Alexandre Ferreira

Membro
  • #Conteúdo

    528
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Alexandre Ferreira

  1. Boas, Desculpa intrometer-me Alvaro Silva mas penso que as Neritinas neste caso não são a melhor opção...Isto porque as Neritinas são herbivoras e apenas se alimentam de algas e plantas em decomposição. O objectivo dos Planorbis (exemplo) é eliminar rapidamente o excesso de comida e nisto eles são mais eficientes. Concordo que pode haver um boom de caracóis no aquário mas a população pode ser controlada. Outro ponto é que as Neritinas apesar de serem resistentes e se adaptarem a uma grande variedade de parâmetros (incluindo água salobra onde se reproduzem), elas necessitam de água mais alcalina com o ph acima dos 7.0 podendo atingir grande alcalinidade para andarem mais "ativas". Abraço. Enviado do meu S7 através de Tapatalk
  2. Boas ...são deste género: Podes ver aqui Cumprimentos.
  3. Boas, As Neritinas aguentam uma grande diversidade de parâmetros mas talvez não seja o ideal para esse aquário. Aconselharia mesmo os Planorbis. Ao utilizares o raspador magnético tens de ter cuidado apenas para não atingir ou esmagar nenhuma cria. Por experiência própria nunca tive problemas . Se tens assim tantas algas significa que ou a tua iluminação é demasiado forte ou tens a luz ligada por demasiado tempo, ou o aquário tem demasiada exposição solar. Depois de removeres as algas do vidro da frente existem algumas coisas que podes fazer para desacelerar ou prevenir o reaparecimento das mesmas. Podes reduzir o tempo de iluminação, elevar a iluminação (afastar um pouco) e, a solução que eu mais gosto nos aquários, que é colocares plantas flutuantes tipo Salvinia que não só te ajudam com a penetração de luz no aquário como ajudam com os parâmetros da água :D Espero ter ajudado, Abraço.
  4. Boas, Não quer dizer que não resulte ou que não seja viável mas desaconselho mesmo. Primeiro devido às dimensões do teu aquário que não te dá muito espaço para manobras no seu interior e depois porque estamos a falar de Neocaridinas e é muito fácil ficares sobre-lotado. Podes sempre arranjar uma maternidade externa daquelas xxl que fazem retorno da água do aquário ( têm um inlet para ligar um tubinho de bomba de ar). Não separas os camarões mas podes sempre ir seleccionando aos pouquinhos num rácio mais reduzido. (A maternidade serviria apenas para cruzares A com B e não para separar os camarões). A melhor ideia é mesmo teres dois aquários para o efeito, porque mesmo entre os mais apurados terás descendência menos apurada ou seja, menos coloridos. Assim podes andar sempre a jogar , mais vermelhos para um lado e menos vermelhos para o outro :D Espero ter ajudado, Abraço.
  5. Boas, Essas algas que aí tens, daquelas que são difíceis de sair, nem todos os caracóis as "roem" :D Não quero induzir-te em erro mas penso que as melhores na remoção dessas algas são as Neritinas. Ampulárias penso que não enquadram bem aí mas podes optar por colocar uns Planorbis. Eles são inofensivos para os camarões, mesmo os mais pequenos e são devoradores eficazes de excesso de comida. São caracóis bastante resistentes e adaptáveis a um grande intervalo de parâmetros. Podes arranjar também um raspador magnético para limpares o vidro da frente. Como te disse, nas laterais e fundo não mexia. Espero ter ajudado, Grande abraço.
  6. Boas... Antes de mais parabéns pelo aquário. Ficou bem bonito e agradável. Quanto às "sanguessugas" são planárias e aparecem normalmente devido a excesso de alimentação e dejectos dos vivos no aquário. Deves colocar a comida num "pratinho" para poderes retirar o excesso. Se voltarem a aparecer reduz a alimentação e podes mesmo deixar de alimentar por um dia. Quanto ao processo de apuramento das cores dos Neocaridina Red Cherry, o melhor é teres outro aquário para o fazeres (1Aqua ou mais :D). Vai depender muito de até onde queres chegar com o apuramento, mas o processo passa pela selecção dos que apresentam maior pigmentação. Fazer apuramentos naquelas maternidades exteriores XXL por exemplo só aconselho para cruzamentos genéticos específicos onde queres que camarão A cruze com camarão B. Se esta segunda hipótese mais especifica é o que pretendes, aconselho a separar para a maternidade apenas quando a cela da fêmea estiver formada (se possível a sua visualização). Assim ficará ovada mais rapidamente e reduz o tempo de "prisão" :D Espero ter ajudado, Grande abraço.
  7. Boas, Belo aquário, parabéns. Deves colocar um pratinho tipo pires de café para retirares o excesso de alimento e não deixar que este excesso se "funda" com o substrato. Apenas para evitares problemas futuros.Se optares por não colocar o "pratinho" evita ao máximo mexer com o substrato. Isto porque, ao mexeres, libertas bolsas de "gás" tóxico para os camarões. Também podes adicionar uns caracóis tipo Planorbis como equipa de limpeza. Numa nota pessoal, embora não seja apologista da mistura de Neocaridinas com Caridinas, o contraste vai ficar bonito. Abraço.
  8. Boas, Podes sempre adicionar uns "caracóis" nesse aquário. Eles vão ajudar-te desses 2 aspectos, nas algas e no excesso de alimentação no aquário. Outra questão é que tipo de iluminação tens no aquário e quantas horas de luz fazes por dia, pois o excesso de luz também gera algas. Eu pessoalmente deixava tanto no vidro traseiro como nas laterais dos meus aquas, pois o biofilme serve como fonte de alimento para os pequenotes. Abraço.
  9. Boas.... Ando um pouco ausente deste mundo mas..... Reparei que tens um Áqua para Sulawesis nesta bateria....Com ADA Amazónia vai ser dificil manteres um PH neutro/alcalino para eles... Malta corrijam-me se estiver errado... De resto....pfffff....muito bom trabalho, parabéns :D
  10. Boas... O meu projeto está parado... Já fui a Portugal mas voltei para África Espero que essas deformações nos Sp. Nanay não sejam graves. A ver se tiras um macho bom.... Abraço.
  11. Ora bem.... Uma actualização se faz favor que há muito que não andava por aqui Abraço.
  12. Alexandre Ferreira

