JoseCarlosMarques

Membro
  • Posts

    2,498
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    86
  • Country

    Portugal

Posts posted by JoseCarlosMarques

  1. Bela montagem. Ainda não tinha visto esta, mas é mais uma para dificultar a decisão do júri. Parabéns!

    Como se porta esse substrato? E os produtos da 2HR? Vejo que também usas os da Tropica... notas grande diferença entre as duas marcas?

  2. 5 hours ago, Vera Santos said:

    Boas noites, com escova, amanhã mostro, neste momento estão com algum verdete... 

    Ok... ok! Tratar de manter as coisas limpas desde o dia 1. Muito bem!

  3. large.1.jpg

     

    Só para terem uma ideia de como isto está (e já esteve bem pior!) fica aqui uma imagem que mostra a diferença de cor de uns potes de Monte Carlo que plantei hoje em relação à Monte Carlo mais antiga. E na fotografia a diferença não é tão notória como ao vivo. O verde dos novos pés é muito mais vivo que o verde mais antigo (ao fundo, na imagem).

    Espero que estes novos tufos enraizem e ajudem na recuperação do tanque. Uma coisa que notei ao plantá-los é que, mesmo nos sítios onde a Monte Carlo quase desapareceu por completo, é muito difícil enfiar a pinça. Raizes antigas talvez... o que não me parece que seja muito bom. Terei razões para ficar preocupado com tanta matéria orgânica concentrada debaixo do solo? 

    Não liguem muito ao substrato acumulado junto ao vidro... ando sempre a aspira-lo e a repo-lo mais em cima, mas os camarões teimam em espalhá-lo por todo o aquário.

  4. 17 hours ago, Carlos André said:

    essa do aquele usa o outro usa nao vale  -- eles usam o que os patrocinadores dão e recomendam essas mesmas marcas também sao pagos para isso 😉 e ao nivel das calhas top eles tiraravam o mesmo resultado ... o que conta é as maozinhas do artista nenhum aquascaper de topo vai usar iluminação do leroy  com qualquer outra calha 😉 

    Eu sei disso. É apenas um consolo. Eheh. Mas olha que há aquascapers de topo a usarem ainda as velhinhas luzes tubulares! Por alguma razão ainda as encontras à venda em lojas do hobby.

  5. 1 hour ago, KoD said:

    Acredito que também já tenhas experimentado, mas, a minha App é a Smart Life e da para emparelhar tudo e mais alguma coisa, Luzes, aspiradores, tomadas e há outras tipo a Tuya.

    Talvez se conseguires emparelhar isso com outra App possa funcionar. Acabei de pesquisar isto sobre a tua Calha.

     
    • Controlador Bluetooth embutido:

    Com o controlador que vem embutido na calha pode conectar o seu telemóvel à calha por bluetooth e, com a ajuda da app Week Aqua (disponível para iOS e Android), pode "brincar" com as cores: ajustar as cores de forma a intensificar mais umas cores que outras e configurar o seu horário de funcionamento, criar o efeito nascer e por sol.

    Nop. Não funciona de maneira nenhuma. Tentei a aplicação que referiste e nem sequer identifica a calha.

    Essa descrição que eles fazem também já li, mas basta ver o vídeo que eles têm na página da WEEKAQUA no Youtube para perceber que isso é só para calhas mais recentes. Segundo eles, quando o modo B1 (ou lá o que é) está identificado com o "pontinho vermelho", a calha não aceita esse modo. E é o modo que permite o efeito de nascer e por do sol. É absurdo... não faz qualquer sentido... mas é o que é. Encontrei (imagina!!!) um gajo na Internet que diz que esta é a melhor marca que conhece neste momento no mercado para aquários de água doce, mas que a APP fica muito aquém do esperado. Não estou a brincar. Podes ver aqui: https://www.youtube.com/watch?v=j--sJe89qYI. Enfim. 

    Para meu consolo... é esta calha que usa o vencedor do IAPLC deste ano. Mesmo com todos esses defeitos da APP, parece que a coisa resulta. Ou resultará, no meu caso. Vamos ver.

