brunofasoares

Membro
  • #Conteúdo

    1938
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    21
  • Country

    Portugal

Posts publicado por brunofasoares

  1. Já me esquecia... combate a cianobactérias com Blue Life Red Ciano RX. Aspiração ao máximo da ciano e utilização do produto, TPA ao fim de umas 9 horas e até agora não reapareceu. Vamos ver se foi de vez. 

  2. Nestas últimas 2 semanas estou a fazer TPA´s maiores, 24 litros semanais, cerca de 25% do volume total, começei a usar o Prodibio Bio Digest, 1 ampola de 3 em 3 semanas, e o Coral Power Bio Clean, 2 gotas por semana.

    Estou a dosear 0,04 ppm de fosfato diários e vejo que os corais estão bem melhores. Redução do nitrato e reposição do fosfato tem ajudado. Hoje vou fazer testes a ver como estão os valores e para perceber se preciso de continuar a dosear o fosfato. Sinceramente, acho que sim, pelo menos noto que a saúde dos corais melhorou muito, estando muito mais abertos.

    Algas bolha... ou Green Bubble Algae (caso rebente dentro do aquário espalha esporos e reaparece noutro sítio), apesar de ter removido da Tubipora, que já estava completamente tapada, consegui aproveitar alguns pólipos, mas reduziu bastante de tamanho, comparativamente com o que estava. Mas tenho também noutros locais como ao pé do GSP, numa das rochas e na carapaça da Astraea... 

    Qual o método mais eficaz para erradicar esta peste de dentro do aquário? Além de feia, cresce rápido.

    Os lysmata seticaudata comeram os nassários quase todos e comecei a dar-lhes pastilhas da Tropical para carnivoros, dado que tenho uma embalagem de litro ainda cheia. Comem e choram por mais. Pelo menos sobraram 3 nassários... pode ser que os camarões se esqueçam do petisco.

    Já agora, como queria comprar mais uns nassários, o que acham dos eremitas? Neste caso os de patas brancas, que são os que tenho mais facilidade em conseguir, junto com os nassários...

  3. Vais fazer a primeira TPA? Eu acho que devias estar já a fazer, mesmo durante a cilcagem, e mesmo que demore mais tempo a ciclar. E sim, vai aspirando o que poderes porque se acumular muito vai ser mais dificil remover.

    Não limpes o filtro por agora, vais perturbar a colonização das bactérias que se estão a desenvolver. Dá tempo ao filtro e faz antes TPA´s. Eu faria TPA´s semanais de 50%. No meu plantado de 100 litros fazia sempre de 50% na ciclagem e 2 meses depois já estava a fazer TPA´s semanais de 70%.

    • Gosto 1
  4. Ao que o nosso amigo, moderador, e principalmente respeitoso e disponível, acima de tudo membro do mesmo fórum que tu, que tão pouco valor dás, acrescento que o telescópio é um peixe de água fria e os danios são peixes de água quente. Logo por aqui tinhas a tua resposta. Os telescópios são peixes de lago por isso é fácil perceber o porquê de precisarem de tanto espaço.

    Mantendo o respeito devido, e porque este fórum tem ajudado tanta gente, tu #Acs666 deves um pedido de desculpa não só ao Álvaro, mas a todos os administradores que mantêm o fórum vivo. Por causa de pesoas como tu, que não respeitam nem consideram a opinião dos outros, que não só são membros, mas pessoas mais experientes, sempre dispostas a ajudar, é que muitos fóruns, pura e simplesmente "morreram"... usando as tuas próprias palavras...

     

    • Obrigado(a) 1
  5. Eu uso água da torneira para os meus plantados, mas porque sei que tem condições para ser usada seguramente. Num aquário desse tamanho é precisa muita água para fazer uma boa TPA. Testa a água da torneira. Desde que não tenha valores de fosfato, nitrato, silicato ou mesmo amónia altos então será seguro usar. Também deves ter em atenção a dureza da água, dependendo do tipo de fauna que vais querer no aquário, porque será um factor determinante para os animais.

    Eu uso osmose apenas em alguns aquários como de camarões e no meu aquário de recife. Em qualquer dos casos precisas de utilizar sais de reposição. Nunca poderás usar osmose directamente no aquário. Se tiveste um salgado sabes disto, nem preciso de dizer mais nada.

     

  6. On 13/03/2020 at 19:58, Hugo Figueiredo disse:

    A questão do tapete é a manutenção. Eu não quero estar a podar o tapete todas as semanas...

    A montecarlo não cresce assim  tão depressa.

    Com essas calhas, penso que distribuindo bem a luz pelo aquário, podem chegar. Ligas as luzes verdes, vermelhas, brancas e azuis até aos 8000K ou 10000K. Penso que nem precisas de ligar tudo no máximo. Isso até vai depender das plantas que usares. Só depois de ligado é que vais consegur prceber se precisas de mais ou menos luz...

  7. há 2 horas, Hugo Figueiredo disse:

    Obrigado Bruno. Eu conheço bem este forum, cheugie a ser moderador há uns bons anos atrás 🙂 entretanto fui para os salgados e "desliguei-me" mas agora de volta aos plantados vim aqui buscar sabedoria 😉 e (re)aprender.

