JoseCarlosMarques

Membro
  • Posts

    4,447
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    174
  • Country

    Portugal

Posts posted by JoseCarlosMarques

  1. 11 hours ago, Hugo Sousa Photography said:

    Já não me lembro exatamente onde vi esta solução e a matemática por detrás disto, mas a lógica era algo assim: Eles têm mais ou menos a mesma coisa, mas caso queiras adicionar mais micros sem adicionar os macros do Specialised, reduzes a quantidade recomendada de Specialised e adicionas o Premium, ou seja podem-se complementar. Se tivesse um aquário com pouca fauna, fazia só Specialised, mas como tenho um aquário com bastantes habitantes, reduzo um pouco o normal que colocaria de specialised e dou na mesma micros com o Premium.

    Faz sentido, a solução, e percebo o seu funcionamento. Mas nunca teria chegado lá sozinho 🙂 .

    11 hours ago, Hugo Sousa Photography said:

    Notei uma diferença enorme quando adicionei duas coisas. Amanos e plantas de crescimento rápido. Em uma semana, todas as algas começaram a desaparecer (com a fertilização tb). Tive também nessa primeira semana, apenas 6 horas diárias de luz. Quando me pareceu ter atingido o equilibrio, voltei às 8h/dia.

    Pois... o meu único problema é que gosto de Iwagumis, e faz pouco sentido ter plantas de crescimento rápido em aquários deste género. Estou a equacionar uma "parede" de Vallisnerias no fundo, mas não é bem aquilo que gostava de ter. Em alternativa, lá terei de continuar a esfregar as pedras.

    11 hours ago, Hugo Sousa Photography said:

    Ora então, muita coisa! Para já todos os equipamentos estão ligados a tomadas inteligentes Tuya. Tenho uma tomada geral (para medir consumo total do aquário), e depois divide em várias extensões e tomadas inteligentes, com permitem controlar à distância o ligar/desligar e programar horários.

    Para a fertilização, comprei no OLX um doseador da Chihiros (4x dosing pump), que me trata de toda a fertilização. Faz a dosagem diária em horários especificos, e divido em duas tomas cada produto.

    Tenho alimentador automático (não é wifi, ainda estou à espera desse), mas tenho programado para 3 alimentações diárias. Prefiro dar pouco, mas 3x ao dia.

    Tenho um dispositivo de medição de parâmetros de água, que tb é tuya, que mede, a Temp, PH, TDS, ORP.

    Tudo isto está ligado à App da tuya e por sua vez configurado através do Local Tuya ao meu Home Assistant. O meu ecrâ no telemóvel fica assim:


    AP1GczPN7mpLot8YIe001K4Mrp_sGfvAverur4xT

    Depois é uma questão de programar cenários, e automatizações. Por exemplo:

    1º - 10 minutos antes de dar de comer, desligo o filtro e o skimmer, para que a comida não circule no aquário e não afunde mais rapidamente. 5 minutos depois de dar de comer, o filtro e o Skimmer são ligados, para limpar o que restar (que é pouco, porque dou pouco de cada vez.
    2º - O meu Co2 liga por norma entre as 12h e as 20h (1 horas antes de ligar a luz, e 1 hora antes de desligar a luz), mas se o PH subir acima dos 7,3 ligo o CO2 até ele baixar de novo para os 7. Se o PH descer abaixo dos 6,7, desligo o CO2 até chegar aos 7 novamente. Assim consigo ter sempre o PH entre os 6,7 e os 7,3 facilmente, a não ser que outro parâmetro fuja ao normal.
    3º - Para evitar que o skimmer maltrate alguns alevins/camarões, tenho-o a funcionar so entre as 07h00 e as 23h00, e funciona apenas em blocos de 30 minutos. de 30 em 30 minutos desliga e só volta a funcionar passado 30 minutos. Ou seja nas 16 horas de funcionamento, ele apenas trabalha 8 horas.
    4º - O medidor chinoca é muito fraco no que toca ao wifi e perde muitas vezes a ligação e por isso tenho uma rotina que se detectar que ele fica indisponível por mais de 15 minutos, desliga a tomada e volta a ligar para ele restabelecer a ligação.

