S.Gomes

Membro
  • #Conteúdo

    41
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por S.Gomes

  1. S.Gomes

    problemas no co2

    Talvez uma válvula anti-retorno resolva o problema.
  2. Eu tenho o ecco pro no meu aqua de 100L e é um excelente filtro, muito silencioso e bastante eficaz.
  3. S.Gomes

    Clumsy Beach

    Depois da escola que foi e é o meu Nano, iniciei-me com este Low-tech de 100L ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=233348) nos aquas de maiores dimensões. Não está perfeito, mas para ir aprendendo não ficou mau. Aquário: ICA Aqua Led Pro - 80cm x 30,9cm x 47,2cm - 100L (116 brutos +/-) Iluminação: Fita de 39 LED Termostato: Resun 100W Filtragem: Eheim Ecco Pro 130 (500l/h) CO2: DIY Substráto: JBL Aquabasis plus Hardscape: Areão preto, areia fina, rocha vulcânica, tronco e algumas pedras. Fauna: 2 Corydoras Aeneus, 1 CAE, 1 SAE Flora: Anubias nana, Musgo de java, Cryptocoryne SP Red, Eleocharis Acincularis e Hygrophila Difformis
  4. S.Gomes

    Aquarialand 25L

    Para quem acompanhou o tópico inicial aqui (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=232406) pode ver como este nano foi a minha primeira escola na aquariofilia. Depois de alguns erros e muita paciência cheguei a bom porto e o meu Nano está saudável. Ainda vou alterar a filtragem pois este filtro não é grande coisa. Aquário: Aquarialand 25l Filtro: ICA Magi 200l/h Iluminação: E27 18W 1100lm Philips. Termostato: Elite 50W Substrato: Areão de rio Fauna: 8 Neons 2 Corydoras Paleatus Caracois Helenas Flora: Musgo de Java Anubia nana
  5. S.Gomes

    Neat Lowtech

    Parecem algas. Não estarás com horas a mais de iluminação, ou o aqua a apanhar luz directa do sol?
  6. S.Gomes

    Novato

    Olá a todos, o meu Nano não morreu! Após um período conturbado e alguns erros agora prece no bom caminho. Aquário: Aquarialand 25l Filtro: ICA Magi 200l/h Iluminação: E27 15W Termostato: Elite 50W Substrato: Areão de rio Fauna: Neons ( Corydoras Paleatus (2) Caracois Helenas Flora: Musgo de Java Anubia nana Agora com fundo preto.
  7. Eu fiz para 1L de água, uma chávena de açúcar, uma saqueta de fermento vahiné e uma colher de chá rasa de bicabornato de sódio e está a resultar muito bem já há 4 dias. No nano está a ser aplicada com uma pedra difusora no 100L tem o tal difusor artesanal que está a libertar uma bolha a cada por segundo às vezes 2s e ainda ficam algum tempo a flutuar à superficie. Para a próxima vou experimentar a dobrar a dose do fermento para ver se já consigo usar o difusor próprio. Isto será provisório pois estou à procura de um extintor de co2 usado para montar um sistema melhor.
  8. Olá a todos. O filtro chegou esta semana e o aqua já se encontra a ciclar. De momento o setup é Aquário: ICA Aqua Led Pro - 80cm x 30,9cm x 47,2cm - 100L (116 brutos +/-) Iluminação: Fita de 39 LED Termostato: Resun 100W Filtragem: Eheim Ecco Pro 130 (500l/h) CO2: Diy (Receita caseira com difusor artesanal) Substráto: JBL Aquabasis plus Hardscape: Areão preto, areia fina, rocha vulcânica, tronco e algumas pedras. Fauna: Nada, está a ciclar. Flora: Anubias nana, Musgo de java. Para plantar ainda: Cryptocoryne SP Red, Eleocharis Acincularis e Hygrophila Difformis
  9. Aqui deixo uma foto para verem como inventei um difusor.
  10. Boas pessoal. Ja consegui por dois reatores de co2 em funcionamento com a receita do tópico. Um deles está com pedra difusora e o outro tentei com um difusor de vidro da Boyo e nada, meto a mangueira dentro de água e saiem bolhas, com o difusor n sai nada, será por nao ter pressão suficiente? A solução que arranjei foi furar uma daquelas medidas de 10ml que vêm nos produtos para o aqua e usá-la como difusor, assim ficou a trabalhar mas não me parece o ideal. Queria mesmo por o difusor, será que adicionando o dobro do fermento já terá pressão suficiente? Oi será defeito do difusor?
  11. Boas. Isso não quer dizer que esteja algo a correr mal, o aquário está a ciclar e é normal a agua turvar, vais ver que isso passa. Procura aqui informação sobre o ciclo do azoto para compreenderes melhor o que se está a passar.
  12. Eu em relação aos testes tenho usado daqueles de fita que tem tudo num só e custou-me 16€ e qualquer coisa. La na loja que te falei eles tinham lá um kit 5 em 1 há dias mas não vi o preço pois não era o q procurava. As raízes que tenho nos meus aquarios apenas as fervi durante uns 20min ou mais e ficaram boas, mas depende do tipo de madeira e ambas foram de compra já vinham limpas.
  13. Amigo aí em Tomar vai à Aviourem, por trás dos templários, eles têm lá tudo o que precisas.
  14. S.Gomes

