Bruno Carneir

Membro
  • #Conteúdo

    265
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    2
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Bruno Carneir

  1. Boa noite. Obrigado pelo contributo Alvaro Silva. Apesar de nunca ter tido sump parece-me ser em quase tudo melhor que um filtro externo (mais acessível de limpeza, espaço para mais cerâmicas...). Mas a questão do barulho deixa-me muito com o pé atrás uma vez que é para ficar no quarto. Vou ver se aparece alguém experiente em sumps.
  2. Boa tarde. Tenho um aquário de 300 litros de água (deixo uma foto dele) mas vou comprar um maior. Medidas do novo aquário: 1.60x0.50x0.60 metros. Os peixes vão continuar a ser os goldfish. São peixes que gosto muito apesar de sujarem imenso a água. A minha duvida está no sistema de filtragem a escolher. Neste de 300 litros tenho 2 Fuval 406 a funcionar mas para o novo não vai ser suficiente. A primeira vista acho que uma sump talvez fosse o mais indicado. No entanto o novo aquário será instalado na parede falsa atras da cama e tenho ouvido comentários que as sumps por vezes são ruidosas. Quanto a um filtro externo talvez opta-se ou por 2 Fluval FX4 ou 1 Fluval FX6 + 1 Fluval 406. No entanto a experiência que tenho (pelo menos com o Fluval 406) é que cada vez que o limpo é um filme para libertar o ar do interior e a junta da cabeça em ambos se abanar para tirar o ar verte logo água. Em resumo, preferia uma sump (sendo que ia converter o meu aquário de 300 litros numa). No entanto como nunca tive nenhuma não sei quais as vantagens e desvantagens em relação aos filtros externos. Qual recomendam? Cumprimentos a todos. Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
  3. Boas. Tenho andado um bocado ausente do forum. Mas continua a correr tudo em ordem no aquário. No entanto há uma coisa com a qual luto desde que montei o aquário que são as algas castanhas / diatomáceas. Posso juntar "caracóis" para tratarem destas algas que andam sempre a aparecer? Dão se bem com goldfish? O aquário não é tapado por isso há o risco de saírem fora?
  4. O Fluval 406 parece-me bem para um aquário de 180 litros (desde que não metas peixes de água fria ou ciclideos). Pois esse filtro a vazio faz 1450 l/h e cheio de esponjas e cerâmicas cerca de 900 l/h, que já dá 5x o volume do aquário por hora. Não sei a que preços andam por ai esse filtro. Mas cá ele arranja-se a 130 euros e saiu o novo modelo Fluval 407 e custa cerca de 150 euros.
  5. Bom dia. Para aquários a medida as lojas que o Inácio falou confirmo que fazem e já fui a ambas as lojas e são muito boas para comprar tudo que precisares. Mas pede orçamento a ambas pois a Ecoarium tem tendência a ser mais cara em tudo em geral. A ProAquarium em Rio Tinto também fazem e das 3 lojas costuma ser a que tem melhores preços. Eu compro praticamente tudo para o meu aquário na Maia na loja Paulo Vieira Aquários. Gosto muito da variedade de produtos de aquariofilia que tem. Já agora deixo fotos de alguns modelos dos clips que o Inácio também falou (existem em acrílico e em chapa). Concordo com ele que uma tampa a medida assente nestes clips fica mais bonito.
  6. Boas. Não sou muito entendido de ciclideos do malawi mas tenho a mesma ideia que o Marco Lopes, que eles sujam muito a água. Alias tenho ideia que sujam tanto ou mais do que peixes de água fria ("goldfish") e desses já entendo. Por isso tal como já foi dito acho que os filtros que falaste vão ser um pouco fracos. Pois como o Alvaro Silva falou esses valores L/H que apresentas vão reduzir imenso (em alguns filtros quase para metade) quando encheres o filtro com esponjas e cerâmicas. No meu caso que tenho 300 litros com goldfish tenho 2 filtros Fluval 406 para dar conta da sujidade que eles criam. E mesmo assim todas as semanas tenho de fazer TPAs de 30% ou mais. Espera alguém mais entendido em ciclideos do malawi para ouvir outras opiniões. Mas eu com um aquário desses e peixes que sujam muito via filtros com mais l/h (tipo 2 Fluval 407 para limpeza alternada ou um Fluval FX6).
  7. Obrigado Inácio Sanches. Era o que eu imaginava quanto à alfandega. Acho vou optar por outra solução para o nano devido aos custos. Talvez use para criação de camarões com plantas de baixa manutenção assim posso usar uma calha mais barata e já não gasto em CO2. Tenho de me informar sobre como criar camarões pois só entendo de peixes de água fria.