  6. 19 minutes ago, Carlos André said:

    nops por aqui linda a velha e carnaxide em 4 chineses nao teem 😞 tlvz este fds eu vá para os lados de sintra e por lá teem uns mesmo grande pode ser que consiga encontrar.

    Azar o teu. Eheh. Eu vivo na Póvoa de Varzim, e a uns 5 Km da minha casa temos a Zona Industrial da Varziela onde temos a maior comunidade chinesa do país. Aliás... por umas imagens que vi recentemente, uma das maiores lojas de produtos para aquários em Portugal (se não a maior, mesmo) fica lá. Pena ser o armazém da JIX 🙂 . Mas vê lá isso. Se não encontrares as escovas, eu compro aqui na Póvoa e ofereço-te como prenda de Natal.

  7. 3 hours ago, KoD said:

    Se permite regular a intensidade, não podes ir adicionando "ordens" com cada intensidade?

    É assim que eu tenho na minha Twinstar.

    A 1ª ordem é Turn on and dim 1% as 14h

    2ª ordem é Turn on and dim 5% as 14h10

    3º ordem é Turn on and dim 10% 14h20

    cada ordem aumento 5% ate chegar aos 50% e ai fica umas 6h e depois faço o contrario a reduzir até Desligar.

    Não 🙂 ! Isso queria eu. Há quem tenha conseguido fazer isso com esta calha, mas o que acontece é que ela desliga entre as diferentes "ordens". Ou seja... de apagada até à máxima intensidade em que está, ia parecer uma árvore de Natal a acender e apagar. Estamos na época disso, mas não acho que os peixes fossem gostar da brincadeira.

  8. 2 hours ago, Carlos André said:

    depois do Vasco ter dito isso foi ver melhor e a questão divide-se em 3 partes partes;

    coloração das pedras, mais escuras do verdete logo menos contraste

    intensidade e posiçao da calha a que tinha tirado estava a 100% e esta está a 60%

    o caminho jão quase que nao tem areia, reflecte menos luz uma vez que o solo é escuro

     

    ... o caminho vou resolver lá mais para a frente aquando a foto final os camaroes revolvem aquilo e ia acabar por ficar parecido ao que está

    Aquilo que vemos na fotografia nem sempre é o que parece ao vivo. Por isso há que ter muito cuidado na fotografia final. Mas em tudo o que foi dito não há qualquer razão para te preocupares. O que interessa é que a tua visão final da coisa esteja bem presente, porque com pequenos ajustes chegas lá. Já encontraste as escovas de metal?

  9. 2 hours ago, Vasco Ferreira said:

    É da posição da calha. Nestas últimas fotos estava a 100% e chegada à frente. Acaba por clarear tudo um pouco demais.

    A própria UG se vires fotos de vários aquários varia muito no tom conforme a luz está direta ou não. Visualmente ela está tudo bem.

    Para mim as melhores fotos são as do dia 14 de novembro em que a calha esta o mais atrás possível. Escurece um pouco a parte frontal e media do aquário sobressaindo a cor das plantas e criando sombras nas rochas. Ao mm tempo melhora bastante a parte traseira dando um efeito bastante interessante. 

    A ver se para a semana tiro umas com mais calma, mais centradas, repetindo a posição da calha o mais atrás possível. 

    Abraço a todos

    Foi como te disse. Trabalhando isso na fotografia final, tenho a certeza que conseguirás um bom resultado, até porque é a primeira vez que vejo a UG ser cultivada com tanto sucesso aqui no fórum.

  10. 1 hour ago, Vasco Ferreira said:

    mas não permite fazer programação de um dia com horário e intensidade que queres?

    Permite regular a intensidade de cada cor (RGB) e o horário a que a luz liga e desliga. Apenas isso. Deveria ter também um período de subida e descida de luz, mas não tem. É aquilo que o pessoal aponta como falha.

  11. 10 hours ago, Carlos André said:

    peixe - Microrasbora erythromicron ... by the way ao que pareçe foi identificado como danio lol

    Pela fotografia não chegava lá! Eheh. Mas já consegui perceber qual é. Microrasbora... Danio... é tudo a mesma coisa. Danio Erythromicron! Estou mais acostumado a ver os Margaritatus, mas estes também são muito engraçados.

