zpoliveira

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Posts publicado por zpoliveira

  1. Boas , eu na minha ideia penso que assim como o usamos para matar as bactérias que fazem com que fungem os ovos tambem irá matar as do filtro , mas é apenas a minha ideia e maneira de agir.

     

    Olá,

     

    Espero que não me leves a mal por fazer uma correcção...

     

    As bactérias não fazem "fungar" os ovos, os fungos é que fazem isso! São grupos completamente distintos...

     

    Na minha experiência/opinião o azul de metileno é perfeitamente compatível com as bactérias do filtro, apesar de ter alguma acção bacteriostática! Nunca me apercebi que este deixasse de funcionar, e nunca apanhei picos de amónia após a sua utilização (obviamente dentro de concentrações razoáveis)!

  2. Olá, Zé! Tudo bem contigo?

     

    Compra um filtro de esponja! Os da SERA custam, salvo erro menos de 10 euros e ficas muito bem servido!

     

    Da próxima vez (tendo em conta que realmente parece teres um casal) usa o azul de metileno (se não tiveres compra numa farmácia em pó, que custa 2 ou 3 euros e dá-te para a vida toda) para evitares os fungos! Desta vez tiveste perdas muito altas por causa deles e é uma coisa relativamente fácil de evitar/minimizar!

     

    Desta postura não me parece que se vão safar muitos (mas da mesma maneira que eles aprendem a ser pais, também nós aprendemos e da próxima vais ver como te corre bem melhor)!

     

    Quanto à alimentação tenta rotíferos (eu não tenho, mas pode ser que alguns dos teus "contactos" te dê alguns), ou procura informação sobre infusórios e depois a artémia recém eclodida! Mas com atenção que só o deves fazer (como na maioria dos peixes) quando a vesícula vitelina já tiver desaparecido ou muito reduzida!

     

     

    Muitos parabéns pela postura!

     

    Qualquer coisa avisa!

     

    PS: Quando for a tua apresentação avisa que tento aparecer!

  3. Pois é por essas indicações que eu não confio na JBL discus para os Tanganyikas…eles não dizem a origem das proteínas e mais importante a origem das gorduras que tem essa comida…depois tem poucas fibras e muita cinza…a única coisa interessante que vejo nessa composição que transcreveste é somente a dose de Vitamina E que tem…essa Vitamin C (stab) 400mg é “acido ascórbico” puro que serve como conservante…

     

    Mas com isto não estou a dizer que o granulado para discus da JBL para é bom, a meu ver não serve é para os Tanganyikas…ao contrario do granulado da Sera Discus que é a comida de “compromisso” para se poder ter “vegetarianos” com carnívoros juntos no mesmo aqua…mas claro que isto é somente a minha opinião…

     

    Um abraço, até breve

     

    E, quanto a mim, uma opinião que deve ser considerada! :D

    Obrigado!

  4. Já agora... ;)

     

    Crude protein 46%

    Crude fat 6%

    Crude fibre 1.8%

    Crude ash 9.5%

     

     

    Vitamin content per 1000 g

     

    Vitamin A 25.000 i. E.

    Vitamin D3 2.000 i. E.

    Vitamin E 330 mg

    Vitamin C (stab) 400 mg

     

    Estou a dar aos meus (SAEs, rams, 2 disquinhos e neons) e pelo menos do sabor gostam...

     

    Acha que se os duboisi e os brichardi entrarem uns tempos depois dos outros dava problemas?

  5. Vais ter picos de amónia se deres comida a mais…esse teu aqua já deve estar em condições de receber os peixes, não podes é abusar na comida…e pela escolha que fizeste deves dar SERA Discus (sem factor colorante), duas vezes ao dia, e compensas a dieta mais vegetariana dos Duboisi, com flocos da JBL Veg, penso que tem um tropheus e uma molly na caixa…

     

    Um abra e boa sorte

     

    Posso em vez do da SERA usar o JBL Grana Discus?

