ricardo gomes

Membro
  • #Conteúdo

    629
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por ricardo gomes

  1. Boa tarde! Efetivamente considero o filtro uma máquina, no que concerne a motorização e durabilidade. Ponto negativo é mesmo o curto espaço para filtragem biológica, daí ter considerado outras opções. O 2211, por muito bom que seja, parece-me exagerado para o aquário, dado a volumetria. Para já não irei mexer em nada, dado que amónia e nitritos se encontram controlados, com fauna muito reduzida. Muito obrigado desde já!
  2. Por acaso tinha colocado essa opção em mente, até porque, já tive em tempos um 2211 e nada a opor desse filtro. O problema já vai ser, se não será mesmo filtragem/movimento de água em excesso, dado a volumetria do aquário não ser tão grande. Para um externo, efetivamente tinha pensado no Oase Eden 501, que me garante matérias filtrantes em condições e colorar a lã filtrante. O Eheim Liberty 75, embora uma máquina, considero-o um pouco obsoleto. Utilizei-o porque estav a funcionar e na reactivação do aquário não coloquei este assunto muito em causa.
  3. Boa tarde, Desde já muito obrigado a todos. Retomei recentemente o hobby e posso dizer que tudo mudou bastante! Neste momento, possuo um aquário nano de 25 litros, plantado low tech. Pretendia melhorar a filtragem do aquário. Neste momento estou a utilizar um filtro eheim liberty 75, em que na parte esquerda consegui encaixar eheim substrat pro, para realizar a filtragem biológica. Contudo, com o intuito de melhorar, pesquisei e encontrei mais algumas opções, que gostaria de discutir com vocês. - Eheim AquaCompact - já permite a colocação de matérias filtrantes melhores; - Oase Eden 501 - filtro externo... terá bom desempenho? - Seachem Tidal 35 - estarei a substituir um liberty 75 por um idêntico mas de outra marca? - Oase Biostyle 75 - parecido com o tidal 35... A minha questão será: devo alterar e investir num melhor, por forma a aumentar a capacidade de filtração, ou os eheim continuam com uma excelente resposta? Confesso que o sinto um pouco obsoleto e não estou a ver a água tão límpida como pretendia... Desde já muito obrigado!!!
  4. Boas. Há muito tempo que ando por aqui em low-profile mas desta vez venho pedir aqui uma opinião. Neste momento tenciono cruzar duas mollys previamente seleccionadas por mim a ver se consigo uma descendência porreirinha a nível de cores e assim. Após seleccionar os exemplares, que andam no aquário perfeitamente saudáveis, reparo que o macho não tem interesse nenhum na fêmea. Quando refiro nenhum é mesmo ao ponto de não haver as ditas ''corridas'' características da espécie ou exibição do mesmo para com a fêmea. Sinceramente, tenho perdido várias horas junto do aquário e reparo que o macho trata a fêmea como se de uma guppy fosse, completamente desprezável, quer durante o dia quer após a alimentação. Outro facto que notei, que não sei até que ponto não é a resposta ao meu problema, é o facto de ter ido investigar acerca da descendência da fêmea, ou seja, ser uma poecilia latipinna e o macho, ser daqueles de barbatana dorsal curta, ou seja, poecilia sphenops. Será este o motivo para o desinteresse da mesma? Outro assunto que me despertou, foi devido a cruzamentos sucessivos a que os animais são submetidos, o dito macho ser infértil. Até que ponto será isto possível? Eles já se encontram no aquário há umas 3 semanas e sinceramente, não vejo mesmo nenhuma relação entre os dois.
  5. Boa noite. Já estive neste vida mas, por motivos académicos tive de me deixar. Contudo, agora tive a oportunidade de montar um pequeno aquário que já dá para matar o dito vício O que montei foi uma coisa pequenina, que fica em casa dos pais, de forma a que eles se limitem a alimentar, visto que a manutenção em si é feita por mim ao fim de semana. Contudo, o filtro que mantenho agora, é um interno e pronto, todos sabemos dos inconvenientes daquilo, daí estar interessado em comprar um de mochila. O aquário tem cerca de 30 litros brutos - a fauna é guppys e vou despachando conforme criam. A nível de flora é mesmo o mais simples e suficiente para criar esconderijos. Os parâmetros químicos encontram-se estáveis. O motivo para compra do novo filtro, é mesmo o facto do interno não ser propriamente ''bonito'', roubar volume ao aquário e não me deixar a água praticamente cristalina como gosto (também já tem uns quantos anos). Com o de mochila além de ficar mais bem servido, consigo aumentar as massas filtrantes dentro dele e estabilizar ainda melhor o aquário. Ora, estava inclinado para um Eheim Liberty, por ser a marca que é, silencioso e com algum espaço para massas filtrantes. Na verdade nunca estive com nenhum nas mãos, mas já estive a ler por aqui e há quem não o ache dos melhores. Ouvi dizer que existem agora uns aqua clear que são melhores, well, eu estive afastado disto uns 5 anos por isso, neste momento estou a zero. Venho então aqui perguntar mesmo, qual é a marca de filtro que recomendam, a nível de qualidade/preço para o aquário. O volume de filtração é o suficiente para a água estar cristalina, contando que é natural que com o tempo perca algum débito. Que marca recomendam mesmo? Obrigado desde já.
  6. Pesquisa por popeye, é bastante comum nas mollies, sendo que ja tive em bettas. se for podes curar com sera baktopur (não precisa de ser o direct, o normal comigo resultou.)
  7. membro 5**

