Tomas Faria

Membro
  • #Conteúdo

    44
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Tomas Faria

  1. hey só para dar um update. Os valores de amónia e nitritos continuam a 0. Já limpei os restos de comida que se encontravam no filtro e fiz um TPA de 20 litros. A minha questão é que comprei 4 escalares e eram todos do mesmo aquário na loja, nos primeiros 3 dias havia um escalar que estava sempre excluído do grupo 3 sem perceber porquê e agora sempre que me aproximo do aquário, não sei se é de perceberem que vou dar comida ele começa a "abocanhar" 1 outro, e 99% das vezes é sempre o mesmo que ele vai fazer isso e depois ele faz o mesmo de volta... ele é o único que tem riscas, será que tem alguma diferença em relação aos outros? vou deixar a foto dele e do outro peixe com que ele está a abocanhar e sim eu sei que eles são territoriais mas a questão é que ele não vai muito aos outros e é quase sempre a este... até tive o cuidado de os comprar super pequenos para não terem muitos problemas a adaptarem-se com outros peixes... https://linksharing.samsungcloud.com/ta4623ok6J7F?fbclid=IwAR2z2GGQwf-GvBRC6fliS8v-gbAubvog5NP8c8aLQPZDxlYfelsQjsat2OI
  2. pois de facto ainda não fiz absolutamente nada, o único produto que coloco na agua da tpa é apenas o sera aquatan para retirar o cloro e os metais pesados mais depressa. Mas vim perguntar isto na mesma visto que supostamente são peixes de aguas ligeiramente acidas e estando o ph nos 7.4 irei coloca-los numa agua ligeiramente básica.
  3. uhm já me decidi que vou arriscar e comprar uns 4 escalares ainda pequenos. A minha questão é baixar o ph de modo que seja compatível com os mesmos e de forma duradoura. Tenho o ph a 7.4 e o ideal talvez seja baixar para os 6 e tais. Será comprar o SERA PH/KH-MINUS boa ideia? e depois como é que controlo que quantidade deva colocar para as tpa´s de 20 litros que irei fazer?
  4. Eu também cheguei a ter ... tinha 1 casal chegaram a por ovos e ficaram um "bocado" agressivos e meterem 1 outro escalar (pobre coitado) encostado a um canto do aquário a morrer porque estavam super territoriais. Mas é daquelas coisas... estou um bocado perdido no que é que vou por para lá... Eu tenho neste momento apenas 4 peixes (2 neons 1 pinguin e um peixe com risca laranja que também é pequeno mas não sei o nome) e sei que estes são peixes para se ter em maior quantidade e penso adquirir mais destes ou seja estas 3 raças eu gosto imenso delas e queria uns peixitos maiores para dar uma graça maior ao aquário do que apenas os guppys mas não sei bem o que colocar...
  5. Eu andava a pensar em colocar uns 4 escalares uns ramirezi, uns neons, uns pinguins e corydoras (penso que os escalares não lhes faça mal) o que acha Álvaro?
  6. Boas Álvaro. Quantos litros leva o seu aquário em que está a usar esse filtro? (só por curiosidade) . Eu tive e ainda o tenho (acho que não me compensa vender pelos 50 euros que deve valer neste momento se os vale) o eheim 2213 (classic 250) e adquiri recentemente o professional 4+ 350 porque gostei mais da construção em relação à linha classic e dai ter ido para este. Eu talvez vá limpar a sujeira em menores intervalos de tempo para não ter de limpar tantas vezes os tubos e assim terei muito menos trabalho de os voltar a colocar (claro que se eles começarem a ficar sujos vou limpa-los).
  7. Sim. Confesso que antes tinha bastante pressa. Mas vou esperar mais uns dias para que corra tudo bem. Já agora mudas a água quando atingir que valores de nitratos? E por quanto tempo aconselhas que não lave o filtro agora nestes primeiros tempos?.
  8. Alguém já deve ter feito o ciclo do azoto usando estes produtos presumo eu, gostava era que houvesse por ai alguém que já o tivesse feito. De qualquer das formas obrigado pela dica.