    O JBL Veg não encontrei... Será JBL NovoVert?

     

    Obrigado!

  6. Olá!

     

    Entre o fim desta semana e o início da próxima devo ir buscar os peixinhos!

     

    Em princípio vão ser:

     

    4 Duboisi,

    4 Neolamprologus brichardi

    4 Neolamprologus leleupi

    4 Altolamprologus calvus

    +

    Equipa de limpeza

     

    Pelo que percebi como são juvenis posso colocar estes números (se não for assim passo para casais?)

     

    Mas lembrei-me de outra coisa para a qual gostava da vossa opinião... Mais outra...

     

    Com tanto peixe a entrar de uma só vez vou, com certeza, ter um pico de amónia considerável! Devo fazer trocas de água maiores ou com mais frequência nos primeiros tempos? Normalmente estou a fazer cerca de 30% semanais... Mudo para2 vezes por semana?

     

     

    Obrigado!

  7. Essas espécies em adulto são difíceis de distinguir o sexo…

    A ideia de meter vários jovens para além de facilitar a coabitação com as outras espécies, também se prende pelo facto de ser mais fácil de se formarem casais estáveis pelo processo que já mencionei, por vários motivos, na minha opinião ou já se conhece muito bem os casais e os seus comportamento, nos tanganyika não há padrões nem regras fixa quanto ao comportamento de cada espécies, somente linhas gerais, pois se é verdade que há casais de Dafoldil que não podem nem ver os leleupis, também já tive casais que para além de partilharem o mesmo território os Dafoldil cuidavam dos alevins dos leleupi’s como se fossem seus…(bem esta ultima parte já é comum a todos os dafoldil, o seu instinto paternal leva a que protejam todos os alevins de outras espécies que entrem no seu territórrio e se misturem com os seus…)

     

    Bem existem outros motivos, mas acho que isso deves ser tu a descobrir…

     

    Um abraço, até breve

     

    Acho que na próxima semana já descubro... :D

     

    Então, se forem adultos meto um casal de cada, se forem tenagers meto mais! 4 ou 5 é bom ou é de mais?

  8. No caso especifico da tua escolha o melhor é meter todos na mesma altura e com idade idêntica…tipo se meteres um casal adulto é de todo aconselhável que os outros também sejam adultos e já acasalados…mas o melhor é meteres vários jovens de cada espécies para eles se habituarem uns aos outros acasalarem e escolherem o territórios para cada casal sem que as disputas sejam muito perigosas…normalmente depois de escolherem o seu território eles passam a respeitar o território dos outros…claro que o Duboisi, nem sabem o que é isso…mas também não chateiam os companheiros das rochas…

    À quando acasalarem os restantes da mesma espécies têm de sair…

     

    Um abraço, até breve

     

    Desculpem mais estas perguntas, mas em africanos são mesmo maçarico...

    Se eles são jovens não é difícil distinguir o sexo?

    Pelo que percebi se meter jovens (em princípio é o que vou fazer) devo meter maior quantidade do que um casal? Uns 4 de cada espécie?

     

    Mais uma vez obrigado pela paciência que estão a ter!

  9. Boas

    Se são essas as espécies que queres manter nesse teu aqua de 110cm só podes meter um casal de Duboisi, um casal de Neolamprologus brichardi (penso que seja este o brichardi que te referes…), e um casal de Neolamprologus leleupi, mas para que isso correr mínima mente bem vais ter de montar um Layout que defina bem os territórios de cada um deles…um grupo de rochas do lado direito e outro do lado esquerdo no meio deixa uma boa zona livre de rochas, somente uma lage no fundo para facilitar as brincadeiras dos Duboisi…

    Caso queira meter mais alguma espécie podes optar por um casal de Eretmodus ou de Altolamprologus…

     

    Um abraço, até breve

     

    Obrigado pela resposta!