    É necessário? Não ... de todo. Mas assim tenho o aquário controlado (até ver), e como gosto destas tretass, divirto-me a configurar.

    Acaba por não ser muito complicado, e nos dias que correm não é difícil de se fazer uma montagem dessas. Um dia ainda hei de experimentar. Obrigado pela explicação!

    • Thanks 1
  2. 15 minutes ago, Hugo Sousa Photography said:

    - Tropica Specialised (3.6ml/Dia seg a sex)

    - Tropica Premium (2.4ml/Dia seg a sex)

    Estranha, essa tua opção. São dois fertilizantes que deveriam ser utilizados em separado... ou um ou outro. Mas podes ter aqui chegado a uma quantidade dos dois que te permite ter tudo o que precisas para o teu tanque - tudo indica que será assim, pelo aspecto das plantas. Não sei como ali chegaste, mas funciona.

    17 minutes ago, Hugo Sousa Photography said:

    O que me explicaram é o que acabei depois por ler é que a deficiência de 1 nutriente pode ser o suficiente para "capar" o desenvolvimento e crescimento das plantas e consequentemente os restantes nutrientes ficam livremente no Aqua e as algas desenvolvem-se. Se os nutrientes estiverem equilibrados, as plantas acabam por consumir e crescer e as algas perdem a batalha.

    Faz todo o sentido. Aliás... depois de ter lido o teu testemunho, já voltei a introduzir mais fertilizante no meu aquário. Anteriormente a coisa estava a correr bem, mas como em Junho tive menos tempo para cuidar dele, resolvi diminuir a luz e a fertilização. As algas (verdes) aumentaram. Agora voltei à fórmula anterior. Estou a tentar limpar as pedras com as TPA's (não é fácil... as baterias de duas escovas de dentes elétricas não chegam para uma pedra), e a partir daí logo vejo o que vou fazer. As plantas que encomendei também têm tardado a chegar, o que não ajuda. Preciso de plantas de crescimento mais rápido que ajudem a esgotar os nutrientes.

  3. Em relação aos peixes não te posso ajudar muito... nunca mantive nem estudei essa espécie. Já em relação à rede... se optares pela primeira que apresentas, e ela ficar bem presa, os peixes já não conseguem escapar do aquário. A questão da evaporação pode ser resolvida com a adição de água à medida que ela for evaporando - eu faço isso no meu aquário de 3 em 3 dias, mais ou menos. A quantidade é tão pouca que não deverá afetar os parâmetros da água.

  4. Conseguiste um belo aquário, Hugo. Muito bonito... muito limpinho. Gosto bastante.

    Acho que fizeste boas opções em termos de flora e fertilização. Depois tens que explicar um bocadinho mais este último ponto, para percebermos o que estás a fazer.

    11 hours ago, Hugo Sousa Photography said:

    que fertilizar poderia até ajudar (achei que fosse contracenso, por estar a meter mais nutrientes ainda), mas resolvi testar e comecei aqui a idealizar o plano de fertilização.

    É isto que, por vezes, me mete medo. Nós pensamos que menos é menos, mas em situações particulares mais é que acaba por ser menos. Faz-me uma confusão tremenda.

    11 hours ago, Hugo Sousa Photography said:

    Sou um tipo extremamente geek, e por isso o aquario está todo automatizado no meu Home Assistant, onde consigo ver alguns parametros, e controlar a alimentação, fertilização, e todos os equipamentos. 

    Que equipamentos usas para fazer isso?

  5. O Tozé já disse quase tudo, mas vou deixar mais umas dicas... que tal umas pedras, para acompanhar a madeira (podem ser pedras roladas, recolhidas na margem de algum rio ou riacho - tratadas, claro, mas com alguma dimensão), algumas anubias no tronco, para tornar a coisa mais "bonita" e umas plantas de crescimento mais rápido no fundo? Tens um bom setup... é uma questão de trabalhar um bocadinho mais. Faz uma pesquisa de imagens e, dentro do que já tens, escolhe o que gostavas de ter. Eu acho que funcionaria muito bem um "River Bed"... Vallisnerias, Hygrophilas... por aí.

