Márcio brandao

Membro
  • #Conteúdo

    227
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Márcio brandao

  1. boas,ja a algum tempo que nao atualizava,e tenho novidades,enfim comprei uma twinstar900SA a uma semana,no mes passado foi mes de mudança de casa,correu tudo bem ,mas deu muito trabalho,nao imaginava que era tao pesado com o layout,mas ja esta,o lugar onde ele esta agora praticamente nao apanha luz exterior,ainda é cedo para avaliar a luz,vou por fotos de quando enchi depois da mudança e do dia em que comprei a led.abraço.
  2. Obrigado,é mesmo isso que me preoculpa.mas já ajudou muito dizendo que qualquer delas é Boa.
  3. Pretendo este fim de semana comprar uma calha led e peço ajuda a quem entenda do assunto,qual a melhor marca?pesquisei twinstar 900EA e a twinstar 900SA ,fico bem servido?com a segunda opção? Meu aquário têm 100x40x50,tapete montecarlo que não desenvolve plantas com nós enormes a busca de luz,neste momento tenho odiissea 2 t5 e co2. Obrigado
  4. Obrigado,eu também estou muito satisfeito.o tapete acho que so com um luz nova e melhor,esta no projeto so faltam os euros. Abraço
  5. o aquário esta fantástico,o único ponto que gostaria de melhorar era a iluminação. ai vai a primeira foto do aqua,e como ele esta hoje.
  6. Boas,já ha algum tempo não atualizo. PH estabilizado neutro ou seja 7.0,no entanto tenho uma questão que peço vossa ajuda:não sei se lembram mas tenho uma calha odyssea de 90 com duas t5 de 34w,para maioria das plantas esta OK,mas outras estão com nós muito grandes e a staurogyne repens esta se afastando do solo,estou pensando em comprar outra calha igual e ter as duas,esta é a melhor ideia custo beneficio?ou é melhor eu tentar comprar uma led,uma vez que não será uma topo de gama, seria sempre uma mediana,qual será a melhor opção? Em breve meto fotos. Grande abraço.
  7. serve para ter uma noção de compatibilidade http://www.aqadvisor.com/AqAdvisor.php?AqSortType=sname&FormSubmit=SortSName
  8. Obrigado,e concordo que falta plantas,estou tratando disso(mais lento do que gostaria mas...)este fim de semana vou meter umas Rotala green do lado esquerdo, perto da rotundifolia,a palustris já foi podada e replantada mais em molho no canto esquerdo,e estou pensando em trocar estas pedras mais altas por umas mais baixas,acho que atrapalha a luz no canto.que acha? Tens toda razão,co2 e termostato estão ligados juntos,tenho mesmo pensado em acrescentar algo que tenho aqui mas esta em outro lado,se houver necessidade vai ter de ser. E da luz não me lembro, assim que me lembrar em casa posto aqui,se eu conseguir ver. Obrigado.
  9. novo habitante,ja ca esta ha quase uma semana. nada bem,gosta de estar entre as plantas e rochas,esta um pouco timido para vir comer,acho que nao se habituou a hora do lanche,de resto parece esta tudo bem. cumps.
  10. Ola vera!lindo aquário. Mas minha pergunta era outra,vi que tens colisas e um beta(lindíssimo),não tiveste problema de luta entre eles?tenho colisas e gostava de experimentar,como correu no seu? Abraço e boa continuação.
  11. Muito obrigado,em fim eu também começo a ter prazer neste projeto,quanto as algas na verdade esta diminuindo agora,já me concientizei de que tenho de viver com algumas delas. é esta foi uma duvida no começo do tópico, eu fiz testes e correu bem,ate agora não usei nada para o pH e ele esta estabilizado entre 7.2 e 7.4 oque é bom.mas tento estar de olho. Mais uma vez obrigado pelo feedback.
  12. ola. relatorio o aquario esta muito giro,muito por causa das ajudas dos membros aqui do forum,algas muito mais controladas. redcherrys se multiplicando(foi uma nova descoberta),peixes saudaveis e sem problemas maiores(brigas de morte). tpa como sugerido pelo membro alvaro tenho feito mais curtas 2 ou 3 dias,vi logo resultado,a rotundifolia ja entrou na tesoura e tambem a sessiflora,e foram replantadas,em breve vai ser a vez da palustris,oque acham da staurogine,ja podo tambem?o tapete la vai devagar e sempre,mas tambem temos tempo.rsrsrs sem mais demoras umas fotos de ontem 09/02/2019 obrigado.e espero que gostem.
  13. Boas,esta fantástico. Uma pergunta,porque não consigo ver bem,na poda que altura mais ou menos você deixou a rotundifolia em relação ao substrato? Continua que esta quase.
