JoaoCandeias.flow

Membro
  • #Conteúdo

    30
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    1
  • Country

    Portugal

JoaoCandeias.flow last won the day on Novembro 4 2019

JoaoCandeias.flow had the most liked content!

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Évora (Évora)
  • Localização
    Évora

Quem visitou o meu perfil

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

JoaoCandeias.flow's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

41

Reputação

  1. Boas pessoal, mais uma actualização no aquario que ainda não tem nome! Decidi cortar alguns caules e mudar a posição da cyperus helferi. Acho que dá um ar mais minimalista ao layout e vai mais de encontro à minha visão. Agora é só esperar que os caules cresçam um bocado mais e que a rotala wallichii ganhe um bocado mais de cor. @Gonçalo84 se for preciso meto a luz ao nível da agua para ver se dá um boost na cor ehehe @ismael_figueira em relação ao filtro, segui o teu conselho e meti uma esponja no lado do intake e parece que ficou melhor, tirei também a lã filtrante branca que ajudou a não criar tanta obstrução ao flow da agua. Apesar não ter a filtragem mecânica mais fina não notei diferença na claridade da agua. @Pedro Mendanha Dias, realmente já tinha uns pés a crescer da cyperus por isso até parece estar a resultar! Fiquem com uma foto do aquario depois da TPA
  2. Aqui vai mais uma actualização: Já adicionei a equipa de limpeza: 5 amanos e 5 ottocinclus, e já limparam tudo o que havia para limpar. Podei pela primeira vez os caules todos e já estão a rebentar de novo, só não estou a gostar da cyperus helferi que ainda não lançou folhas novas desde que a plantei. As folhas estavam com mau aspecto e levaram um corte. Gostava imenso do efeito que faziam mas se não cresce como deve de ser vai ter que sair. Não estou a gostar muito do filtro, estou sempre com receio que a água transborde para fora do filtro, a margem entre os buracos de "segurança" e a altura do filtro é muito pequena. Como a lã filtrante estava suja criava uma grande obstrução e a água estava a ir pelos buracos de cima em vez de ir por baixo. Hoje removi a lã filtrante e limpei as esponjas mas não voltei a meter lã filtrante. Mesmo assim alguma água ainda está a passar pelos buracos o que faz com que não seja toda filtrada. Só tenho uma esponja preta que vinha com o filtro e umas cerâmicas, e pelos vistos é suficiente para criar obstrução ao filtro. Alguém mais está a ter este problema? Foto tirada hoje durante a manutenção:
  3. @Tozé Nunes @ismael_figueira A natureza ensina-nos a ter paciência e a esperar, como tal o nome será escolhido no seu devido momento, não podemos acelerar o processo criativo da escolha do nome..... Em relação ao aquário já se nota um bom crescimento nas plantas, uma bucephalandra até rebentou uma flor. Até agora não derreteu nada e a madeira está a ficar com os fungos brancos normais. Tenho que passar lá a escova para limpar o maior. Devo meter a equipa de limpeza no final da semana. Foto acabada de tirar:
  4. Já devo vir um bocadinho atrasado na criação deste post mas mais vale tarde que nunca. No passado domingo, dia 13 de Outubro, realizou-se o 2º Desafio de Aquascaping organizado aqui pelo fórum. Deixo aqui o meu aquário e algumas informações. Informações técnicas: -Filtro: Hailea (filtro mochila, com uma esponja e biomedia já cicladas de outro aquario juntamente com novas) -CO2 pressurizado com difusor da neo -Skimmer (para o caso de precisar de mais circulação e para limpar a superfície, não está sempre ligado) -Luz: Twinstar 30C -Fertilização: ADA Informações do Layout: -Hardscape: Rocha: seryou stone Troncos: Red Moor Areia: mistura entre dois tipos de areia e gravilha Substrato Neo Soil -Plantas: Ludwigia sp. 'Mini Super Red Myriophyllum sp. 'Guyana' Rotala wallichii Rotala sp. 'Nanjenshan' Cyperus helferi Bucephalandra 'Lamandau Mini Red' Lilaeopsis 'Novea-Zealandiae' Manutenção Técnica: TPA's de 80% nos primeiros dois dias. Depois vou mudando a frequência até fazer duas semanas. A partir daí uma tpa por semana Fertilização a partir do segundo dia, meto potássio apenas. O filtro e o substrato tem um grande papel na manutenção, como nunca usei neo soil nem o filtro vai ter que ser a olho. Montagem: Composição triangular, bastante simples, com um grande foco nas plantas. 13/10/19 (dia do desafio) 17/10/2019