    Já agora... bem vinda de volta ao hobby! Quem gosta, gosta sempre 🙂 .

  6. 1 hour ago, Markinho01 said:

    Ele é de 50W, ele so aquece ate aos 25, mas a minha casa com 33 graus na rua aquece muito e a agua do aquario acompanha a temperatura. Porque nesses dias mais quentes acho que nunca vi se quer a luz do termostato ligada.

    OK. Tinha percebido mal. Mas então, nesse caso, podes usar um saco plástico com pedras de gelo, para arrefecer a água. É o que eu faço as vezes.

    • Thanks 1
  7. 2 hours ago, Markinho01 said:

    Agua da torneira é normal haver oscilações, o que eu faco é depois do TPA guardo um garrafão para o proximo. O que oscila mesmo e a agua do aquario, tipo dias quentes( 25 dias por ano) vai aos 28° dias normais desce abaixo dos 25° se nao tiver o Termóstato ligado . Com isto respondo a tua pergunta que é esta programado para os 25° 

    Esse termostato não anda muito bom. Ou o termómetro. Em dias quentes, o termostato não devia ligar. A ideia é que, chegando aos 25º, ele desligue.

  8. 12 hours ago, Markinho01 said:

    O substrato diz que nao altera o Ph, quanto a Carvão ativo antes da primeira troca ja estava alto e depois de colocar a segunda régua manteve-se alto 🤷‍♂️. Sera as plantas que estão a tona da agua ? 

    Não! As plantas não alteram o PH. Pelo menos nunca ouvi falar de nenhum caso em que isso tenha acontecido.

    12 hours ago, Markinho01 said:

    Em relação a agua o que noto é que existe muita oscilação na temperatura.

    Na água que sai da torneira? Isso é normal... aqui também acontece o mesmo. Já dei por mim a ter que ligar o esquentador para meter água quente no aquário. Mas em relação a isso podes fazer uma coisa... arranjas uns 3 ou 4 garrafões para armazenar água, e guarda-os dentro de casa, num sitio mais abrigado. Assim quando precisares mudar a água já não usas aquela água gelada que sai da torneira.

    Já agora... a que temperatura manténs a água do tanque?

  9. Eu uso uma Week Aqua L900 Pro e estou muito contente com a marca. Não gosto muito da APP que a controla, mas é um pormenor. Tenho-a a 40%, neste momento, com 6 horas diárias, e consegui criar uma bonita carpete, portanto acho que potência e qualidade de luz não te faltaria, se optasses por uma igual à minha. De qualquer maneira, e uma vez que és de perto, o que te aconselho é passares no Paulo Vieira ou na Pro Aquarium (gosto mais desta loja), e falares com eles para ver o que te aconselham.

    Ah... se optares pela WeekAqua, aconselho-te a utilizar o B (do RGB - azul, portanto) sempre a dois terços da potência do R e do G. As plantas quase não usam o espectro azul, e só serve para criar algas. Também desligava o UV. Não serve para grande coisa, pela experiência que tenho, e só consome energia.

  10. 3 hours ago, Markinho01 said:

    Obrigado, de facto estou a gostar da experiência, sinto alguma dificuldade na aspiração ( ainda nao mostrei a funcionar) qualquer cifonagem é demasiado larga para os espaco entre plantas, pedras e tronco. Plantar com os tais sacos com a terra dentro nao da assim muito jeito proxima ves nao meto cascalho meto so terra preta e fica assim . 

    Tens que arranjar um sifão com uma saída mais pequena. O meu tem um acessório na ponta que eu cortei, e fiquei só com uma saída de cerca de 1 cm. Assim chego a todo o lado. Também podes usar apenas uma mangueira com uma rede. Isso é um assunto que devias resolver, até porque não convém acumular muitos detritos no fundo do aquário.