  14. Boas,bora la atualizar isso: So ontem encontrei as plantas que foram a sessiflora e a MYRIOPHYLLUM MATOGROSSENSE,ambas de crescimento rápido. Tenho feito tpas de 2 em 2 dias,as algas continuam me dando trabalho,no entanto vamos ver agora com estas plantas se melhora um pouco. Há quase esquecia,novos moradores,4 SAE.vamos ver se ajudam,estão muito pequenos ainda,cerca de 2,5cm. Cumprimentos.
  15. boas alvaro,obrigado por avisar,eu nao me dei conta de estava em negrito,rsrsrs peço desculpas. fui ontem na aquaplante mas nao tinha as plantas que pretendia,e ate tinham poucas plantas,acabei por nao trazer nada,vou seguir teu conselho e fazer mais tpas ,vou continuar a procura das plantas. obrigado pelas dicas. bom e as fotos ai estao,espero que todos gostem. abraço
  16. Boas,já a dias que não atualizo😉.mas bom vamos por etapas:primeiro pH estabilizado em praticamente 7.2,ou seja pedras OK. O aquário esta bonito e já com habitantes,todos colisas 1casal lalia,mais 1lalia macho,1 casal cobalto,1 sangue e 1 China,e devo meter ainda um ou 2 mármore quando encontrar. Estao todos bem e tranquilos. Plantei uma Rotala rotundifolia que esta bem,mas nem tudo é flores e aqui é que peço mais ajuda dos amantes do hobby:noto que ha muitos nutrientes na água,acho que tenho poucas plantas e as algas estão crescendo mais do que o normal,nada alarmante mas incomoda,estou pensando em mais uma Cabomba ou sessiflora são de rápido crescimento e vão consumir nutrientes,é que as plantas algumas tem algas nas folhas mas a única que não esta desenvolve to bem é a montecarlo,mas tem crescido um pouco,acham que pode equilibrar? Edição Lembrei de dizer TPAs 4 em 4 dias,excel, e parei com o especializer prq notei que as algas ficavam mais fortes quando colocava. Obrigado e assim que der méto imagens rsrsrs
  17. boas tardes vera ,alvaro e vasco,bom acho que o que tenho são boas noticias,mas ainda não sei oque pensar e peço ajuda de todos,é o seguinte:tendo em consideraçao que moro em almada,ou seja a agua aqui nao é das melhores,algumas plantas apresentam bom desenvolvimento,so a montecarlo que esta muito lenta e nao tem ainda um verde bonito e uniforme ,mas esta melhorando;algas muito poucas e o melhor na minha opiniao ,o ph esta praticamente em 7.2,oque acham posso estar descansado quanto as rochas ou ainda é cedo? obrigado desde ja!!!
  18. Boas,é seu primeiro aquário? Tenta colocar mais informação sobre ele. Quanto ao findo,tem aqui um poste.
  19. Tenho ainda algumas (mas não aqui),assim que der vou experimentar. Obrigado
  20. Boas,não me parece porque ela é menos dura que a de calçada.mas começo a ficar com receio.antes de as colocar fiz uma raspagem e teste com vinagre e nada. Ideia otima ,vou pensar no assunto. Já agora duas perguntas:se as pedras forem calcárias as plantas vão definhar?e qual seria o pH que elas deixariam a água? Ontem depois dos postes fiz teste,deu 7.5. Obrigado abraço
  21. Boas Álvaro,enganaste duas vezes,nem é calcaria e nem esta muito alto.agora esta abaixo de 7.5,e continua baixando penso que deve estabilizar em 7.2 a 7.4. Obrigado.
  22. boas,fotos de hoje.estou pesquisando fauna muitas duvidas e poucas certezas
  23. Boas, Atualização: coloquei mais duas plantas:reineckii mini e uma palustris. As duas do lado direito uma a frente das rochas mais altas e a outra atrás delas. No entanto duas tpas de cerca de 40%. PH baixou um pouco, esta mais próximo de 7.5.que é bom. Mas estão aparecendo umas algas castanhas tipo poeira,tenho aspirado um pouco delas mas elas aparecem,hoje vou fazer uma toa e colocar um novo perlon no filtro para ver se ajuda na filtragem mecânica. Assim que der neto umas fotos(acho que como eu todos gostam das imagens)para deleite e críticas de todos. Ah,queria pedir opiniões da fauna,espero que o pH se estabilize entre 7.2 e7.4. Minha idéia era entre 4 e 6 habitantes que crescessem a volta de 15cm.idéias? Valeu ai pelas visitas e ajudas.
  24. é verdade,também tive pena ,ele esteve um tempo bonito mas depois aos poucos fui deixando ele de lado e nao recuperei mais. este vou tentar mesmo mante-lo bonito,e atualizar aqui tudo,a meta é duas TPAs por semana de cerca de 30 a 40%,estou colocando Excel e macro da tropica. quanto as rochas,também fiquei desconfiado,mas fiz sim o teste do vinagre e nao deu nada,quando medi o ph achei um pouco alto mas pensei que talvez como reutilizei o substrato pensei que talvez ele nao estivesse assentado bem ainda,amanha ou domingo vou fazer TPA e no dia seguinte medir novamente,e dai vamos ver. muito obrigado pelo feedback.vou dando noticias