conrados

Membro
  • #Conteúdo

    84
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por conrados

  1. Boas, Como disse estou a utilizar a linha da seachem e estou a guiar-me pela tabela deles. Segundo os dados da seachem a dosagem recomendada do Phosphorus permite um aumento de 0.2mg/ml. O meu aqua não produz fosfatos, e mesmo dando essa dosagem rapidamente fico com valores de 0. Posso aumentar a quantidade de dosagem? Até que quantidade é seguro? Estão me a aparecer algas green spot e provávelmente é dos baixos valores de fosfatos.
  2. Sim, não me vou por a fazer fertilizantes O aquário também é pequeno pelo que os gastos também não vão ser avultados. A minha questão prende-se mais com as campanhas de marketing que as marcas lançam em torno de certos produtos, prometendo mundos e fundos e que depois vai-se a ver e não passam de coisas básicas. Por exemplo, o Seachem Advance pela descrição parece uma coisa fora do normal. Já alguém testou? Faz as "maravilhas" anunciadas?
  3. Boas pessoal. Iniciei-me recentemente na fertilização do meu aquário plantado. Comprei a linha da seachem pois pareceu-me, e devido ao facto dos produtos serem todos individuais, ser mais fácil de controlar. Estou a guiar-me pela tabela deles embora faça testes regularmente para saber o que preciso mais ou menos. Ainda não usei o nitrogénio pois o meu aquário produz nitratos suficientes, e não comprei o trace pois segundo li é uma versão aguada do flourish. A minha questão é a seguinte, esta linha vale o investimento ou alguns dos produtos não valem apena? Existem alternativas mais económicas? Apenas comprei os frascos de 100ml.
  4. Se tiveres orçamento para um maior melhor. Nunca é demais a capacidade de filtragem... Eu tenho um filtro de 250lts num aquário de 75. As calhas procura na net. Muitas lojas de aquariofilia têm à venda.
  5. Boas. Dentro dessas opções ia para o eheim experience pois é o que tem mais capacidade de media e filtragem. É sendo eheim consegues arranjar peças de substituição com bastante facilidade. Quanto à iluminação e visto que pretendes plantas de baixa manutenção vê as calhas led beamswork.
  6. Alterei e acrescentei alguma flora nova. Passei a ter: Limonphila Sessiflora Micranthemum monte carlo Lilaeopsis Brasiliensis Taxiphyllum barbieri Alternanthera Reineckii Mini Ludwigia Palustris Alternanthera Reineckii Rosanervig Cryptocoryne crispatula Quais os valores de NPK a considerar? Tenho injeção de co2 e luz a 70lumens/litro. Tenho lido e há quem tenha os Nitritos entre 10-20ppm. Não será muito alto?
  7. Tenho um Eheim de 100w num aqua de 75Lts e é suficiente.
  8. conrados

    O inicio

    Cada caso é um caso. Até podes conseguir numa semana (o que eu dúvido..) mas não tenhas pressa em acelerar a ciclagem.
  9. conrados

