zpoliveira

Membro
  • #Conteúdo

    197
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por zpoliveira

  1. Olá, Espero que não me leves a mal por fazer uma correcção... As bactérias não fazem "fungar" os ovos, os fungos é que fazem isso! São grupos completamente distintos... Na minha experiência/opinião o azul de metileno é perfeitamente compatível com as bactérias do filtro, apesar de ter alguma acção bacteriostática! Nunca me apercebi que este deixasse de funcionar, e nunca apanhei picos de amónia após a sua utilização (obviamente dentro de concentrações razoáveis)!
  2. Olá, Zé! Tudo bem contigo? Compra um filtro de esponja! Os da SERA custam, salvo erro menos de 10 euros e ficas muito bem servido! Da próxima vez (tendo em conta que realmente parece teres um casal) usa o azul de metileno (se não tiveres compra numa farmácia em pó, que custa 2 ou 3 euros e dá-te para a vida toda) para evitares os fungos! Desta vez tiveste perdas muito altas por causa deles e é uma coisa relativamente fácil de evitar/minimizar! Desta postura não me parece que se vão safar muitos (mas da mesma maneira que eles aprendem a ser pais, também nós aprendemos e da próxima vais ver como te corre bem melhor)! Quanto à alimentação tenta rotíferos (eu não tenho, mas pode ser que alguns dos teus "contactos" te dê alguns), ou procura informação sobre infusórios e depois a artémia recém eclodida! Mas com atenção que só o deves fazer (como na maioria dos peixes) quando a vesícula vitelina já tiver desaparecido ou muito reduzida! Muitos parabéns pela postura! Qualquer coisa avisa! PS: Quando for a tua apresentação avisa que tento aparecer!
  3. E, quanto a mim, uma opinião que deve ser considerada! :D Obrigado!
  4. Já agora... Estou a dar aos meus (SAEs, rams, 2 disquinhos e neons) e pelo menos do sabor gostam... Acha que se os duboisi e os brichardi entrarem uns tempos depois dos outros dava problemas?
  5. Posso em vez do da SERA usar o JBL Grana Discus? O JBL Veg não encontrei... Será JBL NovoVert? Obrigado!
  6. Olá! Entre o fim desta semana e o início da próxima devo ir buscar os peixinhos! Em princípio vão ser: 4 Duboisi, 4 Neolamprologus brichardi 4 Neolamprologus leleupi 4 Altolamprologus calvus + Equipa de limpeza Pelo que percebi como são juvenis posso colocar estes números (se não for assim passo para casais?) Mas lembrei-me de outra coisa para a qual gostava da vossa opinião... Mais outra... Com tanto peixe a entrar de uma só vez vou, com certeza, ter um pico de amónia considerável! Devo fazer trocas de água maiores ou com mais frequência nos primeiros tempos? Normalmente estou a fazer cerca de 30% semanais... Mudo para2 vezes por semana? Obrigado!
  7. Acho que na próxima semana já descubro... :D Então, se forem adultos meto um casal de cada, se forem tenagers meto mais! 4 ou 5 é bom ou é de mais?
  8. Desculpem mais estas perguntas, mas em africanos são mesmo maçarico... Se eles são jovens não é difícil distinguir o sexo? Pelo que percebi se meter jovens (em princípio é o que vou fazer) devo meter maior quantidade do que um casal? Uns 4 de cada espécie? Mais uma vez obrigado pela paciência que estão a ter!
  9. Obrigado pela resposta! No aquário tenho uma zona com bastante rocha no lado direito, uma zona mais vazia no meio e do lado esquerdo bastantes decorações gregas/romanas (com muitos orifícios e refúgios)! E quanto à ordem de entrada? Faz alguma diferença? Normalmente começa-se dos menos para os mais agressivos, certo? Neste caso como seria a seriação?
  10. Que tal se for o casal de brichardi, 10 duboisis e 1M+2F Leleupi? Cabe mais algum?
  11. Olá! Obrigado pela resposta! Acabei por omitir algumas coisas relativamente ao ciclo... O objectivo de não ter os peixes é permitir que as plantas tenham oportunidade de se agarrarem às rochas e/ou areão! No resto concordo plenamente com o que diz quanto ao não inicio do ciclo! No entanto, como deito, de vez em quando, alguma comida que aqui tinha, como resultado da sua degradação teremos amónia que, penso eu, o iniciará! Quanto à fauna, os brichardi e duboisi estão decididos! Conhecem alguma espécie do tipo dos Benthochromis, activa e colorida que seja de fácil acesso? Em alternativa gostava que me ajudassem a encontrar alguma de maiores dimensões, preferencialmente dentro dos azuis/vermelhos (tenho uma pequena guerra clubistica aqui em casa... )? Agradecia ajudas porque mesmo procurando informações ainda não sei muito bem o que há no nosso mercado ou não...
  12. Olá! Estou a começar a inclinar-me para o casal de brichardis e o cardume de duboisis! Há alguma espécie mais colorida e de tamanho razoável que ainda possa juntar? À partida não gosto muito de conchiculas por isso exclui-os...
  13. Bom dia! Tenho um aquário com 110x65x60cm (+-430L) acabadinho de montar e que vai ficar 15 dias a 1 mês sem ninguém lá dentro enquanto as plantas se prendem ao substrato e o ciclo se desenrola. Tinha seleccionado algumas espécies, a partir de um site de ciclideos em PT e gostava da vossa opinião sobre a compatibilidade deles e a sua facilidade/dificuldade em serem encontrados. Assim as espécies são: Equipa de limpeza: - Gyrinocheilus aymonieri (encontro facilmente) - Hypostomus plecostomus (encontro facilmente) - Marisa cornuarietis (encontro facilmente) - Pomacea bridgesi (encontro facilmente) Futuros habitantes: - Neolamprologus tretocephalus - Neolamprologus brichardi (gosto bastante destes) - Benthochromis tricoti - Cyphotilapia frontosa - Tropheus duboisi Num aquário com estas dimensões quais destas espécies posso colocar? Partindo do principio que punha os brichardi e os duboisi (se forem compatíveis) que outras espécies podia colocar? Quantos indivíduos de cada uma? Que alternativas tenho a estas espécies, que sejam relativamente faceis de encontrar? Desculpem tantas perguntas mas os africanos ainda são novidade para mim... Obrigado! PS: Metade do aquário tem bastante rocha calcária, e a outra metade algumas decorações e bastante espeço na coluna de água para nadar. Queria espécies que ocupassem todo o aquário.
  14. Olá! Mas pode, pelo menos, dizer os nomes dos livros? Eu posso ajudar a dizer os nomes dos que encontrei usando o emule: - THE REEF AQUARIUM Volume One opt25.pdf - THE REEF AQUARIUM Volume Two opt25.pdf - Aquarium Plant Paradise - Takashi Amano.pdf Todos mesmo muito bons!
  15. Olá! Também estou possivelmente interessado nesta importação mas gostaria de colocar 2 questões: - Os foristas que receberam esta primeira importação poderiam, de forma a ficarmos com uma ideia mais clara dos valores, dizer qual era o preço inicial pago ao exportador e o preço final que pagaram após transporte/desalfandegamento de uma ou duas estirpes? - Seria possível, num próximo contacto que fizesse com a DG veterinária, perguntar se numa importação intra-comunitária esse mesmo N.º de operador/receptor e vistorias também são necessários? Eu sei que não tem nada a ver com esta importação (ou seguintes), e só me estou a aproveitar de vossos contactos exploratórios, mas se tivessem essa informação eu ficava mesmo agradecido! Obrigado!
  16. zpoliveira

