Diogo Sousa

Membro
  • #Conteúdo

    101
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Diogo Sousa

  1. Boas, no que toca á casca do tronco e caso tenhas possibilidade, usa um jato de agua, não sei o nome da maquina mas é aquelas que os pintores usam para tirar a tinta velha das paredes da casa. Aquilo limpou o meu ultimo tronco num ápice hehe sem danificar claro. É melhor que a navalha em algumas situaçoes que a casca ainda está bem presa e nós carrega-mos com a navalha podendo danificar chegando ao miolo.
  2. Já agora, espeta lá uma TPA e aspira o fundo. Se já está com fungos duvido que os peixes lhe toquem, além de terem comido imenso já. Outra coisa, que comida tinhas lá? Granulado ou flocos? É porque ele dispensa-os em quantidades diferentes, o granulado corre facilmente pela abertura mas os flocos por vezes ficam atravessado e a comida nao cai. Tu é que sabes a tua nessessidade em ter esse equipamento mas se o peixe nao comer de manha come a noite ou amanha, não é por estar gordinho que está saudavel.
  3. Eu conheço um da marca mão hehe nada como essa. A meu ver, essas coisas nao passam de um produto inutil para as marcas lucrarem. Desperdiças imensa comida com isso alem de nao controlares as quantidades de comida.
  4. Não te sei ajudar porque tambem tenho essa curiosidade, vou ficar atento ao topico.
  5. Boas, Estes troncos apanhados a beira mar não são os melhores. Os mais grossos são dificeis de afundar. Já tive uns bem bonitos já considerados driftwood e nunca afundaram apesar de serem pedaços pequenos, com os mais finos isso não acontece.
  6. Ola em relação á hygrophila eu só conheco a polysperma, a unica que tenho. Cresce a boa velocidade se bem aliimentada. Essa areia de piscina não é muito boa para plantar porque fica muito compactada e nao deixa as raizes crescerem. Essa gravilha de xisto tem que espessura? Não digo que não tenhas resultados com essa areia porque as plantas tb se alimentam pelas folhas mas a adaptaçao será lenta. Plantas flutuantes, gostas?
  7. Eu só faço testes de nitrato e fosfatos, porque nao tenho mais, mas consigo fazer uma estimativa de consumos. Realmente tens ai uma fauna e tanto hehe. Fosfatos e nitratos são gerados pelos restos alimentares e dejetos dos animais portanto a resposta á tua pergunta é sim. Mas com tanto camarão restos de comida nao devem ser. Agora nao me lembro qual o quimico que vem dos restos de comida e qual o que vem dos dejetos.. Mas com o teste de fosfatos concerteza que te pode livrar de algumas causas te ajudando a dar especial atençao á causa ou causas principais. Aposta numas hygrophilas para te ajudarem no consumo enquanto estudas o problema.
  8. Ola Aproveita e mete ai umas fotos para te ajudarem melhor. Quanto ao fungo, se for icto, trata-se com a temperatura elevada e não com 1001 aditivos. Mas o icto espalha-se vorazmente pelo corpo inteiro e nao se fica por um unico ponto branco por isso quase que o descarto. Usas CO2 no aquario? Pouca oxigenação tambem os leva á superficie. Quais as medidas do aquario? Cada caso é um caso mas um aquario com menos de 1metro de frente é sensivelmente pouco para 2 casais, mas tudo vai depender dos esconderijos, densidade de flora etc para que os casais se encontrem frente a frente o menos vezes possivel. Faz uns testes ao pH e Nitratos caso os tenhas e trás uma informaçao mais detalhada do teu setup e fauna se possivel.
  9. Se no primeiro dia tens 10ppm de nitrato após fertilizaçao e no sexto ainda tens mais é sinal que algo não tá certo. Nao me lembro se tens fauna ou não. Caso tenhas, esses nitratos podem dever-se a excesso de alimentaçao á fauna. Este descontrolo de nitratos acontece me muito quando estou ciclando o que não é o teu caso. As tuas plantas comem relativamente pouco portanto eu suspendia a fertilização a ver no que dava, ou adicionava co2 caseiro e mantinha a fertilizaçao mas um pouco mais reduzida para evitar excessos. Entretanto faz mais que uma tpa por semana para reduzir estes niveis. Basta teres 10ppm de nitrato para as tuas plantas e elas nunca irao passar fominha.
  10. Boas, os furos nas anubias resolves com potássio caso sejam furos e não manchas apenas, os existentes permanecem mas não aparecem novos furos e acho que só devias fertilizar mesmo com potássio e micros. Os green spot aparecem no meu low tech qd os niveis de fosfatos estão a 0. Eu não percebo muito de leds mas 10w parece-me pouco. Estes testes salifert servem para agua doce? Eu nunca os usei e aproveito pra saber. Este teste que fizes-te de NO3 foi a meio da semana(julgando que fertilizas-te no domingo?? Os nitratos não devem estar altos, ou reduzes na fertilizaçao ou reduzes a comida ou ainda podes fertilizar com K para ajudar as plantas a consumir esse excesso de no3.
  11. Boa noite e bem vindo. Acho que a tua luz é o minimo mas o tb o suficiente para manter essas plantas, devias era aproximar a luminaria mais um pouco do aquario. Não te esqecas de nunca enterrar os rizomas das anubias e fetos. Como tencionas coloca-las no lado esquerdo, podes tentar colocar entre as pedras de forma que as pedras segurem suas raizes, sem machucá-las claro. Pede ao vendedor uns caracois, te ajudarão com a limpesa de restos de comida e a controlar a comida que forneces aos teus peixes, quanto mais eles(caracois) se reproduzirem menos comida deverás servir no aqua. Boa noite
  12. Primeiro tenta saber o nome da planta e vai ver como cuidar dela e talvez tires as tuas conclusoes comparando a ficha tecnica dela com o teu equipamento.