     

    No aquário tenho uma zona com bastante rocha no lado direito, uma zona mais vazia no meio e do lado esquerdo bastantes decorações gregas/romanas (com muitos orifícios e refúgios)!

     

    E quanto à ordem de entrada? Faz alguma diferença?

     

    Normalmente começa-se dos menos para os mais agressivos, certo?

    Neste caso como seria a seriação?

  10. Boas..

    antes mais boa sorte para o projecto...

    em relação a deixares o aquario a ciclar durante 15/30 dias.. não concordo... na minha opinião o ciclo so se inicia e estabiliza com peixes la dentro a comerem e a sujarem..

    o que costumo fazer depois de nova montagem depois de a temperatura chegar ao desejado .. começo logo a introduzir peixes.. +/- uns dois por dia... e até ao momento não tive nenhuma baixa devido a isso...

    mas aguarda por opiniões dos experts

     

    Olá!

     

    Obrigado pela resposta!

     

    Acabei por omitir algumas coisas relativamente ao ciclo... :(

    O objectivo de não ter os peixes é permitir que as plantas tenham oportunidade de se agarrarem às rochas e/ou areão! No resto concordo plenamente com o que diz quanto ao não inicio do ciclo! No entanto, como deito, de vez em quando, alguma comida que aqui tinha, como resultado da sua degradação teremos amónia que, penso eu, o iniciará!

     

    Quanto à fauna, os brichardi e duboisi estão decididos!

    Conhecem alguma espécie do tipo dos Benthochromis, activa e colorida que seja de fácil acesso? Em alternativa gostava que me ajudassem a encontrar alguma de maiores dimensões, preferencialmente dentro dos azuis/vermelhos (tenho uma pequena guerra clubistica aqui em casa... :unsure: )?

     

    Agradecia ajudas porque mesmo procurando informações ainda não sei muito bem o que há no nosso mercado ou não...

  11. Olá!

     

    Estou a começar a inclinar-me para o casal de brichardis e o cardume de duboisis!

     

    Há alguma espécie mais colorida e de tamanho razoável que ainda possa juntar?

     

    À partida não gosto muito de conchiculas por isso exclui-os...

  12. Bom dia!

     

    Tenho um aquário com 110x65x60cm (+-430L) acabadinho de montar e que vai ficar 15 dias a 1 mês sem ninguém lá dentro enquanto as plantas se prendem ao substrato e o ciclo se desenrola.

     

    Tinha seleccionado algumas espécies, a partir de um site de ciclideos em PT e gostava da vossa opinião sobre a compatibilidade deles e a sua facilidade/dificuldade em serem encontrados.

     

    Assim as espécies são:

     

    Equipa de limpeza:

    - Gyrinocheilus aymonieri (encontro facilmente)

    - Hypostomus plecostomus (encontro facilmente)

    - Marisa cornuarietis (encontro facilmente)

    - Pomacea bridgesi (encontro facilmente)

     

    Futuros habitantes:

    - Neolamprologus tretocephalus

    - Neolamprologus brichardi (gosto bastante destes)

    - Benthochromis tricoti

    - Cyphotilapia frontosa

    - Tropheus duboisi

     

    Num aquário com estas dimensões quais destas espécies posso colocar?

    Partindo do principio que punha os brichardi e os duboisi (se forem compatíveis) que outras espécies podia colocar?

    Quantos indivíduos de cada uma?

    Que alternativas tenho a estas espécies, que sejam relativamente faceis de encontrar?

     

     

    Desculpem tantas perguntas mas os africanos ainda são novidade para mim...

     

    Obrigado!

     

    PS: Metade do aquário tem bastante rocha calcária, e a outra metade algumas decorações e bastante espeço na coluna de água para nadar. Queria espécies que ocupassem todo o aquário.

