fizo

Membro
  • #Conteúdo

    196
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por fizo

  1. Boas..tambem tenho uma calha da odyssea 4x39w..com dois balastros externos de 4 fios...um avariou e fui comprar um balastro de 2x39 mas ele usa 7 fios e o balastro da calha so tem 4....como resolveste o problema? Eu nao queria estar a passar mais fios na calha....
  2. boa noite.antes de mais nada precisas de ler outros topicos como o teu... ao ler esses topicos vais perceber que nao aproveitas nada ou quase nada do teu antigo aquario.incluindo a iluminacao e esses filtros internos.. agua salgada é um mundo diferente.material mais despendioso... voute dar uns pequenos exemplos de material que necessitarás a curto ou longo prazo testes novos para agua salgada uns 50 euros aparelho de osmose inversa entre 60 e 100 euros escumador desde 60 ate muitos euros dependendo do que queres refractrometro para medir a salinidade 20 a 60 euros sal peixes rocha viva possivelmente um aquario novo com sump para esconder o escumador e diverso material etc etc etc nao te estou a tentar desanimar longe disso.adoro aquarios de recife e incentivo quem quer começar,mas gosto que saibam onde se vao meter e tem que haver muita paixao para manter um salgado decente.. agora te pergunto queres ser um salgadinho? se sim bemvindo e ca estaremos para te dar bons conselhos e le muito antes de comprar qualquer coisa.. se nao,foi um prazer conhecerte e peçote que reconsideres pois eu axo fascinante este mundo dos salgados..
  3. a meu entender quanto mais mexes no aquario e na pedra,mais atrasas a ciclagem,pois ao lavar a pedra tambem estas a matar bacterias beneficas..deixa as coisas acontecerem naturalmente,quando digo arrancar á mao é arrancar algum tufo de algas maiorzinho.tem calma....paz e amor....isto é um hobby para acalmar nao para stressar.ok se tens pressas em nao ter algas faz um algae scrubber.peskisa na net o ke é,depois de teres lido umas boas paginas sobre isso mandame um mail para fizo666@hotmail.com que eu guiote na direccao "certa" "a que resultou comigo".ok amigo
  4. fizo

    Projecto Chocos

    Os meus parabens.Adorei.
  5. boas.a exepcao das algas ta muito bonito..mas para 2 meses de idade tens ai uma multidao de peixes.bem mas agora ja la estao e teem ke se aguentar.. qual o tds a saida da unidade de osmose.qual o valor de fosfatos e nitratos no aquario. se o tds a saida da osmose for 0 ou aprox se nao tiveres nitratos nem fosfatos. tira o maximo de algas a mao que conseguires e mantem uma rotina semanal de 10 a 20% de muda de agua.e axo que tudo com o seu tempo se ira normalizar. 2 meses nao é nada..
  6. fizo