  12. 10 hours ago, Carlos André said:

    José espero mesmo que consigas levar a bom porto o teu aqua, até porque com a tua persistencia mericias pelo menos ter uma daquelas fotos para mais tarde recordar 😉 após tanto trabalho e tanta luta mericias esse premio

    Eu acho que merecia e acho que vou ter mesmo! Este aquário tem-se revelado um verdadeiro teste à minha paciência, e só ainda não o desmontei porque ele me acompanhou numa fase muito difícil da minha vida e durante a mesma prometi que ele ia personificar tudo aquilo que tenho ultrapassado. Se não for desta, desmonto e volto a montar exactamente da mesma forma para começar tudo de novo... já decidi!

     

    10 hours ago, Carlos André said:

    agora a titulo de aprendisagem referente a fertilização ... independentemente do método e dos produtos que uses ... sabe sempre muito bem o que estás a meter dentro do teu aquario e ajusta ao método que vais aplicar .... essa coisa de simplesmente ler o que o fabricante recomenda ... enfim ... nem vou comentar ... são tantas as variantes que podes introduzir no teu aquario que simplesmente virem-me dizer que sao 3 bombadas para cada 100 litros é só de rir .... o que era importante era dizerem que em cada bombada (em regra 5mml) possui xppm de cada componente quimico ... mas isso iria dar a parecer que a coisa é muito complicada e o pessoal quer é coisas simples .... mas qual é que é a complicação de dizer que com TPA regular é necessário introduzir no aquario x ppm de N, P, K , Ca, e Mg ?? e depois o mesmo para as micros ..... ui o terror da quimica vinha ao de cima .... esqueçam isto é um tabela de referencia básica eu nao percebo nada de nada de quimica lolll

    Isso de saber o quanto estás a meter com cada bombada agora é mais fácil, com os documentos que estão um pouco atrás na conversa. Mas as marcas são muito resilientes a colocar nos seus produtos as quantidades exactas de cada nutriente. A exceção são os novos produtos da 2HR Aquarist, que trazem no rótulo de cada frasco a sua composição. Estou a pensar se mudo ou não para essa marca, mas agora com o tanque a recuperar (aparentemente, mais uma vez!), vou ver o que acontece nas próximas semanas. Se acertar com os produtos da Tropica, continuo com eles. 

    Outra coisa é que, independentemente da fertilização que optes por usar, existe sempre a possibilidade de erro. Pelas rochas que usas, pelas plantas que compras, pelo substrato, pela água que sai da tua torneira... as variantes são tantas que, mesmo fazendo tudo como mandam as regras, a coisa pode continuar a dar para o torto.

     

    9 hours ago, Vasco Ferreira said:

    José com te referi para mim a iluminação é o principal factor de algas nos nossos aquários.  As calhas agora dão horrores de intensidade luminosa e obrigam a que tudo o resto vá atrás (fertilização e CO2) para que as coisa se desenvolvam como deve de ser. A probabilidade de gerar desequilíbrios que não conseguimos entender é grande. A indústria quer-nos fazer crer que mais é melhor e isso por e simplesmente não é verdade, para o utilizador comum para um aquário comum.

    Com o que tens no teu aquário, quando tudo estiver estabilizado, no máximo 50% de intensidade. Chega perfeitamente para teres um aquário saudável e a crescer sem grandes stresses de andar com a tesoura sempre na mão. Aliás basta ver o meu nano do desafio...só agora passei para o máximo de 60% e notei logo um aumento de verdete nas rochas.

    Continua a fertilizar sem medo, a iluminação relativamente baixa e Co2 a debitar normal, sem exageros. 

    TPAs normais, sem despejar o aquário todo de uma vez.

    Quanto à iluminação mete 8h em pico e depois uma ou duas horas antes e depois disso apenas a 5% apenas para a fauna levar a coisa com mais calma quando a coisa liga e quando a coisa desliga.

    Vai dando notícias.

