Tiago Mouta

Membro
  • #Conteúdo

    4
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Tiago Mouta

  1. há 16 horas, Luis Goncalves disse:

    Não tenho ainda experiência necessária para ajudar, por isso deixo a resposta para os mais entendidos e vou querer também seguir este caso.
    No entanto, na minha cabeça surgem logo estas questões:
    As fezes estão normais?
    Usa algum condicionador para tratar a água inserida nas TPAs?
    A esponja desse filtro serviu para tratamento de alguma doença com recurso a algum medicamento?


     

    Olá Luís,

     

    Toda ajuda é bem vinda,

    Sim as fezes estão normais, no cubo são fáceis de analisar um tom castanho/vermelho.

    Sim Aquasafe por causa do cloro e metais pesados.

    A esponja foi-me dada mas teve mais de um ano parada fora do aquário,  eu deixei em água dois dias e depois lavei muito bem. 

    Já fiz um novo TPA de mais de 50%, hoje ainda não comem,  analisei os parâmetros da água do cubo tudo normal. O estranho é que bicam sempre uma vez a comida e recusam, depois coloco no aquário comunitário e é um festim para os outros discus e fauna. Eles desde que me chegaram sempre comeram esta papa e eram os mais vorazes. 

     

    Se persistirem sem comer até amanha, vou ter de abortar este projeto do cubo e devolve-los ao comunitário, estão sem comer á 4 dias, amanha será o quinto... 

     

     

  2. Boas malta,

     

    Tenho um aquário comunitário de 120x50x50 com 5 Discus nos últimos 2 meses reparei na formação de um casal e na postura consecutiva de ovos, com nascimentos de algumas das posturas, então decidi criar condições para os pais poderem criar a sua prol, comprei um cubo 50x50x50 filtro de esponja com um pequeno motor a puxar água e movimentá-la á superfície, temperatura em torno dos 29º, e uma telha em vez do cone, que serve também de abrigo quando estão mais tímidos, o cubo ficou ao lado do aquário comunitário, num local recatado, mas uns 40cm mais baixo limitando a visibilidade para o mesmo. Antes de passar os discus juntei 70% água do aquário principal e o resto água nova, passei os discus e as primeiras 24h tudo bem, comeram vorazmente a papa stendker que sempre dei, no entanto nos últimos três dias tem recusado toda a comida, papa, granulado artémia congelada… a fêmea tem apresentado constantemente barras de stress o que era raro no comunitário. Andam ambos serenos pelo aquário, quase sempre juntos, não demostram nenhuma agressividade, os parâmetros da água estão muito semelhantes aos do comunitário onde cresceram e sempre estiveram bem, no início quando deixaram de comer e lhes dava papa ainda se aproximavam os dois, um deles até bicava, mas nenhum comia, ultimamente já nem interesse mostram. No segundo dia depois da mudança para o cubo fiz TPA  de 30% e tenho feito diariamente desde então.  A unica diferença para alem do ambiente do aquário é o som do filtro de esponja (interno) que no comunitário era externo, e o aumento que foi gradual da temperatura 27,5º no comunitário para 29º no cubo.

     

    Alguém me pode dar uma ajuda ou dicas para que possa tentar perceber o porque desta perda de apetite nuns peixes que sempre comeram bem? Obrigado desde já.

  3. Boa tarde todos,

     

    Bem, preciso dos vossos conselhos, estou farto e ponderar e estudar e não sei o que fazer…

     

    Tenho já um aquário estável a cerca de 4 anos de 128L, como a maioria de vocês vou fazer um upgrade para um 120x50x50cm =300L Brutos. A fauna é (o que tenho atualmente e vou passar para o aqua novo)2 Botias Palhaço, 2 ramirezi e alguns neos e nariz bêbedo, 3 corydoras, vou adicionar 4/5 Discus e compor os cardumes de neos e nariz bêbado talvez mais três ramirezis e feito. Plantado vou ter algumas plantas básicas porque os bótias não me deixam outra opção, roem as folham todas e levantam-nas, só as de folha mais rija com boas raízes se aguentam, comprei recentemente pastinhas com componentes mais completos nomeadamente Spirulina a ver se os ajuda a saciar, já agora de alguém tiver alguma dica para ajuda muito…

     

    Voltando ao principal problema, aquário novo filtro novo, estudei e procuro algo funcional e com garantias e fiquei muito bem impressionado com a nova geração da Heiem nomeadamente EHEIM professionel 4+ 350T (deixo no final as especificações), porque já tem termostato incorporado no filtro, menos um elemento no aqua, a questão que é debita 1050L/H com 5L de contentor de filtro, mesmo tendo em conta que o aquário terá cerca de 275L Uteis dá uma media de 3,8 aquários filtrados por hora, sendo que se fala de um mínimo de 5x o aqua. Agora a minha questão é, pondero também comprar um filtro UV, redução de algas, doenças e manter a água com tom cristalino, como os dicus gostam. Será que a combinação de ambos não me deixa um sistema de qualidade de água e filtragem estáveis e com margem de segurança? Outra questão a marca Eheim e de grosso modo uma das melhores e mais conceituadas, entendo que a regra de 5x 10x … a filtragem do aquário por hora à 5 anos atrás fosse natural, mas com a evolução dos filtros, a capacidade e qualidade será que justifica esta conta, com a evolução também dos materiais filtrantes e área de filtro? A marca no caso em questão anuncia que este modelo que vos falo, faz aquários dos 180L aos 350L, arriscariam eles esta afirmação sem capacidade efetiva!?

     

    Por um lado tenho a confiança para arriscar, mas por outro custa-me estar a investir no equipamento para ficar arrependido de não ter dado mais margem, a vossa experiencia é uma ajuda, o que acham e aconselham?

     

    Obrigado

     

    EHEIM professionel 4+ 350T

    For aquariums of about.              180.00 l

    For aquariums up to approx.     350.00 l

    Heating approximately 210.00 watt

    Pump power (50 Hz) per hour of approx.            1,050.00 l

    Pumping head approx. (H max at 50 Hz)              1.80 m

    Power(50 Hz) to              16 watt

    Filter volume                     5.00 l

    Pre filter volume             0.50 l

    Container volume           8.90 l