Tomas Faria

Membro
  • #Conteúdo

    44
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Tomas Faria

  1. hey só para dar um update. Os valores de amónia e nitritos continuam a 0. Já limpei os restos de comida que se encontravam no filtro e fiz um TPA de 20 litros.

    A minha questão é que comprei 4 escalares e eram todos do mesmo aquário na loja, nos primeiros 3 dias havia um escalar que estava sempre excluído do grupo 3 sem perceber porquê e agora sempre que me aproximo do aquário, não sei se é de perceberem que vou dar comida ele começa a "abocanhar" 1 outro, e 99% das vezes é sempre o mesmo que ele vai fazer isso e depois ele faz o mesmo de volta... ele é o único que tem riscas, será que tem alguma diferença em relação aos outros? vou deixar a foto dele e do outro peixe com que ele está a abocanhar e sim eu sei que eles são territoriais mas a questão é que ele não vai muito aos outros e é quase sempre a este... até tive o cuidado de os comprar super pequenos para não terem muitos problemas a adaptarem-se com outros peixes...

    https://linksharing.samsungcloud.com/ta4623ok6J7F?fbclid=IwAR2z2GGQwf-GvBRC6fliS8v-gbAubvog5NP8c8aLQPZDxlYfelsQjsat2OI

  2. pois de facto ainda não fiz absolutamente nada, o único produto que coloco na agua da tpa é apenas o sera aquatan para retirar o cloro e os metais pesados mais depressa. Mas vim perguntar isto na mesma visto que supostamente são peixes de aguas ligeiramente acidas e estando o ph nos 7.4 irei coloca-los numa agua ligeiramente básica.

  3. uhm já me decidi que vou arriscar e comprar uns 4 escalares ainda pequenos. A minha questão é baixar o ph de modo que seja compatível com os mesmos e de forma duradoura. Tenho o ph a 7.4 e o ideal talvez seja baixar para os 6 e tais. Será comprar o SERA PH/KH-MINUS boa ideia? e depois como é que controlo que quantidade deva colocar para as tpa´s de 20 litros que irei fazer? 

  4. Eu também cheguei a ter ... tinha 1 casal chegaram a por ovos e ficaram um "bocado" agressivos e meterem 1 outro escalar (pobre coitado) encostado a um canto do aquário a morrer porque estavam super territoriais. Mas é daquelas coisas... estou um bocado perdido no que é que vou por para lá... Eu tenho neste momento apenas 4 peixes (2 neons 1 pinguin e um peixe com risca laranja que também é pequeno mas não sei o nome) e sei que estes são peixes para se ter em maior quantidade e penso adquirir mais destes ou seja estas 3 raças eu gosto imenso delas e queria uns peixitos maiores para dar uma graça maior ao aquário do que apenas os guppys mas não sei bem o que colocar...

  5. Boas Álvaro. Quantos litros leva o seu aquário em que está a usar esse filtro? (só por curiosidade) . 

    Eu tive e ainda o tenho (acho que não me compensa vender pelos 50 euros que deve valer neste momento se os vale) o eheim 2213 (classic 250) e adquiri recentemente o professional 4+ 350 porque gostei mais da construção em relação à linha classic e dai ter ido para este. Eu talvez vá limpar a sujeira em menores intervalos de tempo para não ter de limpar tantas vezes os tubos e assim terei muito menos trabalho de os voltar a colocar (claro que se eles começarem a ficar sujos vou limpa-los).

  6. ah ok obrigado pelo esclarecimento. Já testei hoje e continua exatamente igual a ontem, ainda tenho um monte de flocos por se desfazerem. Já agora eu sei que não são dos melhores peixes para se colocarem logo no aquário logo após completar o ciclo do azoto, mas no outro aquário tenho lá 2 cardinais 1 pinguin e 1 neon laranja (não sei o nome especifico dele mas é do tamanho dos cardinais). Achas que poderei colocar esses 4 peixes ? Digo isto porque não dá jeito estar com 2 aquários ligados ainda para mais no sitio em que tenho o mais pequeno.

  7. uhm ya tenho que pensar em algumas variedades depois de adquirir os peixes e estou a pensar seriamente nos escalares (porque não queria para já arriscar ir para os discos visto seres mais sensíveis pelo que vi).

    Uma coisa (já que me tens acompanhado desde o inicio do funcionamento do aquário.

    Como disse de inicio eu tinha o outro filtro (já chegou o novo ontem, o eheim professional 4+ 350). Quando coloquei o antigo pus logo bactérias no filtro (sera filter biostart) e pus sera aquatan e sera nitrivec e não pus qualquer comida no aquário até ter chegado este novo filtro... Bem ontem quando o montei voltei a por sera filter biostart nas camadas do filtro e voltei a por sera aquatan e sera nitrivec coloquei de seguida comida (era mais ou menos hora de almoço), hoje fui a medir o nh4/nh3 o no2 e o no3.

    Por surpresa minha o nh4/nh3 estava a 0 o no2 a 0 e o no3 a 10 mg/l (ou seja 10 ppm)... não percebi muito bem o porquê de já ter no3, eu estava a espera de ter talvez 0.25 de nh4/nh3 apesar que só estava a espera que aparecesse no terceiro dia qualquer coisa mas pronto eu vou-te actualizando. Ainda tenho uns quantos flocos por se desfazerem na água e vou esperar que desapareçam até voltar a por mais comida. Na segunda volto a fazer testes para ver o que aparece.

  8. Tenho assim montado o aquário como se vê nas fotos. 

    O aquário não é novo mas montei-o 2 dias antes de ter criado este tópico.

    Estou a contar receber o novo filtro amanhã (o eheim professionel 4+ 350).