  13. Olá!

     

    Mas pode, pelo menos, dizer os nomes dos livros? :P

     

    Eu posso ajudar a dizer os nomes dos que encontrei usando o emule:

     

    - THE REEF AQUARIUM Volume One opt25.pdf

    - THE REEF AQUARIUM Volume Two opt25.pdf

    - Aquarium Plant Paradise - Takashi Amano.pdf

     

    Todos mesmo muito bons!

  14. Outra solução e após contacto com a Dr. Susana Fonseca da DG veterinaria. disse-me que posso solicitar junto da direcção um Nº de operador receptor de modo a ser atribuido o mesmo e podermos ter autorização para a importação o que não se prevé que tenha custos associados.

    o unico problema éra e é eu não ter aquarios para demasiados peixes.

    Tenho 8 aquarios de 1m e poucos mais.

    De qualquer maneira vou tentar falar com um importador e saber qual a disponibilidade dele.

    Abraços

     

     

    Olá!

     

    Também estou possivelmente interessado nesta importação mas gostaria de colocar 2 questões:

     

    - Os foristas que receberam esta primeira importação poderiam, de forma a ficarmos com uma ideia mais clara dos valores, dizer qual era o preço inicial pago ao exportador e o preço final que pagaram após transporte/desalfandegamento de uma ou duas estirpes?

     

    - Seria possível, num próximo contacto que fizesse com a DG veterinária, perguntar se numa importação intra-comunitária esse mesmo N.º de operador/receptor e vistorias também são necessários? Eu sei que não tem nada a ver com esta importação (ou seguintes), e só me estou a aproveitar de vossos contactos exploratórios, mas se tivessem essa informação eu ficava mesmo agradecido! ;)

     

     

    Obrigado!

  15. Viva, "vizinho"!

     

    só agora vim aqui ao fórum e vi o teu post!

     

    Parabéns! Isso anda a correr muito bem! Peixes a reproduzirem-se são sempre boas notícias e sinal de que as coisas estão bem controladinhas no aquário!

     

    Desde o início que tinha medo da relação entre a tartaruga e os outros moradores mas pelos vistos essa é mesmo pacífica! E ainda bem!

     

    Por aqui só os ramirezis é que têm posto ovos mas ainda não se safou nenhum... E pelos vistos devo ter um cacatuoides gay porque não liga nada à menina!

     

    De resto estou a recuperar o aquário depois de uma séries de meses em que não tive tempo de lhe prestar grandes cuidados!

     

    Quando isto estiver melhor faço um post com fotos!

     

    Parabéns novamente e grande abraço!

     

    PS: Grande vitória na Champions!!!

  16. Olá!

     

    Acho que a melhor opção seria mesmo o Bactopur da SERA, pelo que dizes o Ictio (uma das doença dos pontinhos mais comuns) já passou e não te está a afectar o aquário. Ataques dos tetras também não me parece por isso feridas que não desaparecem e barbatanas "roidas" (podes procurar na net por Fin-rot) parecem indicar doença bacteriana!

     

    Quanto à segurança do produto, o mais que te posso dizer é que, infelizmente, já o tive de utilizar bastantes vezes e nunca me deu problemas!

     

    Esta doença aparece bastantes vezes devido à má qualidade da água (principalmente amónia e nitritos) mas como não parece ser o teu caso (de qualquer maneira se puderes fazer os testes pode tirar-se isso a limpo), o que deve ter acontecido é que algum dos peixes que tenhas comprado fosse portador da doença e tenha contaminado os outros!

     

    A razão de ser só com os guppys é que não percebo... Pderão ser mais sensíveis à estirpe de bactéria que causa a doença que os outros! Mas isto é só uma suposição...

     

    PS: A adição de sal ao aquário pode ajudar!

  17. Olá!

     

    Quanto a mim as algas aparecem devido à conjunção de, principalmente, 3 factores. Luz, temperatura e nutrientes em excesso!

