capagebe

Membro
  • #Conteúdo

    552
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

1 Seguidor

Sobre capagebe

  • Aniversário 03/22/1964

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Amadora (Lisboa)
  • Localização
    Amadora

Quem visitou o meu perfil

2166 visitas ao perfil

capagebe's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

38

Reputação

2

Community Answers

  1. Boas, Não conheço o tetra balance, nem conhecia o eden501. Pelo que pesquisei, encontrei um EasyBalance da Tetra, que creio que seja um químico no estado líquido para equilíbrio da água. Não gosto particularmente de adicionar químicos ao aquário. Para mim, quanto mais natural, melhor. Em relação ao que pesquisei desse Eden 501, parece-me um filtro externo para aquários até 50 litros. Durante o mês de ciclagem do aquário, não deves lavar as esponjas, pois assim a colónia de bactérias tem mais dificuldade em se estabelecer. Também sou de opinião que um aquário é mais saudável se tiver plantas naturais.
  2. capagebe

    Planta

    Boas, Ou é musgo de java ou uma elodea sp muito definhada...Mas parece ser musgo.
  3. Boas, Eu retirava o carvão activado, uma vez que este impede a proliferação das bactérias. As TPA's que faço também são apenas de 20%.
  4. Boas, Eu sou o parente pobre, o tal dos low-tech... Ainda me vão enforcar por dizer isto, mas cá vai: Tenho um Sunsun HW-303B que já tem uns 7 ou 8 anos, no meu aqua. Na altura era dos mais baratinhos. Está dentro do móvel e ainda não tive razões de queixa. Vai cumprindo.
  5. Boas, O que me ensinaram, a respeito das algas no aquário é de que algas e plantas "funcionam" da mesma maneira. Isto é, competem pelos mesmos nutrientes e pela mesma luz. Se as plantas não consumirem os nutrientes todos, ou se houver excesso de luz, as algas surgem. Ou seja, tem de haver equilíbrio na adição de luz e fertilizantes. Para mim, a questão das algas é apenas uma questão de estética e eu não me importo com as algas que aparecem no meu aquário.
  6. Boas, O ciclo das bactérias também pode ser conhecido como ciclo do azoto. Eu costumo indicar este site.
  7. A proporção deve andar à volta de 2litros por cada cm de peixe. Atenção que deve ser considerado o tamanho que os peixes podem atingir no seu estado adulto. Eu acho que poderão ser demasiados peixes. Mas se utilizares o aqadvisor, tal como eu te tinha aconselhado, tens a resposta lá.
  8. Eu segui as instruções do tutorial.
  9. Assim que puderes, coloca umas fotos, que o pessoal gosta e sempre poderá dar uma ou outra dica, para ajudar à festa.
  10. Boas, Começar com um aquário pequeno é uma prática comum a muitos iniciados na aquariofilia, com a noção de que será mais fácil de manter e de que se torna mais barato. Na realidade, um aquário de apenas 23 litros é mais difícil de manter equilibrado, pois qualquer pequena alteração provoca grandes alterações nos parâmetros da água. Quanto mais problemas, mais soluções se tentam arranjar, gastando mais dinheiro. Também existe a tendência inicial de querer lá colocar muitas variedades de peixes, que , regra geral, vai exceder a lotação máxima. Para perceberes quantos e quais os peixes que poderás ter nesse aquário, recomendo que simules neste site, antes de os comprares.
  11. Boas, Sugestão para a fauna, e não só, é ires vendo com o aquadvisor. Dá para fazeres muitas simulações. Até dá para ver a (in)compatibilidade de espécies.
  12. capagebe

    Projeto Outono

    "Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o volume de chuvas foi menor do que o esperado, porém, no mês de março, pelo menos 200mm de chuva foram foram registrados na capital, o que também influencia nas cheias. Em abril, é esperado, 300 mm, o que é considerado normal nesta é época, e em maio começa o período de convergência”, falou Dalla Rosa.Nesta terça-feira, a cota do Rio Negro chegou a 26,77 m. As águas estão subindo em média 6cm por dia, de acordo com o Serviço Hidrológico do Porto de Manaus." in D24am Boas, Nuno Estão a começar as cheias no Rio Negro...Lá vêm as TPA's e as variações nos parâmetros. Uma coisa que tenho andado a magicar é que o caudal do rio varia, consoante a profundidade... Também haverá parâmetros diferentes a diferentes profundidades. Embora nas inundações, o fundo seja um pouco revolvido, creio que os parâmetros da água possam ter valores bem diferentes consoante a profundidade do rio. Ou seja, quanto mais superficial, mais destilada. A que profundidade ficarão os "nossos" peixes, na altura das cheias? Em princípio irão procurar águas mais profundas (digo eu)... Dada a escala tão diferente, é claro que nunca se consegue reproduzir fielmente um rio com um aquário, mas a questão da filtragem é sempre complicada. No teu caso concreto não vejo por onde sai a água do aquário para o filtro. Será que não faria diferença a altura a que essa entrada estivesse? Ou seja, para tentar imitar o melhor possível esta estação das cheias, será que consegues fazer um fluxo superficial maior, deixando o fundo com um fluxo menor, por forma a não agitar muito as folhas?
  13. Pela foto, o aquário já parece ter uma base anti-vibração... Talvez seja mesmo o eixo do rotor. Se não estiver muito bem centrado, ao girar, vai provocar vibrações.
  14. Ainda bem que já resolveste. Outra solução em que pensei, foi passar por uma oficina de automóveis. Acredito que usem muitas tubagens, cotovelos e redutores que se possam usar nos aquários.
  15. Boas, Tal como dizia a minha avó, o que não tem remédio, remediado está. O que deveria ser mais importante não é se a boca volta a crescer (Não volta), mas antes tentar perceber o que se pode fazer para remediar o mal feito e evitar que se repita. Infelizmente, os seres vivos dos nossos aquários não são como peças de lego que se voltam a montar. Todos começámos por dar muitos erros, no princípio do hobby. O que distingue os que desistem à primeira, dos que continuam por cá, é a paciência, dedicação e muita pesquisa para melhorar e tentar encontrar soluções.