JoseCarlosMarques

Membro
  • #Conteúdo

    4308
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    157
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por JoseCarlosMarques

  1. Vi na página inicial, Álvaro. Aqui está o link:
  2. Chegou a equipa de limpeza... vamos lá ver se é desta que acabo com as filamentosas e consigo manter as pedras um bocadinho mais limpas. Comprei 30 Amanos e 15 Otocinclus, na Solaqua. Com exceção de um Oto que não sobreviveu à viagem, todos os animais parecem com boa saúde e já começaram a trabalhar. Engraçado ver a variação de preços destas duas espécies ao longo dos anos... já comprei Amanos a 2€, e agora a 4. Os Otos custaram-me 2€ cada, mas lembro-me de já os ter comprado a mais de 5. Aqui na zona Norte, procurei em várias lojas e as duas espécies estavam esgotadas.
  3. Já percebi, pela imagem que colocou, a situação. Talvez o @Alvaro Silva a possa ajudar, mas digo-lhe já que as condições em que mantém esse peixe estão muito longe de ser as ideais para manter qualquer espécie de peixe. Se a ideia é manter os animais, o melhor será pensar em investir num aquário melhorzito.
  4. Vou estar a torcer por ti quando apresentarem os resultados! Esses dois anos que falas, acho que é o tempo necessário para pessoas como nós, que não fazem disto vida, prepararem uma participação com pés e cabeça.
  5. Acho que fazes bem. Quem sabe ainda podes melhorá-lo e depois vais a tempo de fazer nova fotografia. Mesmo tendo em conta o facto de ele me parecer perfeito.
  6. Mas para que queres mais camarões? Eu acho que uma colónia de 100/150, num aquário desse tamanho já é mais que suficiente 🙂 . De qualquer maneira, faz isso que sugeriu o Álvaro, e diz-nos o que acontece. Poderá ter haver com falta de comida? Estou a especular, apenas... não percebo muito de camarões. Mas falta de comida pode leva-los a comer os recém-nascidos. Ou até fazerem isso por falta de espaço. Outra coisa que mencionaste...se as trocas de água fazem com que alguns camarões morram, então tens algum problema na água que introduzes no aquário... tenta analisá-la. Mas se com trocas de água pequena eles aguentam-se, também não é caso para preocupações... faz aquilo que melhor serve o teu propósito.
  7. Não é muito difícil de colocar fotografias. As instruções estão aí, mas vou tentar simplificar... eu "Galeria", carregas em "inserir fotografia"... podes escolher a "Galeria dos Membros" e, depois de a carregares para o fórum, quando escreves um post (em baixo à direita) tens a opção de adicionar uma fotografia ao texto, onde diz "other media".
  8. O que isso já foi e naquilo que se tornou, Bruno! Tens mesmo mãos para a coisa. E também ainda tens mais um mês e meio para ir preparando a fotografia final. Eheh. Não desesperes. O pior já vai longe. Este projecto é um exemplo e uma inspiração para todos.
  9. O que eu disse tem haver com isso... tens a certeza que tens apenas os 100/150? Podem haver muitos mais por aí escondidos. Só haveria uma maneira de descobrir.
  10. Pois tem. E eu sei disso. É o mal de ter Iwagumis... muita luz para a carpete e pouca massa verde.
  11. Eu conheço uma pessoa que julgava ter 50 camarões dentro do tanque e quando o desmontou tinha mais de 200. Não andarão por aí escondidos?
  12. Está com bom aspecto, sim senhor! Continuo a não perceber porque sou o único que têm sempre as pedras verdes 😞 . Em relação à Monte Carlo, eu deixava estar como está. Tem paciência e deixa-a crescer por si. Por vezes estragamos tudo por querer-mos estar constantemente a fazer alguma coisa e no final sai borrada.
  13. Vou esperar para ver o que acontece. Pode ser que entretanto se desenvolva naturalmente. Obrigado pela resposta, Mocho. Um abraço!
  14. Eu gosto muito do Excel, e como estou habituado a usa-lo, e tenho conseguido bons resultados, vou continuar com ele. Mas é bom conhecer essa informação. Em relação às algas verdes que tenho encontrado vou tentar resolver o problema com Amanos e Otocinclus (apesar de estarem os dois com um valor muito alto, neste momento). Logo vejo o que acontece, e parto daí. De qualquer forma, e como pareces perceber um bocadinho mais disto que eu (o "bocadinho" era uma piada, claro), vou deixar-te mais uma pergunta... a Riccardia, no meu tanque, está com um comportamento muito esquisito - em alguns sítios cresce muito compacta, e até se está a espalhar bastante bem, mas em outros parece crescer quase em altura, com folhas muito grandes. Não te consigo mostrar com imagens porque ontem fiz uma poda e resolvi cortar essas folhas maiores, para ver se despoleto o tal crescimento mais compacto, mas tens alguma ideia do porquê isso estar a acontecer? A principio pensei que seria por causa da luz (que ainda tenho numa intensidade muito baixa), mas depois percebi que talvez não seja por aí, uma vez que existem folhas muito grandes a meia profundidade e perto da tona da água e no fundo folhas mais compactas. Pode ter haver com a maneira como foi "plantada" (Dry Start - misturei um bocadinho de substrato triturado e apliquei-a diretamente nas rochas), ou talvez com a circulação dentro do aquário. Já te aconteceu alguma vez?