    camarão e lesma

    oi..bom dia...o camarao podes pois que ja vi desses em muitos aquarios de recife..convem fazer uma boa aclimatizacao á salinidade.pois a salinidade dos nossos aquarios é diferente da nossa costa..logo axo ke deverias passar no minimo uns dois dias a aclimatizar os bixos ou eles nao vao durar muito....nao ponhas so 1 pois eles morrem facilmente quando mal aclimatizados. Agora a lesma é outra historia..eu nem que me pagassem eu punha isso no meu aquario..mas como nao conheço nao dou opiniao..espera que alguem te de uma opiniao confirmada..
  7. fotos fotos venham elas e concordo com o Goncalo muitos peixes muito cedo..quanto mais pressa se tem para ter um aquario de recife bonito,mais feio ele fica.
  8. podes ir retirando á mao as maiores mas eventualmente com boa manutencao "limpeza" mudas de agua boa iluminacao " nao disseste que iluminacao usas" passado uns meses as algas desaparecem á medida que o aquario vai estabilizando..por agora é absolutamente normal teres algas feias e parecer um relvado em vez de 1 recife. quantos peixes tens?quanta comida dás sao tudo factores decisivos nas algas o NAC 3.5 para 300 litros de agua é a meu ver fraco..mas quem sou eu para falar eu nem uso escumador looolll e nao tenho algas...uso um algae scrubber
  9. boas tal como eu pensei esse teste deixa um pouco a desejar.arranja uma caneta de ph ..eu tenho uma sao boas e dao valores certissimos. dado que os teus valores estao bons e eu duvido que o ph do teu aquario esteja a 9 procura no forum como postar fotos...vai-te ser util eventualmente e ja agora como estamos de fosfatos? e algas verdes tipo cabelo tens?
  10. boas.esse ph a 9 disme que talvez estejas a usar um teste nada fiavel. deveria estar a 8.3..usas uma caneta de ph ou dakeles testes baratos com liquidos sem precisao alguma?um bom teste de ph dá valores em decimas tipo 8.2 ou 8.3 o resto dos valores esta bom exepto os nitratos.que para mim estao um pouco altos.mas eu tenho corais duros. se for um aquario so de corais moles e peixes está bom.. caso os nitratos subam recomendo umas mudancas de agua nunca superiores a 10% como o aquario esta em ciclagem é normal teres picos altos de amonia nitritos e nitratos mas sao temporarios...faz parte da ciclagem como sempre quando se pede ajuda convem dar o setup do aquario litragem material escumador umas fotos tambem ajudam..
  11. boas.nao tens fosfatos porque as algas para crescer consomem fosfatos..Vamos por o teu comentario de outra maneira,,,,,,,,,,,,,boas pessoal tou cheio de fosfatos e as algas verdes cabeludas estao a banquetear-se com os fosfatos E ocupam 40% do meu lindo aquario.... Bem agora que ja brinquei um bocadinho.. 2 meses e meio nao é nada para um aquario de agua salgada.. Aliás com essa idade nao há aquario algum que nao tenha algas.. por isso nao te assustes... agora nos precisamos de saber mais um pouco sobre o teu aquario tipo quantos litros tem ? que tipo de escumador tem? se sabes o que sao Mudas de agua? isto é o basico agora mais avançado resinas anti fosfato Algae scrubber pesquisa um pouco sobre isto no google e lê muito sobre aquariofilia.o saber nunca é demais..mas tambem te posso dizer nao há nada como a experiencia ou um bom conselho.. Ps...desculpa se pareci um pouco irónico mas estou bebado o que nao invalida tudo o que eu escrevi.... manda la o teu setup e umas fotos para o pessoal ter bases para dar opinioes...um abraço
  12. boas,desde que saibas controlar a agua e os barulhos dá para fazer perfeitamente.sem problemas alguns..eu uso um sistema de coluna seca "molhada" que nao faz um unico barulho,nenhum nada.e nunca me deu problemas,seria perfeito para essa tua ideia..
  13. fizo

    camarão e lesma

    boas essas fotos nao estao bem..nao da para ver...dá erro...dai ninguem te ajudar....
  14. fizo

