ricjor81

Membro
  • #Conteúdo

    100
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Odivelas (Lisboa)
  • Localização
    Ramada

Quem visitou o meu perfil

1473 visitas ao perfil

ricjor81's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • Week One Done Rare
  • One Month Later Rare
  • One Year In Rare

Recent Badges

24

Reputação

  1. ricjor81

    Verdant Stream

    Muito obrigado JoCa_tm. Os espei são muito bonitos, mas tenho algum receio de que fiquei demasiado grandes. Sei que são ligeiramente mais pequenos que os harlequim, mas ainda assim estou na dúvida. Entretanto vi também um peixe que não conhecia, Microdevario kubotai. Cresce até 2cm, faz cardume e tem uma coloração engraçada.
  2. Bem, demorou a vir, mas quando veio, foi com muita qualidade! Ao olhar para as fotos finais, dá para imaginar o trabalho hercúleo a podar. Com tantos troncos o espaço para manobrares as tesouras devia ser exíguo. A rocha é de facto linda. Nas caixas não parece tão atractiva, mas lá está, é preciso saber usá-la, coisa que fizeste e bem. A ideia das "plataformas" de esferovite também está muito boa - permite-te diferentes níveis no aquário sem teres de andar a meter uma quantidade descomunal de substrato com as inerentes dificuldades em "segurá-lo". Vou-me lembrar disso na minha próxima montagem. Estou curioso em ver as fotos onde já tens as plantas de caule no vale. Devem ter mudado o aspecto do layout bastante não? A única crítica que tenho a fazer é mais uma dúvida - não sei se a composição de rochas do lado direito irá ficar com um aspecto natural (devido aos buracos das rochas, especialmente a que está em cima do túnel mais à direita). Presumo que com o crescimento das plantas isso tenha sido resolvido. Resumindo, fenomenal. E acima de tudo, nota-se o esforço e a dedicação para conseguir um aquário assim. Espero que sirva de inspiração para todos nós.
  3. Nome do aquário: Celestial Dragon Classificação: 1068 Tópico da montagem: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=234685#entry1314621 Foto enviada Foto da carta
  4. ricjor81

    Verdant Stream

    Boa noite, Tenho de começar a pensar no que vou colocar de fauna. Estou indeciso entre os lamp eyes e os neons verdes. Quero um cardume de peixes que cresçam muito pouco. Sugestões? Aqui ficam umas fotos após a manutenção de hoje. Tempo de vida: 22 dias As caridinas esconderam-se depois de ter enchido o aquário. O musgo está a crescer bem.
  5. ricjor81

    IAPLC 2015

    Também já recebi a minha carta. Para o ano é para melhorar! :D
  6. Olá Tiago, Gostei muito da composição que fizeste. Quando a moita por trás da "montanha" crescer acho que vai ficar ainda mais bonito. Bom trabalho!
  7. Olá Miguel, De facto ainda não dá para perceber bem o que poderá sair daí. Vai ter de haver um bom trabalho com as tesouras para criares algo harmonioso, mas fico curioso por ver o que consegues fazer num registo tão diferente do teu. Boa sorte e venham fotos da evolução
  8. ricjor81

    Verdant Stream

    Olá bettaa, De facto o sítio é maravilhoso. Pode não haver muito dinheiro em Portugal, mas em termos de beleza somos dos países mais ricos que conheço. Obrigado pelo elogio. Olá Paulo, O layout é de facto um pouco despido visto que tentei ir mais para o estilo do iwagumi. Foi para contrastar com a anterior montagem que era muito mais "densa". A ideia das diversas plantas de tapete surge porque, por um lado, precisava que todas as plantas fossem baixas para dar uma maior sensação de profundidade e, por outro lado, queria ter alguma diversidade nas plantas para poder ter diferentes tons de verde. Os apontamentos de verde nas rochas são o musgo. Neste momento estão atados e, quando o fio se dissolver, espero que já estejam firmemente presos na rocha. As filamentosas presumo que tenha sido por erro meu: usei parte do tapete de monte carlo da minha montagem anterior a qual, devido a flutuações de CO2, estava com algas filamentosas. Embora neste caso tenham aparecido nos musgos, pode ter sido simplesmente pela deslocação da água que fez libertar esporos e fixaram-se no musgo. De qualquer forma, está resovido. Quanto à fertilização, comecei com Brightly K, 3ml diários. Ao final da 1ª semana comecei também a dar Step 1, 1ml diário.
  9. ricjor81