    Corydoras Paleatus

    Viva, "vizinho"! só agora vim aqui ao fórum e vi o teu post! Parabéns! Isso anda a correr muito bem! Peixes a reproduzirem-se são sempre boas notícias e sinal de que as coisas estão bem controladinhas no aquário! Desde o início que tinha medo da relação entre a tartaruga e os outros moradores mas pelos vistos essa é mesmo pacífica! E ainda bem! Por aqui só os ramirezis é que têm posto ovos mas ainda não se safou nenhum... E pelos vistos devo ter um cacatuoides gay porque não liga nada à menina! De resto estou a recuperar o aquário depois de uma séries de meses em que não tive tempo de lhe prestar grandes cuidados! Quando isto estiver melhor faço um post com fotos! Parabéns novamente e grande abraço! PS: Grande vitória na Champions!!!
  17. Olá! Acho que a melhor opção seria mesmo o Bactopur da SERA, pelo que dizes o Ictio (uma das doença dos pontinhos mais comuns) já passou e não te está a afectar o aquário. Ataques dos tetras também não me parece por isso feridas que não desaparecem e barbatanas "roidas" (podes procurar na net por Fin-rot) parecem indicar doença bacteriana! Quanto à segurança do produto, o mais que te posso dizer é que, infelizmente, já o tive de utilizar bastantes vezes e nunca me deu problemas! Esta doença aparece bastantes vezes devido à má qualidade da água (principalmente amónia e nitritos) mas como não parece ser o teu caso (de qualquer maneira se puderes fazer os testes pode tirar-se isso a limpo), o que deve ter acontecido é que algum dos peixes que tenhas comprado fosse portador da doença e tenha contaminado os outros! A razão de ser só com os guppys é que não percebo... Pderão ser mais sensíveis à estirpe de bactéria que causa a doença que os outros! Mas isto é só uma suposição... PS: A adição de sal ao aquário pode ajudar!
  18. Olá! Quanto a mim as algas aparecem devido à conjunção de, principalmente, 3 factores. Luz, temperatura e nutrientes em excesso! Quanto ao primeiro, parece-me que um fotoperiodo de 13h pode ser exagerado... 8 a 10h chega perfeitamente e, se acertares a iluminação com os teus horários vês o aquário quase sempre iluminado! Quanto à temperatura não há grande coisa a fazer! É boa para as plantas e animais como é para as algas! Os nutrientes em excesso (excreções dos animais, alimentação, possivel origem na água da torneira) só podem ser eliminadas com TPAs! Experimenta reduzir o periodo de luz e aumentar as trocas de água que elas devem reduzir! Abraço!
  19. Olá! Na minha opinião também é melhor esperar antes de mexer no pH! A tua prioridade deveriam ser os compostos azotados (principalmente amónia e nitritos, que são os mais tóxicos). Tem atenção a peixes/plantas mortas e à quantidade de alimento que estás a dar (alimento que não for comido vai degradar-se libertando mais desses compostos)! Às vezes são coisas simples, como aspirar após a alimentação, que ajudam a baixar os valores... De qualquer forma a melhor aposta, caso a origem da amónia e nitritos não seja nenhum das anteriores (neste caso teria mesmo de ser o aquário não estar ciclado ou serem provenientes da água da companhia), serão TPAs, como já tinham afirmado os outros utilizadores! Existem ainda outros produtos, como o Ammo-Lock da API, que ajudam a remover amónia e nitritos, convertendo-os em nitratos! Só um aviso, se optares pela utilização de alguns destes produtos. Ao fazeres as TPAs também os estás a remover, por isso pode haver necessidade de reforçar a sua dose! Boa sorte com essa crise!
  20. Quanto a mim depende do tipo de aquário que pretendas ter! Se for um fish-only não há razão nenhuma para não ter! Mesmo noutro tipo de aquário (com corais) o seu uso pode trazer benefícios claros no que diz respeito à capacidade de nitrificação do sistema! Obviamente, como em quase tudo do que diz respeito a aquariofilia, a sua manutenção e limpeza regulares não deverão ser descuradas! Abraço!
  21. Se deres uma vista de olhos por aqui de certeza que também te vai ajudar! http://fins.actwin.com/mirror/pt/sbegin.html
  22. zpoliveira