     

    3 hours ago, Markinho01 said:

    Quanto ao problema nao houve nenhuma alteração e fiz hoje os dois testes agua do aquario e a agua da torneira.  Agua da torneira a 7 e o do aquario 7.6 em relação a comportamento dos habitantes nada assinalar, tudo desde o início igual. Ja mudei o filtro de carbono ativo e nao mudou nada no valor do pH. De certo que é algo que esta dentro do aquario. 

    Podia ser mesmo o Carvão. Tens que esperar um ou dois dias para ver se era disso. Caso contrário só vejo mesmo o areão, como origem dessa subida. O que é estranho. Talvez o substrato também... há substratos que alteram o PH.

  11. Isso está com muito bom aspecto Marquinho. Parabéns!

    Em relação à pergunta que fazes... tens certeza que a tua água da torneira está nos 7.0? Por vezes acontece o PH variar em diferentes alturas do ano. Se não for esse o caso, e mesmo com as folhas de amendoeira se mantiver nos 7.6, é porque existe alguma coisa no aquário que está a fazer subir o PH. Ao olhar para a fotografia que colocaste, não consigo identificar de onde poderá vir o "problema". Tens alguma coisa dentro do filtro que possa influenciar esse valor? Os testes estão dentro do prazo? E o comportamento do peixe mudou? Os Bettas gostam do PH ligeiramente mais alto (entre os 6.8 e os 7.5), portanto não é muito grave. Tens é que verificar se o valor se mantém estável.

     

    Já agora... pela fotografia, noto que manténs o termostato dentro do aquário nesta altura do ano. Não deve ser necessário. Podes dar-lhe um descanso até o tempo começar a ficar mais frio outra vez. A não ser que no sitio onde estás continue a fazer frio, claro.

  12. 2 litros é muito pouco para um Betta. Ele não vivia... sobrevivia!!! 16 litros já é um pouquinho mais mas, na minha opinião, continua a ser pouco para o Betta... ainda mais com os outros 3 peixes que acrescentou ao grupo. Os Bettas são peixes muito territoriais. Não teria coragem de colocar essas 4 espécies juntas, ainda por cima num aquário de plástico.

    A morte dos peixes foi quase com certeza provocada pelo aquecimento da água. Já as manchas, não sei se podem ser provocadas por isso. Colocou o termostato no mínimo ou no máximo? Regra geral, um termostato deve ser escolhido de forma a que 1 litro de água correspondam a 1 watt. Não me parece que a quantidade de watts esteja completamente desadequada à capacidade do seu aquário, mas o termostato pode estar com um problema. Os Bettas gostam de temperaturas entre os 25 e os 28 graus, mas suportam os 22 e os 30... poderá colocá-lo no aquário, sem termostato, e pensar em comprar um termostato novo ou pedir a substituição desse à loja, para quando as temperaturas começarem a descer.

    Só uma pergunta... a Marta fez o ciclo do azoto nesse aquário novo? E usa algum condicionador quando faz as mudanças de água? Usar água da torneira sem acondicionador pode ser um risco... se a água da rede tiver elementos prejudiciais aos peixes e não tiver um filtro ciclado isso pode provocar também a morte dos animais.

    Bem... são muitas questões e isto pode causar muita confusão. No seu lugar, e caso queira dar um bom lar ao seu peixe, o que eu faria era procurar informação sobre a ciclagem de um aquário... e a utilização de elementos naturais no mesmo (areia, plantas, etc.). No fundo, perceber bem aquilo que um Betta precisa para viver confortavelmente num tanque. A alternativa é devolvê-lo à loja, porque nas condições em que tem o peixe ele não vai durar muito tempo.

  13. 5 hours ago, Alvaro Silva said:

    Boas malta

    Portugal esta também ele a sofrer com espécies invasoras,todo o aquarista que se preze e tenha conciência sabe que não deve descartar peixes na natureza.

    Vejam este video é bem elucidativo sobre as espécies invasoras nos rios e riachos e lagos de Portugal.

