JoseCarlosMarques

Membro
  • #Conteúdo

    4278
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    154
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por JoseCarlosMarques

  1. Mais um que volta. Como dizia a publicidade de uma marca de gelados... quem gosta, gosta sempre! Fiquei curioso para ver essas imagens. Não aparecem. Vou continuar a acompanhar. Um abraço.
  2. Gosto muito mais desta ultima imagem. Parece muito mais natural.
  3. Pedras de cores diferentes não são necessariamente más. Na natureza, em rios, não encontras sempre pedras da mesma cor. Aliás... se lá vais procurar mais pedras, eu até te aconselhava a trazer muitas pedras que não sejam brancas. No branco é mais fácil notares as algas 😉 .
  4. OK. Sendo assim, se quiseres, podes enviar-me a fotografia em RAW e eu posso tentar ajudar-te. A minha experiência com fotografia de aquários não é muita, mas com alguma troca de impressões, se me disseres o que pretendes, consigo fazê-lo.
  5. Começa a pensar numa solução, porque não te adianta de muito teres um aquário todo bonito se depois não arranjas uma câmara fotográfica mais ou menos decente para o fotografar. Se conseguires fazer uns ficheiros em RAW, eu posso ajudar-te. Mas com ficheiros de telefone é mais complicado, até porque, apesar de tudo o que se diz por aí, esses ficheiros ainda não são nada de especial.
  6. Consegues arranjar mais pedras? Agora que sabes do que precisas, seria mais fácil encontra-las.
  7. Eu gosto de tudo no teu aquário, menos daquele canto superior direito. Não estando mal, acho que não está ao mesmo nível do resto. O ideal era que as plantas crescessem até à toda da água, para taparem a linha e depois poderes molda-las como no lado esquerdo. Será que ainda tens tempo para isso? Em relação à edição da fotografia, realmente ainda tens muito que aprender... puxas muito pelo contraste e pela saturação, e a coisa não fica nada natural. Tens que começar a ver uns tutoriais de fotografia de aquários, ou pedir ajuda a alguém que tenhas aí perto de ti. Conheces pessoal aí para o Sul que tenha um equipamento mais profissional?
  8. Mas tu só precisas de uns 3 cm de substrato, à frente! As tuas pedras não têm isso?
  9. Nesse caso ficas com uma espécie de ilhas. A tua imagem final não é muito diferente disso, portanto podes usar essa técnica. A lã filtrante costuma colocar-se nos espaços entre as rochas que permitem a passagem de areia ou substrato, para impedir que os dois se misturem. É só uma dica para não teres trabalho mais tarde, porque terias sempre que andar a limpar a areia do substrato e o substrato da areia. Olha, vê este vídeo do @JoãogaFernandes: https://www.youtube.com/watch?v=18yWGlVqHuE&t=2s. No fundo é mais ou menos isso que estás a tentar fazer.
  10. 🙂 Tens que tomar algumas decisões, Raúl! Também há quem use areia por cima do substrato, para plantar na areia. O que eu estava a dizer era para pores areia à frente e substrato atrás, como a imagem que o Mocho te mostrou, mas tu é que sabes o que queres para o teu aquário. Se optares por fazer o que estou a dizer, convém haver uma barreira entre o substrato e a areia, que pode ser criada com rochas e alguma lã fina (escondida no meio das rochas, claro).
  11. Já tinha visto o vídeo, João, e está muito bem feito. Os meus parabéns. O aquário também funcionou muito bem. Continua com esse bom aspecto todo 🙂 ? Já agora... como está a ser a tua "aventura" com a Riccardia? Pergunto isto porque a minha, mais perto da luz, está a crescer compacta e com muito bom aspecto, mas a que tenho mais perto do substrato está a crescer muito em altura, e com runners muito compridos. Eu acho que é por causa da intensidade da luz (que, por enquanto, não quero aumentar), mas tenho algumas dúvidas se poderá ter ou não haver também com a forma de a podar. Ah... quando falares com o pessoal da JBL, dá-lhes os parabéns pela aposta que fizeram contigo. Eu olhava para a marca como uma marca "menor", mas já estou a ver que é tão boa como qualquer outra.
  12. Quanto mais, no início, melhor. Mas não é absolutamente necessário! As plantas reproduzem-se. Tenta optar por plantas de crescimento mais rápido, se forem ao encontro da tua visão. Podem dar mais trabalho a manter, mas ajudam a evitar muitos problemas com excesso de nutrientes na água que podem originar algas.
  13. Que bonito, Vera! Deve dar um prazer enorme olhar para isso todos os dias 🙂 .