  9. Boa noite Álvaro. Eu estou é na duvida se isto tem alguma coisa a ver se foi por pôr o sera filter biostart logo no filtro, sera aquatan e o sera nitrivec que poderá estar a impedir que a comida que eu coloquei na água se transforme em amônia
  10. Bem vou no terceiro dia e os parâmetros matem-se exactamente iguais... será porque a comida demora a desfazer-se? eu uso sera vipan
  11. ah ok obrigado pelo esclarecimento. Já testei hoje e continua exatamente igual a ontem, ainda tenho um monte de flocos por se desfazerem. Já agora eu sei que não são dos melhores peixes para se colocarem logo no aquário logo após completar o ciclo do azoto, mas no outro aquário tenho lá 2 cardinais 1 pinguin e 1 neon laranja (não sei o nome especifico dele mas é do tamanho dos cardinais). Achas que poderei colocar esses 4 peixes ? Digo isto porque não dá jeito estar com 2 aquários ligados ainda para mais no sitio em que tenho o mais pequeno.
  12. uhm ya tenho que pensar em algumas variedades depois de adquirir os peixes e estou a pensar seriamente nos escalares (porque não queria para já arriscar ir para os discos visto seres mais sensíveis pelo que vi). Uma coisa (já que me tens acompanhado desde o inicio do funcionamento do aquário. Como disse de inicio eu tinha o outro filtro (já chegou o novo ontem, o eheim professional 4+ 350). Quando coloquei o antigo pus logo bactérias no filtro (sera filter biostart) e pus sera aquatan e sera nitrivec e não pus qualquer comida no aquário até ter chegado este novo filtro... Bem ontem quando o montei voltei a por sera filter biostart nas camadas do filtro e voltei a por sera aquatan e sera nitrivec coloquei de seguida comida (era mais ou menos hora de almoço), hoje fui a medir o nh4/nh3 o no2 e o no3. Por surpresa minha o nh4/nh3 estava a 0 o no2 a 0 e o no3 a 10 mg/l (ou seja 10 ppm)... não percebi muito bem o porquê de já ter no3, eu estava a espera de ter talvez 0.25 de nh4/nh3 apesar que só estava a espera que aparecesse no terceiro dia qualquer coisa mas pronto eu vou-te actualizando. Ainda tenho uns quantos flocos por se desfazerem na água e vou esperar que desapareçam até voltar a por mais comida. Na segunda volto a fazer testes para ver o que aparece.
  13. E quanto à comida dos escalares sabes se há algum problema de se dar apenas flocos (aquela comida que se dá aos peixes como os guppys), porque pelo que tive a ver eles comem outros tipos de comida só que eu nunca tive nem percebo nada das outras comidas
  14. Tenho assim montado o aquário como se vê nas fotos. O aquário não é novo mas montei-o 2 dias antes de ter criado este tópico. Estou a contar receber o novo filtro amanhã (o eheim professionel 4+ 350). Eu não digo que esteja a morrer (pelo menos para já) só que no outro notava que ele abria-se mais em direcção à luz. Estava a pensar por escalares no aquário com neons só que li que supostamente não deveria ter o fundo de areia fina porque eles podem-na comer (não sei se é um problema ou não) mas gostava de saber se será um bom peixe para se ter neste aquário. A terceira imagem (a que não se vê muito bem) é a luz do aquário que tenho também montado (50 litros com filtro interno que já veio com o aquário). https://linksharing.samsungcloud.com/6hSuG8P3mhGW?fbclid=IwAR3uit_oPPi3v56X1g-W6xVj0JXHYtU158rsKCeaqC1GnaKHh6H_s3Px8sE
  15. Desculpa estar a "abusar" da tua paciência 😅 Agora quando pus o musgo de java neste aquário parece que se dá pior do que no antigo ... será pela ausência de comida? é que estava à espera que o novo filtro chegasse para começar a colocar comida (vou tentar ciclar mais rápido ao colocar bactérias directamente no filtro) mas acho estranho que ele no aquário em que a luz é daquelas incorporadas na parte de cima do aquário se dar melhor lá (dai eu dizer se será pela comida...) . Neste novo aquário tenho 2 lâmpadas tubulares T8 led de 15 w cada e tenho estado com 4 horas as luzes acesas diariamente apesar que tenho 2 cartolinas pretas nas laterais do aquário durante o tempo todo porque o sol bate com grande intensidade nas laterais do aquário o que normalmente resultava numa grande quantidade do verdete nos vidros do aquário.
  16. Uhm portanto mesmo colocando todos os dias a mesma quantidade de comida vai haver um momento em que a amônia vai ser 0 nos testes? E presumo que quando fizer essa tpa de uns 30% deva limpar o filtro com essa água que tirei do aquário certo?