  15. Burrice minha. Em vez de Riccardia, li Blyxa! Estou a ficar velho... já confundo tudo. Desculpa. Mas depois de ler isso, fico com algum medo... a minha também está a ganhar filamentosas, e não queria nada que lhe acontecesse o mesmo 😞 .
  16. Que aconteceu ao musgo, Mocho? Essa questão de manter todas as plantas em condições a todo o tempo é uma das que me dá mais dores de cabeça também. Nitratos para acabar com as filamentosas e as Ciano... mais uma lição! Obrigado pelas tuas extensas descrições... são sempre muito bem vindas.
  17. Muito bem! Já aprendi alguma coisa hoje! Tinha ideia que o Manado era um substrato fértil.
  18. Compreendo. Não conheço muito bem a marca, portanto não vou comentar mais.
  19. O tanque está bem montado, e promete, mas parece-me ter substrato para dois aquários iguais a esses! Quantos cm de substrato tens?
  20. Da Seachem julgo que não. Da JBL sei que existe, mas acho que ficavas mais servido com o da Tropica, por exemplo, que já encontras muito facilmente em todas as lojas. Dependendo da quantidade de peixes, o Specialized para poucos peixes e muitas plantas e o Premium se for ao contrário.
  21. Ora então cá está a actualização de Páscoa 🙂 . O aquário segue a bom ritmo. As Ciano continuam a dar luta mas já não chateiam tanto... vão aparecendo aqui e ali de vez em quando. A carpete está quase fechada, apesar de não ter ainda aquele aspecto bonito que eu gostava... vou deixar passar mais uma semana (e completar o mês de ciclo do azoto) para começar a apará-la, de forma a promover um crescimento mais saudável. Também vou aproveitar essa data para adicionar a equipa de limpeza (uns 30 Amano e uns 15 Otos)... julgo que com isso vou conseguir reduzir ainda mais as algas verdes, que têm aparecido em pouca quantidade e têm sido muito fáceis de limpar 🫰. O musgo, esse, tem-me deixado algumas dúvidas... em alguns sítios está a crescer muito compacto e bonito, mas em outros está a crescer com folhas muito grandes e mais dispersas. Acho que pode ter haver com a pouca quantidade de luz (ainda estou com a calha a 40%, 6 horas por dia)... tenho que experimentar aumentar o tempo e, se tudo continuar na mesma, a intensidade. De qualquer forma, continua bem preso às rochas, o que me deixa muito contente. Regra geral, julgo que consegui uma boa base para trabalhar. Aos pouquinhos, e fazendo uma ou outra alteração, penso que vou conseguir chegar a um bom resultado. Mais notícias quando as tiver... entretanto gostava de ouvir as vossas opiniões. Um abraço a todos!
  22. Está bonito, o aquário. Mas a questão agora é outra... estás a pensar usar apenas o Excel para fertilizar as plantas? Esse produto é uma fonte de carbono orgânico... não é propriamente um fertilizante. Ajuda no crescimento das plantas (e como já muitos descobriram, na prevenção das algas), mas para fertilizante principal não serve. Ainda por cima porque tens muitas plantas que não se alimentam pela raiz, mas pela coluna de água. No teu caso, optava por um fertilizante composto, como os da Tropica, por exemplo, ou os da Masterline. Um All-In-One.
  23. Essa tabela é muito porreira, Nortada. Não a conhecia. Obrigado pela partilha. Quanto à questão do Marco... é aquele iwagumi que colocaste na galeria? Eu estou a montar agora um (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/264396-nova-montagem-90x40x35/) e por experiência que fui acumulando com o Excel (foi o primeiro fertilizante que comprei, e utilizei-o sempre de forma regular em todos os meus aquários) adiciono diariamente 2 tampas de Excel por dia, e 4 depois das mudanças de água. Mas depende de muita coisa... logo para começar, para que usas o Excel? Eu uso-o primeiramente para prevenir o aparecimento de algas. Depois, de que plantas estamos a falar? Que luzes utilizas? Que fertilização estás a fazer? Usas CO2? Substrato fértil ou inerte? Qual? Que rotina tens em relação às mudanças de água? Que filtro tens? Para 850 litros, e se fosse pela minha recomendação, vais ter valores absurdos... umas 8 tampas por dia! Terias que comprar doses industriais de Excel. Mas responde às perguntas que te fiz, coloca aqui uma fotografia do aquário e logo te poderemos dar uma resposta mais adequada para o que queres. Um abraço!
  24. Existe um tópico com instruções para isso: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259587-como-criar-álbuns-usar-fotos-editar-álbuns/. É fácil. Um abraço.
  25. Alguma forma de colocares algumas imagens aqui?