    Tente comprar plantas naturais!! 

    On 07/10/2022 at 11:01, evellyn cristie disse:

    Ele segue muito ativo, acho que devo mesmo é reforçar a alimentação, sempre que reduzo um pouco ele me aparece com uma dessas.

    Esqueci de referir: ração de qualidade. Se possível, alimento vivo ou congelado. Os bettas são carnívoros e normalmente, as rações industrializadas, têm pouca "carne" na sua composição!

     

    Cumprimentos, 

  15. há 12 minutos, evellyn cristie disse:

     

    Este boneco do luffy já andou por toda casa, agora está atrás do aquário kkkk

     

    Vou tentar comprar uma planta  artificial de vidro pra ele repousar perto da superfície, pois não sei manusear muito bem quando tem muitas plantas

    essas que tenho estão crescendo rapidamente e recentemente as podei e plantei no substrato 😁

     

    Verei se com a água neste nível acaba melhorando a situação dele. Quanto ao filtro, o aquário passa muito tempo fechado, então uso o interno com perlon e outras mídias biológicas, tentarei saber mais sobre os de esponja

  16. Olá.

    Primeiro: adoro o bonequinho do Luffy 😁

    Segundo: sim, parece melhor. Ia acrescentar que convinha colocar algumas plantas. Sempre servem para ele repousar um pouco.

    Sim, a questão da movimentação de água é importante. Por isso, ou filtros de esponja ou de mochila.

    Continue a dar feedback.

     

    Cumprimentos,

    • Gosto 1
  17. Olá bom dia.

     

    Pode indicar a altura da coluna de água?!

    Atendendo à cauda do peixe, a movimentação da água deve ser mínima. 

    Existe algo ou outro peixe, que de algum modo, possa danificar a cauda do peixe?! Pedras com arestas?! Outro peixe!?

    Poderá ser algum fungo...

    Para ajudar na recuperação da(s) barbatana(s) pode colocar folha de amendoeira da India. Vai deixar a água um pouco castanha (tanino) mas o peixe ficará melhor. 

    Em relação ao Inverno, a temperatura no aquário não oscila assim.

    Vá dando feedback e aguarde por opiniões mais experienciadas.

     

    Boa sorte,