Loukitos

Membro
  • #Conteúdo

    336
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    11
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Loukitos

  1. Vou acompanhar este projeto. Ansioso por ver isso plantado. Gosto bastante da linha principal que estás a seguir. Também gosto mais do lado direito do que o lado mais à esquerda. Mas de forma geral está bastante harmonioso.
  2. Aproveitei o feriado, como tive que vir a Baião, para fazer um vídeo das percas a comerem. Parecem ciclídeos. Bastante económicos de manter. Água fria, poucas manutenções, muito resistentes e comem de tudo. Vou procurar os caracóis que me recomendaram para ver se controlam um bocado as algas.
  3. Na gíria são conhecidas como as piranhas do Douro [emoji1787]
  4. Já procurei uns caracóis de água fria. Provavelmente as percas iam comendo alguns e iam controlando a praga.
  5. Não vai ser fácil. Estou a mudar-me aos poucos definitivamente para o Porto. Fico sem ir a Baião duas semanas. Às vezes 1 mês. E o aquário fica em modo automático. Já tentei que a minha irmã entrasse no hobby e se interessasse mas já vi que não vai acontecer. Tenho sorte que ao menos vai dando de comer às bichas.
  6. Ora bem, eu deixo isto ganhar verdete nos vidros até chegar a este estado: Depois no finalzinho já fica a parecer melhor. Evito remover demasiado das plantas para que fique o mais parecido com um biótopo possível: Aproveito também para mostrar a maior perca deste aquário (que já se aproxima dos 10cm):
  7. Eu deixei as algas crescerem ao ponto de ter o vidro completamente escuro. As percas agora devoram tudo. Amanhã trato de tirar umas fotos antes e depois de uma pequena limpeza para verem o crescimento delas. Uma está pequenina, mas há uma delas que está a ficar um monstro. Já dá para grelhar 🤣
  8. A minha morreu toda. Sem CO2 não se aguentou. Vais usar o método do iogurte? Vi pouco sobre isso mas parece resultar bem. Pelo que estive a ver na internet depois de curada a super cola é completamente à prova de água e mantém as suas propriedades. Na minha montagem mais antiga que esteve de 2017 até 2023 tinha lá umas pedras coladas com o método da supercola e dos filtros de cigarro. Quando fui desmontar não consegui separar as pedras 😅
  9. Olá@pedro560 , não vou acrescentar nada ao que o José Carlos já disse. Tens diversos problemas com o teu setup que foram já identificados. Se tiveres interesse em começar do zero e fores da zona do Porto posso arranjar-te um aquário maior. Mas, por maior que seja o aquário que te consigo dispensar não será suficiente para acomodar todos esses peixes (necessitam mesmo de muito espaço). Espero que não te desistas do hobby mas com um aquário de 15 litros pouco mais que um Betta conseguirás ter.
  10. Não estava de férias. Foi mesmo de propósito. Quando a Riccardia saiu as algas começaram a tomar conta do tronco e eu gostei bastante do efeito. Então fui deixando elas crescerem. Depois passaram para os vidros e foi quando as percas começaram a crescer. Achei que estivesse relacionado então fui deixando. Parece mais um biótopo assim com algumas algas e sujidade xD
  11. Riccardia não durou mais que 2 semanas. Se te disser que esta foto foi depois da limpeza xD Os vidros estavam todos com verdete muito escuro. Não se conseguia ver para dentro. Mas as percas sempre muito ativas. Agora fiz uma primeira limpeza e agora vou fazer todas as semanas. Não quis fazer uma muito agressiva para não mexer muito nos parâmetros da água.
  12. Vários meses se passaram, as percas já cresceram. Não tenho feito as melhores manutenções. Ficou vários meses sem lhe mexer. Mas sabem qual a vantagem de ter percas em água fria?? É que elas pareciam que cresciam muito mais com a aquário cheio de algas [emoji1787] Deixo aqui foto. Ainda continuam as 3 vivas. Mas uma delas está claramente muito maior que as restantes. Lembram-se do problema da ração? Esqueçam que foi um problema.. comem tudo que lhes deito. Insetos, ração, miúdos de frango. Tudo.... parece uma piranha xD
  13. Gastas isso nuns 10kg numa qualquer loja de aquariofilia [emoji28]
  14. Isso dá para fazer umas coisas interessantes. E está a um preço maravilhoso. Por acaso nunca visitei os hortos por aqui [emoji28] Acho que podia ter poupado dinheiro xD
  15. Pois... É um problema comum de todos os aquariofilistas xD Eu nos últimos 6 meses já perdi a conta às alterações do meu novo projeto para a casa. Já passou de biótopo de água fria para aquário sem plantas e hoje ainda andei a ponderar um marinho. O que vale é que está tudo na fase de idealizar, então posso mudar de ideias quantas vezes me apetecer. Já agora, compras os aquários onde? Ou mandas fazer por medida?
  16. Um dia destes posso fazer como aquela malta faz para mostrar as carpas. Arranjo uma caixa de acrílico, apanho alguns exemplares com a rede e coloco na caixa para tirar umas fotos.
  17. A água costuma ficar estagnada em Agosto. A mina seca e deixa de pingar a água vai-se evaporando até metade e depois volta a repor com a chuva e com o funcionamento da mina em outubro. No ano passado o tanque da direita secou completamente. Quando estava com uns 10cm tive que andar com a rede a apanhar os peixes para o da esquerda que é o maior. Os peixes sempre foram colocados no da esquerda. Mas eles depois saltavam para o da direita e então havia meia dúzia que habitavam nesse da direita.
  18. Sem manutenção alguma. Apenas tem água sempre a cair e vou lá aos fins de semana (quando me lembro) dar comida. Eles ficam a comer larvas de insetos e algas que vão aparecendo. Bem como os girinos das rãs. Ando eu a tentar criar Biótopos e tenho ali um "mini" ecossistema [emoji23]
  19. O meu palpite são aquelas da direita que parecem estar demasiado saídas e a fugirem das linhas das outras? Estou errado?
  20. Lembras-te do lago que mostrei aqui? Olha como está agora nesta altura do ano
  21. O problema é que isso foi tudo raspado no sábado... A foto foi tirada hoje... Está mesmo difícil livrar-me disso
  22. Tenho perdido algumas plantas, mas meio que se tem aguentado o aquário. Já se nota o crescimento das Percas. O Íctio é coisa do passado e já se consegue notar uma diferença enorme nas cores que apresentam em relação às primeiras fotos que coloquei aqui.
  23. Não gostei nada do aspecto final com que ficam quando estão submersas... Eu agora estou fã dos aquários sem nada [emoji23]
  24. Falei com ele no Instagram. Tem Óscares sim senhora. De todos os tipos e variedades já com 15cm 😅
  25. Fiquei demasiado assustado com o que acabou de acontecer. Fui ver o canal do rapaz e ele parece meu sósia.... Temos o mesmo penteado (ou falta dele), a mesma barba e também o mesmo vício dos aquários. Em relação à loja, já não me parece terem os peixes à venda. Pelo menos online.