  17. Então última questão (e desculpa lá de serem tantas e desde já agradeço imenso as tuas respostas), nunca paro de por comida a menos que chegue a 5ppm mas se não passar continuo a por comida mesmo que comecem a aparecerem valores de nitritos e mesmo colocando comida a partir de um momento os valores de amônia vão começar a diminuir mesmo colocando comida todos os dias?
  18. Normalmente quantas vezes se tem de fazer TPA de 30 % ate que o valor dos nitratos vá para um valor aceitável ? e nessa primeira vez da TPA de 30 % não o baixar para um valor aceitável passado quanto tempo se volta a fazer outra? 1 ou 2 dias depois dessa?
  19. Como agora vou adquirir este novo filtro externo o ciclo deve basicamente voltar basicamente ao 0 presumo eu pelo que ainda vai demorar até colocar qualquer peixe. E essa água que depois colocas no aquário como é que fazes? deixas fora do aquário em algum recipiente por umas 24 e depois é que a colocas ou simplesmente metes água da torneira no aquário e colocas produto para retirar os metais pesados? eu tenho sera aquatan e sera nitrivec, volto a colocar desses 2 produtos ou como é que faço?
  20. uhm.. se calhar tem razão nesse aspecto, vou ver se ainda consigo alterar a minha encomenda pelo outro modelo. Poderias também me esclarecer numas duvidas que ainda não consegui esclarecer no ciclo de azoto? Quantos dias terei de estar a por comida na água e quantos flocos deverei colocar e com que regularidade (para as dimensões de aquário que tenho). Coloco comida até começar a aparecer nitritos e ai paro de colocar comida e espero ate que os nitritos e o amónio vão para 0 e que haja apenas nitratos? E depois de haver apenas nitratos que % de água aconselhas para fazer a TPA e depois de essa TPA quando tempo devo deixar o aquário estabilizar até colocar os primeiros peixes? Ah e não sei se ainda tens o filtro mas no site diz que ele tem 23,8 cm de largura (presumo que seja na parte mais larga do filtro que é na parte das coisas que fazer a parte de baixo ficar agarrada à de cima) porque o meu móvel tem 25,9 Actualização: consegui mandar vir o 350 por mais 14 euros (ainda fui a tempo de trocar)
  21. Mas o seu aquário ou aquele que tinha quando usou o pro 4+ 350 devia ser bem maior que este que eu tenho não? (o meu é de apenas 170 litros)
  22. Mandei vir o eheim pro 4 250 porque apesar de Ter menos 1 litro e meio de espaço para filtro consumia ainda mais 4W do que o 250 ou seja no final de contas ia para o dobro daquele que eu tenho que é de 8W apesar que a diferença entre os 2 era de apenas 10 euros
  23. Boas João agradeço desde já a resposta e o esclarecimento que eu precisava. Outra questão é que possibilidades de peixes achas que consigo juntar com neons e pinguins que de preferência fossem assim peixes de maior porte e que sejam bastante apelativos de se ter num aquário? se calhar seria melhor adquirir um eheim experience 250 ou seria o ideal o eheim professional 4+ 250?
  24. 1 - Nome do Aquário só sei que é da aquatlantis 2 - Data da montagem- foi há 3 dias 3 - Dimensões do aquário 1 x 0.50 x 0.39 3.1 - Volumes bruto e útil bruto (bruto são 195 litros) e (úteis são 167) 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro eheim 2213 (440 l/h) 4.2 - Termostato marca HEPO e tem 300W 4.3 - Iluminação/Foto-período 2 lâmpadas LED T8 com 15W cada 4.4 - Sistema de CO2 não uso 4.5 - Outro equipamentos adicionais 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil areia fina apenas 5.2 - Substrato inerte 5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)- pedras apenas 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) não pus 7 - Fauna 7.1 - Quantidade e espécie ainda não coloquei 7.2 - Quantidade e espécie ... 8 - Plantas 8.1 - Quantidade e espécie musgo de java apenas 8.2 - Quantidade e espécie ... 9 – Observações 9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura) tenho a temperatura a 27 graus e ainda não fiz medições dos parâmetros da água 9.2 - Frequência das TPA's ... 10 - Fotos https://linksharing.samsungcloud.com/oLkMZQclbd47