  5. Boa noite! Já passou a primeira semana e corre tudo 5 estrelas, nenhuma planta derreteu e nota-se crescimento em todas as plantas. Os troncos ganharam um bocado daquele fungo esbranquiçado mas isso é normal. Algas ainda não apareceram. Nos primeiros 3 dias fiz TPA's todos os dias de 80% e nos restantes fiz dia sim dia não também de 80%. Agora na segunda semana vou fazer TPA's de dois em dois dias. Foto: Obrigado Edgar, fico contente por ter gostado! É mesmo isso Tozé! Olha é uma novidade que me dás, não sabia que a HZ era versátil a esse ponto. Em relação ao nome, por acaso não tenho esse habito de batizar os aquarios mas é uma boa ideia. Estou aberto a sugestões. Se alguém tiver uma ideia para o nome escreva aí nos comentários para escolhermos todos. Siga lá para a próxima semana, devem estar para chegar as algas diatomáceas mas já tenho ali a equipa de limpeza preparada para entrar em campo! 😂 Até à próxima pessoal!
  6. Boas pessoal! Começo aqui o meu primeiro post neste grande fórum com uma nova montagem. Pretendo fazer um pequeno diário com toda a evolução do meu aquário de 80x40x40 e partilhar com toda a gente. O objectivo desta montagem era experimentar plantas que eu nunca tinha usado, e aprender como elas se comportam dentro do aquário, mas sempre seguindo a temática do Nature Aquarium e fazer algo apelativo, o que pode ser um pouco difícil porque não sei como as plantas se vão comportar mas é aí que está o desafio. Data de Montagem: 01/03/2019 Aquário: 80x40x40 Iluminação: FTB led light 90 Filtragem: EHEIM Professionel 4+ 250 CO2: Pressurizado com Difusor NEO Large Hardscape: Na parte do hardscape usei Seiryu stone e Ent Wood (não tenho a certeza se é este o tipo de madeira). Tinha apenas uma ideia de fazer um layout concavo, com umas peças de madeira dominantes, mas que não ficasse muito confuso ao olhar, para que as plantas também pudessem saltar à vista. Substrato: Em relação ao substrato, usei gravilha de lava rock (3kg) para criar alguma altura na parte de trás, depois usei substrato fértil da Tropica (2.5L) por cima da gravilha depois usei um saco de Amazonia soil da Ada (9L) e por cima um saco de soil da Tropica (9L). Para completar meti uma camada muito fina de substrato powder também da Tropica. Pode parecer um pouco exagerado, mas eu gosto de começar com um bom soil carregado de nutrientes porque assim não tenho que fertilizar tanto. O importante é fazer grandes TPA’s nas primeiras semanas. Fertilização: Green Brighty Neutral K e Green Brighty Mineral Flora: É aqui na parte das plantas que tá o desafio maior. Como referi acima, a maior parte das plantas que usei nesta montagem são novidade para mim. Background: Heteranthera zosterifolia, Nesaea crassicaulis, Limnophila hippuridoides, Pogostemon erectus, Rotala ‘Green’. No background já usei a Rotala ‘Green’ e a Pogostemon erectus, as outras 3 nunca usei e apenas vi a Limnophila hippuridoides num aquário ao vivo. Middleground: Bolbitis heudelotii, Anubias ‘Petite’, Cryptocoryne albida ‘Brown’, Cryptocoryne wendtii ‘Green’. Nesta zona já tinha usado as Anubias ‘Petite’ e a Cryptocoryne wendtii ‘Green’. Foreground: Glossostigma elatinoides, Bacopa ‘Compact’. A Glossostigma elatinoides é a planta que me falta experimentar das mais comuns usadas para tapete. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Seguem agora umas fotos e um pequeno vídeo do processo de montagem e plantação: Hardscape concluído: Aquário plantado e cheio: Passado 5 dias, já se nota crescimento em todas as plantas: Vídeo da montagem do hardscape: A parte da plantação vai sair em breve! Espero que gostem e se tiverem alguma pergunta ou algo a acrescentar comentem!
  7. Olá pessoal, Sou o João Candeias, já ando neste hobby há 3 anos. Gosto muito das vertentes do hobby de Aquascaping e Nature Aquarium. Neste momento tenho um aquario 60p plantado high-tech. Estou a planear montar outro de 80x40x40 e fazer um diário aqui no forum de todo o processo! Abraços!