neo_2

Membro
  • #Conteúdo

    184
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    1
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por neo_2

  1. @João Cardoso (Kadoxu) já meti rocha vulcânica e não correu assim tão bem. Desfazia-se muito e tinha alguns silicatos que fazem parte natural da formação da rocha. E isso influenciava-me os parâmetros da água. A única vantagem do matrix em comparação com as pedras de churrasco é que vem mais "polidas". Mas então por curiosidade que tipo de midias boas há por ai?
  2. Pois. Acho que estão com um bom marketing de boca a boca. Aqueles que compraram e tiveram que pagar caro pelo biohome não querem dar o braço a torcer e dizem maravilhas sobre o produto. Mas se essa informação sobre a toxicidade for verdade, rápido se vai o negócio. O matrix da seachem será uma boa alternativa?
  3. neo_2

    Como começar?

    é super interessante ler os feedback de quem começa e saber que o entusiasmo se mantém. Relativamente ao pH ele não está um pouco elevado para guppys? Eles tem um intervalo de pH grande mas acho que prefere uma água um pouco mais ácida. Aguarde mais respostas de experts em relação à espécie mais resistente, mas eu acho os guppys resistentes.
  4. Pro-aquarium no Porto - Rua de Costa Cabral, nº1812 https://www.proaquarium.net/ Fui lá no sábado e tem um pack de aquário com móvel por 200€ ( tampas e um perfil lacado a preto) muito bom aspecto. Acho que tinha as medidas que procura. Talvez das lojas com melhores preços que há no Porto. Comprei lá móvel e aquário e estou satisfeito.
  5. neo_2

    Como começar?

    Acho que se está gerar confusão desnecessariamente. Isto é um fórum de discussão onde se partilham experiências e depois o autor do post recolhe a informação e toma uma decisão. Relativamente a sua pergunta senhor @Alvaro Silva não sei o que é um roll rois mas sei o que já vi. Foram aquários de biobox com um aspecto que dava inveja e eu não tenho porque optei por comprar externo, exactamente porque foi o que me disseram para fazer aqui. No entanto é como eu já disse também o filtro está regulado praticamente no mínimo porque tem um fluxo muito forte.
  6. neo_2

    Como começar?

    Não sou claramente a pessoa com mais experiência neste fórum mas meter um filtro que faz quase 10x a litragem do aquário acho mesmo um exagero. É estar a desperdiçar dinheiro. Aqui recomenda-se muito os filtros externos como a solução ideal e de facto acho-os bastante práticos no entanto acho que é quase mecânico dizer que os internos não prestam e que os externos é que são os reis. Eu mesmo por pressão de querer fazer as coisas correctamente fui comprar um filtro externo e não estou arrependido mas a verdade é que já vi vários aquários bonitos e muito funcionais com as suas Biobox de origem e a funcionar correctamente. Apenas para deixar testemunho porque acredito que é muito importante manter uma boa colónia de bactérias para manter um aquário saudável.
  7. neo_2

    Como começar?

    Só para ver se percebi. @canhao o aquário tem quanto de capacidade bruta afinal?
  8. neo_2

    Como começar?

    se calhar nao vou ajudar muito e vou criar mais confusão... Eu tenho o Fluval 306 num aquário de 1 metro (+- 180 litros) e nunca o posso ter regulado no máximo porque me arranca as plantas e os peixes são literalmente arrastados e atirados contra o vidro. Antes deste tive num aquário de 90 litros com o filtro da Eheim o Ecco Pro 130 e posso dizer que fazia o trabalho dele na boa sem problema nenhum. E já agora se não dormiu é sinal de que se preocupa, tive algumas noites assim quando comprei o meu. Faz parte.
  9. @margarida coelho já sabes que peixe tens ai? conseguiu confirmar se era da molly?
  10. @brunofasoares tenho o JBL manado. Aumenta mesmo muito a dureza, não sei quanto tempo vai demorar a estabilizar, mas já o tenho há mais de um mês e continua igual.
  11. neo_2

    Dúvidas gerais

    Realmente é estranho, normalmente são os guppys os atacados. Só prova realmente que cada caso é um caso e não devemos criticar ou desvalorizar a opinião dos outros só porque tem experiências diferentes das nossas.
  12. Acabei por descobrir que é o próprio substrato da JBL, que eles vendem como "INERTE". Ele aumenta muito a dureza da água. Já li que com o tempo vai estabilizando. Obrigado aos que tentaram ajudar-me.
  13. neo_2