    O inicio

    Em Leiria aconselho a Fishroom. Também usei o stability da Seachem e duvido que tenhas a água em condições numa semana. No meu foram 3 semanas e tal...
  10. Vê isto sobre a planta que aí tens: http://www.aquahobby.com/garden/e_sessilis.php
  11. Olá Miguel. Tal como tu, inicei-me este ano no mundo da aquariofilia com um aqua de 75lts. Não tenho uma ínfima parte da experiência que muitos membros do forum têm, e que muito me ajudaram com questões iguais às que tens, mas deixo uma ideias com base naquilo que passei. Coisas importantes para já: Calma. Muita calma! Testes PH, NH3/4 NO3 - para ires acompanhando o ciclo do azoto. Existe o teste de nitritos NO2 mas eu não usei. Coisas a considerar: Filtro externo de boa capacidade. O meu aqua vinha com um filtro de mochila. Fazia TPAs e tinha que limpar o filtro todas as semanas. Adquiri um Eheim 2213 em segunda mão por 35euros. Posso te dizer que faço TPAs de 25% de 15 em 15 dias e limpo o filtro de mês a mêS (ou devia ser...) e nunca tive mortes no aquário. Claro que cada caso é um caso, mas é apenas para verificares que compensa adquirir material de qualidade e com capacidade acima do necessário. Essas colorações na água é normal. É uma questão de deixares acentar. Passei pelo mesmo...
  12. E com isto passaram-se uns belos meses desde que comecei nestas lides... Deixo aqui o actual Setup do aquário: Setup - Aquário de água doce: 1 - Nome do Aquário 2 - Data da montagem - Março 2017 3 - Dimensões do aquário 3.1 - Volumes bruto e útil - 75litros c/ aprox. 60 lts útil 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro - Eheim 2213 4.2 - Termostato - Eheim 100w 4.3 - Iluminação/Foto-período - Calha Beamswork Hi lumen 60 c/ mais 2 tiras leds (6400k) - Aprox. 74 lumens/litro 4.4 - Sistema de CO2 - Garrafa co2 2Kg 1BPS 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil - Não tem 5.2 - Substrato inerte - Seachem Flourite Black Sand 5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) - Xisto 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) - Para começar em breve 7 - Fauna 7.1 - Neons, Mollys, Corys , Camarões Red cherrys ... 8 - Plantas 8.1 - Micranthemum 'Monte Carlo', Sessifloras, Lilaeopsis Brasiliensis, Alternanthera Rosanervig (aínda a colocar), Crinum calamistratum ... 9 – Observações 9.1 - Parâmetros da água pH - 6.7 gH - n/s kH - 4 NO2 - 0 NO3 - 5ppm PO4 - 0 ppm temperatura - 25º 9.2 - Frequência das TPA's - 30% 2 em 2 semanas Pois bem... Decidi investir no sistema de co2 e iluminação para começar a dedicar-me a um plantado com algum jeito. Como não tenho substrato fértil a fertilização tem de ser na coluna de água. Os parâmetros acima foram medidos após o fim do fotoperíodo. Antes do inicio, os valores eram os mesmos. Pelo que me apercebo os nitratos ou não estão a ser absorvidos ou a produção é igual ao consumo. Os fosfatos estão sempre a 0. Comprei Seachem Flourish Phosphorous e vou dar a dose mínima. Também dou Seachem Flourish uma vez por semana na dose mínima (1ml) e seachem excel de dois em dois dias na dose recomendada (já dava antes de injetar co2 e continuei a dar). Conselhos e sugestões.....
  13. Obrigado por todas estas dicas. Foram uma grande ajuda.
  14. OK problema resolvido. Tirei o rotor novamente. Exerci alguma pressão sobre o íman e fiquei com ele na mão. Limpei tudo e colei com cianacrolato. Montei tudo e já tenho pressão. Ou o íman já não estava no sítio ou foi alguma bruxa que aqui passou.
  15. Sim já. Vou desmontar tudo outra vez.
  16. Já lavei o filtro e montei tudo. Continua a fazer barulho mas menos audível. Não tenho é pressão nenhuma na água... Mais um video: https://streamable.com/0bk55
  17. O íman está seguro à parte plástica. A hélice roda até fazer batente. A quantidade de matéria filtrante é a mesma de sempre. Lubrifiquei o veio e vou limpar o filtro. Vamos ver....
  18. Já tirei o rotor e o veio não está partido. Existe é uma rotação na hélice.Será essa hélice que deve ser colada por forma a não rodar? Mais um video... http://sendvid.com/hizj9or3
  19. Obrigado. Mais logo abro o filtro para dar uma vista de olhos. Se for o veio partido julgo que seja facilmente perceptível certo? Aproveito para informar que as imagens desse link já não estão disponíveis.
  20. Boas pessoal, Hoje, e sem razão aparente, deparei-me com um problema no meu eheim 2213. O mesmo está a produzir um ruído bastante audível. Ainda não o abri para verificar o que se possa tratar, visto não ter qualquer experiência com filtros, mas pretendia ter uma noção do que se possa tratar, ou se alguém já experienciou o mesmo. Deixo um pequeno vídeo para ser mais perceptível. https://sendvid.com/cusz9bpr Desde já obrigado.
  21. Está a ser uma bela experiência. Pensei que fosse mais trabalhoso mas nem por isso. Tudo bem organizado e com calma isto não dá trabalho nenhum. Vou ver as cápsulas...
  22. Boas. As espécies só tenho 4 de cada pois na loja estavam misturadas pelo que pensei que desta forma não havia problema. De qualquer forma eles interagem uns com os outros... A linha de água está baixa para não submergir a saída de água do filtro de cascata. A planta que está à direita é uma polysperma. Já podei a partes superiores e replantei. Vamos ver se enraizam... As cápsulas não podem entrar em contacto com a massa de água certo?
  23. Boas. Os dias têm sido bastante atarefados pelo que não tem sobrado tempo para dar feedback do aquário. Os parâmetros já estabilizaram e neste momento tenho 4 tetras fantasma e 4 néon pretos. Até ver tudo corre sobre rodas... Tive uma praga de caracóis physias mas eliminei bastantes pondo uma folha de alface no aquário que depois removi. Na próxima semana vou colocar mais 4 innesis e ficamos por aqui com a população de neons. Deixo umas fotos:
  24. Vem com cerâmicas e as esponjas originais. Também me pareceu bom negócio. Vamos ver... Hoje já vou medir a amónia e os nitratos para ver o estado da coisa.