    Yellow Tang

    Olá! O Yellow Tang - Zebrassoma flavescens, é um peixe originário do Pacífico Central, que atinge cerca de 20cm de comprimento. Deve ser alimentado com uma mistura de alimentos com origem predominantemente vegetal (spirulina, algas secas, broculos, etc.), sendo que no caso de não haver algas presentes no aquário se deve reforçar a percentagem de vegetais na mistura. Podem ainda oferecer-se a estes peixes alimentos congelados uma ou duas vezes por semana. Devido à sua dieta pode ser uma boa opção para controlar problemas de algas. É um peixe relativamente agressivo (sendo comum o estabelecimento de territórios de onde expulsa os outros indivíduos da mesma espécie ou outros semelhante) razão pela qual se for introduzido mais que um exemplar num aquário, deverão ser colocados em simultâneo. Pode, ocasionalmente, comer algum tecido de corais LPS ou alguns corais moles, devendo haver algum cuidado na sua colocação em aquários de recife. Aqui fica uma foto deste peixe lindíssimo! PS: A diminuição da côr pode ser um bom indício de uma alimentação desiquilibrada.
  23. zpoliveira

    Mandarin

    Olá! O Synchiropus splendidus é, de facto, um peixe esplendido! Ficam aqui duas fotos para veres como é! Chamo é a atenção, como foi referido, para o cuidado que é necessário ter com a alimentação dele! Se não houver rocha bem maturada torna-se muito mais complicado mantê-lo em boas condições no aquário!
  24. Lembrei-me de procurar na zona dos biótopos e seleccionei estes! 3 Zonas do Tanganika e 2 Malawi! Precisava era de opiniões sobre quais delas é que possibilitarão misturar peixes menores e maiores, do topo e do fundo do aqua, possivelmente outros animais como caracois ou crustáceos (principalmente caranguejos) e, já agora, sobre a facilidade de encontrar peixes para rechear depois o aquário! Em principio estava a pensar escolher umas 4 ou 5 espécies diferentes (acham muitas?) de maneira a fazer uns cardumezinhos e a possibilitar alguma socialização!
  25. Olá! Precisava da vossa ajuda para decidir como rechear o meu aquário! Que vai ser para ciclídeos africanos já não há dúvida mas como ainda não conheço bem as espécies precisava que me deesem umas "luzes"! O aquário tem 110x65x60cm (comprimentoXlarguraXaltura) e o filtro é um Rena XP3 (já comprados) que faz 1350l/h! Estava tentado a fazer uma espécie de biótopo em que os bichinhos se sentissem o mais na Natureza possível! A parte da flora é o mais fácil, anúbias e valisnérias, certo? Mas há mais espécies tipicas? Quanto à fauna é que está mais complicado! Queria que desse para ter alguma variedade (tanto em cor como em tamnho) de espécies, assim como um bom preenchimento da água, isto é, espécies que nadem tanto ao fundo como mais perto da superfície! Uma informação que pode ser importante é que o aquário vai servir de separação entre duas divisões, por isso a decoração terá de ser central no aquário, com os peixes a distribuirem-se à volta dela, e, se possível, obstruir a visão (o mais possível) de um lado para o outro! Venham daí opiniões sobre que tipo de africano e que espécies poderia meter numa coisa destas!