     

    Eu que eu quero não é facil de conseguir, já sei. Querer, querer quero um iwagumi com baixa manutenção, que é coisa complicada, mas ando a ler e ver uma coisas e tb se consiga um compromisso pelo meio 🙂

    O aquário é outro desafio, porque está na parece e tem 2mx1mx70cm, com 2 frentes visiveis. o desafio maior é que só tenho acesso por trás o que significa que carpetes muito junto ao vidro da frente serão muito complicadas de manter. mas isto é do aquascape e isso so vem no fim.

     

    Perguntei pela luz porque tenho 3 calhas de 165W mas para salgados, sendo que tem 2 canais branco e azul que podem ser contrlados separadamente, por isso acho que pelo menos posso aproveitar e eventualmente apenas complementar com outra calha.

    E que seja um bom regresso.

    Com um aquário desse tamanho já requer um bom planeamento. O tapete vai ter a ver com a intensidade de luz que vais ter. Não é dificil manter na frente desde que a luz lá chegue.

    Tens algumas plantas que fazem tapete e que são minimamente fáceis. Mesmo não sabendo que calhas são arriscava dizer que chegam para o que queres.

    Sabes a marca e modelo?

  8. há 11 horas, Hugo Figueiredo disse:

    contudo o forum parece-me um pouco "Morto" com topicos muito antigos. Ainda é o melhor local em PT para debater temas de água doce e plantados?

    "Morto" porque como referiu o Álvaro, a  maior parte do pessoal gosta de muitas respostas, mas se queres boa informação é melhor pesquisar um pouco e pedires ajuda. Não te vou dizer que é o melhor fórum, mas de certeza que não vais ficar mal.

    Quanto a luz, pode ser espectro mais azul, mas no máximo até 10.000k. Acima disso já é mais complicado para as plantas. Podes ter como medida de referência os 6500k.

    Para solo podes usar desde areia a cascalho de rio, mas hoje em dia tens bons solos a preços muito bons, especialmente se vais fazer um plantado, acho que são a melhor aposta.

    Mas... e vamos para a pergunta do costume, seja em que plataforma for... o que pretendes fazer? Qual o tamanho do aquário? Plantado com que exigências? Tens de começar por algum lado para te podermos ajudar melhor.

  9. On 02/03/2020 at 19:12, EdiMC disse:

    Estou neste momento indeciso entre um Eheim Jager 50, um Fluval M50 e um Fluval E50 (este é o maior e mais volumoso dos 3).

    Também vi os Hydor Theo pelo tamanho, mas não conheço a marca para poder decidir se é fiável ou não...

    Eu sempre usei Eheim, mas agora já não são tão fiáveis. Experimentei os Sicce, além de mais baratos e mais pequenos, são muito fiáveis na temperatura. Tenho 2 e não falham. Um deles inclusivé no meu aquário de recife. Sinceramente só experimentei porque na loja usam em todos os aquários. 

    • Gosto 1
  10. há 13 horas, Tomás Coimbra disse:

    hehehe pouco a pouco vais la bruno! essa das algas e nova para mim mas vou pesquisar achei interessante a cena de poderem rebentar agora quero ver é o efeito que pode causar no aquario caso rebente ja tenho mais alguma cois para aprender ahahha daqui a uns meses tas carregado de corais 😛

    E as algas têm aparecido precisamente por ter nitratos muito altos. O fosfato quase sempre zerado também não ajuda, porque, como sabemos, não havendo fosfato o nitrato também não é absorvido. Por isso mesmo fiz uma solução de modo a injectar fosfato diariamente. Comecei a inserir 0,02ppm de fosfato diário, mas como continua zerado, ontem comecei a inserir 0,06. Este fim de semana vou fazer uma TPA de 50% a ver se consigo reequilibrar e por sugestão de uma loja, usar as ampolas da Prodibio, o Biodigest. Eu que nunca usei bactérias em aquários nenhum...

    Mas vou medir amanhã o fosfato, para também não deixar subir muito. Anteriormente foi me dito, e era o que estava a tentar seguir, ter sempre o fosfato nos 0,03ppm. O que me aconselharam agora foi ter um nível de fosfato perto de 1ppm, um pouco abaixo disso. Mais uma vez é a questão da experiência de cada um. É dificil para quem não tem tanta experiênca conseguir perceber o que será melhor.

    Além disso quero começar a usar o Vibrant a ver se quebra mais as algas e removo mais nas TPA´s. Ao menos apareceu tudo e já as sei reconhecer todas. 2ª feira dou novidades.

  11. Não deixes flutuar muito. O ideal é manteres um valor estável. Até pode ser esses 250. Repõe sempre a água evaporada, mas água sem sal. E mesmo quando fizeres a TPA, se vires que a água subiu um pouco, tipo 255, usa a tua água um pouco mais baixa para tentar corrigir. Quanto mais variação houver pior.

    As cascas ajudam, mas não é só por isso que vão começar a fazer bons molts. Precisas da tal alimentação para eles poderem ingerir algo mais consistente e regularmente. O que convêm dares mais vezes é sempre uma refeição completa e um suplemento de cálcio e magnésio. Nunca retires as carapaças porque eles comem e é extremamente rica.

    Lê este que tem mais alguma nformação, isto se ainda não leste... 

    https://www.shrimpscience.com/articles/molting-and-common-problems/