     

    Quanto ao primeiro, parece-me que um fotoperiodo de 13h pode ser exagerado... 8 a 10h chega perfeitamente e, se acertares a iluminação com os teus horários vês o aquário quase sempre iluminado!

     

    Quanto à temperatura não há grande coisa a fazer! É boa para as plantas e animais como é para as algas!

     

    Os nutrientes em excesso (excreções dos animais, alimentação, possivel origem na água da torneira) só podem ser eliminadas com TPAs!

     

    Experimenta reduzir o periodo de luz e aumentar as trocas de água que elas devem reduzir!

     

    Abraço!

  18. Olá!

     

    Na minha opinião também é melhor esperar antes de mexer no pH! A tua prioridade deveriam ser os compostos azotados (principalmente amónia e nitritos, que são os mais tóxicos). Tem atenção a peixes/plantas mortas e à quantidade de alimento que estás a dar (alimento que não for comido vai degradar-se libertando mais desses compostos)! Às vezes são coisas simples, como aspirar após a alimentação, que ajudam a baixar os valores...

     

    De qualquer forma a melhor aposta, caso a origem da amónia e nitritos não seja nenhum das anteriores (neste caso teria mesmo de ser o aquário não estar ciclado ou serem provenientes da água da companhia), serão TPAs, como já tinham afirmado os outros utilizadores!

     

    Existem ainda outros produtos, como o Ammo-Lock da API, que ajudam a remover amónia e nitritos, convertendo-os em nitratos!

     

    Só um aviso, se optares pela utilização de alguns destes produtos. Ao fazeres as TPAs também os estás a remover, por isso pode haver necessidade de reforçar a sua dose!

     

    Boa sorte com essa crise!

  19. Quanto a mim depende do tipo de aquário que pretendas ter!

     

    Se for um fish-only não há razão nenhuma para não ter! Mesmo noutro tipo de aquário (com corais) o seu uso pode trazer benefícios claros no que diz respeito à capacidade de nitrificação do sistema! Obviamente, como em quase tudo do que diz respeito a aquariofilia, a sua manutenção e limpeza regulares não deverão ser descuradas!

     

    Abraço!

  20. Olá!

     

    O Yellow Tang - Zebrassoma flavescens, é um peixe originário do Pacífico Central, que atinge cerca de 20cm de comprimento. Deve ser alimentado com uma mistura de alimentos com origem predominantemente vegetal (spirulina, algas secas, broculos, etc.), sendo que no caso de não haver algas presentes no aquário se deve reforçar a percentagem de vegetais na mistura. Podem ainda oferecer-se a estes peixes alimentos congelados uma ou duas vezes por semana.

     

    Devido à sua dieta pode ser uma boa opção para controlar problemas de algas. É um peixe relativamente agressivo (sendo comum o estabelecimento de territórios de onde expulsa os outros indivíduos da mesma espécie ou outros semelhante) razão pela qual se for introduzido mais que um exemplar num aquário, deverão ser colocados em simultâneo.

     

    Pode, ocasionalmente, comer algum tecido de corais LPS ou alguns corais moles, devendo haver algum cuidado na sua colocação em aquários de recife.

     

    Aqui fica uma foto deste peixe lindíssimo!

     

    zebrasoma_flavescens.jpg

     

    PS: A diminuição da côr pode ser um bom indício de uma alimentação desiquilibrada.

  21. faz uma pesquisa no google por Synchiropus splendidus que aparecem muitas fotos do peixe.

     

    Olá! O Synchiropus splendidus é, de facto, um peixe esplendido! ;)

     

    Ficam aqui duas fotos para veres como é!

     

    synchiropus_splendidus.jpg

    132_1.jpeg

     

    Chamo é a atenção, como foi referido, para o cuidado que é necessário ter com a alimentação dele! Se não houver rocha bem maturada torna-se muito mais complicado mantê-lo em boas condições no aquário!