  8. Boas. A mandarem vir pelo aliexpress não é como no ebay que acima de 22 euros e fora da união europeia tem de se pagar ainda o IVA e taxa alfandegária? Pretendia montar um "nano" e queria comprar uma Chihiros para aqua de 40cm (talvez a A401). No ebay fica-me por volta dos 25 a 30 euros mas como bem fora da união europeia já ia pagar muito mais. E cá em lojas não é fácil de arranjar este modelo e as que encontro já custam mais de 50 euros. E de momento não consigo gastar mais de 30 euros numa calha pois é para um nano e já tenho um de 300 litros onde prefiro investir mais.
  9. Boas. Em relação a Fluval reparei que andavas a referir os da série 6 (106, 206, 306, 406...). Mas se optares por esta marca procura lojas que tenha os série 7 para venda. Saíram a muito pouco tempo para o mercado e a diferença de preço para os série 6 mais vale optares pelos série 7 que são mais evoluídos (ex.: 306 vs 307 estão praticamente ao mesmo preço).
  10. Obrigado. E não faz mal aos peixes ou bactérias a usar dentro de água?
  11. Boas. Fiquei interessado também em usar essas colas para fixar as minhas anubias a pedras e troncos. Posso usar qualquer uma das que apresento a seguir os links? Ou recomendam outras? https://www.aki.pt/tintas-e-drogaria/colas-silicones-fitas-adesivas/cola-de-reparacao/super-cola/supercola3powerflexloctite3gr-p25358.aspx https://www.aki.pt/tintas-e-drogaria/colas-silicones-fitas-adesivas/cola-de-reparacao/super-cola/supercola3controlgelloctite3gr-p14165.aspx https://www.aki.pt/tintas-e-drogaria/colas-silicones-fitas-adesivas/cola-de-reparacao/super-cola/supercola3powereasyloctite3gr-p10261.aspx https://www.aki.pt/tintas-e-drogaria/colas-silicones-fitas-adesivas/cola-de-reparacao/super-cola/supercolagelaxton3gr-p76789.aspx Ou o melhor era mesmo usar a Flourish Glue da Seachem?
  12. Boas. Depois de ler o tópico acho que estás a ser bem acompanhado e com boas sugestões para o novo aquário. Mas fiquei preocupado com uma coisa que não posso deixar de questionar. Dizes que tens 5 goldfish e vais manter num aquário antigo e pelo que percebo é bastante mais pequeno que este novo de 100 litros certo? Qual a dimensão desse aquário? Se pesquisares um pouco sobre esses peixes vais ver que um de 100 litros como queres mal dá para 1 goldfish por isso um mais pequeno não dá de certeza para 5 deles. Para manteres 5 goldfish com boa qualidade de vida para eles precisavas de um aquário com cerca de 300 litros e um filtro externo muito potente. Com isto quero dizer que devias arranjar alguém com um lago daqueles nos jardins para os colocar. Pois eles num aquário pequeno não vão viver vão sobreviver. E peixes desses que deviam durar mais de 10 ou 15 anos depois não duram metade do tempo.
  13. Bruno Carneir

    GiveRiver

    Boas. Não te sei responder as dúvidas todas por isso espera por outras opiniões. Em relação a agitação da água da superfície acho que o ideal seria ter toda a superfície com agitação, pois assim conseguirias "oxigenar" mais a água. Acho que um "bico de pato" é utilizado normalmente para reduzir a força de saída da água por isso talvez por isso não consigas uma agitação em toda a superfície. Mas considerando o filtro que tens e o aquário ter mais de 1 metro de comprimento acho difícil conseguires agitação em toda a superfície. No meu caso tenho um aquário com 1 metro de comprimento e só consigo agitação em toda a superfície porque estou a usar 2 filtros Fluval 406. Em relação a alimentação e filtro estou com problema similar. Inicialmente fazia como estas a fazer, mas disseram-me que assim ia reduzir consideravelmente o tempo de vida útil dos filtros. Pois esta-se a ligar e desligar todos os dias 2 vezes. O que faço agora é quando vou dar de comer fechar um pouco a torneira de saída do filtro para reduzir o caudal.
  14. Boa tarde. Este aquário ainda não teve grandes avanços por falta de tempo que tem sido gasto numas alterações no meu outro aquário de 300 litros. Vinha era pedir a vossa ajuda para seleccionar a iluminação do mesmo. Sendo que vou optar por plantas de mais baixa manutenção algumas das calhas que apresento a seguir é suficiente? - Calha AquaLED 40 -Chihiros A Series 401 Estava a pensar gastar na iluminação até um máximo de 35 euros.