    Novato

    Boas. Apesar da ausência de respostas este tópico não morre! O meu Nano sofreu mais algumas alterações:
  15. Acho que os escalares fazem petisco de neon, se não estou em erro a única forma de se darem é serem adicionados todos pequenos. Quanto a discus acho que não há problema.
  16. S.Gomes

    Novato

    Ola malta. Venho aqui deixar algumas fotos do estado actual do meu nano de 25l. De momento tenho uma anubia nana e uma rocha vulcânica com musgo de java preso para ver se agarra, além de uma "bola" de musgo de java. Estes elementos serão para colocar no outro projecto, mas ainda estou a aguardar a chegada do filtro. Aquário: Aquarialand 25l Filtro: ICA Magi 200l/h Termostato: Elite 50W Substrato: Areão de rio Fauna: Neons (3) Corydoras Paleatus (2) Caracois Helenas Flora: Musgo de Java Anubia nana
  17. Excelente! Não encontro outro adjectivo...
  18. Boas pessoal. Como disse anteriormente, recebi algumas plantas uns caracóis helenas e meti água no aquario, liguei a biobox (pois o filtro eheim ainda não chegou), e meti lá as plantas e os caracóis só para manter. Ficou algo deste género Depois de bastante tempo a olhar para o aqua cheguei à conclusão que a maioria de voz já chegou... Já fiz Bosta!!! Foi então que meti mãos à obra, retirei as plantas e os caracóis para o Nano e toca a tirar a água toda, areão e fazer tudo de novo... Tava com coragem :D Fui à fishroom a Leiria (foi a primeira vez e gostei) e comprei umas pedras, uma rocha vulcânica, um tronco, areia fina e substrato fértil e aí venho eu para meter mãos à obra. Comprei tambem um difusor de co2 para testar a receita caseira. O resultado final foi este: Aguardo as vossas opiniões e ajuda. Agora vou esperar que venha o filtro e tentar arranjar mais uma plantas para depois plantar e ciclar como deve ser. Ps: Desculpem a qualidade das fotos mas só tinha o telemóvel à mão.
  19. Eu tive o mesmo problema, meu aqua de 25l, fiz o tratamento com EXIT, era o que tinha, o esha também é bom. Wu tinha o aqua um bocado sobre povoado e o filtro a trabalhar mal, até que avariou mesmo. Fiquei só com 5 peixes e aparentam boa saúde, mas não vou arriscar passa-los para o novo pois tenho medo que levem o fungo com eles. Boas sorte com isso.
  20. Boas pessoal. O aquário já tem água e de momento tem algumas plantas e helenas. O filtro ainda não chegou por isso tenho a biobox montada só para ir mantendo circulação e limpar a maior, quando chegar o outro começo então o ciclo a sério. Dada a chegada das plantas e o pouco tempo que tenho tido ainda não tenho mais nada dentro do aqua pelo que algumas plantas estão a flutuar, espero que não seja grava. Vou tratar disso assim que possível. Cumprimentos Sérgio
  21. S.Gomes

    Novato

    Bem pessoal, este tópico não morreu. Infelizmente apareceu-me um fungo no aquário e morreram alguns peixes. Fiquei sem guppys, sem 3 neons e sem duas molys. Fiz o tratamento com EXIT e consegui salvar 5 peixes, 3 neons e 2 corydoras. Depois de tudo estar estabilizado e várias tpa, ontem vou para fazer a tpa da praxe e para meu espanto a bomba do filtro morreu... Sem saber muito bem o que fazer, peguei na biobox que vinha no kit do outro aqua, tirei a bomba e atamanquei a coisa para desenrascar. De seguida fui em busca de uma bomba mas nada. Acabei por comprar um daqueles filtro internos pequenos de 200l/h. Aquilo só traz esponja e carvão. O que fiz foi retirar o carvão e meter lá a cerâmica que estava no outro filtro, fui o mais rápido que consegui para não afectar ou tentar não afectar a colónia de bactérias. Não sei se fiz bem ou mal, mas até agora tudo está normal, os peixes felizes da vida e a água bastante mais cristalina. Acho q o outro filtro já não andava bom.
  22. Acabei mesmo por comprar o filtro. Parece-me ser indicado. O que me levou à escolha foi o baixo consumo (5W) e o facto de fazer 500l/h, ou seja 5x a litragem do aquário, que segundo o que tenho lido é o indicado, ou o mínimo aceitável. Quanto a novidades, adquiri num leilão do fórum, musgo de java, feto de java e anubia, para começar parece-me bem. Agora tenho que arranjar uma raiz e algumas pedras para poder por tudo em ordem. Ainda conto com a chegada do filtro esta semana... Quanto ao móvel tive uma grande ajuda do meu pai. Ficou robusto e com boa arrumação cumps Sérgio.