  22. Oi Pessoal!

    para inspirar nosso futuros aquarios vou fazer um breve descrição de alguns biotipos africanos e sulamericanos

    TANGANIKA

    AREA ROCHOSA LIVRE DE SEDIMENTOS

    nessa area encontramos rochas de 30cms a 3m de diametro, as aguas são clara e limpidas com profundidades de ate 15 metros.

    esse e o habitat dos tropheus.

    essa montagem e a que nos mais usamos, rochas formando tocas, todo mundo ja conhece.

    AREA DE ROCHAS COM SEDIMENTOS

    essa area e onde a maioria das especies vive, pois e rica em alimentação,

    as aguas são mais escuras e parcialmente turvas, as rochas são cobertas pela areia e outros sedimentos que vem da superficie

    essa montagem tambem e simples , varias rochas em desnivel, semi cobertas com areia. esse e o habitat da grande maioria dos lamprologus,

    altolamprologus e neolamprologus.

    AREA INTERMEDIARIA

    nessa area e onde temos a divisão de fundo arenoso e rochas, onde encontramos varios moluscos e crustaceos. esse e o habitat das Ophthalmotilapia, Xenotilapia , a. calvus e os shell dwellers

     

    LAGO MALAWI

    AREA ROCHOSA

    P. Zebra Nkhata bay

    elongatus e auratus Mabako Point

    Cynotilapia Namalenje

    Labido White lion´s cove

    Cynotilapia yellow top Mara Point

    Cynotilapia afra cobue

    elongatus mbamba bay

    Melanochromis Maiangano island

    M. Estherae Likoma

    AREA INTERMEDIARIA AREIA E ROCHAS

    S. Fryeri chismulu

    P. Saulosi Mino´s reef

    Copadichromis sp. Nkolonguewe

    Elongatus Masimbwe Island

    Livingstonii Mara Point

    P. Aurora Chajati

    astatilapia calliptera mumbo isalanda,

    Olha ai as valisnerias quem disse que não existe plantas no Malawi :wink:

     

    Lembrei-me de procurar na zona dos biótopos e seleccionei estes! 3 Zonas do Tanganika e 2 Malawi!

    Precisava era de opiniões sobre quais delas é que possibilitarão misturar peixes menores e maiores, do topo e do fundo do aqua, possivelmente outros animais como caracois ou crustáceos (principalmente caranguejos) e, já agora, sobre a facilidade de encontrar peixes para rechear depois o aquário!

     

    Em principio estava a pensar escolher umas 4 ou 5 espécies diferentes (acham muitas?) de maneira a fazer uns cardumezinhos e a possibilitar alguma socialização!

  23. Olá!

     

    Precisava da vossa ajuda para decidir como rechear o meu aquário!

     

    Que vai ser para ciclídeos africanos já não há dúvida mas como ainda não conheço bem as espécies precisava que me deesem umas "luzes"!

     

    O aquário tem 110x65x60cm (comprimentoXlarguraXaltura) e o filtro é um Rena XP3 (já comprados) que faz 1350l/h!

     

    Estava tentado a fazer uma espécie de biótopo em que os bichinhos se sentissem o mais na Natureza possível!

     

    A parte da flora é o mais fácil, anúbias e valisnérias, certo? Mas há mais espécies tipicas?

     

    Quanto à fauna é que está mais complicado!

     

    Queria que desse para ter alguma variedade (tanto em cor como em tamnho) de espécies, assim como um bom preenchimento da água, isto é, espécies que nadem tanto ao fundo como mais perto da superfície!

     

    Uma informação que pode ser importante é que o aquário vai servir de separação entre duas divisões, por isso a decoração terá de ser central no aquário, com os peixes a distribuirem-se à volta dela, e, se possível, obstruir a visão (o mais possível) de um lado para o outro!

     

    Venham daí opiniões sobre que tipo de africano e que espécies poderia meter numa coisa destas! :lol: