srg.roberto

Membro
  • #Conteúdo

    20
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por srg.roberto

  1. Pois, o meu raciocínio também era mais ou menos esse. Nestes dias vou-lhes cortar os «runners» e ver o que se sucede...
  2. Viva! Tenho valisnérias americanas no meu aquário. As mais antigas, embora pequenas, reproduziram-se. As filhotas fazem justiça ao nome e estão, de facto, gigantes e também já deram origem a outras... No entanto, as mais antigas parecem estar próximo da morte. Comprei-as há uns 6 meses... Será que cortar as extensões que elas deixam para os descentes ajuda a que se desenvolvam melhor? Obrigados!
  3. Agradeço todas as respostas, mas acho que estamos a fugir à questão central. Esqueçamos as características do aquário, se é grande/pequeno, plantado muito/pouco, com poucos/muitos peixes... Se está tudo ok, porquê fazer uma TPA? Não se pode fazer só em função da necessidade, por exemplo nitratos a subir ou pH a descer muito?... Porquê TPA's regulares e frequentes e não só em função da necessidade e, eventualmente, nenhuma?
  4. Olá a todos! Tenho sido um membro muito pouco frequente, pois acedo ao fórum para esclarecer algumas dúvidas cirúrgicas. Em breve conto partilhar a experiência que tenho tido com o meu regresso à aquariofilia depois de uns 20 anos de pausa... Entretanto, e porque tenho pesquisado sobre o assunto, e parece que NÃO fazer TPA's em certos aquários não é assunto tabu, coloco a questão. Imaginem que têm um aquário que cujas características químicas da água se mantêm constantes há meses sem TPA's: NO3 < 10 ppm, NO2 = 0 ppm, NH3/NH4 = 0 ppm, KH e GH baixos e constantes, pH ligeiramente ácido e constante, água cristalina, peixes e plantas saudáveis e com pouca algas. Porquê fazer uma TPA?
  5. nitratos a menos está fora de questão, portanto...
  6. Aqui vão as mesmas fotos, mas publicadas de outra forma. Não sei que planta é. Só sei que cresce abundantemente no leito dos riachos perto de minha casa, completamente submersa. Morreram-me inúmeras delas e esta vai pelo mesmo caminho. Também se nota que os peixes gostam de lá ir mandar umas trincas.
  7. Pois, destas já me morreram muitas. Nos primeiros dias crescem muito bem, mas logo depois as folhas ficam castanhas e a planta morre passado uns 15 dias ou coisa assim. Felizmente são de graça. Será que não se adaptam a água quente? No outro dia comprei uma amazonense para ver como se comporta...
  8. Aqui vão umas fotos de uma «espécie» de vallisneria que apanhei num riacho aqui da zona... https://photos.app.goo.gl/eaoHdQzFoS5t3Lde6 https://photos.app.goo.gl/YLMsUMExsrwL4vHs9 https://photos.app.goo.gl/6h9PQ8AEKsDcpPHi6 Crescem rápido, mas morrem ainda mais depressa.
  9. Mas estão más e feias 🙂 e ando a tentar perceber do que é.
  10. Pois, para os peixes não tenho dúvidas que esteja bom. A minha questão é as plantas. Precisarão delas de mais nitratos?
  11. Viva! Gostava só de saber o nível de nitratos que acham mínimo para ter um bom desenvolvimento de plantas. Preferia que partilhassem o nível que têm e como as plantas estão de saúde. O meu nível está entre 10 a 25 mg/L.
  12. como já tenho os comprimidos, o meu objetivo era não ter de comprar adubos líquidos, diluindo os comprimidos.
  13. Viva! Alguém experimentou fazer adubo líquido a partir de comprimidos, esmagando e depois diluindo em água?
  14. pois, tenho noção que a filtragem que tenho é tecnicamente insuficiente. por isso não tenho investido em mais peixes. estou à espera de outro filtro de 600 lph e assim fico mais confortável. de qualquer forma, a água está límpida. falta só fazer uma análise química. os testes também estão a caminho. filtro externo?... vamos indo e vamos vendo... mas, retomando o assunto inicial, alguém notou se o ictio stop é manifestamente melhor do que o doctor 112 no que toca à cura de ictio?
  15. os «20 anos» eram para justificar a «ansiedade» 😉 mas concordo, depois destes anos, deu para reparar que a aquariofilia está quase tão estável como a forma da roda 😁 talvez o maior desenvolvimento tenha sido a introdução de leds. também percebi que negligenciei muita coisa quando era miúdo 😕 entretanto, obrigado pelos esclarecimentos 👍
  16. pois, é que a ansiedade de ter peixes no aquário era um pouco para o Grande. fiz uma pausa de uns 20 anos nisto. e o tanque de quarentenas só ficou pronto este fim-de-semana e ainda lhe falta o filtro. mas lição aprendida, acho. quanto ao termóstato, acho que está adequado. a casa está bem isolada e quando quero aumentar a temperatura ela sobe. além disso, já vigiei a temperatura no fim da noite e logo de manhãzinha e é igual!
  17. nunca tive grandes oscilações de temperatura. de início comecei com 24 ºC, agora mantenho os 25 ºC. durante o tratamento aumentei para os 26-27 ºC. não quis abusar muito, pois tinha um peixe com muitas dificuldades em respirar. é um facto que a fauna é toda nova, e a qualidade de alguns indivíduos deixou bastante a desejar e confirmo que vieram com outras doenças que não o íctio. no entanto, o bicho apareceu. também é possível que a temperatura da água na loja fosse bem mais alta que a do meu, mas fiz a adaptação necessária. entretanto, não entram peixes novos há pouco mais de 2 semanas.
  18. ainda agora recomecei e já me vi a braços com ictio. queria saber da vossa opinião se, já tendo comoprado o doctor 112, se vale a pena comprar o ictio stop? na bula, o doctor 112 não é especificamente indicado para ictio e até a dosagem no tratamento é diferente da indicada no ictio stop. no entanto, ambos têm em comum o verde de malaquite e o azul de metileno. pelo o que pesquisei, reparei que muitos usam o doctor 112 para o ictio... na loja onde vou também não me aconselharam a comprar o ictio stop, tendo já o doctor 112. haverá diferenças significativas na eficiência destes dois medicamentos no que toca ao ictio?
  19. Deixei a aquariofilia na minha adolescência com um aquário de 60 L. Um dos motivos foi achar que tinha um volume muito pequeno para dar qualidade de vida aos peixes. Regressei há meses com um aquário de 200 L. Também já o começo a achar pequeno. Talvez o dobro fosse o ideal. Mas a esposa já cedeu tudo o que tinha a ceder 😄 😄 😄