    Verdant Stream

    António, estive lá uns dias de férias neste verão e é simplesmente lindo. Toda aquela zona da serra do Açor é digna de se ver de facto. Recomendo vivamente. Quanto às algas, tens toda a razão. Apareceram-me filamentosas verdes ao fim de 5 dias! A sorte é que as caridinas (10), resolveram o problema num dia. Vinham cheias de fome Luís, de facto vai ser um desafio. A ideia é manter as plantas que estão na frente sempre muito rasteiras. Neste momento ainda não meti a tesoura a uso porque quero ver se as plantas ganham mais raízes para não levantarem quando lhes mexer. Fernando, a ideia é mesma essa. Tentar andar sempre a podar para obrigar a ficar rasteiro. Não tenho previsto aumentar o volume de areia, mas eventualmente posso ter de recorrer a isso, vamos ver como evolui. Muito obrigado Vasco, não foi fácil montar o hardscape. Esta foi a 4ª iteração (completa) para tentar fazer alguma coisa que se assemelhasse à paisagem de Foz d'Égua (a foto que o António colocou). Mesmo assim, se reparares, aquilo tem 2 pontes. A montagem também tem essas 2 pontes, mas a da esquerda não é visível na foto frontal. Por mais que tentasse não consegui, no espaço disponível, ter as 2 pontes à vista. Agora é tesourinha com fartura e muito trabalho a andar escovar as pedras para não ganharem muito verdete.
  10. ricjor81

    Verdant Stream

    Obrigado António, não sabia como é que se colocavam as fotos em grande.
  11. ricjor81

    Verdant Stream

    SETUP Aquário ADA 60P (60x30x36cm) Data da montagem: 25 de Julho de 2015 Filtragem Eheim Ecco Pro 200 (ambas as gavetas com Équo Stilla) Lilly pipes ADA Aquecimento TMC V2 Therm 50w CO2 Kit CO2 Aquaeden Iluminação MasWas 30W Substrato Aditivos ADA ADA Aquasoil Amazonia ADA Power Sand S ADA La Plata Sand Hardscape 20 Kg Seiryu Stone Flora Hemianthus callitrichoides ('Cuba') Micranthemum 'Monte Carlo' Eleocharis acicularis 'Mini' Marsilea Crenata Littorella uniflora Fissidens Fontanus Descrição Esta é a minha 2ª montagem. A anterior montagem, Celestial Dragon, serviu para aprender muito (e errar ainda mais) e para me iniciar neste mundo do aquascaping. Desta vez tentei ir para um layout apenas com pedra, mais virado a tentar recriar uma paisagem natural. Usei como base de inspiração um local bem bonito deste nosso Portugal, a Foz d'Égua. E, sem adiar mais, passamos às fotos que é o que interessa aqui! Montagem Fotos tiradas no 7º dia da montagem
  12. ricjor81

    Lost Nature

    Absolutamente fenomenal. Gosto particularmente do musgo do lado esquerdo que nos leva a vista a subir ao nível superior do aquário e continuar depois por cima das "pontes". Num aquário dessa dimensão, e com tão pouco espaço livre, imagino a dificuldade nas podas para manter isso tudo bonitinho! Muitos parabéns Pedro! Acho curioso é pensares que este aquário em particular não tem hipótese no IALPC (daí estares já a publicar). O vencedor do ano passado também era muito aquascaping (não tanto nature), e os critérios de avaliação já eram iguais aos deste ano.
  13. ricjor81

    IAPLC 2015

    Por mim também me parece bem.
  14. ricjor81

    IAPLC 2015

    Bem, depois de me aperceber que no Japão são mais 8h que cá, tive de fazer tudo à pressa... para a próxima melhor não deixar para a última! Seja como for, está submetida a foto, infelizmente com muitas falhas, mas foi o que deu para fazer com 2h de tempo...
  15. ricjor81

    Lost Nature

    Promete isso. Adoro a ideia da monte carlo aí no topo das pedras.