  15. Boas. Tens no site da marca as instruções de utilização em português. Deixo aqui os links: 1- Esha 2000 http://www.eshalabs.eu/portugues/products/esha-2000supregsup.pdf 2- Esha Exit http://www.eshalabs.eu/portugues/products/exit.pdf Lê bem o que está nas instruções pois há uma série de factores que podem prejudicar o bom funcionamento destes medicamentos. Por exemplo, que condicionador de água utilizas? Eles aconselham a fazer uma TPA grande sem condicionador de água pois estes reagem com o medicamentos (principalmente o Seachem Prime que muita gente utiliza). Outro exemplo, tens de retirar tudo o que seja carvão activado e resinas (Seachem Purigen) dos filtros antes do tratamento. Quanto ao prejudicarem as plantas julgo que não há problema. Eles nas instruções dizem que em nada afecta as plantas e a biologia do filtro. Eu utilizei a pouco tempo esses produtos e não tive nenhum problema. Já que tens os 2 produtos podes usar em simultâneo os 2 no aquário que assim cobres um maior numero de doenças que possam existir. Esses 2 medicamentos podem ser usados em simultâneo sem problemas e tal esta bem explicado nas instruções. Qual a dureza da tua água? Pois consoante a dureza da água podes ter de usar o dobro das dosagens do Esha 2000. E o Esha Exit caso os pontos brancos não desapareçam podes prolongar o tratamento de 3 dias para 5 dias. No fim dos tratamentos faz uma TPA grande e coloca carvão activado durante 1 semana no filtro para retirares os medicamentos da água. Durante o tratamento a água vai ficar muito verde mas depois da TPA e do carvão ela volta ao normal. Por último, confirma a quanto tempo esses medicamentos foram abertos. Pois 1 deles nas instruções fala que após aberto (mesmo a validade ser de 1 ou mais anos) só pode ser usado durante mais 6 meses.
  16. Boas. Conseguiste perceber qual a causa desse ataque de bactérias para veres se não vai voltar a acontecer? Os telescópios são dos kinguios mais sensíveis. Fizeste o ciclo de azoto no aquário principal? Qual a temperatura do aquário? Qual o filtro que tens? Quantos peixes tens neste momento? Tens de ver que esse aquário é pequeno para esse tipo de peixes de água fria e esses peixes sujam muito a água exigindo um sistema de filtragem muito bom. Lê as informações no seguinte link sobre os kinguios para saberes um pouco mais sobre eles. http://www.aquarismopaulista.com/aquario-kinguios/ Nesse link podes ver que para 2 peixes desses já necessitavas de um aquário de 150 litros. Se não tiveres um bom filtro com a quantidade de sujidade que eles produzem facilmente a água tem pouca qualidade e eles apanham doenças.
  17. Concordo com o que foi dito anteriormente. O ciclo ainda está a decorrer (pois ainda tens amónia e nitritos, e estes só baixam quando fazes TPA) por isso a única coisa agora a fazer é mesmo continuares a fazeres TPAs para manter a amónia e nitritos baixos até o ciclo estar completo. Mas atenção que isso ainda te vai demorar umas semanas. E vai controlando bem com testes pois com TPAs podes medir valores de amónia zero e passado uns tempos esta aumentar caso o ciclo não esteja completo. O melhor é mesmo veres o dia em que montaste o Fluval e veres em que dia calha passados 3 semanas desse dia. Para teres uma ideia de até quando deves fazer TPAs frequentes.
  18. Boas. Como já havia referido no outro tópico que criaste sobre o teu aquário o ciclo de azoto não se faz em pouco tempo nem a adicionares esses supostos "aceleradores de ciclo de azoto". Um ciclo demora sempre entre 30 a 40 dias. Como MrOverclock referiu anteriormente ao trocares o filtro perdeste todas as bactérias que haviam sido criadas e é como se tivesses começado o ciclo de novo a partir do dia que montaste o Fluval. Por outro lado estas a ter dificuldades em baixares os valores mesmo a trocar tanta água pois como tens imensos peixes eles estão constantemente a produzir "porcaria" criando valores altos de amónia. Se já não tens amónia no aquário é porque já tens no filtro as bactérias que transformam amónia em nitritos dai estes estarem altos. Agora vai demorar uns dias até teres bactérias que transformam todos os nitritos em nitratos. E os nitratos só diminuem com TPAs ou se tiveres muitas plantas. Acho que a solução que tens é continuares a fazeres TPAs até as bactérias se criarem no filtro e não tiveres amónia e nitritos no aquário. Está a ser um inicio atribulado mas não desistas pois quando o ciclo se completar vais ver que tudo corre melhor. Edit: quando fizeres as TPAs não faças limpeza do fundo caso tenhas pois existem sempre bactérias que se estabelecem no fundo e vidros do aquário. Se ao fazeres TPAs limpares o fundo e vidros começas a remover essas bactérias atrasando mais o ciclo.
