JoseCarlosMarques

Membro
  • #Conteúdo

    4313
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    158
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por JoseCarlosMarques

  1. Parece-me curto, esse modelo. Faz 900 litros/hora. Para um aquário com a capacidade do teu, e tendo em conta que o ideal será ter um filtro que faça 10 vezes a capacidade do tanque por hora (1460 litros, portanto), não existem muitos filtros no mercado, mas tudo depende do que estás a pensar montar... a quantidade de plantas... de peixes, etc. Tens que nos dar mais informação sobre o que pretendes fazer. A OASE é (se não a melhor) uma das melhores marcas de filtros actual. Tem a contrapartida de ser um bocadinho cara. Por metade do preço dos filtros OASE tens modelos de outras marcas como a Fluval ou a Aquael que cumprem da mesma maneira. Se o preço não é problema, avança para o OASE, mas um modelo com mais capacidade. O 600 seria mesmo o ideal.
  2. Vou manter-me, sim. Obrigado pela dica, Mocho. Pensando de forma lógica, não o deveria fazer, claro... se estava tudo bem, o melhor era deixar como estava... mas acho que manter um aquário com apenas 6 horas de luz por dia é muito pouco. Posso estar errado. Vou esperar o fim de uma semana e logo vejo os resultados.
  3. Sim, foi isso que fiz. Com a introdução dos Amano e dos Otos, o tanque melhorou bastante (as algas quase desapareceram), e como queria alcançar um crescimento mais rápido das plantas, resolvi aumentar o foto-periodo para as tais 8 horas. Achas que me precipitei?
  4. 5 dias depois, o aquário está quase livre de algas. Ainda consigo ver algumas filamentosas, mas muito poucas - entretanto devem desaparecer. Julgo ter acertado na quantidade de camarões e Otos que preciso nesta montagem. Também acho que acertei na quantidade de luz necessária (50% da capacidade da calha) e na fertilização (2 tampas de Excel e 4 bombadas de Masterline LEAN diárias) para ter um bom crescimento nas plantas, sem que as pedras fiquem muito verdes. Ainda assim, aumentei o tempo de luz para 8 horas diárias, e estou à espera para avaliar o resultado - se não trouxer vantagens (um crescimento acelerado do tapete e do musgo) volto às 6 que tinha programado anteriormente. As Ciano ainda andam por cá, mas cada vez mais tímidas. Vai ser difícil irradica-las totalmente... só espero chegar àquele ponto em que elas não chateiem mais. Para comparação, a imagem em baixo é da mesma pedra que vem na última fotografia do post anterior. Acham que devia ser mais paciente e continuar com a luz nas 6 horas, ou um aquário como este deve aguentar-se com mais horas diárias?
  5. Vi na página inicial, Álvaro. Aqui está o link:
  6. Chegou a equipa de limpeza... vamos lá ver se é desta que acabo com as filamentosas e consigo manter as pedras um bocadinho mais limpas. Comprei 30 Amanos e 15 Otocinclus, na Solaqua. Com exceção de um Oto que não sobreviveu à viagem, todos os animais parecem com boa saúde e já começaram a trabalhar. Engraçado ver a variação de preços destas duas espécies ao longo dos anos... já comprei Amanos a 2€, e agora a 4. Os Otos custaram-me 2€ cada, mas lembro-me de já os ter comprado a mais de 5. Aqui na zona Norte, procurei em várias lojas e as duas espécies estavam esgotadas.
  7. Já percebi, pela imagem que colocou, a situação. Talvez o @Alvaro Silva a possa ajudar, mas digo-lhe já que as condições em que mantém esse peixe estão muito longe de ser as ideais para manter qualquer espécie de peixe. Se a ideia é manter os animais, o melhor será pensar em investir num aquário melhorzito.
  8. Vou estar a torcer por ti quando apresentarem os resultados! Esses dois anos que falas, acho que é o tempo necessário para pessoas como nós, que não fazem disto vida, prepararem uma participação com pés e cabeça.
  9. Acho que fazes bem. Quem sabe ainda podes melhorá-lo e depois vais a tempo de fazer nova fotografia. Mesmo tendo em conta o facto de ele me parecer perfeito.
  10. Mas para que queres mais camarões? Eu acho que uma colónia de 100/150, num aquário desse tamanho já é mais que suficiente 🙂 . De qualquer maneira, faz isso que sugeriu o Álvaro, e diz-nos o que acontece. Poderá ter haver com falta de comida? Estou a especular, apenas... não percebo muito de camarões. Mas falta de comida pode leva-los a comer os recém-nascidos. Ou até fazerem isso por falta de espaço. Outra coisa que mencionaste...se as trocas de água fazem com que alguns camarões morram, então tens algum problema na água que introduzes no aquário... tenta analisá-la. Mas se com trocas de água pequena eles aguentam-se, também não é caso para preocupações... faz aquilo que melhor serve o teu propósito.
  11. Não é muito difícil de colocar fotografias. As instruções estão aí, mas vou tentar simplificar... eu "Galeria", carregas em "inserir fotografia"... podes escolher a "Galeria dos Membros" e, depois de a carregares para o fórum, quando escreves um post (em baixo à direita) tens a opção de adicionar uma fotografia ao texto, onde diz "other media".
