Telma Fonseca

Membro
  • #Conteúdo

    21
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Telma Fonseca

  1. Boa tarde. Preciso de ajuda, estou a tentar controlar ictio no meu aquário de 200L, está á 7 dias com temperatura nos 30º, melhorou mas está a piorar novamente. Tenho: 3 plecos 2 botias nariz de bebado tetra searpe tetra neon rasboras O que posso usar que não seja prejudicial para nenhum deles? Estou a começar a desesperar com isto, tenho plantas por isso não posso fazer blackout. Parâmetros neste momento com teste rápido sera: Temperatura: 30 NO3: 25 MG/l NO2: 0MG/L GH: entre 6 e 10ºd KH: 3ºd PH: 6.3
  2. Obrigada, já agora pode dizer-me onde costuma adquirir? não me lembro de ter visto esta marcas nos sítios onde andei a pesquisar.
  3. Boa tarde. Estou a tentar escolher um fertilizante All in one, pelo que consegui perceber até agora tanto o Tropica Specialised Nutrition como o Seachem Flourish são boas opções, se bem que a nível de custo a longo prazo penso que o da Seachem fica mais em conta, este foi um estudo de preços que andei a fazer. Considerando um aquário de 200L com algumas plantas, de baixa exigência e bastante povoado a nível de peixes, substrato Tropica Aquarium Soil 18L no total. Vi ainda esta tabela na net, e pelo que entendo deve estar correcta pelo menos os da Tropica batem certo com os valores já partilhados pelo utilizador PAFS neste tópico. As colunas em causa seriam a primeira para o Tropica e a terceira para o Seachem. Alguém que tenha experiência com os dois e possa dar uma opinião? Utilizando um destes, mesmo alterando as dosagens e aumentando o número de fertilizações (ou seja em vez de uma quantidade maior uma vez por semana, quantidades menores varias vezes por semana), necessitaria de mais algum componente "extra"? Deixo uma foto do aqua como está agora, mas vão ser adicionados peixes, apenas para verem que não é um super plantado nem nada que se pareça. (work in progress :P) Obrigada
  4. Obrigada a todos pois ja vi que tenho qje desistir da ideia. Depois de ver uma rasbora arlequim a comer um bebe. Acho que nem peixes pequenos sao seguros. Vou ter que montar o aquario dr 60L esclusivo para camarões.
  5. Bom dia. Tenho esperança que a reposta não seja a que temo, alguém mantém com sucesso ciclideos anões tipo ramirezi e apistogramas com camarões? Tenho neocaridinas e caridinas. Tinha considerado os esclares, mas sei que é péssima ideia, o entanto gostaria de ter alguns peixes maiorzinhos que não só tetras e bebados. Aceito sugestões, o meu aquário é de agua acida, ph 6.5
  6. Boa tarde, Uma pergunta possivelmente estúpida. Alguém reaproveita de alguma forma a agua que retiram na TPA? Posso usar a agua para rega de plantas normais? Visto que faço fertilização do aquário, a agua retirada deve ser minimamente boa para tal. Pergunto isto porque custa-me descartar simplesmente tais volumes de agua.
  7. Esse aquário foi clicado? E que os nitritos e os nitratos não se tratam com produtos. O toxivec e um starter de bactérias, para que o ciclo seja iniciado de forma mais rápida, no entanto mesmo com o toxivec tem que ciclar. Qual a rotina de TPAS?
  8. Isto é interessante por isso vou ressuscitar. No que toca a humanos a canela é anti inflamatória, ajuda na digestão, tem propriedades anticongestionantes, ajuda no controlo de stress, melhora a circulação e a pressao arterial. Ora talvez nao seja má ideia em aquários. Mais alguém ja fez mais testes com a utilização da canela?
  9. Podem usar as transportadoras que as lojas utilizam Eu não mandava nem recebia por ctt. Principalmente agora que estão tao atrasados e descontrolados. Mesmo transportadoras as vezes não e fácil. Esta semana comprei tiger blue orange eyes de uma loja. E vieram embalados numa saco plástico tubular com um fio de nilon para se segurarem e algumas plantas flituantes miniatura. A volta outro saco. Os 2 com dois nos cm intervalos de 2cm e colados com fita larga. À volta dos sacos vinha tipo jornal e plastico bolha e uma bolsa com algo que emanava calor. Ao toque a textura lembra carvão ativado. Mas mantem o calor durante bastante tempo. Boa sorte e respeitem os vivos.
  10. Boa noite. Não sou a melhor pessoa para te responder. Mas também tenho cherrys. Pela minha experiência esse comportamento muito saltitao e em correria que eles as vezes apresentam está relacionado com algum parâmetro da água menos bom para eles. No meu caso tenho problemas com nitratos e ph baixo. E noto claramente que assim que eles começam com esse comportamento é hora da TPA. Apos TPA generosas 40 a 50 % o comportamento acalma. Nitritos a crescer também originam estes conportamentos. Mas isto é apenas pela minha observação dos meus.