  13. Com 14W para 60 litros dá uma média de 0,23w/l. Isso é relativamente pouco ou nada. Caso queiras umas plantas naturais que são importantes terás que ter mais luz. Vou te deixar aqui um link que te vai dar uma noção sobre a luz num aquario. É um artigo antigo, lá dizem que as leds são o futuro e já são o presente actual. Será que não podes subir o filtro e o termoestato? Eu não conheco o teu equipamento mas provavelmente podes afunda-los sem problema, mas primeiro pesquisa para não os estragares. Esses equipamentos tem a sua vedação, não fazia sentido deixar a agua entrar em contacto com a parte eletrica, iriam por em risco a vida dos bichinhos e a nossa tambem claro. Eu subia o nivel da agua e os equipamentos tambem, tentava adicionar mais alguma luz modificando o sistema existente no modo poupança, adicionava mais algumas plantas de facil manutençao e uma equipa de limpeza. No site da tropica podes ter uma boa noçao das exigencias das plantas que te ajudaram a escolher as corretas para o teu aquario.
  14. Essas plantas naturais se não me engano sao Valisnerias, muito resistentes, mas tens que coloca-las no fundo do aquario pq elas crescem e crescem. Não precisas de substrato para teres essas plantas e uns fetos java ou anubias. O aqua não tá cheio por alguma razao ? Sobre o filtro não te posso ajudar pq nunca usei filtros internos. Que luz tás a usar?
  15. Essa é a maior verdade, cada caso é um caso hehe. É questão de exprimentares. As khulis quase não ocupam espaço visto que tão sempre no fundo. Tirando alguns casos especificos por agressividade quase todos os peixes gostam de comapanhia. Tudo vai depender de quantos exemplares queres de cada espécie. Tás a pensar no que? A malta tambem não tá a ver o teu aqua para te poderem dizer se tem espaço ou não, algumas decoraçoes realmente ocupam muito espaço. Poe ai uma foto do aquario.
  16. Bem vindo ao hobby, é bom ter no minimo um grupo de 7 neons para eles se sentirem bem, porque o cardume tem que ser da mesma especie para ser cardume. Dizem que se tiveres um centimetro de peixe por litro de agua a coisa rola bem, não vale a pena sobrelotares o aquario. Quanto ao betta eu não arriscava com guppys pois as caudas serão possivelmente trincadas por ele. Conheco quem mantenha uma femea com guppys e pelos vistos não tem corrido mal mas o aquario tá densamente plantado e existem muitas zonas onde os guppys podem relaxar fora do raio de visão do betta, é um risco. Falas de guppys e khulis como se tivesses que ter cardume mas esses peixes não são de cardume, podes perfeitamente ter o numero de individos que te apetecer.
  17. Com essas plantas não verás muitas bolhinhas hehe deixa lá o co2 ligado, já que o tens.. A oscilação de co2 é que vai te trazer algas. Agora eu concordo com um membro acima. co2 num aqua de 8 litros é obra mesmo hehe Tou a ver que afinal tu não queres um low tech qualquer, queres com tapete e bolhinhas e isso já é diferente do tipico low tech. Eu tenho um low tech de 110l com injeçao de co2 180bpm 0,3w/l e nunca vi bolhinhas mas vejo as plantas a crescerem muito bem e nada de algas descontroladas. Tambem já quis ter um high tech com 1w/l e plantas de dificil manutençao e quase que desisti do hobby, mas isso foi no inicio e queria ter um aqua como as fotos da google mas tem que se ter calma e saborear cada conquista neste universo. Com isso digo que se queres tudo de uma vez no fim ficas com a desilusão de as coisas não te sairem como imaginas-te. Esse teu aqua de 8 litros com co2 será uma dor de cabeça visto que não tens experiencia. Quanto maior o aquario mais facil é de controlar as algas(que não é o teu caso), ainda não as conheces mas tambem não queiras conhece-las todas de uma vez, sem experiencia e conhecimento elas apoderam-se do teu aquario e terás que começar de novo.
  18. Bem vindo. CO2 é uma opção mas a tua flora vive bem sem ele. Podes sempre fazer uma solução caseira para obteres CO2. Mas primeiro aconcelho-te a leres bastante sobre o tema CO2 porque o metabolismo do teu aquario será acelerado e isso implica saber algumas coisas. Quanto á fertilização, aplica menos que a dose recomendada pelo fabricante porque as tuas plantas são crescimento lento.
  19. Ok, estás a falar por ti que já tens uns bons anitos disso dizes tu. Mas e agora o novo membro que agora vai se iniciar? Pra começar nem sabes que tipo de filtro o homem vai usar, se for um filtro completamente imerso a superficie da agua nao ira mexer o que dificulta a oxigenaçao alem do 'azeite' que fica á superficie.. Sabes que quando se começa nesse mundo, qq coisa que aconteça aos peixes as pessoas vao a correr comprar produtos em lojas de pet para tratamento dos peixes e quase todos pedem uma boa areaçao da agua.. etc nao custa nada ter uma alem de que o aqua é para a filha dele e as bolhas de ar sao algo apelativo pra as crianças.. Nem sei se é cirança ou nao mas pronts. Tb nao vou discutir mais pq só vim ajudar e é isso que vou continuar a fazer está bem big lol?
  20. Quem te ouvir a falar vai pensar que os peixes nao respiram..
  21. Ora bem, desde já bem vindo. Começando pelo aquario que já encomendou acho que nao precisará gastar muito dinheiro. Aconcelho sempre a dar uma vista de olhos pelos classificados aqui no forum que decerteza encontrará quase tudo o que precisa para começar. Precisas de um filtro, seja externo ou interno, um termoestato caso seja para manter peixes tropicais, bomba de ar e respetivos tubos e pedra areosa. O resto já deve saber, um substrato inerte e algumas decoraçoes a seu gosto. Acho que todos aconcelham uns troncos ou cascas de côco. Depois tudo vai depender da quantidade e raça de peixes que vai adquirir. Aconcelho uns guppys ou mollys para arrancar pq alem de terem suas caudas bonitas, que serão concerteza bastante apreciadas pela sua filha sao peixes muito resistentes. Talvez se nos der uma ideia do que deseja seja mais facil aconcelharem melhor no equipamento a comprar. Pode ate postar uma foto de um aquario que lhe agrade atravez do google.
  22. Boas voce deve ter a caixa de menssagens cheia pq n consigo entrar em contacto csg.