    Tens razão, Vasco. As calhas de hoje em dia estão preparadas para tudo o que queiras tirar delas. Nomeadamente, montar e ter plantas adultas num espaço extremamente reduzido, como é o caso das pessoas que se preparam constantemente para os concursos. Cabe-nos a nós perceber o que cada um quer, e foi isso que eu não soube fazer. O meu aquário estava mais ou menos bem até ter mudado de calha. E como esta é muito mais potente que a que tinha, não tive mãozinhas para ela. Foi como trocar um Fiat por um Ferrari e continuar a conduzi-lo no limite máximo. Claro que ia dar m***da... eu é que fui ingénuo e não avaliei bem no que me estava a meter. Não me arrependo da compra que fiz, até porque sei que tenho calha para tudo o que quiser fazer, mas se na altura tivesse optado pela série Slim, da Chihiros, julgo que agora estaríamos a falar de coisas completamente diferentes. Fica a aprendizagem!

    A iluminação há de chegar às 8 horas diárias, em meia intensidade, como referes. Mas por enquanto tenho o tanque estabilizado e acho que vou avançar devagar. Esta calha tem uma APP muito fraca. Não permite esses tais 5% antes e depois das luzes subirem ao máximo. É o único senão que lhe encontro. Pode ser que entretanto se actualizem, até porque quase todas as criticas que leio na Internet são nesse sentido.

     

    Um abraço aos dois!

  13. Olá Carlos! O tanque está excelente, mas acho que está na altura de começares a podar essas plantas de forma a defini-las. Neste momento a "mistura" dá-lhe um ar confuso. Com umas aparadelas aqui e ali, para definir as zonas de crescimento de cada uma, acho que vais ter um óptimo resultado.

    Os caracóis fizeram realmente um milagre nessa rocha. Se continuarem a trabalhar assim, não vais precisar de escovas para nada. Eheh. De qualquer maneira, e como disse o Rui, devias encontrar essas escovas em qualquer loja china, na zona das ferramentas. Aqui na minha terra encontrei em todas as que fui. São muito baratas, e desde que as comecei a usar já nem quero saber da elétrica. Têm uma desvantagem... as pedras devem estar minimamente estáveis, e tens que ter muito cuidado a escova-las, porque se calhas de colocar força a mais em cima delas, corres o risco de dar cabo de toda a montagem. 

    Em relação aos peixes... acabas-te por não dizer qual é a espécie, e porque os escolheste.

    Continua o bom trabalho!

  14. Está excelente, Vasco. Só tenho algumas dúvidas em relação à cor da UG. A planta é lindíssima, e não tenho qualquer reparo ao trabalho que aparentemente tens feito para mantê-la, mas ao lado das outras parece ficar com um amarelo esquisito. Vais ter que trabalhar muito bem isso na fotografia final.

  15. 4 hours ago, Carlos André said:

    Maltinha Old School 😄 os que ficaram e os que conseguiam manter a coisa viva viraram mtos franguinhos até lá chegar 😄 isto hoje para quem tenha paciencia, sapiência mesmo que adquirida nas leituras e visualizações de videos infindáveis, clarividência para separarem o bom da publicidade paga dos supostos "influencers" que testam tudo e mais tudo e o feedback é sempre surpreendente e revolucionario está bem mais fácil de que quando eu tinha os meus 15/16 anitos

    Toda gente diz o mesmo. "Antigamente é que era!". Eheh. É como em tudo... quantos mais anos de experiência, mais se aperfeiçoa a técnica. Antigamente com livros e fóruns... hoje com vídeos e influencers.

  16. 19 hours ago, Vasco Ferreira said:

    Então e uma semana depois?

    Muito melt ainda?

    Ainda tenho algum. Passei a fertilização para 3 bombadas por dia (0,6ml) e estou a alternar entre Specialized e Premium. Também aumentei a quantidade de luz diária em mais uma hora... são agora 7, mas continuo com a calha numa intensidade baixa. Tirei do tanque a maior parte das flutuantes, para evitar que elas consumam muitos nutrientes. Ainda pensei em tira-las do aquário por completo, mas decidi deixar meia-dúzia de pés porque quero manter a planta.

    Verifiquei o desaparecimento quase total das algas. Ainda estão presentes a um canto, mas mesmo aí também já começaram a definhar. Pensei que teria que cortar as folhas onde as mesmas estavam alojadas, mas depois de terem "morrido" (mudaram de cor de um verde escuro para branco), os Otocinclus e os Amano acabaram por tratar delas.