      

    Saudações

    Acredito que espécies invasoras possam perturbar as autóctones, mas vejo ameaças muito mais agressivas, não só aqui como em todo o mundo. De qualquer maneira... e perdoem-me os que gostavam que isto fosse igual para sempre... o planeta está em constante mutação, e as espécies vão sempre adaptar-se, extinguir-se, alienar-se, etc.. Nunca vão faltar peixes na água, ou animais em terra. Podem mudar, mas não vão faltar. O próprio ser-humano está constantemente a adaptar-se. Já não podemos dizer que os "amarelos" são chineses, ou que os "negros" são africanos. Não quero, mais uma vez, ferir susceptibilidades, mas a verdade é que as coisas mudam, e hão de continuar a mudar.

  14. Este aquário está a precisar de uma grande limpeza nas pedras e uma poda drástica da carpete. Algum voluntário 😂 ? Tirando isso até acho que está a evoluir bastante bem.

    Já fiz a encomenda das plantas que vou acrescentar, mas ainda tenho algumas dúvidas. Para juntar à Monte Carlo... Eleocharis Parvula, Helanthium Tenellum e Hydrocotyle Verticillata. Encomendei também Vallisneria Nana, e é a utilização dessa que está ainda em causa. Qual é a vossa opinião... fico apenas pela carpete, ou crio um fundo com a Vallisneria?

     

    large_001.jpg

  15. 3 hours ago, nortadaVIII said:

    mas claro está, é a minha opinião

    Cada um tem a sua. Eu mantenho a minha. Cabe agora à  awuicia avaliar tudo o que foi dito e decidir o que fazer.

  16. 1 hour ago, nortadaVIII said:

    Os acessórios para prender à parede, devem-se ao facto de não vir para a frente com o peso das gavetas abertas ( principio de alavanca ) com 100kg em cima ( peso vertical distribuído ) já não se coloca esse problema.

    Tu colocavas na tua casa um aquário em cima de um móvel que pode cair para a frente com o peso das gavetas?

    • Like 1
  17. 2 hours ago, FcPf314 said:

    O Liberty da eheim está a um preço acessível, mas pelo que me pareceu vem só com esponja, não devia vir com filtragem biológica? Ou posso mandar o que tenho lá para dentro?

    A ideia é essa... pegares no que tens e colocar lá dentro para continuares o ciclo. Mas avalia bem o tamanho do filtro... vê qual é o recomendado para o teu tamanho de tanque e compra o tamanho acima 😉 . 

  18. 3 hours ago, Alvaro Silva said:

    Então se tiveres já as matérias filtrantes é só colocares no filtro novo e esta a andar.

    Não ficará logo, logo a andar, mas vais com um avanço já grande. Dá-lhe mais uma ou duas semanitas, porque vais ficar com mais espaço e nesse espaço podes enfiar esponjas e/ou media que vão começar o processo do início. Em relação à escolha do filtro... as escolhas caem geralmente sobre o Tidal, da Seachem, ou o Liberty, da Eheim.

    Pensa bem em tirar ou não a tampa do aquário. Antes de a cortar, no teu lugar, eu arriscava uns dias sem tampa e avaliava o comportamento do gato. 

  19. 6 hours ago, nortadaVIII said:

    Boas,

    Eu acho que aguenta, estamos a falar de 80 cm de vão onde o peso fica distribuído, o móvel é travado pelos travamentos das gavetas. Senta-te com outra pessoa em cima do móvel um de cada lado costas com costas e testa.

    Te garanto que o móvel que é não aguenta. Até pode aguentar com 2 pessoas em cima, mas depois de algum tempo com 100 Kg de aquário (que serão mais), alguma água que possa cair no aglomerado e as oscilações normais de uma casa, o móvel vai ceder. E aí podes ter um problema muito sério nas mãos. Como já disse atrás... esses móveis vêm com uns acessórios e instruções para serem presos às paredes. Achas que um móvel com essas instruções (feito para o uso de roupa e pequenos objectos domésticos) é seguro para colocar um aquário em cima?

    • Like 1
  20. 15 hours ago, awuicia said:

    Olá, tenho um móvel do IKEA (MALM) é uma cómoda com 4 gavetas que uso para arrumação no quarto. Gostaria de colocar um aquário no meu quarto, o aquário que vou comprar é de 100 litros, alguém me consegue dizer se o móvel do IKEA consegue suportar o peso do aquário?