    Eu não digo que esteja a morrer (pelo menos para já) só que no outro notava que ele abria-se mais em direcção à luz.

    Estava a pensar por escalares no aquário com neons só que li que supostamente não deveria ter o fundo de areia fina porque eles podem-na comer (não sei se é um problema ou não) mas gostava de saber se será um bom peixe para se ter neste aquário.

    A terceira imagem (a que não se vê muito bem) é a luz do aquário que tenho também montado (50 litros com filtro interno que já veio com o aquário).

    https://linksharing.samsungcloud.com/6hSuG8P3mhGW?fbclid=IwAR3uit_oPPi3v56X1g-W6xVj0JXHYtU158rsKCeaqC1GnaKHh6H_s3Px8sE

  9. Desculpa estar a "abusar" da tua paciência 😅 

    Agora quando pus o musgo de java neste aquário parece que se dá pior do que no antigo ... será pela ausência de comida? é que estava à espera que o novo filtro chegasse para começar a colocar comida (vou tentar ciclar mais rápido ao colocar bactérias directamente no filtro) mas acho estranho que ele no aquário em que a luz é daquelas incorporadas na parte de cima do aquário se dar melhor lá (dai eu dizer se será pela comida...) . Neste novo aquário tenho 2 lâmpadas tubulares T8 led de 15 w cada e tenho estado com 4 horas as luzes acesas diariamente apesar que tenho 2 cartolinas pretas nas laterais do aquário durante o tempo todo porque o sol bate com grande intensidade nas laterais do aquário o que normalmente resultava numa grande quantidade do verdete nos vidros do aquário.

  10. Então última questão (e desculpa lá de serem tantas e desde já agradeço imenso as tuas respostas), nunca paro de por comida a menos que chegue a 5ppm mas se não passar continuo a por comida mesmo que comecem a aparecerem valores de nitritos e mesmo colocando comida a partir de um momento os valores de amônia vão começar a diminuir mesmo colocando comida todos os dias?

  11. há 4 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

    No fim limpo as esponjas do filtro (com água retirada do aquário) e começo a fazer TPAs de 30% até os nitratos baixarem para valores aceitáveis (20-30ppm). Só depois disso é que meto peixes.

    Como agora vou adquirir este novo filtro externo o ciclo deve basicamente voltar basicamente ao 0 presumo eu pelo que ainda vai demorar até colocar qualquer peixe.

    E essa água que depois colocas no aquário como é que fazes? deixas fora do aquário em algum recipiente por umas 24 e depois é que a colocas ou simplesmente metes água da torneira no aquário e colocas produto para retirar os metais pesados? eu tenho sera aquatan e sera nitrivec, volto a colocar desses 2 produtos ou como é que faço?

     

  12. há 1 hora, João Cardoso (Kadoxu) disse:

    Não. Os modelos de que lhe falei eram os que eu escolheria para um aquário do tamanho do seu, dentro dos modelos que conheço.

     

    uhm.. se calhar tem razão nesse aspecto, vou ver se ainda consigo alterar a minha encomenda pelo outro modelo.

    Poderias também me esclarecer numas duvidas que ainda não consegui esclarecer no ciclo de azoto? Quantos dias terei de estar a por comida na água e quantos flocos deverei colocar e com que regularidade (para as dimensões de aquário que tenho). Coloco comida até começar a aparecer nitritos e ai paro de colocar comida e espero ate que os nitritos e o amónio vão para 0 e que haja apenas nitratos? E depois de haver apenas nitratos que % de água aconselhas para fazer a TPA e depois de essa TPA quando tempo devo deixar o aquário estabilizar até colocar os primeiros peixes?  

    Ah e não sei se ainda tens o filtro mas no site diz que ele tem 23,8 cm de largura (presumo que seja na parte mais larga do filtro que é na parte das coisas que fazer a parte de baixo ficar agarrada à de cima) porque o meu móvel tem 25,9 

     

    Actualização: consegui mandar vir o 350 por mais 14 euros (ainda fui a tempo de trocar) 

  13. Boas João agradeço desde já a resposta e o esclarecimento que eu precisava. Outra questão é que possibilidades de peixes achas que consigo juntar com neons e pinguins que de preferência fossem assim peixes de maior porte e que sejam bastante apelativos de se ter num aquário?

    se calhar seria melhor adquirir um eheim experience 250 ou seria o ideal o eheim professional 4+ 250?

  14. 1 - Nome do Aquário só sei que é da aquatlantis

    2 - Data da montagem- foi há 3 dias

    3 - Dimensões do aquário 1 x 0.50 x 0.39
    3.1 - Volumes bruto e útil bruto (bruto são 195 litros) e (úteis são 167)

    4 - Equipamentos Instalados
    4.1 - Filtro eheim 2213 (440 l/h)
    4.2 - Termostato marca HEPO e tem 300W
    4.3 - Iluminação/Foto-período 2 lâmpadas LED T8 com 15W cada
    4.4 - Sistema de CO2 não uso
    4.5 - Outro equipamentos adicionais

    5 - Substratos & decorações
    5.1 - Substrato fértil areia fina apenas
    5.2 - Substrato inerte
    5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)- pedras apenas

    6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) não pus 

    7 - Fauna
    7.1 - Quantidade e espécie ainda não coloquei
    7.2 - Quantidade e espécie
    ...

    8 - Plantas
    8.1 - Quantidade e espécie musgo de java apenas 
    8.2 - Quantidade e espécie
    ...

    9 – Observações
    9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura) tenho a temperatura a 27 graus e ainda não fiz medições dos parâmetros da água 
    9.2 - Frequência das TPA's
    ...