    Início

    Boas Micsil. Parabéns por esta tua nova aventura e sê bem vindo ao mundo dos camarões, do qual nunca vais querer sair :D Preciso que me tires uma dúvida pois a imagem não é clara. O filtro interno parece ter um como de rasgos, por onde os camarões pequenos podem ser sugados. Estou certo? Coloca mais algumas informações do teu setup e que espécie de gambas estás a pensar manter. De resto parabéns e boa sorte :D Cumprimentos.
  13. Por ter mantido CRS , CBS e Taiwan com manado é que eu digo que não é "À sorte" que se metem Caridinas neste substrato. Naturalmente as coisas correram mal nesses aquários e por isso, com base na minha experiência própria, tento que outros não cometam os mesmos erros que eu. Um abraço.
  14. Boas Pedro....naturalmente deves concordar comigo que tudo depende dos parâmetros da água de tpa...A escolha do substrato deve-se basear na espécie que pretendemos manter e nos parâmetros de água de tpa que conseguimos. Imagina que a água em questão tem 8.0 pH colocavas manado com esta água e CRS???(Falo no caso de não tratar a água quimicamente). Cumprimentos.
  15. Boas..... Não podemos dizer à sorte que o Jbl serve perfeitamente pois é uma opinião totalmente ERRADA. Para se poder dar uma opinião em concreto deverás informar-nos sobre a espécie que desejas introduzir bem como os parâmetros da água de tpa. No fundo aquilo que se disse aqui como suposta ajuda foi qualquer coisa do género.....( mete o jbl e espeta uns Taiwan Bee lá para dentro)... Temos de ter cuidado com as ajudas que damos pois pode correr muito mal para quem está do outro lado... PS: ( Eu próprio também já dei informação errada a outros Shrimpkeepers, por ter sido enganado também). Cumprimentos, Alexandre Ferreira.
  16. Obrigado pelas palavras de apoio! Normalmente visito pouco outras áreas do fórum pois os Camarões já me dão dor de cabeça que chegue. No entanto não deixo de incentivar outros projectos na aquariofilia, estando bem ciente do tempo e trabalho que isto dá. Cumprimentos.
  17. Boas...hehehe....tens razão quanto ao daqui a pouco ter que dormir na varanda :D Já andava à procura de um espaço especifico que fosse baratinho, para poder colocar estes e mais aquários que pretendo ter. Apareceu esta oportunidade irrecusável (não andava À procura) de trabalho e agora tenho de reduzir bastante para entregar os aquários a um irmão. Custa-me estar a fazer isto pois ainda deu algum trabalho e eu estava mesmo dedicado com uma total entrega aos camarões. Também me estava a iniciar em apistos mas rapidamente coloquei essa hipótese de lado também... Vou para fora mas não vou para sempre, calculo que por 4 ou 5 anos e quando voltar é certo que volto À carga e de certo com uma disponibilidade económica mais confortável. Pode ser até que faça qualquer coisa mais pelos camarões em Portugal. O tempo dirá :D Agora vou ajudando aqui e ali , onde poder, online, para não me afastar em demasia deste vicio :D Cumprimentos.
  18. Boas... Espantoso....linda Blue Bolt . Até as patas são de um azul intenso. Muito boa qualidade esse camarão sim senhor :D Abraço.
  19. Boas... Nem é preciso dizer nada...como sempre...espectacular! Continua o excelente trabalho Fábio. Abraço.
  20. Boas.. Já estou à espera Abraço.
  21. Parabéns por esse novo desafio :D Já sabes que vivos vais colocar? Abraço.
  22. Boas.... 3 Escalares num aquário que nem 40 litros tem? E ainda estás a pensar adicionar Colisas? Devias ter pesquisado alguma coisa antes de teres avançado com esses vivos. A litragem do teu aquário não dá para muita coisa. Escalares são Ciclideos que crescem muito e como tal precisam de aquários grandes. Faz uma pequena pesquisa e depois expões as tuas dúvidas. Abraço.
  23. Espetacular como sempre :D Ai se eu pudesse.....hehehe Abraço.
  24. Boas, Parabéns pelo teu projecto! De certeza que este te trará muitas alegrias neste mundo que nós tanto apreciamos. Já tens aí um bom numero de aquários, contudo, tens de ser um pouco selectivo nas espécies que vais querer ou apuramentos que pretendas fazer. Já estou ansioso por ver qual será a tua escolha, Cumprimentos.