    Material

    Painel superior/ Painel lateral/ Frente da gaveta/ Calha frontal/ Frente do soco:
    Aglomerado, Tinta acrílica
    Traseira:
    MDF
    Painel inferior:
    Aglomerado
    Fundo de gaveta:
    MDF, Tinta acrílica

    Eu conheço esse móvel. Já tive um aqui em casa e não arriscaria colocar um aquário de 100 litros em cima dele. Como disse o @Alvaro Silva, tens que contabilizar também tudo o resto que vais colocar lá dentro - pedras, substrato, decoração, etc.

    Poderias reforçar o móvel de forma a que ele ficasse mais estável, mas esse modelo em particular não é, de todo, o mais adequado para a utilização que lhe queres dar, até porque, se bem me lembro, a própria marca traz um aviso nas instruções que aconselha a aparafusar o móvel à parede para ele não cair para a frente com o peso!

  21. 2 hours ago, FcPf314 said:

    A outra camada é composta por argila, é uma boa solução?

    Se trocares essa por aquele material que o Álvaro te mostrou, seria melhor. Deves estar a falar de Argila Expandida, certo? Isso geralmente usa-se por baixo do substrato. Podes usar dentro do filtro, mas não é o material mais eficaz.

    2 hours ago, FcPf314 said:

    Em relação ao filtro já me apercebi que não é uma boa solução. Eu posso comprar outro filtro mas tenho 2 problemas, o primeiro é que o aquário é fechado não sei se mesmo retirando a tampa dá para colocar um filtro de mochila, o segundo problema é que tenho um gato em casa e se o aquário estiver aberto obviamente que ele irá literalmente à pesca.

    Não existem milagres! O ideal seria arranjares uma maneira de colocar um filtro de mochila ou um filtro externo. Há quem corte as tampas... há quem as retire. Também há quem retire a tampa e coloque apenas uma rede, para evitar situações como a que referes com o teu gato. Terás que ser tu a encontrar a melhor solução. Mas olha que eu também tenho um gato e ele nunca mostrou grande interesse no meu aquário (que foi sempre aberto).

    2 hours ago, FcPf314 said:

    Em relação a lã filtrante visto ter duas camadas, não seria uma boa estratégia a cada mês trocar apenas uma camada? Ou seja, cada camada ia ficar no aquário 2 meses e assim não trocava as duas ao mesmo tempo. Também poderia fazer a troca de 2 em 2 semanas e assim cada camada ficava durante um mês. Que acham da ideia?

    O problema da lã filtrante, como te falei, é que fica saturada muito rapidamente. Se a mudas, perdes bactérias... se não mudas, corres o risco de reduzir o caudal do filtro. Com a esponja é mais fácil limpar e voltar a colocar lá dentro.

     

    Atenção a todas essas mudanças que tens feito... não adianta nada estar a fazer o ciclo do Azoto e depois mudar constantemente o material que tens dentro do filtro. Estás a retirar as bactérias que estão lá alojadas e a colocar material que não tem bactérias nenhumas.

  22. Lamento dizer-te, mas não sei se alguma vez vais conseguir ter a água completamente transparente com esse filtro. Parece-me demasiado pequeno para a capacidade do tanque. Até pode servir para manter o aquário estável, mas para atingires o que pretendes terias que melhorar a capacidade de filtragem. Um filtro de mochila, por exemplo, já te serviria melhor. Pensa nisso e vai vendo as opções disponíveis no mercado.

    Em relação ao que pretendes fazer (as duas camadas de lã filtrante) também fico com algumas dúvidas. A lã filtrante tende a gastar-se muito rapidamente. No meu caso, por exemplo, eu troco a minha a cada limpeza do filtro. Se fizeres o mesmo (porque a lã vai ficar muito saturada rapidamente), a cada limpeza de filtro vais perder bactérias. Pelo menos com a esponja azul consegues mantê-las no filtro durante mais tempo. A outra camada que referes para "colónia de bactérias" é composta por que material?