    1. Diogo Sousa

      Diogo Sousa

      Será qu pode enviar fotos dos casais de nannacara?

      diogobrumdesousa@hotmail.com

  23. Bangai, nao penses tanto nos peixes que existem em cativeiro pq estes nao representam nada. Os animais pertencem á natureza, nao a cativeiros. Não é por teres uma especie em casa que ela está a salvo das maos humanas. Se nao houvesse o hobby muitos animais ainda estavam no seu meio ambiente. Podes tentar pensar que nao tens culpa porque ate tens 2 especies de camaroes quase extintos pq tens mais culpa que eu que nao tenho nenhuma, por exemplo. Não tapem o sol com a peneira. O mal está feito agora responsabilizem-se.. é o minimop que podem fazer já que preferem o camarao no vosso aquario!
  24. A culpa é toda nossa por isso não vale a pena lamentar.. Adoro este meu vicio na aquariofilia mas sei que ao comprar qualquer ser vivo, planta ou animal, sei que estou a por a especie em risco. Não tinha bem essa noção até compar o meu primeiro labeo bicolor, depois de o comprar fui ler um pouco sobre ele e este já foi dado como extinto na natureza.. fiquei um pouco triste com a situaçao mas se eu não o comprasse alguem o iria comprar.. Agora eu fico repartido com a seguinte questão.. Têm tanta culpa quem compra os bichos como quem faz o seu comercio?? É só porque se houver restriçoes na apanha dos animais no estado selvagem talvez os bichos nao viessem para ás vitrines das lojas.. Não sei, talvez quem compra tenha tanta culpa ou mais.
  25. Se não for doença nada podes fazer.. O peixe come? É que se comer tá tudo bem.