Rui Pimenta

Membro
  • #Conteúdo

    66
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Rui Pimenta

  1. há 2 horas, Flaips disse:

    Agora, é assim, eu estou aqui as pessoas e não digo mentiras nenhumas.

    Quem está a criticar a opinião dos outros é teimoso e não aceita os diversos pontos de vista.

     

    Sabes bem que vieste com ironias, e ficas a saber que conheço pessoal que no Sul mantém sim Jack Dempsey o ano todo no exterior. Tem é de ser nos Algarves ou com uma estufa claro.

  2. Não ligues é a trolls que pelos vistos há um ou outro por aqui. 

     

    Os peixes que te garanto e que eu mantenho sem problemas no exterior todo o ano e no Norte do País são:

    Aphanius mento

    Jordanella Floridae

    Gymnogephagus Terrapurpura

    Australoheros Scitulus

    Macropodus Opercularis

    Tanichtys Albonubes

    Ameca Splendens

    Xenotoca Eiseni

     

    Depois há ainda bastantes outros que aguentam de certeza mas esta é a lista do que eu mantenho vários anos no exterior.

     

  3. há 2 horas, van_trigger disse:

    Sempre tive essas plantas com as carpas menos os nenufares que nunca tive com as carpas e nunca me dei mal, essas plantas propagam se rapido mesmo que os peixes comam nao chegam a dar fim 

    Bom, se consegues manter elodeas num lago de carpas és um sortudo. De qualquer forma mantenho o que digo, na Madeira meter carpas é pena, mas é só a minha opinião 🙂

    • Gosto 1
  4. On 08/04/2018 at 15:14, VVolf disse:

    Boas, posso-te recomendar plantas mais acessíveis, daquelas que encontras na natureza ou então no pingo doce/continente/jumbo e afins visto que não sou apologista de ir a lojas.

    - Se quiseres nenufares tens uma grande opção: OLX, onde tens pessoal a vender de norte a sul, enviam-te por correio e voilá.  Já comprei inumeros por lá, por vezes são pequeninos mas no mesmo ano ficam enormes e dão bastantes folhas. Mas se preferires compras presenciais o melhor sítio são hortos.

    No OLX também já comprei Elodeas, Salvinia Natans, Vallisnerias, nunca tive nenhum problema com vendedores.

    ---------------------------------------------------

    - Se quiseres tentar flor de lótus em semente: aliexpress, compras cada semente a um preço médio de 0.05€, são dificeis de manter e muito sensiveis mas pode ser que tenhas sorte.

    ---------------------------------------------------

    - Nos hipermercados tens aqueles vasos de aromáticas na parte dos frescos. Muitas delas são plantas aquáticas aptas para lagos (quase ninguém sabe), como: Poejo (Mentha Pulegium), Hortelã de Água (Mentha Aquática), Hortelã dos Ribeiros (Mentha Cervina), Erva Amarga (Rumex Sanguinea).

    -----------------------------------------------------------

    -Em qualquer loja compras um saco de sementes de Agrião de Água. Espetacular para filtrar a água. E ainda podes fazer salada no fim.

    - Se tiveres alguma barragem por perto podes tentar procurar por Egeria Densa (no olx também vendem), Myriophilum Spicatum,  Ranunculus Aquatilis, Juncus nas margens.  Há também plantas  que cresce nos campos abandonados: erva cavalinho (Equisetum Hyemale), Jarros etc.

    Depois, em ultima instancia, se não tiveres mesmo por onde comprar, sugiro o Ebay, tens sempre qualidade de serviço, qualidade de entrega, o preço não é muito alto e arranjas mais variedade.

     

    Boas, todas essas plantas dão se bem no norte do país? Nas noites mais frias de inverno pode ganhar gelo no lago...

     Obrigado

  5. há 2 horas, Jose Lavado disse:

    Caros Foristas

    Caro Rui Pimenta, obrigado. De facto quando as novidades são poucas, esqueço-me de por vezes vir aqui, e dar "noticias".

    O lago vai bem, como está cheio de água, e está muito exposto ao Sol, a mesma não é tão transparente como "água da torneira", mesmo assim, consegue-se ter uma visibilidade de cerca de 50cm de profundidade. As algas, a existirem estão no fundo e não vejo. Acredito que esteja controlado, pois quando tiro o tubo de aspiração de água (para a cascata), este está limpo destas. Os kinguios, houve um que foi vitima de u8m predador (a minha cadela), os outros estão bem, com cerca de 15cm, e muitas (10 que tenha visto) crias. Coloquei 2 vasos com Tiger Lotus, que ainda só têm 1 a 2 cm de altura...Aguardo a chegada das rãs.

    Introduzi 5 resistentes Ancistrus Sp. (aguentaram 10 dias de viagem, nos CTT), que como são peixes de fundo, não sei como se encontram, mas quero acreditar que estão vivos e de boa saude.

    Como Palustres, Agriões e Poejos, que como a terra fica um pouco rija, não crescem muito, mas estão bonitos.

    Já só vou tirar fotos novas com as Lótus.

    Cumprimentos a todos

    Muito bom saber, mas como estão as tuas plantas aquáticas no geral? As oxigenadoras deram-se bem? Tira foto como está agora o lago para se poder ver, não é preciso esperar pelas lótus :D

  6. há 1 hora, Daniel_Alves disse:

    oh Rui, eu que sou teu vizinho, sou de Melgaço, não estou a conseguir de forma alguma manter o meu lago assim limpo.... fica verde. e é um lago bem pequeno, ainda nem peixes tem porque primeiro quero arranjar solução para o manter limpo. as plantas nem me sobreviveram, morreram logo no inverno seja vallisneria ou rabo raposa ou a que for. depois só consegui colocar jacintos de água mas elas no inverno também morrem e só sujam.

    estou tramado.

     

    lago feito em plástico próprio, tem pedras no fundo. uma altura de 30 a 70cm com um comprimento de +/- 2m e largura de 1,2m +/-

     

    se tens umas dicas agradecia

     

    abraço

    É sempre bom ter um vizinho por aqui.

    Na verdade nunca tive o tanque com a água tão limpa, apesar de ser na mesma bem suja. A água é menos o que também ajuda, e depois dei uma poda ás canas que largavam milhentas folhas para a água, o que também deu uma ajuda muito grande.

     

    Quanto ás plantas eu também já só tenho nenúfares, porque o resto vai tudo á vida. Tive jacintos mas morreram logo com as geadas de Janeiro, o resto que seja submersas as minhas carpas encheram bem a barriga hehe. Se tiveres carpas é praticamente impossível manteres plantas submersas, se não tiveres é possível, acho que secam um pouco no inverno mas supostamente emergem outra vez na Primavera :)