  19. Boas. Não confies em suplementos de bactérias pois não aceleram assim um ciclo de azoto. Isso normalmente é utilizado quando já tens o aquário com o ciclo feito e estabilizado e vais fazer uma limpeza ao filtro em que morrem algumas das bactérias e metes esses suplementos no filtro. No seguinte link tens o ciclo de azoto bem explicado. Que testes estas a usar para medir amónia, nitritos e nitratos? Se forem aqueles rápidos de tiras que medem vários parâmetros de uma só vez não são muito fiáveis. Os mais fiáveis são os testes que usam líquidos. O facto de teres amónia e nitritos a zero e nitratos a esses valores não é 100% certo que o ciclo está feito. Eu diria que mesmo usando esses suplementos o ciclo não está feito. E teres 5mg/l de nitratos podem estar a vir com a água da torneira que usaste para encher o aquário, para isso basta medires a água da torneira e ver se tem os mesmos valores. Se vires pelo gráfico do link anterior em apenas 2 semanas devias estar a medir valores de amónia e nitritos. Por isso está muito atento ao aquário. Quanto a flauta efectivamente consegues reduzir assim a corrente no aquário.
  20. Obrigado pelos concelhos Luis Gonçalves e neo_2. Já a algum tempo que ando a procura nas lojas do lubrificante próprio para estes o-rings da Fluval, para evitar ter essas tais bolhas e películas de gordura que me chateiam um pouco (até já comprei um skimmer para remover isso). Mas não é fácil arranjar tal produto nas lojas e só encontro online. Mas online aquilo custa menos de 3 euros mas só de portes pago cerca de 7 euros.
  21. Boas. Tenho 2 Fluval 406 no meu aquário e eles usam umas mangueiras pretas corrugadas. Julgo que o teu 106 também as deva trazer. Se sim confirma bem se vai ser fácil ligares uns lily pipes nessas mangueiras pois eles são preparados para ligar a mangueiras normais. Quanto a alavanca do filtro se não estou em erro no manual dizem para no máximo a usar até metade. Ou seja, levantas a alavanca para reduzir o caudal do filtro e no manual dizem para não a levantares mais de metade do que é capaz. Pois deve colocar o rotor do motor sobre mais esforço. Eu pelo sim pelo não, não mexia nela e tentava reduzir a corrente por outras formas. Outra coisa: dizes que montaste o aquário a 2 semanas e já tens 14 peixes nele por isso deduzo que não fizeste o ciclo de azoto. Se não fizeste vai estando atento a amónia e nitritos que podem atingir valores demasiado altos e matar alguns peixes.
  22. Obrigado Alvaro Silva. A vaselina não faz mal aos peixes? Não te cria películas de gordura na superfície do aquário?
  23. Ele já está assim a 2 meses e continua forte e a nadar bem. Se fosse parasitas internos em 2 meses ele não devia ter melhorado ou piorado? Já me tinham questionado o mesmo. Mas como já anda assim a 2 meses pensei que fosse doença. Para ver se tem alguma pedra na boca como tinha de fazer? Dado a serem animais sensíveis tenho receio de qualquer coisa que envolva mexer neles.
  24. Boas, Alvaro Silva a ideia por esta solução foi mesmo com a intenção de ter os tubos mais a direito possível e sem cruzamentos. Assim reduzo também o comprimento destes (julgo que melhora na eficiência do filtro ter menos metros de tubagem) e a manutenção será muito mais simples. O acesso aos filtros continua igual no interior dos móveis. E cada uma das mangueiras vou separar em duas metades instalando nos furos do móvel uma curva preta a 90º onde encaixam os tubos, ou seja, assim é só desencaixar os tubos de cada lado dessa curva e limpar. Coisa que actualmente é extremamente difícil por estarem na parte de trás apertados entre o aquário e a parede. Luis Gonçalvez aproveito a perguntar uma coisa já que tem um filtro igual ao meu. Quando tens o filtro fechado e a funcionar se o inclinares para um dos lados ele verte água na zona que separa a cabeça da caixa do filtro? Nos 2 filtros Fluval 406 que tenho quando os inclino para os lados (para retirar algum ar acumulado que não sai por aquela patilha) eles vertem alguma gotas.
  25. Obrigado por toda a ajuda Luis Gonçalves. Pois eu não sei bem qual é o problema dele. O peixe que de momento está mais estanho é o cometa amarelo (pode ver fotos dele no inicio deste tópico). Pois ele por fora está bem (só tem umas escamas brancas de um dos lados mas já para ai a 2 meses) e nada muito bem (de forma mais normal possível), ou seja, visivelmente não aparenta nada. No entanto o comportamento mais estranho é na hora de comer. Deito a comida na água e ele nada muito rápido em direcção a comida e depois ao tentar comer abre muito pouco a boca e raramente consegue engolir os flocos de comida. Existe nele algo que o está a dificultar abrir a boca para comer de forma normal (quando o comprei não era assim, até era o que comia mais). Mas já procurei por estes sintomas e não encontrei nada. E disseram-me para fazer uma desparasitação.