    Projecto F&P

    @Brunomcc2000 Porquê a alteração da sonda para plástico em vez da sonda em metal que normalmente o STC1000 trás?
  14. neo_2

    Projecto F&P

    Porque a alteração? a longo prazo tem tendência a oxidar? Já tive a ver. Pelo preço é preferível o stc1000. Vou ver se me safo com as ligações. Pior é que o tipo de ligação não é nada seguro. Aquilo se cai uma gota de água...
  15. neo_2

    Projecto F&P

    Por acaso já andei a ver de uma coisa desse género. Vou pesquisar melhor. Esse STC parece muito mais profissional, robusto e fiável do que aquele que eu vi ( TM803 )
  16. Já me lembrei de fazer isso. Quando as coloquei no fundo nunca pensei em vir a ter problemas porque sempre li que eram rochas inertes e mesmo no saco alegavam que não alteravam o pH da água e eram "100% rocha vulcânica". A verdade é que elas podem ter aglomerados de outras rochas e estar a provocar esta alteração na água. Só de pensar que tenho de desmontar o aquário todo, até doí.
  17. neo_2

    Projecto F&P

    Agradeço opiniões e todo o tipo de recomendações. Para o verão, tal como já é habito fecho todas as janelas para a casa não aquecer e este ano será igual. Vamos ver como corre. Não posso desistir já sem sequer tentar.
  18. neo_2

    Projecto F&P

    Dos red cherry´s não me surpreendia que fossem petisco para eles. As neritinas também? Sim, leva com luz do sol directamente. Está em frente de uma janela. Apesar de tudo o que li, decidi criar ali o espaço para o aquário pois era onde podia aproveitar dele. Espero que não vir a ter problemas.
  19. neo_2

    Projecto F&P

    Por acaso a questão da luz natural era das que mais me preocupava, toda a gente me disse para ter cuidado com a luz natural e inclusive nos próprios catálogos de diversas marcas fazem referência para evitar a luz natural. O aquário faz exactamente amanha um mês que está montado e não sei se foi sorte ou ainda não teve tempo ou por outro qualquer motivo mas não tive algas problemáticas. Apenas algumas folhas tiveram algas filamentosas mas nada de mais. Espero que assim continue e não apareça um dia destes aqui a pedir ajuda. Vou aumentar mais 30 min aos poucos todos os dias.
  20. Fico mais descansado em ouvir esse tipo de exemplos. A única coisa que pode estar a afectar a dureza da água é uma quantidade muito pequena de pedras vulcânicas que eu deixei no fundo, junto com o substrato fértil. A água para as TPA tem níveis de dureza normais. É mesmo dentro do aquário que alguma coisa a torna assim. Tenho a descrição e foto do aquário aqui: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259117-projecto-fp/ Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk
  21. Projecto F&P Litragem: 180 litros Montagem: 26/05/19 https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259117-projecto-fp/
  22. Obrigado pela ajuda na informação mas eu não fiquei ainda esclarecido sobre a possibilidade de poder colocar ou não animais dentro do aquário. Eu já li bastante sobre o assunto e até tentei ver as propriedades exactas do meu substrato para perceber se é o culpado de uma dureza assim na minha água. Espero que alguém me possa dar uma ajuda sobre o assunto para que possa povoar o meu aquário. Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk
  23. Boas pessoal. Já tentei encontrar um tópico sobre o assunto mas quando é dureza permanente penso que não é tão comum e há menos tópicos sobre o assunto. Tenho um aquário montado há um mês e agora mais perto do final de completar o ciclo do nitrogénio fiz os testes para colocar vivos. No entanto estou com receio que não sobrevivam com a dureza ( GH) que a água tem. Todos os restantes parâmetros parecem bem. Gostaria de saber se não há problema ou qual a solucao para reduzir este parâmetro na água. Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk
  24. Esse tipo de decoração vai fazer com que a água do aquário sofra alterações de pH, o que te limita a determinas espécies. Se estiveres a pensar colocar por exemplo neos ( preferem água com pH mais baixo) e o teu pH estiver em 8 , dificilmente eles vão sobreviver. Talvez possas colocar essas conchas e búzios se estiveres a pensar colocar peixes que gostam de pH alto, mas os que conheço precisam de ter um aquário maior. Mas aguarda opiniões de alguém com mais experiência.