    Ajuda

    eu aconselho leds de 50w por uma fraccao do preço.menos de metade.... e com uma vida util de 50.000h e com a hipotese de serem dimmaveis.podes vir ca ver como fica.moro em vialonga ou mandame uma mp com o teu numero,eu telefono tenho tarifario ilimitado.
  15. ola bom dia.esta no forum de agua salgada...ja agora so por curiosidade e porque gosto de aprender, o que quer dizer com "fiz reiki e passado algumas horas ele estava bom".?
  16. kuanto ao algae scrubber embora eu nao use escumador axo ke uma coisa nao invalida a outra,logo aconselho o uso de escumador..mas o escumador nao retira fosfatos e o algae scrubber devora fosfatos e nitratos para niveis indetectaveis..para mim é o equipamento mais importante no meu aquario.xamo-lhe a Horta e todos os fins de semana retiro de la a verduras loloolll
  17. ola bom dia.a minha reposicao é feita com agua de osmose..no meu caso é automatico feito por um microcomputador arduino programado por mim.esse arduino ta ligado a 5 bombas peristalticas sendo uma delas a agua de reposicao..as outras sao para o balling calcio kh e magnesio...e tambem kalkwasser lool..eu doseio uma kuantidade fixa de kalkwasser por dia cerca de 400ml de solucao saturada e o balling suplementa o resto.parece complicado mas nao é.
  18. bom dia.era conveniente saber mais um pouco do seu aquario..o setup ..coisas como litragem e o que é que tem la dentro, corais peixes etc..para saber o ke vai necessitar.quanto a reactores eu pessoalmente nao uso nenhum..aliás eu nem escumador uso looolll..sou um naturalista..o meu aquario tem 260 litros tenho corais duros sps e lps e moles e a unica coisa que o aquario tem é o metodo balling ,e um algae scrubber..
  19. e ja agora dado ao estado inicial do seu aquario ainda vai passar uma fase em que vai ter bastantes "piolhinhos" minusculos em todo o aquario..outra fase em que toda a areia e pedra vai ficar acastanhada por algas diatomaceas.e depois é que vem a fase pior.....é aquela fase em que se vai apaixonar pelos aquarios de agua salgada e vai gastar grande parte do seu orcamento em corais peixinhos calhas de iluminacao e escumadores etc etc etc..o meu conselho para um iniciado em agua salgada ao comprar um aparelho compre logo o melhor que ha no mercado.se seguir este conselho poupa muito dinheiro em material fraco que nao faz a sua funcao devidamente..vou dar um exemplo os termoestatos é crucial ter sempre 1 bom termoestato nao daqueles rascas dos chineses por 7 euros.se o termoestato falha morrem os peixinhos e corais e possivelmente tambem o dono do aquario que poe a mao no aquario e leva 1 esticao,acredite que ja levei alguns desses.logo eu tenho nao 1 mas 2 termoestatos de boa marca a funcionar ao mesmo tempo se falhar 1 o outro continua a aquecer a agua.
  20. ola bom dia ,é tudo normal num aquario de agua salgada,as "raizes na areia" sao tubos feitos por minhocas e as "larvas" sao umas criaturas minusculas chamadas feather dusters que nascem aos milhoes nos vidros do aquario e que fazem um tubo calcario "casca"em forma de espiral. é absolutamente normal nao ha aquario de agua salgada que nao tenha uns largos milhares de quaquer 1 dos 2 seres.
  21. é muito simples,a unica coisa que mudo é a resina desmineralizadora a membrana limpo ocasionalmente,os filtros de particulas e carvao nunca mudei...embora esteja agora a pensar em mudar,mas acabei ainda agora de fazer um teste a saida da osmose sem resina e deu 10ppm mas a minha agua da torneira tem 115ppm.. logo a minha osmose ainda ta dentro dos valores aceitaveis depois de 4 anos sem mudar algum filtro nem membrana..mas para mim 10ppm é inaceitavel e com as resinas fica a zero,no meu aquario so entra agua a zero.. ps o meu aquario tem cerca de 280 litros devo fazer uma media de 40 litros por semana..nos 4 anos devo ter feito cerca de 9000 litros de agua..tb uso a agua para o ferro a vapor e maquina do cafe
  22. caso tenha uma sump ou refugio pode mete-lo la ou meter o bixo nos classificados em ofertas..ha sempre alguem que o queira.axo eu
  23. ola bom dia embora nao de para ver bem penso que será um Teddy Bear Crab http://www.reefdup.com/2012/07/06/invertebrates-crustaceans-crabs-part-ii/ se for esse nao é reef safe.
  24. ola bom dia.a minha osmose é igual e apesar de nao trocar de membrana nem filtros á uns 4 anos a agua á saida da osmose sai a cerca de 8 ppm depois passando por resinas que eu adicionei saindo a 0ppm. logo meu caro amigo algo se passa com a sua membrana ou com o seu medidor de tds..se quiser passar ca por casa traga a osmose que resolvemos o misterio em 10 minutos e ainda bebemos uma bejeca ..podiamos medir o tds da cerveja tambem...looollll