    sempre pronto a ajudar.

  8. Se mesmo assim precisares de puxar mais por ele, com uma colher e muito cuidado, podes tirar ninho de outro betta e meter nele. (disse betta, mas penso que colisas também devem dar)
  9. Penso que pode-se pintar com tintas epoxy... algum perito que me corrija... S.f.f.
  10. Tenta colocar um pouco de esferovite a boiar com ele. Comigo resultou. A que temperatura está?
  11. Consanguinidade ! pais com filhos, filhos com avós e netos com bis-nétos. Convém ser acrescentado de tempos a tempos novo sangue.
  12. A pressão do de vidro pode rebentar a garrafa de refrigerante?
  13. Curei muito popeye em mollys com sal vindo de salinas, aliás o sal de cozinha que a minha mãe usa vai buscar a um senhor nas salinas, é puro. E nunca morreu nenhum peixe por causa do sal, podiam era ter morrido pela doença.
  14. Os residuos de sal são um mal menor... as conchas podem é estar a subir drasticamente o pH, e isso afecta o metabolismo do animal. ps: quanto ao sal, há quem o use para curar doenças.
  15. Estou a usar CO2 por fermentação, e tenciono comprar um difusor de forma a melhorar o crescimento das plantas. Ao contactar com um patrocinador do forum, foi-me dito para comprar um da nutrafin, de escadas. No falar com outros membros daqui do forum, estes disseram-me que os de escada não são muito bons e que um de vidro seria o melhor, aí deparo-me com o problema da pressão. Aqui fica um topico aberto para me aconcelharem ao que escolher. Deverei escolher um de vidro, ou escolher o da nutrafin, de escadas? o de escadas tem boa difusão de CO2?
  16. E para mim? se e para mim a resposta e não, por muito que ande em aveiro, navegar na ria nunca andei. Quanto ao topico, em prencipio podem contar comigo, mas provavelmente levo pai e mãe :S
  17. Se de dia, tens o CO2 a bombar e a bomba de ar ligada, estás a anular o efeito, logo não estás a adicionar CO2 à água. Na minha opinião, deves comprar um temporizador e colocar a bomba de ar a ligar quando a luz desliga, assim, estás a anular a injecção de dioxido de carbono durante a noite.
  18. Não podes tapar o orifício de saída de CO2 por fermentação, isto porque as leveduras vão continuar sistemáticamente a realizar a fermentação, e consequentemente as descarboxilações. Ao tapares a garrafa, a pressão de dioxido de carbono pode ser demasiada e rebentar a garrafam o que te pode dar grandes problemas. Portanto, a melhor maneira de ''parar'' o CO2 de noite é, tirar o difusor para um frasco com água ou acrescentar uma bomba de oxigénio de noite. Tirar para o ar difunde-se mais o dioxido de carbono.
  19. sabes o que é que uma loira aprende na primeira aula de condução?

  20. Que é feito do mestre dos lagos?

  21. Se quiserem marcar aqui na zona de aveiro, arranjo um plano para passar-mos o dia. Aqui fica apenas uma sugestão: Programa Manha: encontro e apanha de artemia nas salinas de aveiro. Almoço: Restaurante o Kikito, caldeirada (ou outra coisa). Tarde: Saida do restaurante e visualização da Praia da Vagueira, Costa Nova, Barra. Subida ao Farol da Barra (muitas escadas) Noite: Cafezinho no Café farol - Praia da barra ps: a subida ao farol é necessário avisar com antecendência e mandar bilhetes de identidade. ps2: há sempre improvisos xD e muda-se tudo na hora. xD ps3: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=56249 resultou e todos adoraram, pode-se repetir !
  22. Ja pensaram em Botias yo yo? Sao iguais as palhaço (em termos de comer caracois) mas diferem numa coisa, no comprimento, apenas atingindo 10cm. E além de mais, também são muito bonitas.
  23. Mas dou cru? Assado? Temperado? ou assado e temperado à Chefe Pinto?