  11. João, achas que consegues ajudar-me a entender de onde vem esta baixa de PH? A agua da torneira e 6.4, no entanto ela baixa ainda mais no aquário, não entendo o porque.
  12. Alguma marca que aconselhes? Quais os que consideras indispensáveis? Obrigada.
  13. Fiz TPA superior a 50% e no dia seguinte estava com nitratos a 50. So tenho neste momento testes rápidos. Ja me atingiu os 200. Entretanto o aquario foi sujeito a muitas mexidas. Neste momento só tem água peixes e camarões. Alguns já passaram para o de 200L que está com nitratos a 75. A água da torneira tem nitratos a 10. Outros valores PH demasiado baixo, abaixo de 6.3 este é outro problema que nao consigo estabilizar. No maximo consigo 6.4 a agua da torneira tem ph baixo também 6.4 Kh a 5 Gh entre 6 e 10 Cl a zero NO3 50 NO2 0 So espero que no de 200L consiga estabilizar as coisas.
  14. Obrigada Bruno, Entretanto encontrei este artigo que explica bastante bem. http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=24&id_subcategoria=20&com=1&id=259&local=2
  15. Estou a fazer TPA 20% semanal. Sobre lotado, está um pouco, mas vai mudar tudo para 200L Vou testar a agua da torneira, não tenho a certeza disto, fiz tentes a uns tempos mas foi por causa do PH, não me lembro se os nitratos estarem elevados. Fertilizantes, sim estou a usar uns caseiros adquiridos a um aquarista, semanalmente nas medidas indicadas por ele, no momento da TPA. Quanto à aquisição do novo filtro, vou estudar bem a coisa, até porque como já disse este não foi comprado para 200L. Possivelmente não vou investir nos materiais filtrantes o que vai diminuir o tempo de aquisição de um novo. Talvez seja mesmo a melhor opção, pois para por o Purigen e Bio Rio, vou gastar a volta de 40 a 50 euros, mais vale investi-los num novo filtro.
  16. Quanto à descendência manter as características ainda não sei. Já tenho algumas ninhadas mas ainda não atingiram a maturidade para que possa verificar a cor.
  17. Bom dia. Alguém me ajuda a identificar estes camarões? Comprei como sendo Red Cherry, no entanto, eles tem uma cor mais saturada, incluindo as patas vermelhas e muito mais opaca. Há alguns anos tive Red Cherry e o vermelho era mais translucido, por exemplo nas fêmeas conseguia ver os ovos pela lateral, nestas fêmeas, só quando elas viram a barriga para o vidro é que consigo ver os ovos. Obrigada
  18. Já que falaste no Oase thermo, o filtro permite utilização sem a resistência la dentro? Podes usar qualquer resistência ou só as da OASE? Quando comprei o da Fluval para um aquário de 60L vi as opções da OASE thermo, mas fiquei com receio que a resistência no filtro podia não ser uma boa opção.
  19. Olá João. Agua verde ou o vidro verde? De qualquer forma o que tens são algas. Possivelmente tens um nível de nitratos elevado, visto que os peixes de àgua fria produzem bastante sujidade e não tendo plantas para consumir os nitratos, aparecem as algas. Reduz a luz, e faz TPAS mais regulares. Para limpares os vidros, a melhor forma é com um cartão tipo MB de plástico.
  20. Bom dia. Obrigada pelos conselhos, sim eu seu que este filtro vai ser curto. Já agora, alguma sugestão para um upgrade? É melhor um filtro maior e com mais capacidade ou manter 2 menores? Quais aconselham a nível de performance/custo?
  21. Boa tarde. Preciso de algumas sugestões para melhorar a eficácia de um filtro Fluval 107. Vou colocar num aquário de 200L(100x50x40) (eu sei que é pouco para esta litragem) dai estar a ponderar retirar esponjas para colocar media. O que aconselham a nível de material filtrante? Tenho problemas em controlar os nitratos, estou a estudar a possibilidade de incluir Purigen da Seachem, ou Bio Rio da ADA. Mais informações, o aquário será para alojar (eu sei que tenho ai opções muito duvidosas, mas no inicio não considerei isso e não vou abandonar os peixes): cerca de 6 escalares (juvenis) 4 bebados 3 neons 3 plecos 3 rasboras 1 molly camaroes red cherry (que serão retirados assim que os escalares consigam comer) plantas de crescimento rápido, maioria altas e com folha pequena, algum musgo de java. substrato: aquarium soil tropicatropica (18L) 2 troncos já estabilizados. Não consegui escolher o tópico de filtragem. Obrigada