Fernando Mota

Membro
  • #Conteúdo

    13
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Formas de Contacto

  • Mail
    tubofone@gmail.com

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Lisboa (Lisboa)
  • Localização
    Lisboa

Quem visitou o meu perfil

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

Fernando Mota's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Olá a todos, Ontem fiz uma TPA e hoje pus um trio de Guppys. Como comecei com Aquatan e Nitrivec achei que não devia fazer o ciclo de 4 semanas. Os Nitratos subiram um pouco e consegui baixá-los com TPA's e mais uma dose de aquatan e nitrivec, o PH continua à volta de 7 e não tenho amónia nem nitritos, por isso acho que está pronto para começar a povoar. Obrigado a todos pelos conselhos. Até breve.
  2. Tirei os resíduos. Eram inertes e desfizeram-se. Acho mesmo que eram restos do fertilizante ou das bactérias que lá pus. Entretanto fiz uma TPA de 10L e pus alguma comida. O que acham dos valores...? NO2: 0 NO3: 0 ou 10 (?) (fiquei na dúvida, primeiro achei que era 0 mas tinha uma corzita roza 🙂 GH: > 10º KH: 6º pH: 6.8 (com este pH as rochas não devem ser calcárias, pois não?)
  3. O Substrato é este... lavei-o várias vezes e não saiu côr nenhuma com a água. Foi bem caro... espero que não me dê chatices 😛 Entretanto abanei aqueles resíduos e saíram logo. Também não gostei mas só estavam na anúbia. Talvez fossem do fertilizante?? Eu dei uma bombada mesmo por cima da anúbia. Tirei uma das pedras, sequei-a, raspei-a e pus duas vezes vinagre. não vi bolhas nenhumas. E também fiz testes com as tiras 5 em 1 da Eheim. Deu isto: NO2: 0 NO3: 0 ou 10 (?) (fiquei na dúvida, primeiro achei que era 0 mas tinha uma corzita roza 🙂 GH: > 10º KH: 6º pH: 6.8 (com este pH as rochas não devem ser calcárias, pois não?) que me dizem? dou uma comidita às bactérias, para a semana faço testes outra vez e se tudo estiver bem ponho 3 ou 4 neons? (decidi só pôr neons. Mas poderei pôr um só Betta no futuro? ou dois red cherrys? os neons comem cherrys?) Obrigado a todos.
  4. Obrigado pelas dicas. se calhar começo só com neons. Não é substrato, é um areão. Não é pintado, comprei em loja. As rochas são calcárias? Arranjei-as num laboratório de engenharia e fervi-as. Achas que devia trocá-las? E na TPA ponho aquatan ou basta pôr a água a repousar de véspera?
  5. Alô, Então novidades... Já montei o Marina 38L, em vez das saquetas que vinham com o Marina Slim, pus esponja Nitrex da Juwel, lã filtrante da Sera, Siporax bio filter medium da Sera e Purigen. Comprei o Fluval M50 e pus plantas de simples manutenção. Na loja aconselharam-me a montar e deixar a água sem tratamento nenhum uns dois dias só para assentar. Dia 15 Nov passado comecei o ciclo. Pus o Aquatan e o Nitrivec da Sera e 30 minutos depois o fertilizante para plantas Premium Nutrition da Tropica. Perguntas: - Na loja disseram-me que se os testes estivessem bem em termos de PH, amonias, etc, podia já pôr peixes para a semana... Que acham? - Ponho comida para acelarar o ciclo? - Estes resíduos na Anubia são algas? Tudo certo? - Começo com Guppys ou Tetras? As corydoras ficam bem só duas? Que outros peixes de fundo posso pôr com guppys e tetras? - Que outras plantas de fácil manutenção me aconselham? Não tenho substrato, só areão. Obrigado pela vossa ajuda. Cumprimentos. Fernando Mota.
  6. Obrigado a todos pelas boas dicas. Há uns dias fui à Aquaplante em Benfica, loja espectacular, fui muito bem atendido e deram-me óptimos conselhos. Comprei lá o Marina Led de 38L, um termostato Fluval M50, um areão lindo laranja, acondicionador e bactérias e umas tiras de teste. Ainda não tive tempo para comprar plantas e tronco, mas vou tentar passar lá amanhã para ver se compro um tronco plantado, anúbias e uns trevos de Java, para ver se este fim de semana começo o ciclo do Azoto. Quando tiver novidades ponho aqui. Entretanto já tinha visitado a Loja dos Discus e lá o "mestre" também me pôs a ver melhor a coisa 🙂 Conto lá ir comprando umas plantas à medida que fôr habitando mais o aquário. Cumprimentos a todos!
  7. Muito obrigado a todos pelas dicas. Para não gastar muito dinheiro e porque tenho uma sala pequena, acho que vou manter a ideia de 40L, vou construír eu mesmo um suporte com tijolos de betão e madeira maciça para dar mais estabilidade. Uma coisa deste género mas com tijolos laranja ou ocres https://www.pinterest.pt/pin/8233211804199998/ Vou tentar usar o filtro do Marina LED 38L com outros media. Algumas sugestões? Cerâmica? Esponja no bocal do tubo (que tipo de esponja)? Para começar acho que ponho 6 neons e 2 red cherry, com umas Anúbias, Fetos Java e alguns musgos (como sugeriu o João) e uma rocha e um tronco. Onde comprar peixes e vegetação em Lisboa, perto da Alameda? Entretanto mais termostato e um alimentador automático... enfim cá vou eu entrar neste mundo 🙂 Quando tiver a coisa montada ponho aqui fotos. Obrigado e tudo de bom.
  8. P.S.: ou este...? https://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/50305739/#/60275812
  9. Olá a todos, Sou o clássico: novo no assunto, os meus filhos pediram-me um aquário, mas eu gostava de fazer a coisa como deve ser, até porque respeito muito todos os animais e não estou interessado em assassinar nenhuma criatura ou tratá-la como um brinquedo. Dito isto, gostava de montar um aquário o mais simples possível sem espatifar muito mais do que 100€. Cheguei a este kit Aquário Marina 10G led kit 38lt Aquário de vidro Filtro de mochila ultra fino Marina Slim15 com sistema rápido de troca de cartuchos Tampa elegante e compacta com iluminação Led de longa duração, com efeito de luz natural Camaroeiro, feito de malha fina e macia para proteger as delicadas barbatanas do peixe Dimensões: 51,3 cm x 26 cm x 32,8 cm Altura. Chamou-me a atenção pelo filtro que me parece bom, pelo que tenho lido por aqui. Gostava de lá pôr uns 4 ou 5 Guppies, 4 ou 5 Neon Tetra e 1 ou 2 camarões red cherry. Será muito para 38L? E deixo que os Guppies se reproduzam? Entretanto peço-vos ajuda para o que falta: - Termostato: TERMOSTATO MARINA 15CM 50W - parece-vos bem? outras opções? - Plantas artificiais? Naturais de fácil manutenção? Qual seria uma hipótese de conjunto mínimo que ficasse já composto? Areão, um tronco com verdura, uma rocha e uma ou duas plantas resistentes? Quais? - Acham que esta mesa do IKEA aguentaria? https://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/80104268/#/20011408 Ou posso usar umas tábuas de madeira de 5cm de espessura para construír uma mesa eu mesmo com uns L's de metal... Entretanto devia despachar-me a comprar, se quero fazer o tal ciclo do Azoto e pôr uns peixinhos ainda antes de 24 de Dezembro, certo? Obrigado a todos por qualquer dica que possam dar a este novato... Abraço, Fernando