  12. O que isso já foi e naquilo que se tornou, Bruno! Tens mesmo mãos para a coisa. E também ainda tens mais um mês e meio para ir preparando a fotografia final. Eheh. Não desesperes. O pior já vai longe. Este projecto é um exemplo e uma inspiração para todos.
  13. O que eu disse tem haver com isso... tens a certeza que tens apenas os 100/150? Podem haver muitos mais por aí escondidos. Só haveria uma maneira de descobrir.
  14. Pois tem. E eu sei disso. É o mal de ter Iwagumis... muita luz para a carpete e pouca massa verde.
  15. Eu conheço uma pessoa que julgava ter 50 camarões dentro do tanque e quando o desmontou tinha mais de 200. Não andarão por aí escondidos?
  16. Está com bom aspecto, sim senhor! Continuo a não perceber porque sou o único que têm sempre as pedras verdes 😞 . Em relação à Monte Carlo, eu deixava estar como está. Tem paciência e deixa-a crescer por si. Por vezes estragamos tudo por querer-mos estar constantemente a fazer alguma coisa e no final sai borrada.
  17. Vou esperar para ver o que acontece. Pode ser que entretanto se desenvolva naturalmente. Obrigado pela resposta, Mocho. Um abraço!
  18. Eu gosto muito do Excel, e como estou habituado a usa-lo, e tenho conseguido bons resultados, vou continuar com ele. Mas é bom conhecer essa informação. Em relação às algas verdes que tenho encontrado vou tentar resolver o problema com Amanos e Otocinclus (apesar de estarem os dois com um valor muito alto, neste momento). Logo vejo o que acontece, e parto daí. De qualquer forma, e como pareces perceber um bocadinho mais disto que eu (o "bocadinho" era uma piada, claro), vou deixar-te mais uma pergunta... a Riccardia, no meu tanque, está com um comportamento muito esquisito - em alguns sítios cresce muito compacta, e até se está a espalhar bastante bem, mas em outros parece crescer quase em altura, com folhas muito grandes. Não te consigo mostrar com imagens porque ontem fiz uma poda e resolvi cortar essas folhas maiores, para ver se despoleto o tal crescimento mais compacto, mas tens alguma ideia do porquê isso estar a acontecer? A principio pensei que seria por causa da luz (que ainda tenho numa intensidade muito baixa), mas depois percebi que talvez não seja por aí, uma vez que existem folhas muito grandes a meia profundidade e perto da tona da água e no fundo folhas mais compactas. Pode ter haver com a maneira como foi "plantada" (Dry Start - misturei um bocadinho de substrato triturado e apliquei-a diretamente nas rochas), ou talvez com a circulação dentro do aquário. Já te aconteceu alguma vez?
  19. Burrice minha. Em vez de Riccardia, li Blyxa! Estou a ficar velho... já confundo tudo. Desculpa. Mas depois de ler isso, fico com algum medo... a minha também está a ganhar filamentosas, e não queria nada que lhe acontecesse o mesmo 😞 .
  20. Que aconteceu ao musgo, Mocho? Essa questão de manter todas as plantas em condições a todo o tempo é uma das que me dá mais dores de cabeça também. Nitratos para acabar com as filamentosas e as Ciano... mais uma lição! Obrigado pelas tuas extensas descrições... são sempre muito bem vindas.
  21. Muito bem! Já aprendi alguma coisa hoje! Tinha ideia que o Manado era um substrato fértil.
  22. Compreendo. Não conheço muito bem a marca, portanto não vou comentar mais.
  23. O tanque está bem montado, e promete, mas parece-me ter substrato para dois aquários iguais a esses! Quantos cm de substrato tens?
  24. Da Seachem julgo que não. Da JBL sei que existe, mas acho que ficavas mais servido com o da Tropica, por exemplo, que já encontras muito facilmente em todas as lojas. Dependendo da quantidade de peixes, o Specialized para poucos peixes e muitas plantas e o Premium se for ao contrário.
  25. Ora então cá está a actualização de Páscoa 🙂 . O aquário segue a bom ritmo. As Ciano continuam a dar luta mas já não chateiam tanto... vão aparecendo aqui e ali de vez em quando. A carpete está quase fechada, apesar de não ter ainda aquele aspecto bonito que eu gostava... vou deixar passar mais uma semana (e completar o mês de ciclo do azoto) para começar a apará-la, de forma a promover um crescimento mais saudável. Também vou aproveitar essa data para adicionar a equipa de limpeza (uns 30 Amano e uns 15 Otos)... julgo que com isso vou conseguir reduzir ainda mais as algas verdes, que têm aparecido em pouca quantidade e têm sido muito fáceis de limpar 🫰. O musgo, esse, tem-me deixado algumas dúvidas... em alguns sítios está a crescer muito compacto e bonito, mas em outros está a crescer com folhas muito grandes e mais dispersas. Acho que pode ter haver com a pouca quantidade de luz (ainda estou com a calha a 40%, 6 horas por dia)... tenho que experimentar aumentar o tempo e, se tudo continuar na mesma, a intensidade. De qualquer forma, continua bem preso às rochas, o que me deixa muito contente. Regra geral, julgo que consegui uma boa base para trabalhar. Aos pouquinhos, e fazendo uma ou outra alteração, penso que vou conseguir chegar a um bom resultado. Mais notícias quando as tiver... entretanto gostava de ouvir as vossas opiniões. Um abraço a todos!