  14. Eu já usei o Neo há algum tempo, e na altura pouco ou nada percebia de aquários. Até acho que a fórmula do substrato mudou, portanto não te posso ajudar muito. Mas como disse o Mocho, tudo depende das plantas que estás a pensar utilizar. Eu estou com substrato da Tropica no meu aquário, a usar Masterline Lean e Seachem Excel, e não sinto necessidade de fortalecer com mais nenhum fertilizante. As plantas têm crescido com bom aspecto e por enquanto vou manter. São produtos que experimentei (no meio de muitos) e descobri que funcionam para o tipo de aquário que gosto de montar. Porque não dás uma vista de olhos nos fertilizantes da Neo? Talvez não fosse má ideia manteres-te na marca. Ou pedir uma opinião a pessoal com mais experiência, como o pessoal da Solaqua. Eles costumam ser muito atenciosos com os clientes. Mas, mais uma vez digo, tens que saber o tipo de plantas que queres utilizar, porque vai ser a primeira coisa que te vão perguntar. Um saco com 1Kg de areia (de marca branca... areia de rio) custa 50 cêntimos. Achas que vale a pena ires a uma loja de aquários comprar apenas isso? Não seria melhor pensares em todo o projecto e ir fazendo uma lista do que queres, para depois encomendar? Os portes, a partir de determinado valor, são grátis... mas mesmo que tenhas que os pagar provavelmente compensa os custos da deslocação.
  15. O FX2 faz 1800 l/h. Parece-me demasiado para o teu aquário. Eu tenho um tanque com 90cm e 124 litros de capacidade. Também achava que o 207 que tinha era curto e passei para o 307. A diferença, mesmo em termos de capacidade de media, é substancial, e estou muito contente com a circulação da água.... já faz 1150 l/h. Se mesmo assim achares que não é suficiente, podes optar pelo 407, que faz 1450 l/h. Dás um saltinho à Maia e compras isso no Paulo Vieira por menos de 200€. A opção é tua, claro. Parece-me que o FX2 é um excelente filtro, mas mesmo as mangeiras de 24mm já dão indicio de serem indicadas para um aquário com muito mais capacidade.
  16. Não há muitos filtros com a capacidade que procuras, mas existem! O Aquael Ultramax 2000, por exemplo, faz 2000 l/h, e o Hypermax 4500 faz 4500 l/h.
  17. Que grande empreitada vais ter pela frente. Admiro a tua coragem! Por enquanto parece-me que tens tudo muito bem delineado, mas eu não percebo nada de SUMP's 🙂 . Vou ficar ansiosamente à espera de ver o que vai sair daí.
  18. Se criares ali uma moita, ainda mais confortáveis vão ficar!
  19. Aquelas plantas lá atrás podem ser cortadas e replantadas. Acho que cada um daqueles pés dava para pelo menos 3.
  20. Mais bem explicado seria difícil. Obrigado 🙂 ! Com tempo, estudo e paciência, lá chegarás!
  21. Eh pá... tentei uma vez e correu muito mal. Mas também não insisti muito. Era o meu primeiro aquário, e na altura pensei que podia fazer tudo sem gastar muito dinheiro, mas quando vi que as plantas não estavam a desenvolver decidi trocar por substrato da Neo. Em boa hora o fiz, porque a terra estava com um cheiro absurdo a esgoto. Atenção... não sei se é suposto ter esse cheiro. No exterior do aquário não se sentia. Só resolvi troca-lo porque não estava a ter bons resultados com as plantas. Tanto quanto me lembro, deves colocar uma boa camada de substrato orgânico (uns 4 cm) por todo o aquário e outra de 2cm ou mais de areia ou areão. Não deves mexer muito na camada superior porque serve de tampão a todos os nutrientes que ficarão retidos lá em baixo. As plantas vão começar a estender as raizes até esses nutrientes e vão retirando os que precisam. Substrato orgânico podes encontrar em qualquer loja de plantas ou num horto. Não me lembro de ter tido grande dificuldade em compra-lo.
  22. Não sei se vais conseguir... parece-me demasiado grande. Mas podes deixar deitado. Nos meses de verão, se vires que não há a necessidade de estar ligado, podes retirar. Faz isso. Pode ser aquela lã filtrante, também. Só para não ficar a tocar no vidro. À frente. Vais optar pela areia, certo? Convém ter aí qualquer coisa para acrescentar pormenor.
  23. Em relação ao termostato, não te sei responder. O que eu tenho visto é que ele deve ficar na horizontal ou na vertical. De qualquer maneira, isso parece-me demasiado grande para um termostato de 25W. Já comprei termostatos de 50W na Loja China que tinham metade desse tamanho. Confirma isso! As pedras estão muito melhor, mas, caso seja possível, consegues enterrar ainda mais a maior? Tira todo o substrato por baixo, e coloca apenas uma pequena esponja por baixo, para não ficar em contacto directo com o vidro. Não te esqueças de guardar algumas pedras para o lado direito, à frente!!!