    É notório o crescimento da Glossostigma, com novas folhas por todo o aquário, e de alguns tufos de Monte Carlo aqui e ali, mas na maioria do tapete a Monte Carlo teima em continuar com folhas muito pequenas, um crescimento muito lento e com pés a soltarem-se do substrato todos os dias. Na próxima sexta-feira vou ao Porto e espero comprar 2 ou 3 potes dessa planta. Custa-me estar a gastar dinheiro numa coisa que já tenho, mas talvez assim ajude a uma recuperação mais rápida. A minha teoria é que estes pés que estão a soltar-se são pés "mortos" ou que não conseguem desenvolver raiz, por terem estado tanto tempo desnutridos. Talvez com novos pés, saudáveis, a coisa comece a melhorar.

    Regra geral, acho que as coisas parecem-me estar no bom caminho. As pedras continuam limpas, e noto algum desenvolvimento no aquário. Vamos ver o que acontece nas próximas semanas, mas estou confiante. Obrigado pelas dicas, Vasco. E por te teres lembrado de perguntar como estão as coisas. Um abraço.

  17. Boas. Que bela surpresa, aqui no fórum. Os meus parabéns! Este é o meu género de montagem, e apesar de desafiar algumas das supostas "regras" de composição, julgo que o resultado não poderia ser melhor. Não faço ideia de quantos anos de experiência tinhas antes dos 15 que estiveste "parado", mas só pelas especificações percebe-se que entendes muito do assunto. Isto é tanque para custar uns bons milhares de euros.

    Espero que tenhas melhor sorte que eu com as algas e com a Monte Carlo. Eheh. Vou acompanhar de perto, para ver como evolui. Não te esqueças de fazer actualizações 😉 . Um grande abraço! E já agora fica aqui uma dica... limpa essas mangueiras, homem! Na luta contra as algas, não lhes podes dar qualquer hipótese de sobrevivência, e parece-me que algumas delas podem estar "escondidas" aí.

  18. On 11/2/2022 at 7:28 PM, KoD said:

    Boas… Ontem tive de fazer o velório de um peixe. 
    Estes animais, que não tem outro nome, andam a arrancar o musgo do tronco e vai tudo tapar a entrada do inflow, fazendo com que a parte do Skimmer comece a puxar ar. A minha mulher está em tele-trabalho e liga-me a dizer que o filtro está a fazer barulhos e que está a sair sempre ar pelo outflow e foi quando me disse que a parte de baixo está cheia de “cenas” verdes. Pedi-lhe para remover o skimmer assim já não entra ar.

    As 13h eram 4… as 19h eram 3…

    Procurei por todo lado… no chão, atrás do móvel e por fim… dentro do filtro e la estava ele, já sem vida… 

    Ainda me passou pela cabeça está situação… mas pensei… eles andam sempre no fundo a “escavar” a areia e o tubo tem 1,6cm de diâmetro… e é um canto onde eles não ficam… nem as flutuantes vão para o skimmer… mas este peixe foi.

    E já estava grandito, era o 3.º na linhagem do tamanho… tinha uns 5/6cm mas foi sugado. 

    RIP 3.º

    Acontece. Ainda esta semana encontrei um Otocinclus no tubo do Inflow, quando acordei. Mas não é a primeira vez que encontro Otos e camarões dentro do filtro, quando faço a limpeza. Este teve azar porque ficou preso e morreu, mas os que entram para dentro do filtro, geralmente, sobrevivem. Já tive um Oto lá dentro 3 meses, acreditem ou não. No teu caso o peixe deve ter sofrido as consequências de ser muito grande para o tamanho do tubo e da mangueira. Coitado.

    O que acontece geralmente, e pelo que relatas tenho quase a certeza que foi isso que aconteceu contigo, é que o inflow fica "entupido" com restos de vegetação e comida na parte de baixo... o filtro começa a puxar água pelo skimmer e o skimmer afunda. A entrada de água fica a descoberto, com todo o fluxo a passar por aí, e qualquer peixe que nade por esse fluxo é sugado. Faz como eu... todos os dias vejo se existem detritos nas ranhuras do Inflow. Quando tem, limpo-as, e o filtro passa a funcionar normalmente. Até já tenho um palito à mão para as limpar melhor.

  19. Seja o que for, não deve ter origem no aquário. Provavelmente encontraram aí uma boa fonte de água e por aí se vão manter. Na minha opinião, o melhor seria tentar perceber de onde é que eles apareceram, onde se alimentam, e eliminar o problema aí. O aquário tem alguma coisa por perto de onde eles possam estar a surgir? Um cesto de fruta... uma janela para o exterior... até algum peixe que tenha saltado fora e esteja em decomposição. De água eles não se alimentam de certeza.

    Ao mesmo tempo, pode tentar ir apanhando um a um para os ir eliminando. O meu aquário por vezes também tem um bichinho ou outro que lá vai aproveitar os benefícios da água. Já tive até uma praga de formigas. Mas lá está... as formigas não estavam a usar o aquário como habitat... iam lá porque era lá que encontravam a água. Uma vez eliminada a fonte (vinham por uma janela que dá para uma padaria), elas deixaram de ir ao aquário. Mas matei muitas no entretanto.

  20. 3 hours ago, Vasco Ferreira said:

    Alimentar as plantas e fazê-las crescer é o fundamental. Uma vez isso conseguido vais ver que o resto se resolve em três tempos.

    Espero que tenhas razão, Vasco. E que toda a tua ajuda venha a ter o resultado que espero. Eheh. Um abraço.

  21. 7 hours ago, Vasco Ferreira said:

    eu até dava 3....mas isso sou eu!!! 😂

    Já não tenho idade para 3. Eheh. 

    Fora de brincadeiras... o objectivo pode passar mesmo por aí, mas não quero aumentar já tanto. Vou passar uma ou duas semanas com 2 e depois logo avalio os resultados. Mas a coisa está a correr bem desde que aumentei a circulação no tanque e comecei a areja-lo durante a noite. Espero que continue assim.

     

    4 hours ago, Carlos André said:

    Tropica Specialised Nutrition 6ml/50L/week

    7,12 ppm NO3

    0,37 ppm PO4

    1,24 ppm K

    0,47 ppm Mg

    0,08 ppm Fe

     

    Tropica Premium Nutrition 6ml/50L/week

    0,96 ppm K

    0,47 ppm Mg

    0,08 ppm Fe

     

    Agora só tens que ver qual o teu target ... para teres modo comparativo se pensares em Full EI

     

    durante a semana antes da TPA deverias injectar os seguintes componentes....

    30,00 ppm NO3             

    3,00 ppm PO4                

    30,00 ppm K                   

    10,00 ppm Mg               

    30,00 ppm Ca                 

    5,00 dKH                         

    0,50 ppm Fe

    22,50 ppm Ca

    4,00 dKH

    0,35 ppm Fe

    Obrigado pelos dados, Carlos. Tenho finalmente valores para me guiar. Grande abraço.

  22. 7 hours ago, Vasco Ferreira said:

    Dia 42

    Um pequeno update rápido.

    Realizei a primeira poda tanto na E. Parvula na Monte Carlo e na UG.

    Tinha umas neritinas puligera que coloquei. Apenas estiveram 3 dias no aquário, gostam de se enterrar e a minha UG estava a ver que passava a flutuante. Dei com uma debaixo do tapete e mesmo assim fiz os seus estragos numa zona. A ver se a UG agarra nessa zona como deve de ser.

    Ainda n tive paciência para limpar as rochas.

    Foto tirada a 55% da intensidade luminosa

    Aumentei a fertilização no dia 35 - 4ml de macros e 2 de micros diariamente.

    Está com um crescimento fantástico. E algas, nem vê-las. Muito bem, Vasco!

    A UG continua a surpreender-me. É daquelas plantas que mostram quem tem mãozinhas ou não para o hobby. 

    Quanto às Puligera... também desisti de as usar por causa desse comportamento. Nunca percebi a panca. Ora saltavam para fora do aquário, ora se enterravam por baixo do substrato.